ESTUDO NÚMEROS 21: NOVAMENTE NO DESERTO// AJA! // DEUS JÁ ENTREGOU A VITÓRIA// NÃO DUVIDE EM SEU CORAÇÃO

"Quando o rei cananeu de Arade, que vivia no Neguebe, soube que Israel vinha pela estrada de Atarim, atacou os israelitas e capturou alguns deles" (NM 21:1)

Irmãos, muitas pessoas passam por provações e algumas são vitoriosas e outras não. Muitas pessoas são acometidas por enfermidades e algumas são curadas e outras não. Isso significa que Deus é injusto ou escolhe algumas pessoas para salvar? Não, pois Deus não faz acepção de pessoas (RM 2:11). O que faz com que algumas recebam a bênção e outras não é a fé e a entrega a Deus. Se duas pessoas enfermas estiverem internadas no mesmo quarto e uma delas crer verdadeiramente que Jesus a curou e decidir segui-lO, será curada. É isso que faz a diferença entre uma pessoa e outra e não a predisposição de Deus para abençoar determinadas pessoas.

*****************************************************

"Então Israel fez este voto ao Senhor: "Se entregares este povo em nossas mãos, destruiremos totalmente as suas cidades".

O Senhor ouviu o pedido de Israel e lhes entregou os cananeus. Israel os destruiu completamente, a eles e às suas cidades; de modo que o lugar foi chamado Hormá." (NM 21:2-3)

A palavra de Deus é sim, sim e não, não (MT 5:37), ou seja, o que Ele diz, Ele cumpre. Deus espera que sejamos dessa forma também. Ele não nos pede para fazer voto, a não ser aqueles que Ele coloca em nossos corações. Porém, se o fizermos, que cumpramos o que prometemos, pois Ele não se agrada de quem promete e não cumpre, tendo-os como tolos. (EC 5:4)

*****************************************************

“Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: "Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! " (NM 21:4-5)

A paciência é um dos frutos do Espírito (GL 5:22) e devemos exercitá-la todos os dias. Quem se impacienta não consegue esperar com fé o cumprimento das promessas do Senhor, mas o faz com murmurações, quando o faz. Infelizmente, muitas pessoas têm a mesma atitude que o povo teve: revoltam-se e esquecem de que a Palavra de Deus não mente e que Deus NUNCA volta atrás no que diz. Esperar no Senhor significa confiar Nele, mas algumas pessoas também precisam aprender a ESPERAR no sentido literal da palavra: esperemos pelo cumprimento da Palavra de Deus com fé e tenhamos paciência com os outros também. Paremos de ser aquelas pessoas que estouram por tudo e vivem sendo grossas com os outros. Tenhamos calma.

*****************************************************

“Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram” (NM 21:6)

Deus não é um Deus mau, que castiga. Não tenhamos essa imagem. Porém, Deus permite que determinadas coisas aconteçam e a consequência para aqueles que não creem Nele e não esperam confiando em Sua Palavra são tristes, pois ficam vulneráveis aos ataques da serpente, que é o nosso inimigo: o diabo.

*****************************************************

“O povo foi a Moisés e disse: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo.” (NM 21:7)

Jesus ensinou que devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem e nos caluniam (MT 5:44). Apesar de não ter conhecido Jesus, Moisés sabia disso: orou pelo povo que o criticava, que o cobrava. Que tenhamos compaixão, perdoemos e ajudemos o quanto for preciso. Se conhecemos pessoas que não servem ao Senhor, que nem têm paciência de ouvir falar de Deus, mas que nos procuram em uma situação adversa, não queiramos “dar uma de bons” ou jogar na cara dessas pessoas “Ah! Agora que o problema apertou você me procura, né?”. Não, irmãos, sejamos sábios: plantemos a Palavra do Senhor nesse momento, pois a pessoa que sofre fica mais receptiva, mais vulnerável e são esses momentos que devemos usar. Talvez o Senhor tenha preparado uma situação para que você plantasse a semente de Deus no coração de alguém, até mesmo de um familiar, e você se recusou por orgulho. Ainda dá tempo: paremos com esse tipo de atitude hoje mesmo. Aproveitando: saibamos reconhecer quando erramos e quando precisamos de ajuda, assim como os israelitas fizeram. Eles se arrependeram, assumiram seu erro e não tiveram orgulho ou vaidade,mas foram procurar Moisés, que NÃO jogou nada na cara deles. Quantas pessoas estão sendo destruídas pelo orgulho, por não aceitarem uma ajuda, uma palavra, uma repreensão, etc. Há pessoas que não aceitam ser disciplinadas nem por Deus, não buscando a direção Dele e não se submetendo à Sua Palavra. Não sejamos assim, irmãos, pois o fim dessas pessoas será muito triste se não se arrependerem e buscarem a Deus de todo coração.

*****************************************************

“O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.” (NM 21:8-9)

Há pessoas que querem ser salvas, mas que não agem de maneira alguma para isso. Há coisas que somente nós podemos fazer. Irmãos, Deus nos dá sabedoria e nos enche com Seu Espírito Santo, mas cabe a nós orar pela nossa família, consagrar-nos ao Senhor, buscar a direção de Deus, etc. Precisamos parar de sermos passivos e começar a agir dirigidos pelo Espírito Santo de Deus.

*****************************************************

“Os israelitas partiram e acamparam em Obote. Depois partiram de Obote e acamparam em Ijé-Abarim, no deserto defronte de Moabe, ao leste. Dali partiram e acamparam no vale de Zerede. Partiram dali e acamparam do outro lado do Arnom, que fica no deserto que se estende até o território amorreu. O Arnom é a fronteira de Moabe, entre Moabe e os amorreus.” (NM 21:10-13)

Irmãos, aqui vemos outra mostra de ação do povo: eles partiam de um lugar para outro. Eles não ficaram parados, esperando passivamente tudo cair do céu para o colo deles. Além disso, aprendamos: muitas vezes caminharemos mais do que gostaríamos, mas todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (RM 8:28).

***************************************************

“Então Israel cantou esta canção: "Brote água, ó poço! Cantem a seu respeito, a respeito do poço que os líderes cavaram, que os nobres abriram com cetros e cajados". Então saíram do deserto para Mataná,” (NM 21:17-18)

Deus havia mandado reunir o povo, após prosseguirem até Beer, onde Deus havia dito que daria água. Quando Deus nos dá uma palavra, uma promessa, cantemos como Israel, pois é motivo para alegrar-nos: Deus nunca promete algo que não cumprirá, até por que a fé é a certeza do cumprimento daquilo que ouvimos de Deus. Sem OUVIR a Palavra de Deus, não podemos crer Nela; logo, não podemos ter fé (RM 10:17). Se Deus enviou uma palavra, uma promessa ou até mesmo uma repreensão, cantemos e exultemos de alegria, pois o Deus de Israel está ao nosso lado e é fiel para cumprir o que promete e para nos dar forças a fim de realizarmos o que nos mandou fazer. Exultemos e não nos entristeçamos.

*****************************************************

“a respeito do poço que os líderes cavaram, que os nobres abriram com cetros e cajados". Então saíram do deserto para Mataná, de Mataná para Naaliel, de Naaliel para Bamote, e de Bamote para o vale de Moabe, onde o topo do Pisga defronta com o deserto de Jesimom.” (NM 21:18-20)

Aprendamos uma coisa: o fato de louvarmos a Deus, de crermos Nele e de presenciarmos Suas maravilhas não significa que não passaremos pelo deserto novamente, ou seja, não significa que não teremos mais problemas. Engana-se aquele que pensa que servir a Deus significa viver uma vida de mar de rosas. Os israelitas, mesmo tendo exultado pela palavra do Senhor de que Ele traria água, continuaram sua caminhada. Continuemos a nossa também e que passemos pelos obstáculos sem revolta contra o Altíssimo, mas tendo certeza de que Ele está ao nosso lado e de que receberemos nossa coroa.

*****************************************************

“Seom, porém, não deixou Israel atravessar o seu território. Convocou todo o seu exército e atacou Israel no deserto. Quando chegou a Jaza, lutou contra Israel. Porém Israel o destruiu com a espada e tomou-lhe as terras desde o Arnom até o Jaboque, até o território dos amonitas, pois Jazar estava na fronteira dos amonitas” (NM 21:23-24)

Os israelitas estavam passando pelo mesmo problema novamente: precisavam passar por terras estrangeiras e não lhe permitiam isso. Irmãos, pode ser que passemos novamente por um problema pelo qual já passamos. Porém, não aceitemos isso, pois a Palavra de Deus diz: “Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse. E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés.” (2 SM 22:38-39). O inimigo não pode voltar à nossa vida, a não ser que permitamos. Usemos o poder do Nome de Jesus para mandar toda força contrária embora e fiquemos firmes, não aceitando nenhuma reincidência.

***********************************************

“Israel capturou todas as cidades dos amorreus e as ocupou, inclusive Hesbom e todos os seus povoados. Hesbom era a cidade de Seom, rei dos amorreus, que havia lutado contra o antigo rei de Moabe, tendo lhe tomado todas as suas terras até o Arnom” (NM 21:25-26)

Hesbom era a cidade de Seom, que não permitiu a passagem do povo de Deus quando esse necessitou. Irmãos, se fosse outro povo, simplesmente teria invadido, não pedido licença como o povo de Deus fez. Pode ser que achem que o cristão é bobo, que pode ser feito de “trouxa”, que podem fazer o que quiser com o povo de Deus, mas não é verdade, pois Deus é quem executa o juízo por nós. Aqueles que se levantam contra nós serão envergonhados e aqueles que servem ao Senhor desfrutarão de pleno bem estar. Fiquemos em paz.

*****************************************************

“Assim Israel habitou na terra dos amorreus. Moisés enviou espiões a Jazar, e os israelitas tomaram os povoados ao redor e expulsaram os amorreus que ali estavam.” (NM 21:31-32)

Irmãos, prestemos bem atenção à palavra que é usada: EXPULSAR, que significa “fazer sair à força, pôr na rua, deitar fora”. Não temos de ter gentileza com o diabo, irmãos! Não temos de ter delicadeza, de ter medo, de pedir por favor. É EXPULSAR, em Nome de Jesus! É usar a força e o poder que nos foram outorgados através da morte de Jesus e Ele mesmo diz isso e espera que ajamos dessa forma: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” (MT 16:17-18). Não tenhamos medo do diabo,pois ele nada pode fazer contra os que estão em Cristo, pois mesmo que ele se levante contra nós, somos mais que vencedores (RM 8:27) e, agindo Deus, quem impedirá? (IS 43:13)

*****************************************************

“Depois voltaram e subiram pelo caminho de Basã, e Ogue, rei de Basã, com todo o seu exército, marchou para enfrentá-los em Edrei. Mas o Senhor disse a Moisés: "Não tenha medo dele, pois eu o entreguei a você, juntamente com todo o seu exército e com a sua terra. Você fará com ele o que fez com Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom". (NM 21:33-34)

Irmãos, a situação estava ficando complicada, pois havia um grande exército atrás dos israelitas. Porém, Deus deu uma palavra na qual Moisés creu e que foi guardada: eles não deveriam temer, pois a vitória seria deles. Quando Deus nos der uma promessa, pois mais que sua realização pareça impossível, fiquemos firmes, NÃO DUVIDEMOS NEM UM MOMENTO SEQUER, pois Deus é especialista em causas impossíveis. Não digamos que cremos apenas com nossa boca, mas tenhamos certeza em nosso coração, que Deus sonda e conhece.

Outra questão importante: Deus disse que já havia entregue o povo nas mãos de Moisés. Muitas vezes estamos orando, chorando, preocupados com uma situação que Deus até já resolveu, mas que nosso desespero não nos deixa enxergar como solucionada. Ou então a solução ainda não se mostrou, realmente, a nós, mas isso pode estar acontecendo justamente pela nossa falta de fé. Não fiquemos desesperados, pois isso nos impede de enxergar o agir de Deus em nossa vida e podemos estar sofrendo por uma situação que Deus já considera como resolvida, bastando apenas que tomemos posse. Deus já decretou sua vitória, em Nome de Jesus. Receba e tome posse, pois isso é profético e quero que você comente dando seu testemunho, pois Deus tem uma grande obra para fazer em sua vida e na sua família.

*****************************************************

“Então eles o derrotaram, bem como os seus filhos e todo o seu exército, não lhes deixando sobrevivente algum. E tomaram posse da terra dele.” (NM 21:35)

Em primeiro lugar, creiamos no que Deus nos diz e não duvidemos em nosso coração. Se Moisés não tivesse crido, eles teriam sido derrotados. Além disso, sejamos determinados: lutemos até o fim, com força, e não deixemos que nem uma UNHA da obra do diabo reste em nossa vida. Tomemos posse da nossa cura, da nossa libertação, da nossa prosperidade, da nossa comunhão com Deus, etc., de maneira FIRME, pois essa terra é nossa e o diabo não pode levá-la de nós, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/04/2013
Reeditado em 25/04/2013
Código do texto: T4258025
Classificação de conteúdo: seguro