ESTUDO ATOS 11: QUANDO SOMOS CONTESTADOS// CONFIRMADOS PELO SENHOR// NÃO QUEIRAMOS CORRIGIR A DEUS// CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES// CUIDADO COM SEUS CONSELHOS

"Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus.

Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo:

"Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles". (AT 11:1-3)

Irmãos, não sejamos aquele tipo de cristão que julga e critica, mas sim aquele que fica feliz ao ver a Palavra do Senhor sendo levada cada vez mais longe e a todos, mesmo àqueles que antes serviam ao diabo de maneira escancarada. Não sejamos preconceituosos, mas que possamos dar glórias a Deus pela conversão de cada um.

*****************************************************

"Pedro, então, começou a explicar-lhes exatamente como tudo havia acontecido:" (AT 11:4)

Ao ser contestado, Pedro começou a explicar a respeito da visão que teve, de como Deus mandou que ele não chamasse impuro ao que Deus purificou, o que se referia aos gentios, e de como a sua visão foi confirmada através da procura daqueles homens por ele. Quando formos contestados a respeito de qualquer coisa, mesmo que não tenha a ver especificamente com ministério, procuremos sempre deixar tudo em pratos limpos dizendo a verdade. Se a pessoa acreditar, bem. Se não acreditar, não importa: estaremos com nossa consciência limpa diante de Deus.

*****************************************************

" Ele lhe trará uma mensagem por meio da qual serão salvos você e todos os da sua casa’." (AT 11:14)

Isso se relaciona com o que é dito em Atos 16:31 ("Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa"). Aquele que crê em Jesus é dotado de força para, por meio da fé, ser usado por Deus e salvar TODA a sua família. Basta ter fé na mensagem da cruz e não desanimar, por mais difícil que pareça a situação.

*****************************************************

""Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio.

Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’." (AT 11:15-16)

Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor (SL 37:23). No momento em que Pedro falava, o Espírito Santo desceu sobre as pessoas. Deixemos que o Espírito Santo guie nossas vidas e nos use para abençoar a vida de outras pessoas.

Além disso, Jesus já tinha dito que eles seriam batizados com o Espírito Santo e a Palavra do Mestre jamais cai por terra e ne volta vazia, mas cumpre o propósito para o qual Ele a enviou (IS 55:11).

*****************************************************

"Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos dera quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus?" (AT 11:17)

Há pessoas que querem discutir com Deus, achando que Ele é injusto ou que Ele está errado. Irmãos, quem estaria errado: Deus ou qualquer ser humano? Pelo amor de Deus, não é? Paremos de querer entender ou ensinar a Deus como agir. Nem pensemos em corrigi-lO, pois isso mostra que não temos nenhuma sensatez.

*****************************************************

"Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!" (AT 11:18)

Por outro lado, há pessoas também que não dão o braço a torcer, não se dão por vencidas. Irmãos, quando formos corrigidos, seja pelo Senhor ou por alguém que Ele usar, aceitemos a correção e paremos de querer nos justificar. Assumir que estamos errados, pedir perdão e mudar mostra que temos humildade e os humildes receberão a terra por herança (MT 5:5) e desfrutarão de pleno bem estar (SL 37:11). Que possamos dar glórias ao Senhor por tão grande amor e por sempre nos dar uma nova oportunidade.

*****************************************************

"Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor." (AT 11:19-21)

Em primeiro lugar, não importam as adversidades: falemos sempre da Palavra e do amor do Senhor. Não deixemos que o diabo cale nossa voz, pois é nossa obrigação ir e pregar o Evangelho a toda criatura (MC 16:15). Antes, pregando somente aos judeus; depois, pregando também aos gregos. Devemos pregar a TODA criatura. Não importa se é rica ou pobre, se mora na rua, se é bêbada ou drogada, não interessa: falemos do tão grande amor de Cristo, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Como essas pessoas terão fé e se converterão sem ouvir sobre a Palavra?

*****************************************************

"Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração." (AT 11:23)

Aqui temos algumas características muito importantes de Barnabé, um homem de Deus que havia ido à Antioquia. Primeiro: Barnabé se alegrou ao ver a Palavra de Deus sendo pregada. Temos tido essa alegria? Temos tido esse interesse e esse cuidado com a obra do Senhor? Temos nos alegrado na presença do Senhor ou vemos a comunhão com Ele e a obra como puras obrigações religiosas? Temos achado "exagero" quando vemos pessoas alegres com a expansão do alcance da Palavra ou mesmo com a pregação na Igreja? Cuidado, irmãos, pois isso é muito sério e devemos sempre vigiar a respeito. Nada pode tirar nossa alegria em estar na casa do Senhor (devemos dizer e sentir como Davi: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" - SL 122:1). e em fazer parte da Sua obra. Peçamos que Deus sempre renove em nós o primeiro amor e as primeiras obras (AP 2:4-5).

Segundo: além de ser alegre, Barnabé animou os animou. Não sejamos aquelas pessoas que deixam as outras piores do que já estavam, mas levemos a alegria do Senhor, que é a nossa força (Ne 8:10). Terceiro: Barnabé não os animou de qualquer forma e a qualquer coisa, mas a permanecerem fieis ao Senhor. Cuidado com os conselhos que damos retirados da sabedoria do mundo, pois seremos responsáveis pelo que dissermos às pessoas e pelas consequências de nossas palavras.

Peçamos sempre ao Senhor uma palavra Dele para exortar, edificar, consolar, etc. Se não soubermos o que falar ou não tivermos palavra nenhuma, fiquemos quietos, mas não falemos o que achamos melhor.

Agora, com relação ao povo: eles deveriam ser fieis a Deus de todo coração. Assim como não existe "meio grávida", Jesus já nos alertou de que não podemos servir a Deus e a Mamon (MT 6:24). Não podemos servir a Deus e ao diabo ao mesmo tempo. Nossa vida e nosso coração devem estar COMPLETAMENTE consagrados ao Senhor.

*****************************************************

"Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor." (AT 11:24)

Quem é bom vive cheio do Espírito Santo e de fé. Busquemos sempre essas características para nós e, dessa forma, seremos usados para acrescentar muitas pessoas ao Senhor, inclusive dentro da nossa casa e da nossa família. Receba, pois isso é uma palavra profética.

*****************************************************

"Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo

e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos." (AT 11:25-26)

A palavra "cristão" significa "parecido com Cristo". Que glória sermos chamados dessa forma! Não somos mais chamados de perdidos, de mentirosos, de promíscuos, de imorais, de maus, de perversos, de ímpios (aquele que conhece a Palavra de Deus, mas não A pratica), mas de CRISTÃOS, de PARECIDOS COM CRISTO. Ô, glória! Que possamos ser chamados assim todos os dias de nossa vida e que não nos afastemos desse Caminho, dessa Verdade e dessa Vida (JO 14:6).

*****************************************************

"Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia.

Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.

Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia." (AT 11:17-19)

Em primeiro lugar, mais uma vez: Deus confirma os passos do homem bom (SL 27:33). Ágabo disse que haveria essa fome e ela realmente aconteceu. A palavra dele não caiu, assim como não caiu a palavra de Elias quando ele disse que não choveria e nem cairia orvalho por três anos (I RS 17:1). Deus honrou a palavra do Seu servo, pois ele estava diante do Senhor, na presença Dele. Com Ágabo, Deus o usou e deixemos que Ele nos use também.

Além disso, devemos ajudar as pessoas. Jesus ajudava a todos. Inclusive, nao permitiu que o povo fosse embora sem comer depois de ouvi-lO e realizou a multiplicação dos pães (MT 14:13-21). Quem somos nós, então, para deixar de assistir àqueles que necessitam? Por acaso Ele deixa de nos assistir? Irmãos, paremos de pedir um pouco e passemos a dar mais de nós à obra e a amar mais ao próximo como a nós mesmos (MC 12:33). Porém, façamos tudo com sabedoria e prudência, que Jesus fez abundar em nós (EF 1:8): eles ajudavam de acordo com suas possibilidades. Não saiamos por aí vendendo coisas para dar na Igreja, não é isso, mas também não escondamos o que podemos dar: se podemos ajudar com 50,00, não temos por que dar 5,00. A não ser que não confiemos que Deus é poderoso para não nos deixar faltar. Lembremo-nos de que o Senhor é nosso pastor e de que nada nos faltará. Em vez disso, Ele nos faz deitar em pastos verdejantes (SL 23).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 19/04/2013
Reeditado em 21/04/2013
Código do texto: T4249848
Classificação de conteúdo: seguro