ESTUDO ATOS 12: LIÇÕES A PARTIR DA PRISÃO E LIBERTAÇÃO MARAVILHOSA DE PEDRO: ORE COM FÉ// SOCORRO DE DEUS// SOBERBA

"Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro, durante a festa dos pães sem fermento." (AT 12:1-3)

Irmãos, prestemos atenção em algo: a intenção de Herodes era de maltratar os apóstolos. Tem gente que fica brincando, parecendo que quer fazer amizade com o diabo para ver se escapa. Irmãos, não nos enganemos: quem não está firme com Deus está em grande perigo, pois a Bíblia é claríssima quando diz que o inimigo veio somente para roubar, matar e destruir (JO 10:10). Coloquemos nossa casa em ordem hoje mesmo, estando na presença do Senhor.

Outro ponto: infelizmente, sempre há pessoas que gostam de ver as outras passando por apertos. O povo judeu se agradava de ver a atitude de Herodes e por isso ele continuava agindo. Oremos a Deus para que NUNCA tenhamos prazer no sofrimento dos outros, mesmo que seja alguém que nos feriu de alguma forma. Se esse prazer tem estado em nosso coração, oremos ao Senhor para que Ele nos limpe e nos dê um coração novo. Se há pessoas se deleitando com nosso sofrimento, não desejemos mal a elas e nem tomemos atitude alguma, muito menos tirar satisfação: a justiça de Deus não falha, basta confiar e esperar Nele.

****************************************************

"Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa." (AT 12:4)

Vemos aqui que Herodes colocou uma guarda reforçada para Pedro: 16 soldados para guardar apenas um homem. Até o inimigo reconhece o poder do nosso Senhor e o poder do qual passa a desfrutar aquele que O serve. Infelizmente, parece que muitos cristãos ainda não tomaram nem consciência e nem posse disso. Para aqueles que vivem esse poder em suas vidas, infelizmente isso não impede o inimigo de armar contra nós. Mais uma vez, não nos enganemos: o diabo nunca desistirá de tentar nos tirar da presença do Pai.

*****************************************************

"Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele." (AT 12:5)

Temos orado pelas pessoas que necessitam? Qual tem sido a intensidade da nossa oração? A Bíblia diz que devemos orar constantemente, sem cessar (I TS 5:17). Abraão orou nada menos que vinte anos para que Sara engravidasse.

A Igreja pode ser entendida de duas formas: como o templo e as pessoas que ministram e congregam nele e também como cada um de nós. A Igreja de Cristo deve ser fortificada na oração, entregue a Deus em comunhão, orando, inclusive, pelos outros. Precisamos perder o costume errado de orarmos apenas por nós mesmos e passar a interceder em oração por aqueles que sabemos que necessitam, justamente pela oração do justo ser poderosa em seus efeitos (TG 5:16) e isso não acontece por mérito do justo, mas sim pela fé e comunhão que ele tem com Deus.

*****************************************************

"Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. "Depressa, levante-se! ", disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro." (AT 12:6-7)

Observemos algumas coisas. A primeira: Pedro estava fortemente guardado pelos soldados de Herodes. Mesmo assim,o anjo do Senhor entrou naquele lugar. Irmãos, não adianta: se estivermos ligados com Deus, nada que o inimigo faça poderá impedir a bênção de nos alcançar. Agindo o Senhor, quem impedirá? (IS 43:13).

Outro ponto: o anjo apareceu repentinamente. Devemos estar ligados com Deus, pois às vezes a bênção vem de onde menos esperamos e, se não contarmos com a direção Dele, deixaremos passar.

Terceiro ponto: o anjo trouxe com ele a luz. O anjo era um enviado de Deus, assim como nós somos: temos feito com que a luz de Jesus brilhe através de nós ou temos escondido a candeia debaixo do alqueire? (MC 4:21)

Por último: o anjo mandou que Pedro se apressasse. Irmãos, há pessoas que ficam "dormindo no ponto" e depois não sabem o por que de não serem abençoadas. Às vezes Deus quer falar com a pessoa e ela não ouve, Deus abre uma porta e ela não aproveita. Irmãos, devemos pedir a direção do Senhor para tudo e, quando Ele quiser falar conosco, não fechemos os ouvidos, pois deixaremos a bênção pela qual podemos estar lutando há anos passar por entre nossos dedos.

*****************************************************

"O anjo lhe disse: "Vista-se e calce as sandálias". E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: "Ponha a capa e siga-me". (AT 12:8)

Há um texto em Efésios, capítulo 6, que fala da armadura de Deus. Da mesma forma, o anjo também mandou que Pedro se preparasse. Ele não sairia da cadeia de qualquer jeito, mas deveria estar paramentado com sandálias, roupas e a capa. Em outras palavras: Pedro precisava estar preparado para a batalha. Temos nos preparado com as armas espirituais? Temos nos armado da Palavra de Deus, da fé, da justiça? Temos andado na presença do Senhor? Temos nos consagrado? Temos amado a obra? Irmãos, vistamo-nos de toda a arma de Deus para que depois de termos feito tudo (o que Deus nos mandar) ficarmos firmes (EF 6:13). Não sejamos pessoas despreparadas. Sem a devida consagração a Deus, isto é, sem uma vida entregue no altar do Senhor, seremos derrotados pelo inimigo e com facilidade.

*****************************************************

"E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão." (AT 12:9)

Aquela situação era tão maravilhosa, tão espantosa, que Pedro não sabia dizer se era real. Ele estava sendo levado de um cadeia fortemente guardada e por um anjo do Senhor. O que Deus tem a fazer em nossa vida também é tão grande que só conseguiremos ter como real pela nossa fé, pois todos dirão que é algo impossível de se acontecer. Prepare-se para ouvir muito aquela frase: "Só pode ter sido Deus". Prepare-se para viver o sobrenatural de Deus em sua vida e para ver seu testemunho edificando a muitos e ajudando a converter muitos incrédulos. Não sei quem está lendo esta mensagem neste momento, mas Deus quer te usar.

*****************************************************

"Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou." (AT 12:10)

Por mais difícil que a situação seja, Deus dá um jeito de nos fazer passar por todas as barreiras rumo à nossa bênção. Porém, há um detalhe a se observar: depois de tirá-lo de dentro da cadeia, o anjo o deixou. Irmãos, há pessoas que querem que Deus faça tudo por elas, se possível até respirar. Não funciona bem desse jeito. Deus nos capacita, dá-nos saúde e inteligência, mostra-nos o caminho a seguir e está sempre conosco. Porém, há coisas que cabem a nós mesmos fazer. Não sejamos pessoas acomodadas.

*****************************************************

“Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava". (AT 12:11)

Quando Pedro se deu conta do tamanho da obra que Deus havia realizado, ficou maravilhado. Deus tem muitas surpresas para nós, irmãos. Basta que creiamos Nele e O obedeçamos, pois coisas que nunca subiram ao coração do homem é o que o Senhor tem preparado para aqueles que O amam (1 CO 2:9). Para aqueles que vivem dizendo que Deus é amor e ama todo mundo, é verdade, mas Ele espera que nós O amemos também e Jesus disse que quem O ama, obedece-O (2 JO 1:6), ou seja, vive de acordo com a Bíblia Sagrada e não de acordo com religiões ou doutrinas de homens ou do diabo. Temos de ser francos: apesar de ser Sua vontade que todos se salvem, Ele não salvará aqueles que Ele ama, mas sim aqueles que amam a Ele.

*****************************************************

“Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando” (AT 12:12)

Aqui vemos a importância de orarmos uns pelos outros (TG 5:16), exatamente como diz a Palavra de Deus. A oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16) e a oração da fé não deve ser desperdiçada, pois Deus nos usa para abençoar a vida de outras pessoas e o Pai é glorificado cada vez que damos fruto (JO 15:8).

*****************************************************

“Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender. Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: "Pedro está à porta! " Eles porém lhe disseram: "Você está fora de si! " Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: "Deve ser o anjo dele". (AT 12:13-15)

A atitude dos apóstolos foi, no mínimo, estranha. Irmãos, Jesus disse que se permanecermos Nele e as palavras Dele permanecerem em nós pediremos o que quisermos e será feito (JO 15:7). Se a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16) e eles estavam orando, o MÍNIMO que poderiam esperar era que Pedro realmente fosse liberto. Sendo assim, a liberdade dele deveria ser recebida com alegria, gratidão e ações de graças a Deus e também naturalidade. Aquele que ora com fé deve ter certeza de que receberá sua bênção e isso não pode ser surpresa. Não podemos orar “para ver se acontece alguma coisa”, mas orar com a PLENA CONVICÇÃO de que, se estamos pedindo algo em conformidade com a Palavra de Deus e com a direção Dele para nós, será feito. Observemos para que nós não tenhamos a mesma atitude dos discípulos: prestemos mais atenção quando orarmos e oremos com a verdadeira fé, que produz certeza de sermos ouvidos.

*****************************************************

“Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: "Contem isso a Tiago e aos irmãos". Então saiu e foi para outro lugar. “ (AT 12:17)

Não era importante para Pedro as dúvidas dos apóstolos ou sua surpresa, mas sim contar o que Deus havia feito em sua vida e essa deve ser nossa prioridade e nosso foco: falar de Jesus. Além disso, devemos buscar que nosso testemunho seja levado a cada vez mais pessoas.

Pedro não ficou se vitimizando. Ele logo saiu e foi para outro lugar. Há pessoas que ficam se fazendo de coitadinhas, somente falando de como sofrem ou de como sofreram durante determinada provação. Deus está com você? Ele te deu vitória? Então concentre-se no agir de Deus e em pregar esse Deus que nos faz mais que vencedores (RM 8:27). Quando focamos no problema ou na luta tiramos o foco de Deus e colocamos o foco na obra do diabo, que deve ser rebaixado e humilhado, não exaltado sendo foco de conversas.

*****************************************************

“De manhã, não foi pequeno o alvoroço entre os soldados quanto ao que tinha acontecido a Pedro.” (AT 12:18)

Mais uma vez vemos a confusão na qual o diabo fica quando vê nossa vitória. Que ele fique cada vez mais confundido e envergonhado em nossas vidas, em Nome de Jesus.

*****************************************************

“Ele estava cheio de ira contra o povo de Tiro e Sidom; contudo, eles haviam se reunido e procuravam ter uma audiência com ele. Tendo conseguido o apoio de Blasto, homem de confiança do rei, pediram paz, porque dependiam das terras do rei para obter alimento.” (AT 12:20)

Percebamos que Herodes estava cheio de ira. É assim que o inimigo anda ao nosso derredor: bramindo como leão, buscando a quem possa tragar (1 PE 5:8), o que supõe uma grande ira. O povo dependida do rei para obter alimento. De quem temos dependido? Devemos depender de Deus e Nele deve estar nossa confiança. Busquemos a Ele nos momentos de necessidade e ficaremos salvos de nossos inimigos, pois torre forte é o Nome do Senhor (PV 18:10).

****************************************************

“No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo” (AT 12:21)

Vemos aqui a soberba de Herodes. Ele estava vestindo seus trajes reais e fazendo um discurso. Irmãos, que Deus nos guarde da soberba, do orgulho, pois isso é uma pedra de tropeço imensa e nos levará à perdição eterna.

Herodes, que não servia a Deus, gozava de honra, mas isso não duraria por muito tempo, pois o “reinado” do ímpio acaba sempre de forma muito amarga. Porém, e nós, que servimos a Deus: temos feito a diferença? Temos reinado? Lembremo-nos de que Deus nos fez reis e sacerdotes e de que devemos reinar sobre a terra (AP 5:10).

*****************************************************

"Eles começaram a gritar: "É voz de deus, e não de homem".(AT 12:22)

Irmãos, de acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher edição Revista e Atualizada, de João Ferreira de Almeida, ao ver a roupa real de Herodes refletindo pelo sol o povo se deslumbrou e chamou Herodes de deus e ele não repreendeu, mas desfrutou da adulação. Não podemos deixar a vaidade entrar em nosso coração. Não queiramos nos achar melhor que ninguém e muito menos tomar a glória de Deus para nós. NÃO HÁ OUTRO DEUS, SANTO, ESPÍRITO, ETC: apenas o Deus de Israel e nosso Senhor Jesus Cristo são dignos de toda glória, honra, poder e adoração (AP 4:11 ; AP 5:13) e Deus não divide a glória Dele com ninguém, estando a prova na própria Palavra de Deus: ""Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".(Is.42:8)

*****************************************************

“Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes. Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se." (AT 12:23-24)

Aqui vemos o final do ser humano enquanto carne: ser comido por vermes. Todos nós morreremos e teremos de comparecer ao tribunal do Altíssimo. Não somos nada sem Ele e a Bíblia diz que nossa vida não passa de um sopro (IS 2:22). Vale a pena sermos tão vaidosos e arrogantes? Será que Deus se agrada de ver pessoas sempre querendo ser melhores que as outras? Ao contrário de Herodes, a Palavra de Deus crescia e se espalhava, assim como cresce o povo que teme a Deus, tornando-se mais numeroso que qualquer outro povo. O homem que não serve a Deus é “morto em vida”: morto em seus sonhos, projetos, saúde, etc, Já o homem que serve a Deus vive na abundância de bênçãos espirituais e materiais.

*****************************************************

“Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos." (AT 12:25)

Busquemos sempre acrescentar pessoas à fé em Cristo, mesmo que sejam pessoas com as quais não temos muito contato, não conhecemos ou com quem temos alguma diferença. Lembremo-nos de que Jesus nos ordenou que fossemos por todo o mundo e pregassemos o Evangelho a toda criatura (MC 15:16). Não foi um pedido, mas uma ordem e devemos obedecer a tudo o que o Mestre nos mandou. Sendo assim, é nossa obrigação estarmos preocupados em levar a Palavra de Deus cada vez mais adiante e a cada vez mais pessoas. Mais uma vez: não é nada mais que nossa obrigação como cristãos que somos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 30/04/2013
Reeditado em 30/04/2013
Código do texto: T4267792
Classificação de conteúdo: seguro