ESTUDO NÚMEROS 22: COMO O DIABO DEVE NOS VER// PEDINDO A DIREÇÃO DE DEUS// OBEDIÊNCIA

"Balaque, filho de Zipor, viu tudo o que Israel tinha feito aos amorreus,

e Moabe teve muito medo do povo, porque era muita gente. Moabe teve pavor dos israelitas." (NM 22:2-3)

Irmãos, o diabo sabe quando um filho de Deus O serve e, quando isso acontece, sabe que não tem chance, pois por mais que ele tente atrapalhar, a vitória do povo de Deus é certa. Isso faz com que ele tenha pavor, raiva, pois sabe que o Senhor é fiel e não abandona Seus filhos. Tenhamos sempre isso em mente: se estivermos fazendo o que agrada a Deus, despertaremos o medo do diabo. Inclusive, a própria Palavra de Deus diz: "Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (TG 4:7). E por que ele foge? Por saber que não tem vez com aquele que se sujeita a Deus e anda com o Todo-Poderoso.

*****************************************************

"Então os moabitas disseram aos líderes de Midiã: "Essa multidão devorará tudo o que há ao nosso redor, como o boi devora o capim do pasto". Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe naquela época, enviou mensageiros para chamar Balaão, filho de Beor, que estava em Petor, perto do Rio, em sua terra natal. A mensagem de Balaque dizia: "Um povo que saiu do Egito cobre a face da terra e se estabeleceu perto de mim. Venha agora lançar uma maldição contra ele, pois é forte demais para mim. Talvez então eu tenha condições de derrotá-lo e de expulsá-lo da terra. Pois sei que quem você abençoa é abençoado, e quem você amaldiçoa é amaldiçoado". (NM 22:4-6)

Mais uma vez: o inimigo reconhece o povo de Deus como vitorioso e como uma ameaça e é assim que o diabo deve nos ver. O diabo não deve nos ver como pessoas fracas, como presas fáceis ou como pessoas que compactuam com suas obras sujas, mas sim como pessoas que destroem tudo o que é contra a Palavra de Deus em sua vida e sem piedade. O diabo deve ter plena certeza de que, com a força de Deus, somos mas fortes e não nos submeteremos à sua imundície.

Vemos também que Balaque lança mão de um artifício sujo: recorrer a alguém para amaldiçoar o povo. O inimigo usa pessoas e situações para nos derrotar, mas aquele que anda com Deus é muito mais que vencedor (RM 8:37).

*****************************************************

"Disse-lhes Balaão: "Passem a noite aqui, e eu lhes trarei a resposta que o Senhor me der". E os líderes moabitas ficaram com ele." (NM 22:8)

Balaão não iria aceitar acompanhar os servos de Balaque sem uma direção de Deus e é isso que precisamos aprender a fazer: pedir a direção de Deus. Sem ela, não compremos, não vendamos, não casemos, etc. E o mais importante: não basta pedir a direção de Deus, mas é necessário segui-la, obedece-la. Se eu peço ajuda para ir a um determinado lugar, explicam-me e eu não sigo, adiantou de algo?

Outra coisa importante: os líderes moabitas esperaram Balaão consultar ao Senhor e não ofereceram nenhuma resistência, mas respeitaram. Irmãos, se alguém quiser impedir de pedirmos a direção de Deus para tomarmos uma decisão sobre algo, fiquemos espertos. Se Deus não estiver nesse negócio, nós também não devemos estar. Não tenhamos vergonha de dizer que precisamos pedir a direção do Senhor, pois o mundo pode achar estranho e até zombar, mas quando perguntarem a causa de nosso sucesso, diremos: "O Senhor está sempre à frente de tudo o que faço". Aquele que toma decisões sem consultar a Deus está vivendo por conta própria, mostrando que não quer servir e se submeter a Deus e assumirá todas as consequências.

*****************************************************

"Deus veio a Balaão e lhe perguntou: "Quem são esses homens que estão com você?" (NM 22:9)

É óbvio que Deus sabia quem eram, pois Deus sabe de todas as coisas. Porém, talvez essa deva ter sido uma oportunidade para "testar" a sinceridade de Balaão. Irmãos, Deus sabe cada vez que iremos pecar. Quando acordamos, Ele já sabe de todos os erros que cometeremos. Porém, quando Ele nos permite ver em que erramos, é uma oportunidade para nós enxergarmos nossas limitações e falhas, enxergarmos onde precisamos melhorar e clamar a Deus por um coração novo. Deus nos dá a oportunidade de querermos mudar, de querermos servi-lO, buscando uma vida limpa e nova. Para Deus, nada é novidade. Porém para nós, pode ser chocante ver em quantas coisas erramos e em quantos aspectos precisamos melhorar.

*****************************************************

"Mas Deus disse a Balaão: "Não vá com eles. Você não poderá amaldiçoar este povo, porque é povo abençoado". (NM 22:12)

Irmãos, não adianta querermos ir contra a vontade de Deus, pois não dará certo e não há possibilidade de ser diferente. Agindo Deus, quem impedirá? (IS 43:13). Além disso, para aqueles que têm medo de macumba, de maldição, de mau agouro, etc: não adianta amaldiçoar aqueles que andam nos caminhos do Senhor, pois nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará (JR 54:17). Porém, se estamos andando longe de Deus, temos sim motivos para temer: mudemos de rumo, peçamos o perdão do Senhor e desfrutemos de Sua segurança.

*****************************************************

"Os líderes moabitas voltaram a Balaque e lhe disseram: "Balaão recusou-se a acompanhar-nos".Balaque enviou outros líderes, em maior número e mais importantes do que os primeiros" (NM 22:14-15)

Ao ver que não cedemos, o inimigo enviará problemas maiores, tentações maiores, dificuldades maiores, porém maior é o que está conosco que o que está no mundo. Às vezes até mesmo alguém importante, ilustre, será usado contra nós. Pode ser um chefe, um professor, etc., mas não importa a reputação daquele que é usado pelo inimigo para nos atrapalhar: sejamos firmes até a morte e receberemos a coroa da vida (AP 2:10).

*****************************************************

"Eles foram a Balaão e lhe disseram: "Assim diz Balaque, filho de Zipor: Que nada o impeça de vir a mim, porque o recompensarei generosamente e farei tudo o que você me disser. Venha, por favor, e lance para mim uma maldição contra este povo". Balaão, porém, respondeu aos conselheiros de Balaque: "Mesmo que Balaque me desse o seu palácio cheio de prata e de ouro, eu não poderia fazer coisa alguma, grande ou pequena, que vá além da ordem do Senhor meu Deus. Agora, fiquem também vocês aqui esta noite, e eu descobrirei o que mais o Senhor tem para dizer-me". (NM 22:16-19)

Muitas vezes o diabo tenta nos comprar e quantos de nós têm caído na ambição, na loucura cega pela riqueza, pelo poder, pelo status. Irmãos, isso tudo é coisa da carne, da vida, do mundo, mas não é maior que a riqueza de estar no centro da vontade de Deus e desfrutar de Sua salvação, da vida eterna ao Seu lado. Lembremo-nos da parábola do rico que estava preocupado em construir um celeiro maior para guardar suas riquezas e sua morte aconteceria naquela mesma noite (LC 12:16-21). Ele foi chamado de louco, pois inverteu as prioridades e para quem ficaria sua riqueza? Não deixemos que o diabo encha nossos olhos com suas mentiras, pois o preço é alto demais.

Balaão pediria mais uma vez a direção do Senhor. Deus não muda de opinião, mas poderia ter algo novo para dizer a respeito daquele assunto. Deus sempre tem algo a mais a dizer, sempre, seja um consolo, seja uma orientação, seja uma ordem, uma palavra de força, etc. Mesmo que Deus já tenha falado conosco sobre algo, estejamos sempre abertos para saber se Deus tem algo mais para dizer. Porém, lembremo-nos de algo: Deus não é Deus de confusão (1 CO 14:33) e nem se contradiz.

*****************************************************

"Naquela noite Deus veio a Balaão e lhe disse: "Visto que esses homens vieram chamá-lo, vá com eles, mas faça apenas o que eu lhe disser". (NM 22:20)

Deus não mudou sua direção. Ele tinha dito antes para Balaão não ir. Por quê? Porque ele não conseguiria amaldiçoar o povo. Pois bem: Deus estava mandando Balaão ir, mas não para amaldiçoar, uma vez que Deus não se contradiz, mas sim para abençoar o povo, reiterando o que Ele já tinha feito.

Balaão deveria dizer apenas o que Deus mandasse. Fiquemos apenas com a direção do Senhor para nossa vida, sem ouvirmos o palpite dos outros ou o nosso próprio eu, pois somente a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita (RM 12:2).

*****************************************************

"Quando a jumenta viu o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com a sua vara." (NM 22:27)

Irmãos, a Palavra de Deus diz que até os animais reconhecem a voz do seu dono, mas o homem não obedece a Deus (IS 1:3). A jumenta reconheceu o anjo do Senhor e imediatamente obedeceu, causando ira a Balaão. Em primeiro lugar: sejamos mais como os animais nesse aspecto: ouçamos a voz do Senhor e obedeçamos sem ficar querendo discutir ou entender. Em segundo lugar: cuidemos para que nossa ira não se inflame, principalmente com relação às coisas de Deus, que não entendemos.

*****************************************************

"Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: "Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes?" (NM 22:28)

Muitas vezes, podemos estar como a jumenta: apanhando sem saber o por que. Porém, confiemos no Senhor, que é justo e não deixa Seus filhos serem humilhados.

*****************************************************

"Mas a jumenta disse a Balaão: "Não sou sua jumenta, que você sempre montou até o dia de hoje? Tenho eu o costume de fazer isso com você? " "Não", disse ele. Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra." (NM 22:30-31)

Irmãos, aqui há uma lição muito importante. Balaão não tinha motivos para desconfiar de sua mula, pois ela sempre tinha sido uma mula fiel em seu serviço a ele. Deus não é fiel? Não cumpre o que promete? Não honra cada palavra que sai de Seus lábios? Então por que deixarmos de crer e vivermos preocupados, ansiosos, sem fé e querendo resolver as coisas de nosso jeito?

*****************************************************

"Balaão disse ao anjo do Senhor: "Pequei. Não percebi que estavas parado no caminho para me impedires de prosseguir. Agora, se o que estou fazendo te desagrada, eu voltarei". (NM 22:34)

Aqui vemos uma atitude que todo cristão deve ter: a disposição em acertar seu caminho perante o Senhor. Há pessoas que não aceitam o fato de estarem erradas, de seus caminhos desagradarem a Deus e ficam buscando justificativas. Porém, Balaão estava pronto a ouvir a vontade de Deus e fazer simplesmente o que Lhe agradava, mudando seu caminho. Estamos dispostos a mudar nosso caminho para agradar ao Senhor?

*****************************************************

"E Balaque disse a Balaão: "Não mandei chamá-lo urgentemente? Por que não veio? Acaso não tenho condições de recompensá-lo? "

"Aqui estou! ", respondeu Balaão. "Mas, seria eu capaz de dizer alguma coisa? Direi somente o que Deus puser em minha boca". (NM 22:37-38)

Aqui vemos a arrogância de Balaque, que reduzia tudo às coisas materiais. Ele questionava Balaão a respeito de sua credibilidade e possibilidades de pagamento. Não sejamos pessoas que querem comprar as outras, muito menos aquelas pessoas que querem comprar a Deus, seja com ofertas, seja com votos. A graça de Deus não está à venda e o que O agrada é a fé e a obediência. Além disso, não sejamos do tipo de pessoa que se vende em troca de facilidades, afastando-se dos caminhos do Senhor, pois nada paga nossa comunhão com Deus. Em vez disso, façamos como Balaão, que deixou bem claro que, mesmo que isso prejudicasse ou irritasse Balaque, diria apenas o que o Senhor mandasse. Obedeçamos dessa mesma forma.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/05/2013
Código do texto: T4270785
Classificação de conteúdo: seguro