ESTUDO 2 SAMUEL 24: CONFIE APENAS EM DEUS// QUANDO COMETEMOS LOUCURAS// OUVIR A DEUS NOS MOMENTOS DE DIFICULDADES// OFEREÇAMOS NOSSO MELHOR AO SENHOR

"Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá." (2 SM 24:1)

De acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher, João Ferreira de Almeida, edição Revista e Atualizada, em 1 Crônicas 21:1 é dito que quem incitou Davi a contar o povo foi Satanás, enquanto aqui é dito que foi Deus. Não há contradições, uma vez que há uma grande diferença entre o que Deus causa e o que Ele permite, já que nada acontece sem a permissão de Deus. Lembremo-nos de que nem mesmo o diabo pode agir sem a PERMISSÃO ( e não ordem, pois Deus não ordena o mal contra Seus filhos) de Deus, como é visto quando lemos o livro de Jó, onde vemos que Deus permitiu que o diabo tocasse no Seu servo por saber que esse permaneceria fiel.

Em todo caso, ainda de de acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher, contar o povo foi um ato arrogante e que indicava autossuficiência, pois Davi estava depositando sua confiança em meios humanos e se esquecendo de que as vitórias e realizações vêm do Senhor.

*****************************************************

"Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: "Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura!" (2 SM 24:10)

Quantos de nós não cometemos erros e, após pararmos para avaliar a nós mesmos e o que fizemos, não buscamos a Deus, arrependidos e querendo perdão?

Irmãos, se não percebemos quando estamos errados e nem nos arrependemos de tais atos estamos com sérios problemas. Oremos ao Senhor para que o Espírito Santo, que é quem nos ensina todas as coisas (JO 14:26) possa nos dar entendimento e nos dirigir.

Quando temos consciência de nosso erro, não hesitemos: admitamos ao Senhor que cometemos uma loucura e clamemos pela Sua misericórdia para que obtenhamos Seu perdão e Seu favor. Somente lavados pelo sangue redentor de Jesus podemos ser livres de nosso pecado, de nossa culpa e iniquidade e termos paz.

*****************************************************

""Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor: Estou lhe dando três opções de punição; escolha uma delas, e eu a executarei contra você’ ".

Então Gade foi a Davi e lhe perguntou: "O que você prefere: três anos de fome em sua terra; três meses fugindo de seus adversários, que o perseguirão; ou três dias de praga em sua terra? Pense bem e diga-me o que deverei responder àquele que me enviou".

Davi respondeu: "É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens". (2 SM 24:12-14)

Davi preferiu ser repreendido pelo Senhor por saber que Suas misericórdias são grandes. Entretanto, há muita gente que confia mais na ajuda e na amizade de homens do que no amor de Deus. Entre ficarmos com o que o mundo nos fala ou oferece, inclusive conselhos e consolos que somente "passam a mão em nossa cabeça", mesmo estando errados, e a correção amorosa e firme do Senhor, que visa nossa salvação, fiquemos com o Senhor. Façamos a mesma escolha sábia que Davi fez.

*****************************************************

"Ao ver o anjo que estava matando o povo, disse Davi ao Senhor: "Fui eu que pequei e cometi iniqüidade. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família!" (2 SM 24:17)

Em momentos de dificuldades, muitos de nós têm a tendência de querer que todo mundo sofra junto. Muitos colocam a culpa de seus erros em outras pessoas, como se elas tivessem a obrigação de impedi-las de cometer tal ato. Davi sabia que o erro havia sido dele e não era justo que outras pessoas, inocentes, sofressem com ele. Mesmo em meio ao sofrimento, Davi foi justo e clamou pelo povo. Temos tido forças para clamar pelos outros em meio às aflições ou vemos apenas nosso próprio sofrimento?

*****************************************************

"Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: "Vá e edifique um altar na eira de Araúna, o jebuseu".

Davi foi para lá, em obediência à ordem que Gade tinha dado em nome do Senhor." (2 SM 24:18-19)

Mesmo tendo pecado, Deus ouviu as palavras de Davi e as considerou. Irmãos, a Palavra de Deus diz que nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus (IS 59:2). Porém, Jesus é a nossa redenção. No momento em que pedimos perdão sinceramente e estamos dispostos a mudar, nosso pecado é tirado de nós e somos purificados (1 JO 1:9). Não deixemos que o diabo nos diga que Deus não nos ouve por que nós pecamos. Não: se nos arrependemos sinceramente, pedimos perdão e estamos aplicados a mudar de vida e seguir ao Senhor, obedecendo-O, Ele nos ouve. Porém, não achemos que temos aval para sair por aí pecando à vontade e depois pedindo perdão: levemos as coisas de Deus a sério.

Davi, mesmo sofrendo, atendeu à direção de Deus. Temos atendido às direções que Deus nos dá ou temos achado que estamos cansados demais, que queremos a solução pronta e o fim instantâneo do sofrimento? Estejamos ligados com Deus, pois às vezes aquela direção que Ele nos dá e que rejeitamos por estarmos sofrendo, revoltados, é o que nos daria vitória e acabaria com nossa situação penosa e até com a situação penosa de pessoas ao nosso redor. Deixemos que Deus nos use para abençoar nossa vida e a vida de outras pessoas mesmo em meio à dor.

*****************************************************

"e disse: "Por que o meu senhor e rei veio ao seu servo? " Respondeu Davi: "Para comprar sua eira, e edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga no meio do povo".

Araúna disse a Davi: "O meu senhor e rei pode ficar com o que quiser e ofereça-o em sacrifício. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha.

Ó rei, eu dou tudo isso a ti". E acrescentou: "Que o Senhor teu Deus aceite a tua oferta".

Mas o rei respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada". Davi comprou, pois, a eira e os bois por cinqüenta peças de prata." (2 SM 24:21-24)

Davi tinha consciência de algo muto importante: Deus não quer as nossas sobras, mas sim as nossas primícias.

Irmãos, é melhor obedecer do que sacrificar (1 SM 15:22). Deus está mais interessado em obediência e fé que em promessas e sacrifícios. Porém, façamos para Deus o nosso melhor. Davi não queria sacrificar a Deus algo que não lhe custasse nada.

É aquela velha história de que "quem trabalha para ganhar sabe o quanto custa". Quando ganhamos algo é muito provável que, por não termos tido esforço algum, não demos o valor devido. Talvez seja por isso que muitos continuam vivendo no pecado mesmo depois do sacrifício de Jesus pela nossa salvação: não fomos nós quem fomos pregados em um madeiro.

Ninguém aqui está dizendo para que façamos loucuras: não saiamos vendendo casa para dar na Igreja de oferta por que "nos custa". Nada disso, mas ofereçamos nosso melhor: se o melhor que PODEMOS dar é 1 real, que nós possamos dar esse um real. Mas, se PODEMOS dar 10, que ofereçamos os 10. Se PODEMOS dispensar 40 minutos de oração, para que orar 5 minutos apenas? Por que não abrir mão de alguns minutos de leitura de revistas, por exemplo, e ler a Bíblia? Até por que ler a Bíblia deve ser um momento de lazer e prazer para o verdadeiro cristão.

Não estou dizendo aqui que devemos viver de sacrifícios, mas que devemos procurar sempre oferecer o melhor de nossa adoração ao Senhor e não apenas as migalhas, que não fazem falta alguma.

*****************************************************

"E Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra, e a praga parou de destruir Israel." (2 SM 24:25)

No momento em que Davi obedeceu a direção do Senhor, teve paz e a praga cessou. A mesma coisa acontece conosco: aquele que obedece a direção do Senhor vive em segurança e em paz, pois está debaixo da proteção do Senhor e no centro da vontade de Deus, onde o maligno não lhe pode tocar. Procuremos estar no centro da vontade de Deus todos os dias.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 22/04/2013
Reeditado em 22/04/2013
Código do texto: T4253478
Classificação de conteúdo: seguro