É PRECISO BUSCAR A LEI DO SENHOR...


No texto anterior: É PRECISO TER DISPOSIÇÃO – 3... analisamos um pouco sobre o livro de Esdras (no Velho Testamento), e disse:


No texto anterior (dessa série), falava sobre o significado da palavra DISPOSIÇÃO... disse

Pensado sobre o que dizer (enquanto para muitos o problema é não saber o que dizer); o problema será dizer o essencial, considerando que o ser humano pode dizer (muito sobre muitas coisas)...

Após, selecionar entre os temas que poderia ser usados, a questão da disposição chamou atenção, porque tem muito a ver com PREPARAÇÃO, PLANEJAMENTO RESOLUÇÃO, PENSAR EM SATISFAÇÃO, ETC...

E, pensei sobre DISPOSIÇÂO conforme o que fez (antigamente) um homem chamado ESDRAS, conforme está revelado na BÍBLIA (Esdras 7:10)...

Está escrito:

Por que Esdras tinha disposto o coração para buscar a LEI DO SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus decretos.

O livro relata sobre a volta de Esdras (para Jerusalém) descendente da classe sacerdotal de Israel, que estava sendo um escravo na Babilônia, após ser deportado depois da invasão de Jerusalém por Nabucodonosor em 586 d. C.).

Esdras voltava para Jerusalém (distante da Babilônia, mais de 2.500 quilômetros, numa época que o meio de transporte era camelos ou cavalos)... Liderando um grupo de exilados, após fim do exílio...


E, para fins de estudo O LIVRO DE Esdras nos apresenta três coisas:

PRIMEIRA: Um primeiro grupo de pessoas havia retornado da Babilônia;

SEGUNDA: O templo 9dos Judeus) em Jerusalém havia sido reconstruído;

TERCEIRA: Esdras lidera um segundo grupo que voltava da Babilônia e ao chegar em Jerusalém precisa organizar (antes de agir) sobre a vida social e religiosa do povo.


ASSIM, da terceira parte do livro de Esdras, selecionamos o versículo (Esdras 7:10), para refletir sobre o tema: É PRECISO TER DISPOSIÇÃO...


Está escrito:

Por que Esdras tinha disposto o coração para buscar a LEI DO SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus decretos.


Assim, neste texto, queremos refletir sobre o primeiro de três princípios necessários à vida de um ser humano (bem sucedido) perante DEUS e os homens:


É PRECISO BUSCAR A LEI DO SENHOR...


Lamentavelmente, a palavra LEI adquiriu um sentido pejorativo em nossa sociedade (diferentes lugares, através do tempo)...


Conforme o Aurélio = Regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para se manter a ordem e o progresso numa comunidade.


Conforme o dicionário da Bíblia Almeida: LEI =

1. Vontade de DEUS revelada aos seres humanos em palavras, julgamentos, preceitos, atos, etc.

Êxodo 16:28 – Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os MEUS mandamentos e as MINHAS leis?

Salmos 119. São 176 versos em que muito se enfatiza a palavra LEI ou palavras que a signifiquem, como: ESTATUTOS, JUÍZOS, ETC...

2. Pentateuco – Lucas 24:44 – A seguir JESUS lhes disse: São estas as palavras que EU vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

3. O Antigo Testamento:

João 10:34 – Replicou–lhes JESUS: Não está escrito na vossa lei: EU disse sois deuses?

João 12:34 – Replicou–lhes, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o CRISTO permanece para sempre, e como dizes TU (JESUS) ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?

4. Os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1–17 e Deuteronômio 6:5–21) = Resumo da vontade de DEUS para os seres humanos.


Cumprindo a lei os israelitas mostravam sua fé em DEUS.

JESUS respeitou e cumpriu a lei e mostrou seu significado profundo (Mateus 5:17–48).

JESUS resumiu toda a lei no amor a DEEUS e ao próximo (Mateus 22:37–39).

A lei mostra a maldade do ser humano, mas não lhe pode dar a vitória sobre o pecado (Romanos 3:7). Assim, o propósito da lei é preparar o caminho para o Evangelho (Gálatas 3:24) – dispor =Por em ordem, preparar, aprontar, resolver, pensar em satisfazer, etc.


ASSIM, considerando o que está dito no dicionário da Bíblia Almeida e considerando a podre, pobre e triste realidade (no mundo em volta), direi:

Existe solução para o ser humano que dispuser a buscar a LEI DO SENHOR, SENDO PRECISO buscar a lei do senhor (a BÍBLIA), que tem orientações/ensinos SOBRE A VIDA MELHOR...


Geralmente pessoas acham mais fácil resolver a própria vida, colocando uma peneira pra tampar a luz do sol, mas, é preciso considerar que tanto DEUS é o criador do sol, quanto não seria a sombra a ocultar as intenções do coração do ser humano... DEUS sabe exatamente o que se passa em nosso coração, ainda que o ser humano ache que teria escondido bem cada pensamento, palavra ou ação...


ASSIM, É PRECISO BUSCAR A LEI DO SENHOR... SE quisermos que as coisas sejam melhores, diferentes da péssima realidade que o ser humano tenta cultivar...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/04/2013
Código do texto: T4250366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.