ESTUDO 1 TIMÓTEO 1: NÃO DÊ ATENÇÃO ÀS FALSAS DOUTRINAS, OU SEJA, AO QUE ESTÁ FORA DA PALAVRA DE DEUS// BOA CONSCIÊNCIA// FALSOS PROFETAS E O PROBLEMA QUE ELES CAUSAM

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor." (1 TM 1:1-2)

Irmãos, em primeiro lugar Deus nos escolhe (JO 15:16). Isso não significa que Ele escolha alguns privilegiados para serem convertidos e salvos, mas Ele escolhe a TODOS, basta que ouçamos Sua voz, creiamos e abandonemos o pecado e os maus caminhos.

A nossa esperança deve ser Cristo e não as coisas deste mundo. Nele deve estar nossa fé e esperança de vida eterna na glória ao Seu lado e a esperança de Seu auxílio poderoso nas nossas aflições aqui no mundo, já que Ele próprio venceu o mundo (JO 14:33) e que Ele é o sumo sacerdote que se compadece de nós e a quem podemos nos achegar confiadamente para conseguir ajuda em tempo oportuno, ou seja, no momento da provação (HB 4:15-16). Deus é quem nos dá graça, misericórdia e paz. Para desfrutarmos de Sua graça, de Sua misericórdia e de Sua paz, que excede todo o entendimento (FP 4:7), precisamos estar na Sua presença e, para estarmos em Sua presença, precisamos andar em Seus caminhos.

*****************************************************

"Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas,

e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé." (1 TM 1:3-4)

Irmãos, prestemos atenção: não devemos sair por aí dando ordens a todo mundo que pratica a idolatria ou ensina coisas fora da Palavra de Deus. Devemos ter sabedoria. Porém, é necessário dizer a essas pessoas que, se continuarem ensinando essas coisas e crendo nelas, irão para o inferno e serão responsáveis pela perdição de muitos outros. Agora, com firmeza, ORDENEMOS ao demônio da idolatria, do engano, do pecado e da religiosidade que saia da vida dessas pessoas, em Nome de Jesus. Há pessoas que vivem uma vida de religiosidade, mas não de fé e de experiências verdadeiras com o Altíssimo.

Além disso, a obra de Deus é pela fé. Sem fé, nada feito: podemos fazer voto, jejuar, fazer caridade, ir à Igreja, etc. Sem fé, de nada adianta. Lembremo-nos de que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Nossa fé aumentará na medida em que aumentar nossa intimidade com a Palavra de Deus. Busquemos sempre meditar nela e ouvir as pregações, ler mensagens,etc. A fé é a vitória que vence o mundo (I JO 5:4).

*****************************************************

"O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera." (I TM 1:5)

Irmãos, toda a instrução da Palavra de Deus, inclusive a instrução para o abandono das falsas doutrinas e religiões, tem como objetivo termos um coração puro, uma consciência limpa, da qual testemunha o Espírito Santo, de que vivemos na presença de Deus, além de uma fé sincera. O amor é traduzido pela obediência aos mandamentos de Deus e esse amor deve vir de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. Se formos puros, estamos na presença de Deus. Se temos uma boa consciência, testemunhada pelo Espírito Santo, estamos na presença de Deus. Se estamos na presença de Deus, temos uma fé sincera. Vale a pena perguntar: como anda nossa consciência? O Espírito Santo nos ensina todas as coisas (JO 14:16) e testifica que somos filhos de Deus. Temos andado como filhos da luz ou das trevas?

*****************************************************

"Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis,querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas." (1 TM 1:6-7)

Muitas pessoas querem falar tanto de coisas que não estão na Palavra ou darem interpretações absurdas ou puramente filosóficas e humanas, sem base bíblica alguma, para a Palavra de Deus e nem sequer sabem do que estão falando. Irmãos, fujamos dessas pessoas e do que elas dizem, pois aquele que der ouvidos ao que não está na Palavra do Senhor terá sérios problemas.

*****************************************************

"Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada." (I TM 1:8)

A lei é boa, mas, de acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher, João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, falsos mestres faziam com que os cristãos seguissem a lei. Irmãos, a lei deveria mostrar ao cristão o erro e levarmo-nos à época da graça, debaixo da qual vivemos (para saber mais sobre isso, ler o livro de Gálatas). Não precisamos mais de sacrifícios, por exemplo, em remissão de nossos pecados. Jesus foi quem realizou a expiação de nossas iniquidades e rasgou o véu que nos separava do Pai (LC 23:45).

*****************************************************

"Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas, para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os sequestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina." (I TM 1:9-10)

Justo é aquele que vive a justiça, ou seja, que vive a Palavra de Deus e que é justificado pela fé em Cristo. Esses não vivem pela lei, mas pela graça. Porém, se alguém está em um desses grupos elencados por Paulo está em sérios problemas. Arrependa-se, peça perdão a Deus e mude de caminho, pois se Jesus voltasse agora, quem pratica essas coisa estaria perdido para a eternidade. A lei serve para nos mostrar o pecado e todos os que agem de acordo com esses grupos estão em pecado e precisam de conversão sincera e mudança de atitude.

*****************************************************

"Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito." (I TM 1:11)

Bendigamos a Deus, irmãos, em vez de reclamar e murmurar, pois tudo o que vem Dele é perfeito, Seu evangelho é repleto da glória e essa glória é vivenciada por todo aquele que Nele crê. Bendizer a Deus mostra nossa fé, amor e carinho para com o Pai, além de ser uma arma poderosa contra o inimigo, mas NÃO louvemos a Deus por interesse: nosso móvel dele ser o amor por Ele.

*****************************************************

"Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus." (I TM 1:12-14)

Irmãos, Paulo era perseguidor de cristãos e, mesmo assim, recebeu o perdão de Deus e foi designado para pregar a Palavra Dele através do ministério que lhe foi confiado. Deus está pronto a nos perdoar e nos restaurar por completo, colocando-nos, inclusive, para realizarmos a obra Dele. Deus perdoa o tempo da nossa ignorância e nos chama ao arrependimento (AT 17:30). Se erramos sem saber que estávamos fazendo, peçamos perdão a Deus e não erremos mais.

*****************************************************

"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior." (I TM 1:15)

Jesus veio ao mundo para nos salvar, redimindo nossos pecados e nos levando para perto do Pai. Todo aquele que crê em Jesus não perece, mas tem a vida eterna (JO 3:16). Essa afirmação é digna de toda aceitação, porém é uma pena que muitos não a aceitem. Até mesmo aqueles que servem a Jesus, muitas vez, não aceitam essa palavra por completo, não aceitando o perdão de seus pecados, tentando se justificar por meio de obras ou permitindo que o diabo os acuse.

*****************************************************

"Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna." (1 TM 1:16)

Irmãos, Deus é paciente e misericordioso, perdoando nossos pecados. Claro, isso não quer dizer que podemos sair por aí pecando à vontade, mas quer dizer que Ele vê aqueles que buscam andar em Seus caminhos e sabe que somos passíveis de erro, perdoando-nos e dando-nos Sua graça. Não deixemos que o diabo nos acuse de nada, pois o sangue de Jesus já nos redimiu de todo pecado e o próprio Jesus não nos julga, mas nos salva (JO 12:47). Quando o diabo quiser jogar em nossa cara o nosso passado, joguemos na cara dele o futuro inteiro que ele tem para arder no inferno, sem possibilidade de salvação.

Tenhamos Paulo como exemplo. Não importa o erro que cometemos ou o que fazíamos antes de conhecer Jesus, até mesmo os erros que cometemos depois de convertidos: arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem prejudicamos e mudemos de vida, pois nós ainda podemos.

****************************************************

"Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém. " (I TM 1:17)

Deus é o único digno de receber honra, glória e adoração. Apesar de ser invisível, Ele é real e presente na vida daqueles que O temem, tornando-se visível pelas Suas obras realizadas em nosso meio, maravilhas tão tremendas que só podem ser atribuídas a Ele e aqueles que O servem não têm dúvidas de que é o Seu poder em ação.

*****************************************************

"Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé." (I TM 1:18-19)

Irmãos, aquele que segue tudo o que está na Palavra de Deus, que crê e faz tudo o que o Senhor lhe revela e lhe orienta/manda através da Sua Palavra, combate o bom combate, que é o combate da fé, andando nos caminhos do Senhor e não se desviando nem para a direita e nem para a esquerda. Aqueles que servem a Deus têm a boa consciência, a consciência pura, sem pecado, sem mágoas, sem pensamos pecaminosos. A consciência faz com que saibamos discernir o que é bom e o que é mau e quem tem uma boa consciência, a consciência que Cristo aprova, escolhe as coisas do alto, reprovando o que é da nossa carne, pois sabemos que temos uma consciência para com Deus. Além disso, os que têm uma boa consciência sabem que andam na presença do Senhor, que podem contar com o Todo-Poderoso ao seu lado, o diabo não as pode acusar de nada e, principalmente, sabem que podem fechar os olhos no momento em que o Senhor quiser, pois estarão na glória com Ele, sem sombra de dúvida. Isso é ter uma boa consciência e somente uma vida de comunhão com o Senhor pode nos proporcionar isso. Aqueles que rejeitam a Palavra de Deus e rejeitam os caminhos do Senhor rejeitam a boa consciência e naufragam na fé. E olhem que naufrágio não é algo fácil nem uma experiência agradável, mas muito perigoso. Muitos começaram muito bem, mas se desviaram e acabaram naufragando. Muitos começaram pelo Espírito, mas acabaram pela carne. Esses a Palavra de Deus chama de insensatos (GL 3:3). Não sejamos essas pessoas.

*****************************************************

"Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar." (I TM 1:20)

Irmãos, segundo a Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição revista e atualizada, Alexandre e Himeneu, incluindo Fileto na segunda carta de Timóteo, eram líderes da igreja de Efésio e pregavam que a ressurreição já se tinha realizado. Eles negavam a ressurreição futura do corpo do crente e, em vez disso, ensinavam que o fiel teria apenas a morte e a ressurreição espiritual, em união com Cristo no momento da conversão. Essa doutrina era perigosa, principalmente por que conduzia à negação da ressurreição do corpo de Cristo. Esses homens haviam negado a fé (evangelho) e estavam levando os cristãos a naufragarem com uma falsa doutrina. Paulo os havia excomungado (Alexandre e Himeneu) e devolvido ao domínio do diabo, ou seja, ao mundo, uma vez que o mundo jaz no Maligno (I JO 5:19). Porém, essa era uma disciplina corretiva e redentora, pois Paulo queria que eles reconhecessem seus erros e se arrependessem, que é o que Deus também espera de nós: consciência do erro, arrependimento e mudança de obras para que possamos estar sempre em Sua presença e companhia.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 03/05/2013
Reeditado em 03/05/2013
Código do texto: T4271570
Classificação de conteúdo: seguro