ESTUDO I REIS 2: TENDO UM REINADO BEM ESTABELECIDO

""Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem." (I RS 2:2)

Devemos ser corajosos frente às dificuldades e não nos acovardarmos, já que a própria Palavra diz que se formos fracos no dia da angústia, nossa força será pequena.

*****************************************************

"Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: Ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for,e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel" (I RS 2:3-4)

Deus Se agrada de nossa fé e de nossa obediência. Há pessoas que vivem oferecendo sacrifícios, fazendo votos, mas não creem e nem obedecem a Ele, fazendo o que bem querem. Lembremo-nos de que obedecer é melhor que sacrificar. Devemos ter fé para obedecer, pois obedecer somente por fazer de nada adianta. devemos obedecer tendo fé de que Deus ficará alegre conosco e estará ao nosso lado em todos os momentos.

*****************************************************

""Você sabe muito bem o que Joabe, filho de Zeruia, me fez; o que fez com os dois comandantes dos exércitos de Israel, Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Ele os matou, derramando sangue em tempos de paz; agiu como se estivesse em guerra, e com aquele sangue manchou o seu cinto e as suas sandálias.Proceda com a sabedoria que você tem, e não o deixe envelhecer e descer em paz à sepultura." (I RS 2:6-7)

Uma pessoa sábia é reconhecida pelas outras pessoas. Davi pediu que seu filho resolvesse essa situação segundo sua sabedoria, pois sabia que a situação seria bem resolvida. Se não temos sabedoria, peçamos a Deus que a todos dá liberalmente e não lança em rosto (TG 1:5). Porém, depois de recebermos, usemos essa sabedoria, pois de nada adianta termos uma lâmpada acesa se a deixarmos guardada dentro da gaveta.

*****************************************************

""Mas seja bondoso com os filhos de Barzilai, de Gileade, admita-os entre os que comem à mesa com você, pois eles me apoiaram quando fugi do seu irmão Absalão." ( I RS 2:7)

Aquele que faz o bem e ajuda a obra e os servos de Deus recebem seu galardão e deus provê tudo de que necessitam. Vale a pena ser fiel. Porém, não façamos nada buscando recompensas ou reconhecimento, mas façamos por amor e fidelidade a Deus.

*****************************************************

Então ela disse: "Dê a sunamita Abisague por mulher a seu irmão Adonias".

O rei Salomão perguntou à sua mãe: "Por que você pede somente a sunamita Abisague para Adonias? Peça logo o reino para ele, para o sacerdote Abiatar e para Joabe, filho de Zeruia; afinal ele é o meu irmão mais velho! "Então o rei Salomão jurou pelo Senhor: "Que Deus me castigue com todo o rigor, se isso que Adonias falou não lhe custar a sua própria vida!" ( I RS 2:21-23)

No Antigo Oriente o harém de um rei ficava para seu sucessor. Dessa forma, ao pedir Abisague, Adonias queria algo que deveria ser de Salomão, fazendo que o último se sentisse afrontado. Era uma forma de Adonias não sair demãos abanando. De qualquer forma, nunca devemos querer nada que não é nosso. Não basta não termos o que não é nosso, mas não devemos sequer querer. Peçamos ao Senhor que limpe nosso coração de toda cobiça.

*****************************************************

"Ao sacerdote Abiatar o rei ordenou: "Vá para Anatote, para as suas terras! Você merece morrer, mas hoje eu não o matarei, pois você carregou a arca do Soberano Senhor diante de Davi, meu pai, e partilhou de todas as aflições dele".Então Salomão expulsou Abiatar do sacerdócio do Senhor, cumprindo a palavra que o Senhor tinha dito em Siló a respeito da família de Eli." ( I RS 2:26-27)

Mais uma vez, a justiça do Senhor àqueles que ajudam a seus servos e à sua obra. Abiatar recebeu misericórdia por ter carregado a arca do Senhor. Porém, a Palavra de Deus não cai e ele foi destituído de seu sacerdócio para que se cumprisse o que Deus disse a Eli (I SAMUEL)

*****************************************************

"Quando a notícia chegou a Joabe, que havia conspirado com Adonias, ainda que não com Absalão, ele fugiu para a Tenda do Senhor e agarrou-se às pontas do altar." ( I RS 2: 28)

Quando a coisa ficou feia, Joabe agarrou-se às pontas do altar, que representam a presença de Deus. Irmãos, quantos de nós fazemos coisas erradas e, no momento em que as coisas ficam sérias, buscam a Deus? Isso não é errado, pois precisamos do favor do Senhor e é uma sábia decisão voltar-se para Ele, mas temos continuado com Ele depois da solução do problema ou temos tratado a Deus como um mercado, a quem só recorremos no momento da dificuldade? Se Joabe já estivesse agarrado às pontas do altar, não precisaria correr para ela, pois já estaria na presença de Deus, o que o impediria de cometer os erros que cometeu, pois aquele que vive com o Senhor busca viver uma vida reta e não sai por aí prejudicando os outros.

*****************************************************

"O Senhor fará recair sobre a cabeça dele o sangue que derramou: ele atacou dois homens mais justos e melhores do que ele, sem o conhecimento de meu pai Davi, e os matou à espada. Os dois homens eram Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá." ( I RS 2:32)

Joabe matou homens mais honrados que ele e sem a autorização de Davi, seu rei. Irmãos, Joabe foi arrogante e ousado no mau sentido. Nós devemos ser ousados, mas ousados na presença do Senhor, ousados para orar, ousados para falar da Palavra de Deus, ousados para libertar os que estão cativos, ousados para crer, etc. Além disso, Joabe não pediu a direção de Davi, que era seu superior. Temos pedido a direção de Deus?

*****************************************************

"Que o sangue deles recaia sobre a cabeça de Joabe e sobre a dos seus descendentes para sempre. Mas que a paz do Senhor esteja para sempre sobre Davi, sobre os seus descendentes, sobre a sua dinastia e sobre o seu trono". ( I RS 2:33)

É algo muito simples: nossos atos têm consequências. Joabe havia desagradado ao Senhor e sofreria as consequências. Da mesma forma, Davi tinha vivido servindo a Deus e sua descendência seria abençoada. De que lado queremos estar?

*****************************************************

"Depois o rei mandou chamar Simei e lhe ordenou: "Construa para você uma casa em Jerusalém. Você morará nela e não poderá ir para nenhum outro lugar. Esteja certo de que no dia em que sair e atravessar o vale de Cedrom, você será morto; e você será responsável por sua própria morte". ( I RS 2:36-37)

Muitas vezes somos os próprios responsáveis pelos problemas que vêm até nós. Se sabemos que Deus não Se agrada de determinadas coisas e ESCOLHEMOS praticá-las, estamos tornando-nos culpados. Irmãos, uma coisa é cometermos pecados, outra é vivermos nessa prática. Podemos ESCOLHER andar com Deus ou andar com o diabo. Setemos algum pecado do qual não conseguimos nos livrar, oremos a Deus e Ele nos orientará no que fazer. Só de buscarmos ajuda do Pai, já estamos escolhendo mudar de vida e servirmos a Ele. Glória a Deus, pois é a decisão mais sábia que podemos tomar.

*****************************************************

"Simei respondeu ao rei: "A ordem do rei é boa! O teu servo lhe obedecerá". E Simei permaneceu em Jerusalém por muito tempo. Mas três anos depois, dois escravos de Simei fugiram para a casa de Aquis, filho de Maaca, rei de Gate. Alguém contou a Simei: "Seus escravos estão em Gate". Então Simei selou um jumento e foi até Aquis, em Gate, procurar os seus escravos. E de lá Simei trouxe os escravos de volta." ( I RS 2:38-40)

Irmãos, o diabo arma uma série de situações para que desobedeçamos a Deus. Estejamos ligados com o Altíssimo, pois Ele é capaz de resolver qualquer situação. Se Simei tivesse clamado a Deus, teria resolvido seu problema sem desobedecer o que havia jurado e sem sofrer as consequências desse erro. Busquemos ao Senhor e não tentemos resolver as coisas a nosso modo, muito menos se isso desagradará a Deus e deixaremos de cumprir o que prometemos.

*****************************************************

"Por que não manteve o juramento ao Senhor e não obedeceu à ordem que lhe dei? " E acrescentou: "No seu coração você sabe como você prejudicou o meu pai Davi. Agora o Senhor faz recair sua maldade sobre a sua cabeça.Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante o Senhor para sempre". ( I RS 2:43-45)

Irmãos, o Espírito Santo testemunho no nosso coração que somos filhos de Deus e também quando estamos errados, já que o próprio Jesus disse que o Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas (JO 14:16). Sendo assim, que nós possamos dar liberdade ao Espírito Santo e que Ele nos mostre quando estivermos errados e em quê, direcionando-nos para corrigirmos nossos caminhos e acertarmos. Deixemos o Espírito Santo falar e O ouçamos,pois não devemos apagar o Espírito (I TS 5:19).

****************************************************

"Então o rei deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este atacou Simei e o matou. Assim o reino ficou bem estabelecido nas mãos de Salomão." ( I RS 2:46)

Salomão resolveu uma série de situações, como com Joabe, Abiatar e Simei. Irmãos, coloquemos nossa casa em ordem com o Senhor, acertando tudo o que precisamos, de acordo com a direção Dele, pois somente um reino íntegro e em comunhão com o Senhor pode ser estabelecido firmemente. Peçamos perdão a Deus e a quem precisamos, restituamos que pegamos de alguém e peçamos a direção do Altíssimo para que Ele nos mostre o que mais precisa ser consertado, a fim de estabelecer nosso reino.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 04/05/2013
Código do texto: T4274167
Classificação de conteúdo: seguro