ESTUDO 1 REIS 1: FALSO REINADO E REINADO APROVADO POR DEUS// CUMPRA O QUE PROMETE// PERDOANDO E USANDO DE MISERICÓRDIA

"A jovem, muito bonita, cuidava do rei e o servia, mas o rei não teve relações com ela" 1 RS 1:4)

Irmãos, precisamos aprender a separar as coisas e não nos aproveitarmos do que não for conveniente. A jovem estava ali para cuidar de Davi e não para servi-lo de outras formas. Davi sabia disso e nós devemos saber também. Não queiramos tirar proveito de coisas que não nos convém, pois quem quer fazer 40 coisas ao mesmo tempo acaba não fazendo nenhuma bem feita.

*****************************************************

"Ora, Adonias, cuja mãe se chamava Hagite, tomou a dianteira e disse: "Eu serei o rei". Providenciou uma carruagem e cavalos, além de cinqüenta homens para correrem à sua frente." (1 RS 1:5)

A Palavra diz que peca quem é precipitado (PV 19:2). Não devemos tomar a dianteira das coisas que não são para nós. Além de Adonias ter se autodeclarado rei, já foi providenciando carruagens e cavalos, além de homens para ir à sua frente. Vemos que Adonias não pediu a direção do Senhor e não foi conversar com seu pai em momento algum, fazendo o que ele achou que convinha. As consequências para ele foram humilhantes e continuam sendo complicadas para aqueles que insistem em agir como Adonias.

*****************************************************

"Seu pai nunca o havia contrariado; nunca lhe perguntava: "Por que você age assim? " Adonias também tinha boa aparência e havia nascido depois de Absalão." (1 RS 1:6)

Aqui vemos uma conduta errada da parte de Davi e que é comum ainda: a não repreensão dos filhos.

Aqueles que têm filhos ou são responsáveis por alguém não podem deixar de corrigir, de repreender, demostrar onde estão os erros. A Palavra diz que o pai de Adonias nunca o havia contrariado. Irmãos, não é sábio deixar que nossos filhos ou qualquer um que está sob nossa responsabilidade, façam o que quiserem, sem dar nenhuma satisfação. Isso vale até mesmo para nossos filhos espirituais, pessoas que, mesmo nem sendo nossos parentes, mas com quem temos intimidade para falar: conversemos, repreendamos com carinho e sabedoria, dizendo que esse caminho não é o correto. Lembremo-nos do que a Palavra diz: "Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá." (PV 23:13); "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem." (PV 3:11-12).

****************************************************

"Adonias fez acordo com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, e eles, o seguiram e o apoiaram. Mas o sacerdote Zadoque, Benaia, filho de Joiada, o profeta Natã, Simei, Reí e a guarda especial de Davi não deram apoio a Adonias." (1 RS 1:7-8)

Irmãos, a fidelidade é essencial. Aqueles que estavam ao lado de Davi e de Salomão não apoiaram Adonias. Da mesma forma que não dava para apoiar Davi e Adonias ao mesmo tempo, também não é possível servir a Deus e ao diabo ao mesmo tempo e nossa fidelidade deve estar totalmente concentrada em Jesus.

*****************************************************

"Então Adonias sacrificou ovelhas, bois e novilhos gordos junto à pedra de Zoelete, próximo a En-Rogel. Convidou todos os seus irmãos, filhos do rei, e todos os homens de Judá que eram conselheiros do rei,

mas não convidou o profeta Natã nem Benaia nem a guarda especial nem o seu irmão Salomão." (1 RS 1:9-10)

Adonias convidou aqueles que sabia que não iam criticá-lo, mas apoia-lo em seu erro. Tomemos cuidado, pois nem sempre aquele que concorda conosco é aquele que está certo. Muitas vezes, devemos dar ouvidos àquele que diz que nossa atitude está errada, pois é ele quem está sendo usado por Deus para nos repreender e disciplinar.

*****************************************************

"Natã perguntou então a Bate-Seba, mãe de Salomão: "Você ainda não sabe que Adonias, o filho de Hagite, tornou-se rei, sem que o nosso senhor Davi ficasse sabendo?" (1 RS 1:11)

Há uma diferença muito grande entre fazer fofoca e abrir os olhos de alguém para alguma situação. Bate-Seba, mãe de Salomão, para quem Davi havia prometido o reino, não sabia do que estava acontecendo e continuaria não sabendo se Natã não tivesse dito. Não se trata de cuidarmos da vida dos outros, mas se virmos algo errado, contarmos COM DIREÇÃO DE DEUS E SABEDORIA, para que a pessoa competente tome as devidas providências, mesmo que essa providência seja entrar em oração para que aquela situação seja resolvida.

*****************************************************

"Agora, vou dar-lhe um conselho para salvar a sua vida e também a vida do seu filho Salomão. Vá perguntar ao rei Davi: Ó rei, meu senhor, não juraste a esta tua serva, prometendo: ‘Tenha certeza que o seu filho Salomão me sucederá como rei, e se assentará no meu trono? ’ Por que foi então, que Adonias se tornou rei? Enquanto você ainda estiver conversando com o rei, eu entrarei e confirmarei as suas palavras". (1 RS 1:12-14)

A primeira coisa a observar aqui: Bate-Seba deveria ouvir a voz do profeta de Deus. Lembremo-nos de que a Palavra de Deus diz: "crê nos seus profetas e prosperareis" (2 CR 20:20). A segunda coisa que devemos observar:mais uma vez, era necessário levar uma situação desconhecida à pessoa competente para resolvê-la. Percebamos que não foi feito alvoroço. Natã direcionou Bate-Seba a ir diretamente a quem poderia resolver seu problema. Não fiquemos fazendo alarde de nosso problema, mas vamos direto a Deus e a quem Ele nos orientar a procurar. A terceira coisa a observar: Natã confirmaria as palavras de Bate-Seba. A Palavra de Deus diz que o Senhor confirma os passos do homem bom quando a conduta deste O agrada (SL 37:23). Bate-Seba estava agindo de maneira correta e por isso suas palavras seriam confirmadas.

*****************************************************

"Agora, ó rei, meu senhor, os olhos de todo o Israel estão sobre ti para saber de tua parte, quem sucederá ao rei, meu senhor, no trono." (1 RS 1:20)

Essa é uma ilustração maravilhosa de Hebreus 12:1, que diz que estamos cercados de uma tão grande nuvem de testemunhas. Israel inteiro estava de olho na decisão de Davi para saber se ele manteria a promessa que tinha feito à Bate-Seba. Da mesma forma, somos observados sempre e devemos sempre dar bom exemplo, mesmo àqueles que não servem a Cristo. Como eles quererão servir ao nosso Deus se nos virem agir de modo incoerente? Procuremos agir de modo irrepreensível e exalar o bom perfume de Cristo (2 CO 2:15).

*****************************************************

"O rei fez então um juramento: "Juro pelo nome do Senhor, o qual me livrou de todas as adversidades,que sem dúvida hoje mesmo vou executar o que jurei pelo Senhor, o Deus de Israel. O seu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono em meu lugar".(1 RS 1:29-30)

Irmãos, quando prometemos algo a Deus não estamos prometendo a qualquer um, mas ao Deus que nos livra de todas as adversidades. Reconheçamos isso, assim como fez Davi, e cumpramos o que dissermos. Jesus disse que nossa palavra deve ser sim, sim e não, não. Cumpramos o que dissermos. Caso tenhamos prometido algo que não podemos cumprir, entremos em oração e acertemos nossas vida com Deus, pois Ele não se agrada de tolos (EC 5).

*****************************************************

"Depois acompanhem-no, e ele virá assentar-se no meu trono e reinará em meu lugar. Eu o designei para governar Israel e Judá". (1 RS 1:35)

Davi era o homem segundo o coração de Deus. Assim como Deus não volta atrás no que diz, Davi não voltaria: ele havia designado Salomão para ser rei e era ele quem o seria. Cristão significa "parecido com Jesus". Da mesma forma que Davi imitava as atitudes de Deus, imitemos as atitudes do Mestre.

*****************************************************

"E todo o povo o acompanhou, tocando flautas e comemorando, de tal forma que o chão tremia com o barulho." (1 RS 1:40)

Adonias já tinha seu reinado como certo e estabelecido, ficando espantado e sem reação ao ouvir aquele barulho que não vinha de sua comemoração. Da mesma forma, o diabo também crê em sua vitória contra nós quando nos vê desanimados, tristes ou frios na fé, afastados de Deus. Porém, quando nos voltamos para Deus, abandonando as más práticas, clamamos e assumimos nossa vitória, o diabo fica como ficou Adonias: sem saber o que fazer. Surpreendamos o diabo hoje com a sua confissão de Jesus é nosso Senhor e Salvador e de que a vitória já é nossa, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Adonias e todos os seus convidados souberam disso quando estavam terminando o banquete. Ao ouvir o toque da trombeta, Joabe perguntou: "O que significa esta gritaria, esse alvoroço na cidade?" (1 RS 1:41)

Todos aqueles que se associaram a Adonias ficaram espantados junto a ele. Da mesma forma, todos aqueles que se associam com o inimigo para querer o nosso mal ficarão espantados ao ver nossa vitória, em Nome de Jesus.

****************************************************

"Falava ele ainda, quando chegou Jônatas, filho do sacerdote Abiatar. E Adonias lhe disse: "Entre, pois um homem digno como você deve estar trazendo boas notícias!" (1 RS 1:42)

Qual é a imagem que temos para os outros, inclusive para aqueles que não são retos aos olhos do Senhor? Somos vistos como pessoas dignas ou como pessoas indignas? A imagem que passamos é muito importante, pois não devemos esquecer de que somos representantes de Deus na Terra.

*****************************************************

""De modo algum", respondeu Jônatas a Adonias. "Davi, o nosso rei e senhor, constituiu rei a Salomão." (1 RS 1:43)

Justamente por ser um homem digno, Jônatas daria uma notícia ruim a Adonias. Irmãos, não nos deixemos levar por elogios ou bajulações: devemos, sim, ser vistos como pessoas dignas, mas nem por isso devemos agradar aqueles que nos elogiam. Não distorçamos o que Paulo diz sobre se fazer como gentios para ganhar os gentios. Isso significa ter sabedoria para lidar com diferentes tipos de pessoas para ganhá-las para Jesus. Somente seremos pessoas dignas se nos mantivermos fieis a Deus.

*****************************************************

"O rei enviou com ele o sacerdote Zadoque, o profeta Natã, Benaia, filho de Joiada, os queretitas e os peletitas, e eles o fizeram montar a mula do rei." ( 1 RS 1:44)

Os sacerdotes devem estar sempre presente. Lembremo-nos de que somos os sacerdotes em nossa casa. Irmãos, os sacerdotes representam a presença de Deus e a presença de Deus deve ir à frente em todos os momentos. Nada que seja feito sem a presença de Deus dará certo. Não nos enganemos.

*****************************************************

"Além disso, Salomão já se assentou no trono real." (1 RS 1:46)

Não havia para onde correr: quando algo vem da parte de Deus nada pode impedir. Mesmo Adonias dando um banquete para comemorar "seu reinado", não era ele quem estava assentado no trono, mas Salomão. Estejamos sempre sentados no trono, somo reis que fomos constituídos para reinar sobre a terra (AP 5:10). Porém, somente sentará no trono aquele que for aprovado por Deus.

****************************************************

"Diante disso, todos os convidados de Adonias entraram em pânico e se dispersaram." (1 RS 1:49)

Mais uma vez, uma ilustração do que acontece com o diabo e com todos os seus demônios quando veem o poder de Deus entrando em ação na vida do que crê. Há pânico geral. E, além disso, cuidemos, pois nem todos estarão ao nosso lado no momento da dificuldade, assim como os "convidados" de Adonias não estiveram ao lado dele quando descobriram que ele não era verdadeiramente rei. Aliás, os convidados agiram certo, pois não devemos nos associar com aqueles que armam contra os filhos de Deus e nem com aqueles que andam em caminhos desaprovados pelo Senhor.

*****************************************************

"Mas Adonias, com medo de Salomão, foi agarrar-se às pontas do altar." (1 RS 1:50)

No momento da dificuldade, onde Adonias foi buscar proteção? No altar. Irmãos, quantos não são assim: fazem tudo errado mas, no momento em que "o sapato aperta" vão procurar ao Senhor? Talvez até nós já tenhamos agido assim em algum momento. Deus, misericordioso, não rejeita um coração arrependido (SL 51:17). Porém, vejamos bem: arrependido. Deus conhece o nosso coração e não adianta O procurarmos apenas para solucionarmos um problema e, depois de resolvido, voltarmos as costas. Deus é justo e ama aquele que pratica a justiça.

*****************************************************

"Salomão respondeu: "Se ele se mostrar confiável, não cairá nem um só fio de cabelo da sua cabeça; mas se nele se descobrir alguma maldade, ele morrerá". (1 RS 1:52)

Apesar de ter armado para tomar seu reinado, Salomão não estava procurando matá-lo, mas agiria de maneira correta: se Adonias se mostrasse confiável, arrependido e não buscasse nenhum mal, nada lhe aconteceria. A Palavra diz que Deus se mostra fiel com o que se mostra fiel a Ele (SL 18:25). Não significa "pagar na mesma moeda", mas Deus não abençoará aquele que não anda em Seus caminhos. Salomão deu uma chance para Adonias, o que denota perdão. Temos perdoado? Temos dado outra chance àquele que age contra nós? Lembremo-nos de que devemos perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes (MT 18:21-22) e quantas mais for necessário.

*****************************************************

"Então o rei enviou alguns soldados, e eles o fizeram descer do altar. E Adonias veio e se curvou solenemente perante o rei Salomão, que lhe disse: "Vá para casa". (1 RS 1:53)

Nesse momento, Adonias parece ter reconhecido seu erro e se curvou solenemente a Salomão, que foi misericordioso e o poupou. Salomão já tinha tido seu reinado constituído e Adonias parecia reconhecer seu erro: para que fazer mal a ele? Irmãos, procuremos ter mais autocontrole e perdoemos mais, relevemos mais e deixemos que Deus execute Sua justiça pelas Suas próprias mãos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/04/2013
Reeditado em 28/04/2013
Código do texto: T4258028
Classificação de conteúdo: seguro