ESTUDO 2 TESSALONICENSES 3: ORANDO PELOS OUTROS// FIDELIDADE DE DEUS// A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO// SENDO ATIVOS// DAR PARA RECEBER// A PAZ DO SENHOR

"Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês." ( 2 TS 3:1)

Com certeza, nós experimentamos uma mudança de vida radical depois de aceitarmos Jesus. Através da fé no Senhor, somos libertos, curados, prósperos e temos a certeza de que desfrutaremos da vida eterna ao lado do Altíssimo. Oremos para que cada vez mais pessoas aceitem Jesus e experimentem essa vida nova. Que a mesma graça que nos alcançou alcance cada vez mais pessoas, em Nome de Jesus. Além de falarmos de Jesus para quem pudermos, oremos para que o coração de cada vez mais pessoas esteja aberto ao Senhor.

*****************************************************

"Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. " (2 TS 3:2)

Da mesma maneira, há pessoas que, infelizmente, ainda não servem a Jesus e que são más. Vemos todos os dias notícias de violência, de morte, de destruição. Será que essas pessoas servem a Deus ou estão sendo enganadas pelo diabo? Oremos pela libertação dessas pessoas, para que elas se arrependa, e entreguem a vida a Jesus e para que nós sejamos libertos dessas pessoas, que sejamos protegidos e que elas não possam nos fazer nenhum mal, nem a nós e nem àqueles que andam ao lado do Senhor.

*****************************************************

"Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno." ( 2 TS 3:3)

Deus é fiel e não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13). Se O buscarmos e buscarmos andar nos Seus caminhos, Ele nos fortalecerá e não permitirá que o diabo aja em nossa vida. Não vale a pena andarmos fora dos caminhos do Senhor.

*****************************************************

"Confiamos no Senhor que vocês estão fazendo e continuarão a fazer as coisas que lhes ordenamos." (2 TS 3:4)

Irmãos, aquele que é santo, santifique-se mais (AP 22:11). Se já estamos andando no caminho do Senhor, continuemos andando. Não nos afastemos, não achemos que por que somos feitos reis e sacerdotes sobre a terra (AP 5:10) podemos relaxar, pois todos os nossos problemas estarão para sempre resolvidos. Não podemos relaxar: somente manteremos nosso reinado se mantivermos uma vida de fidelidade a Deus. Somente vivendo uma vida de retidão é que o Espírito Santo não faltará em nossa vida, em nossa casa e em nossa família.

*****************************************************

"O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo." (2 TS 3:5)

Irmãos, Deus anda ao nosso lado e, se estivermos dispostos a amá-lO, servi-lO e obedecê-lO, Ele nos conduzirá ao amor de Deus e à perseverança de Cristo. A respeito do amor de Deus, lembremo-nos de que Deus é amor (1 JO 4:8) e de que ninguém vai a Deus senão por Jesus (JO 14:6). Com relação à perseverança, lembremo-nos de apenas aquele que perseverar até o fim será salvo (MT 24:13), não aquele que se acovarda mediante as dificuldades. Não é perseverar só um pouco, mas perseverar até o fim. Não desistamos.

*****************************************************

"Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós."(2 TS 3:6)

Irmãos,não significa termos preconceito ou tratarmos como perdidos aqueles que praticam coisas erradas, mas sim não nos associarmos com eles. Em vez de nos associarmos às suas práticas, busquemos orientá-los no temor do Senhor. Mas, em Nome de Jesus, não nos associemos a eles.

*****************************************************

"Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês." (2 TS 3:7-9)

Há pessoas que querem somente receber, mas dar que é bom, NADA. Essas pessoas esquecem-se de que é dando que se recebe (LC 6:38). Vemos pessoas que querem somente receber bênçãos de Deus, mas ajudar na obra ou servi-lO, não. Da mesma forma, infelizmente é comum vermos pessoas que vivem às custas dos outros. Saibamos diferenciar: há pessoas que estão passando por necessidades e precisam da ajuda de outros. Ajudar aos que necessitam de ajuda é uma atitude cristã e que deve ser constante. Porém, há pessoas que vivem de maneira acomodada, levando vantagem sobre os outros. Não sejamos esse tipo de pessoas, mas sejamos ativos, buscando viver de acordo com nossas possibilidades e com o fruto do nosso trabalho, pois o obreiro é digno do seu salário (I TM 5:18).

*****************************************************

"Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma." (2 TS 3:10)

Mais uma vez: não queiramos viver às custas dos outros. Como disse antes, o obreiro é digno de seu salário: se estivermos dispostos a vivermos de acordo com nosso trabalho, Deus nos recompensará e não deixará que nos falte trabalho e nem provisão, pois Deus ama a prosperidade do Seu servo (SL 35:27).

*****************************************************

"Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia." (2 TS 3:11)

Irmãos, quantas pessoas vivem sem fazer nada de útil, metendo-se na vida dos outros. Se alguém está desempregado, afastado do seu serviço por algum motivo,aposentado, ou em qualquer outra circunstância, procure outro tipo de ocupação que edifique sua vida e sua alma, busque comunhão com Deus, busque conhecer mais do Altíssimo, busque mais intimidade com Jesus, medite e estude a Palavra de Deus, vá ajudar na obra, dê uma palavra amiga e edificante para alguém que precise, vá ser voluntário, não sei, mas, pelo amor de Deus, PARE DE SE METER NA VIDA DOS OUTROS. Desculpem-me a franqueza, mas Deus não aprova a fofoca e muitos se perderão por conta dessa conduta.

*****************************************************

"A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqüilamente e comam o seu próprio pão." (2 TS 3:12)

Mais uma vez: trabalhemos, sejamos ativos e desfrutemos dos frutos do nosso trabalho. Que seja um trabalho tranquilo,que não afete nossa relação com Deus e nem se coloque entre nós e nossa família. Há pessoas que trabalham de uma forma que até as deixa doentes, sem tempo para nada. Irmãos, devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Não nos esqueçamos disso. Além disso, busquemos a direção do Senhor para aceitarmos ou abandonarmos um trabalho, pois se não estivermos na direção de Deus podemos nos envolver em grandes problemas (como aquelas pessoas que vivem infelizes e insatisfeitas) e não poderemos trabalhar tranquilamente, como a Palavra de Deus diz.

*****************************************************

"Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem." (2 TS 3:13)

Da mesma forma que nunca devemos achar que já servimos a Deus demais, também nunca achemos que já ajudamos demais aos outros, que já fizemos muito, mas procuremos sempre ajudar, sempre fazermos tudo o que pudermos para aqueles que precisam. Nunca nos cansemos de fazer o bem, pois sempre que fazemos o bem, agradamos a Deus.

*****************************************************

"Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado;

contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão." (2 TS 3:14-15)

Mais uma vez: não tenhamos preconceito e nem tratemos como um caso perdido aqueles que não andam nos caminhos do Senhor, mesmo aqueles que já foram repreendidos e não ouviram. Não saiamos por aí falando mal ou dizendo que tais pessoas não têm mais jeito. Em vez disso, busquemos ensiná-los nos caminhos do Senhor, com carinho, com respeito e com amor de irmão, mas SEM nos associarmos a eles.

*****************************************************

"O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês." (2 TS 3:16)

Jesus disse que nos dava a paz; não a paz que o mundo dá, mas a Sua paz ("Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." - JO 14:27). Irmãos, a vontade de Deus é que vivamos em paz, em tranquilidade, e não deprimidos, tristes, angustiados, perturbados, etc. Tenhamos essa palavra viva e firme em nosso coração: Deus nos dá paz em todo tempo e de todas as formas. Não importa pelo que estejamos passando. Pode ser o problema mais sério do mundo ou a situação mais complicada: se buscarmos a Deus com fé, confiando em Seu poder, Ele enche nosso coração de plena paz. Basta que não duvidemos e que assumamos essa palavra cada vez que o diabo quiser trazer a perturbação ao nosso coração.

*****************************************************

"Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho, a qual é um sinal em todas as minhas cartas. É dessa forma que escrevo." (2 TS 3:17)

O sinal de Paulo em suas cartas era a saudação de próprio punho. Essa era uma característica, era dessa forma que ele escrevia. Irmãos, qual tem sido nossa característica: as palavras duras, a conduta inapropriada, a agressividade, a mentira, ou o temor e a fidelidade a Deus, a paciência e a fé? Nossa característica tem sido a perversidade ou a bondade? Como temos sido conhecidos? Quando as pessoas viam a saudação escrita de próprio punho, sabiam que era de Paulo. Quando as pessoas veem uma boa atitude atribuída a nós, o que dizem: que isso NÃO pode vir de nós ou que isso é caraterístico nosso, pois sempre fazemos o bem?

Lembremo-nos de que "cristão" significa "parecido com Cristo" e de que estamos cercados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1) que observam todos os atos de um servo de Deus, estando o diabo pronto para ressaltar todas as falhas a fim de que sejamos vistos como contraditórios aos olhos dos homens, o que pode prejudicar e atrapalhar a conversão de muitos que nos observam como exemplo. A Palavra manda o homem examinar a si mesmo (1 CO 11:28). Façamos isso e tomemos cuidado com quais têm sido nossas características.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/04/2013
Reeditado em 26/04/2013
Código do texto: T4258026
Classificação de conteúdo: seguro