ESTUDO ATOS 13: PREGANDO AOS GENTIOS// INTERESSE NA PALAVRA// RECOMENDAÇÕES AOS QUE CREEM // OBSTÁCULOS À PREGAÇÃO DO EVANGELHO

"Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado".

Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram." (AT 13:2-3)

Não passamos a ter o Espírito Santo por meio de um jejum, mas ficamos mais sensíveis à sua voz, com toda certeza. Jesus deu explicações sobre quando devemos realizar um jejum em Mateus 9:14-17,MC 2:18-22 e LC 5:33-39, que é quando estivermos longe de Jesus. E como sabermos se estamos perto de Jesus? Aquele que está em Jesus dá fruto (JO 15:5), pede e recebe (JO 15:7) e obedece ao Senhor (JO 15:9-10 e 2 JO 1:6). Se estivermos vivendo na presença do Senhor Jesus, não necessitamos de jejum, já que estamos vivendo em Espírito, consagrados a Ele e, portanto, sensíveis à voz do Espírito Santo de Deus para que Ele nos dirija em todas as situações e nos ensine o que precisamos aprender (JO 14:26).

****************************************************

"Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar." (AT 13:4-5)

Não deixemos de falar da Palavra de Deus, não importa onde estivermos. Além disso, não sejamos orgulhosos: João, um grande homem de Deus, estava ali como auxiliar. Não queiramos todos os holofotes em nós, mas fiquemos satisfeitos em sermos participantes da obra do Senhor, já que todos somos membros do corpo de Cristo (I CO 12:27), inclusive aqueles que não têm um ministério específico na Igreja, já que nossa vida familiar, nosso trabalho, nosso relacionamento, etc., não deixam de ser ministérios onde podemos pregar a Palavra de Deus às pessoas.

*****************************************************

"Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta.

Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus." (AT 13:6-7)

Há muitas pessoas que não servem a Deus, mas que ocupam posições importantes, às vezes até mais importantes que as dos filhos de Deus no mundo. Porém, fiquemos tranquilos, pois o "reinado" do ímpio é falso e somente aqueles que servem a Deus são os reis e sacerdotes que reinarão sobre a terra (AP 5:10).

Apesar de ser assessorado por alguém que servia ao diabo, o procônsul queria saber da Palavra de Deus. Não nos deixemos influenciar por quem quer que seja, mas busquemos a presença do Senhor e conhecer a Sua verdade revelada pela Palavra e não de acordo com entendimento humano ou doutrina de homens.

*****************************************************

"Mas Elimas, o mágico ( esse é o significado do seu nome ) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul." (AT 13:8)

Essa é a função daqueles que servem ao inimigo: desviar a nossa fé. Alguns o tentam fazer até mesmo inconscientemente. É o caso daquelas pessoas que fazem comentários, que tentam esfriar a nossa fé através de questionamentos, de dúvidas, é o caso daquele familiar que tenta nos impedir de ir à Igreja, etc. Essas pessoas estão sendo usadas pelo inimigo para nos desviar e não devemos ter raiva delas, mas nos revoltarmos contra o demônio que as tem usado. Não deixemos que eles desviem nossa fé, mas sejamos mais valente que o valente e mais fortes que o diabo através da força de Jesus.

*****************************************************

""Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo". Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão.O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor." (AT 13:10-12)

Não adianta: Deus não anda com aquele que não é justo, ou seja, que não pratica a justiça, que é a Palavra de Deus. Além disso, Deus não anda com aquele que não crê em Jesus, sendo justificado pela fé Nele. As pessoas que não servem a Deus são filhos do diabo e cheios de todo engano e maldade, uma vez que servem ao pai da mentira (JO 8:44). Pode parecer duro, mas não há meio termo. Essas pessoas estão cegas espiritualmente e não conseguem enxergar a luz de Jesus, necessitando de nossas orações e paciência. Mais uma vez: não nos revoltemos contra elas, mas contra o demônio que tem agido em suas vidas.

O sofrimento daqueles que não servem a Deus deveria ser exemplo para que as pessoas não escolhessem o mesmo caminho. Infelizmente, há pessoas mais teimosas que uma porta e que não mudam de caminho. Oremos para que o Senhor tenha misericórdia delas e elas se arrependam e aceitem Jesus a tempo para que não se percam pela eternidade.

*****************************************************

"Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: "Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem". (AT 13:15)

Não se trata de falar apenas o que a outra pessoa quer ouvir, mas há gente que só traz palavra de desgraça. Uma coisa é repreender de acordo com a Palavra de Deus, outra coisa é praguejar. Irmãos, há pessoas que só destroem as outras através de sua boca em vez de dar uma palavra de encorajamento no Senhor. Se não tivermos uma palavra inspirada por Deus fiquemos de boca fechada.

*****************************************************

"Pondo-se de pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: "Israelitas e gentios que temem a Deus, ouçam-me!" (AT 13:16)

Em primeiro lugar, Paulo colocou-se de pé. Colocar-se de pé ou levantar-se é aplicado aqui ao campo espiritual. Significa estarmos de pé na presença do Senhor, animados, corajosos e não cabisbaixos e humilhados pelo inimigo. Se estamos em um pecado ou nos sentimos fracos ou humilhados a primeira coisa que devemos fazer é nos colocarmos de pé na presença de Deus, ou seja, buscarmos sermos fortalecidos pelo Senhor a fim de sermos libertos de tudo o que nos oprime, inclusive o pecado. Como poderemos ajudar alguém ou desfrutarmos das bênçãos do Senhor se estamos deixando o inimigo nos oprimir? Revoltemo-nos contra ele e oremos ao Senhor para que sejamos libertos e fiquemos de pé. Lembremo-nos de que Deus nos tirou da terra do Egito, quebrou os timões do nosso jugo e nos fez ANDAR ERETOS (LV 26:13), ou seja, não devemos andar por aí de cabeça baixa, encurvados e humilhados. Não deixemos que o inimigo faça isso conosco, irmãos, pois Deus já nos libertou e nos deu vitória.

Uma vez de pé, podemos chamar as outras pessoas para ouvirem a Palavra de Deus, pois ninguém daria crédito a alguém que prega um Deus maravilhoso e poderoso, mas vive deprimido e humilhado, certo?

*****************************************************

“O Deus do povo de Israel escolheu nossos antepassados, e exaltou o povo durante a sua permanência no Egito; com grande poder os fez sair daquele país e os aturou no deserto durante cerca de quarenta anos” (AT 13:17-18)

Irmãos, vejamos que interessante a palavra usada no versículo 18: ATUROU. Essa é a Nova Versão Internacional. Na edição Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida é usada a palavra SUPORTOU, que nos dá a mesma ideia. Irmãos, o que aturamos ou suportamos? Algo que não nos agrada, certo? Ninguém ATURA ou SUPORTA algo agradável. E o que o povo fazia no deserto? Dentre outras coisas, murmurava. Essa é uma atitude que desagrada profundamente a Deus: murmurar. A Palavra diz que Deus exaltou o povo e os fez sair do Egito com grande poder. Mesmo assim, o povo murmurava, reclamava, quando tinha uma adversidade. Quando murmuramos mostramos que estamos olhando mais para a dificuldade do que para o poder do nosso Deus de nos livrar dela. Além disso, o povo do Egito estava sendo ingrato e ignorando o poder que Deus havia usado para tirá-los do Egito, ou seja: eles sabiam que Deus era poderoso, mas mesmo assim não acreditavam completamente. Não sejamos teimosos como eles.

Quando passamos pela prova louvando e cantando ao Senhor mostramos que temos fé, que sabemos que isso tudo vai passar e que Deus está ao nosso lado o tempo todo, por isso mantemos nossa fé e convicção da vitória. Tenhamos bem fixo em nossa cabeça que a murmuração desagrada a Deus e nos afasta da bênção: o povo ficou mais tempo do que ficaria no deserto, mais precisamente 40 anos, por conta justamente da murmuração.

*****************************************************

“Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (AT 13:22)

Deus testemunhou sobre Davi dizendo que ele era o homem segundo Seu coração. O testemunho do Senhor foi carregado de afeto e expressava grande alegria por ter encontrado Davi. Qual tem sido o testemunho que as pessoas têm dado a nosso respeito? Qual tem sido o testemunho de Deus sobre nós? Deus tem testificado que somos pessoas de Deus ou nossa vida tem sido uma bagunça, parecendo que Deus está fora dela? Se as coisas estão assim, entremos em oração urgentemente e peçamos a direção de Deus sobre o que devemos fazer, pois estamos em grande perigo.

Davi, homem segundo o coração de Deus, faria tudo o que fosse da vontade Dele. Irmãos, aprendamos algo muito importante: não dá para obedecer a Deus pela metade ou obedecer somente naquilo que nos convém ou que é mais fácil para nós.

Davi, apesar de pecador, adúltero, era o homem segundo o coração de Deus. E Deus tem pecado? Claro que não, mas Deus sabia que o homem tem pecados e limitações. Porém, apesar de tudo isso, Deus viu em Davi alguém que O adorava e O temia, que O obedecia e que tinha prazer e fé Nele e em Sua Palavra. Temos sido assim ou a única coisa que se destaca em nós é a natureza pecaminosa?

*****************************************************

“Quando estava completando sua carreira, João disse: ‘Quem vocês pensam que eu sou? Não sou quem vocês pensam. Mas eis que vem depois de mim aquele cujas sandálias não sou digno nem de desamarrar” (AT 13:25)

Irmãos, não queiramos a glória que é de Deus, deixando que nosso ego ou nossa vaidade falem mais alto. João Batista estava acabando seu ministério, era conhecido, mas mesmo assim não quis tocar na glória que era de Jesus, que ainda estava por vir. Deus não divide a glória Dele com ninguém (IS 48:11) e aquele que tentar ser maior que Deus sofrerá as consequências. Lembremo-nos de que foi assim que Lúcifer, o anjo mais lindo do céu, virou o diabo: ele quis se igualar a Deus (ver Ezequiel 28).

*****************************************************

“"Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.” (AT 13:26)

Irmãos, paremos de querer colocar outras pessoas na história: a mensagem da salvação é nossa, que tememos a Deus. Há pessoas que falam: “Nossa, essa pregação é para o meu filho, minha mãe, meu pai, meu parente, etc”. NÃO! Ela é para você! Pode ser que seja para outra pessoa também, mas é para você. A mensagem de salvação traz correções, exortações, repreensões, responsabilidades e ela é PARA NÓS, que tememos a Deus. Não queiramos nos eximir ou fingir que não é conosco, pois isso é algo extremamente pessoal e Deus conhece Seus filhos, aos quais Se dirige.

*****************************************************

“"Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei” (AT 13:32-33)

Anunciemos as Boas Novas a todos: Jesus cumpriu a lei e Deus cumpriu Sua promessa, enviando Seu Filho. Jesus ressuscitou e está ao nosso lado, se quisermos estar ao lado Dele.

*****************************************************

“O fato de que Deus o ressuscitou dos mortos, para que nunca entrasse em decomposição, é declarado nestas palavras: ‘Eu lhes dou as santas e fiéis bênçãos prometidas a Davi’.

Assim ele diz noutra passagem: ‘Não permitirás que o teu Santo sofra decomposição’.” (AT 13:34-35)

Irmãos, a Palavra de Deus se cumpre. Ele disse que não permitiria que Seu Santo, Jesus, sofresse decomposição, e Ele não sofreu. Será que Deus cumpre Sua Palavra só de vez em quando ou Ele cumpre sempre? Se cumpre sempre, como cumpre, fiquemos tranquilos, pois todas as bênçãos prometidas chegarão até nós se mantivermos a fé e a comunhão com Deus.

*****************************************************

“"Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados. “ (AT 13:38)

Vejamos que coisa maravilhosa: não precisamos mais ter dúvidas a respeito do perdão do Senhor, já que a Palavra de Deus é bem clara e QUER QUE SAIBAMOS disso. Deus não quer ninguém sendo acusado ou enganado pelo diabo, mas QUER que saibamos que somos, sim, perdoados por meio do sacrifício de Jesus. Isso não equivale a dizer que podemos sair por aí pecando à vontade, mas sim que, caso pequemos, não precisamos e não devemos ter dúvidas, pois se Deus não nos perdoasse, a morte de Jesus seria em vão e a Palavra não diria a verdade.

*****************************************************

“Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés.” (AT 13:39)

Irmãos, a lei não deixou de ser importante. Algumas pessoas dizem que não precisamos mais pensar na lei. Errado. A lei continua, sim, sendo importante, porém, ela já foi cumprida em sua totalidade por Jesus e, se cremos Nele e buscamos viver Seus ensinamentos, estamos cumprindo a lei. A Palavra de Deus diz que a lei foi o aio que nos conduziu à época da graça, na qual vivemos hoje. Para um melhor entendimento sugiro a leitura do livro de Gálatas. Outra função da lei foi nos dar consciência do pecado. Ora, se não me dissessem: “Não pratique cobiça”, eu não saberia que isso era pecado (RM 7:7). Porém, a lei não tinha o poder de nos justificar. Somente somos tornados justos mediante a fé em Cristo (RM 8:3-4)

*****************************************************

“‘Olhem, escarnecedores, admirem-se e pereçam; pois nos dias de vocês farei algo que vocês jamais creriam se alguém lhes contasse! ’"(AT 13:41)

Assim como aquilo que olho humano não viu e o ouvido não ouviu e não subiu ao coração do homem é o que Deus tem preparado para aqueles que O amam (I CO 2:9), aquilo que o diabo faz com quem vive for dos caminhos do Senhor também é inimaginável. Não brinquemos com ele: ele veio para roubar, matar e destruir (JO 10:10) e não brinca em serviço. Quantas pessoas tinham tudo para ter um futuro brilhante, mas saíram dos caminhos do Senhor e foram tragados pelo inimigo. O próprio diabo era um querubim de guarda e olhem em que se tornou. Não deixemos que o mesmo aconteça conosco.

*****************************************************

“Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a respeito dessas coisas no sábado seguinte” (AT 12:42)

Que coisa linda, irmãos! As pessoas queriam saber mais do Senhor e convidaram os apóstolos a falarem mais. Temos tido essa sede de saber do Senhor, de conhecer Sua Palavra? Oséias já dizia que o povo foi destruído por que faltava conhecimento (OS 4:6). Se tivermos conhecimento da Palavra de Deus e da vontade do Altíssimo não permitiremos que o diabo nos engane e saberemos, na força e sabedoria do Senhor, sair das dificuldades. Além disso, o Pai Se agrada de ver Seus filhos interessados Nele.

*****************************************************

“Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.” (AT 13:43)

Isso é algo que devemos fazer sempre àqueles que se converteram: recomendar e encorajá-los a permanecer na graça de Deus. É comum as pessoas, depois de um tempo, esfriarem na fé, deixando de crer e de serem fieis como eram na época do primeiro amor (AP 2:4-5). Muitas vezes, essas pessoas são as únicas convertidas em sua casa e é difícil manter a fé. Que nós possamos sempre encorajar a fé dos irmãos, inclusive por meio da nossa vida. Sejamos exemplos de como vale a pena mantermo-nos na graça de Deus, mesmo em frente aos ataques do inimigo.

*****************************************************

“No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor.Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.” (AT 13:44-45)

Em primeiro lugar, o povo não desistiu: pediu para que os apóstolos falassem mais de Deus e, no sábado seguinte, lá estavam para ouvir. Não desistamos, não percamos nem a fé e nem o ânimo de buscar a Deus. Tenhamos sede da Palavra de Deus. Há pessoas que não vão à Igreja por que está frio, está chovendo, está cedo, está tarde; não oram por que estão com sono, com frio, com fome, está passando um filme, têm compromisso, etc. Temos de ter SEMPRE um tempo para buscar a Deus, assim como tínhamos na época do primeiro amor. Não podemos deixar que esse compromisso de fé esfrie com o tempo. Além disso, não fiquemos espantados: sempre haverá pessoas com inveja da obra de Deus que farão comentários maldosos, que criticarão, que tentarão abalar a credibilidade da obra de Deus, etc. Porém, Deus é fiel e confirma Sua obra e o caminho do homem bom quando este O agrada (SL 37:23). Se estivermos realizando a obra da maneira que agrada ao Senhor, de modo sério, Ele confirmará nosso ministério e nossas palavras.

*****************************************************

“Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: "Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios. Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra” (AT 13:46-47)

Irmãos, em primeiro lugar devemos ser corajosos e falar do Senhor de maneira corajosa. Não fiquemos com medo, receosos de represálias ou de pessoas que não crerão e criticarão. Cada um sabe de si. Porém, é nossa obrigação anunciar a Palavra de Deus e fazê-lo de maneira corajosa, pois sabemos que o Senhor está ao nosso lado e o Espírito Santo nos ensina no que devemos dizer: “Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.“ (LC 12:12).

Além disso, aqueles que creem devem ser a luz para os que não conhecem a Deus, afinal, somos o sal da terra e o sal precisa salgar, ou seja, não podemos ser frios na fé, senão como levaremos Jesus aos outros? Como “salgaremos” a vida dos outros? (“"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” – MT 5:13). Convinha pregar em primeiro lugar os judeus, que rejeitaram a salvação de Jesus, para que esses pregassem aos gentios. Fortaleçamo-nos primeiramente a nós no Senhor para depois pregarmos aos outros. Há pessoas que querem fazer a obra com a vida espiritual toda bagunçada, vivendo uma vida de pecado e distância dos caminhos do Senhor. Coloquemos nossa vida com Deus em ordem primeiro, pois crendo no Senhor Jesus seremos salvos NÓS e a nossa casa (AT 16:31). Primeiro, seremos salvos NÓS e DEPOIS nossa casa. Inclusive, preguemos em todos os lugares, busquemos levar a luz a cada vez mais gentios, não ficando acomodados. Há pessoas que têm vergonha de falar de Jesus com alguém que não conhece. Não tenhamos essa vergonha. Se tivermos a oportunidade, falemos, pois a luz precisa chegar cada vez mais longe.

*****************************************************

“Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.” (AT 13:48)

Quão grande alegria deve entrar no coração daquele que é salvo. Irmãos, em vez de reclamarmos, bendigamos o nome do Senhor pela salvação que Ele nos dá através da fé em Seu Filho, pois sabermos que estaremos salvos, se andarmos com Ele, deve ser motivo de grande alegria.

*****************************************************

“A palavra do Senhor se espalhava por toda a região.” (AT 13:49)

Essa é o resultado do aumento do número de convertidos: a Palavra de Deus se espalha por todo lugar. Quem aceita Jesus experimenta uma completude, uma alegria tão grande que quer que todo mundo experimente-a também e é por isso que a Palavra se espalha. Que continue se espalhando cada vez mais, em Nome de Jesus. Afinal, Jesus mandou que fossemos por todo mundo e pregássemos o Evangelho a toda criatura (MC 16:15), sem acepção de pessoas e nem preconceitos.

*****************************************************

“Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.” (AT 13:50)

É grande o número daqueles que tentam atrapalhar a pregação do Evangelho, utilizando-se, inclusive, de posição social, condição financeira e status para desacreditar a Palavra do Senhor. Porém, não desanimemos: se formos expulsos de um lugar, Deus preparará outro lugar para que a Palavra chegue e alcance muitas pessoas. Além disso, a semente da Palavra já terá sido plantada e alguém será enviado para regar, dando o Senhor o crescimento (I CO 3:6). O homem não conseguirá impedir a Palavra do Senhor de ser levada adiante.

*****************************************************

“Estes sacudiram o pó dos seus pés em protesto contra eles e foram para Icônio. Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” (AT 13:51-52)

Jesus havia mandado que, ao saírem de um lugar onde não haviam sido bem vindos, sacudissem o pó. Esse ato equivalia a dizer que aquele território estava impuro, pois rejeitou a Palavra de Deus. Agindo dessa forma, os judeus tornavam-se como os gentios. Muitas vezes, através de determinadas atitudes, palavras e sentimentos tornamo-nos iguais àqueles que não servem ou não conhecem a Deus e não convém que seja dessa maneira.

Quando sofrermos alguma afronta, sacudamos o pó. Não alimentemos mágoas, raivas e nem sentimentos de vingança. Oremos por essas pessoas que nos querem mal. Se não deixarmos que esse tipo de sentimento suje nosso coração, permaneceremos cheios de alegria e do Espírito Santo, o que é muito melhor do que ser cheio da sujeira do diabo. Sobre tudo o que se deve guardar, guardemos nosso coração, pois dele procedem as saídas da vida (PV 4:23).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 06/05/2013
Código do texto: T4276673
Classificação de conteúdo: seguro