ESTUDO NÚMEROS 23: A INSISTÊNCIA DE BALAQUE E A FIDELIDADE DE BALAÃO: CONTRA OS FILHOS DE DEUS NÃO VALE ENCANTAMENTO

"Balaão disse a Balaque: "Construa para mim aqui sete altares e prepare-me sete novilhos e sete carneiros". Balaque fez o que Balaão pediu, e os dois ofereceram um novilho e um carneiro em cada altar." (NM 23:1-2)

Irmãos, devemos dar ouvidos à voz do homem de Deus. A Palavra diz para crermos nos profetas de Deus e prosperarmos (2 CR 20:20). Porém, é claro que, como homens, os servos de Deus são passíveis de erro e a Palavra diz para provarmos os espíritos a fim de sabermos se eles são de Deus (I Jo 4:1). Se algum homem de Deus disser qualquer coisa contrária à Palavra ou que não está de acordo com o que está registrado nas Escrituras, fiquemos com as Escrituras e oremos por esse homem.

Balaque não era bem intencionado. Mesmo assim, deu ouvidos e obedeceu a Balaão, profeta usado e obediente a Deus. Temos tido a mesma atitude de Balaque? Temos dado ouvidos à voz do profeta de Deus?

*****************************************************

"E Balaão disse a Balaque: "Fique aqui junto ao seu holocausto, enquanto eu me retiro. Talvez o Senhor venha ao meu encontro. O que ele me revelar eu lhe contarei". E foi para um monte." (NM 23:3)

Quando Deus nos der uma Palavra, seja para nós ou para dizermos às outras pessoas, falemos apenas o que Deus nos revelar, sem querermos "incrementar". A direção de Deus é completa e não precisa de nossa ajuda. Se for algo que devemos dizer a alguém, mesmo que seja duro, peçamos a direção do Altíssimo e sejamos fieis ao que Ele nos mandar dizer. Se Ele nos mandou dizer, o Espírito Santo preparará o coração dessa pessoa para ouvir e entender, mesmo que não seja na hora.

****************************************************

"Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças quem o Senhor não quis ameaçar?" (NM 23:8)

Não adianta tentar ir contra Deus. Podemos ficar tranquilos: se estamos andando na presença do Senhor, o diabo pode vir com o inferno inteiro que nada conseguirá contra nós, pois é Deus quem nos abençoa. E isso vale para outras situações também: não adianta querer discutir com Deus ou ir contra Sua vontade, seja com relação à nossa própria vida ou no intuito de nos metermos na vida alheia: não dará certo.

*****************************************************

"Dos cumes rochosos eu os vejo, dos montes eu os avisto. Vejo um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação." (NM 23:9)

O povo de Deus deve ser exatamente assim: separado. Não quer dizer que não vamos respirar o mesmo ar daqueles que não servem a Deus, quase como um apartheid. Não é isso, mas significa que não devemos viver como qualquer povo, na sujeira, na imoralidade, na prostituição, na mentira, na contenda, no vício, na desonestidade, na idolatria (que não se resume a imagens, mas inclui sentimentos, pessoas, hábitos, lugares, etc). Lembremo-nos: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pe 2:9).

*****************************************************

"Quem pode contar o pó de Jacó ou o número da quarta parte de Israel? Morra eu a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles!" (NM 23:10)

Irmãos, se não era possível contar o pó da quarta parte de Israel, o que se dirá de sua totalidade? O povo que serve a Deus é numeroso, próspero, diferente. Devemos viver essa bênção e fazer a diferença. Devemos mostrar a diferença entre o que serve e o que não serve e não por uma questão de vaidade, mas de ser um testemunho a fim de que outros sirvam a Deus. As pessoas devem querer morrer a morte do justo, velho e farto de dias como Jó (Jó 42), com seus bens restituídos em dobro (Jó 42) e certos de que partirão para a glória do Senhor.

*****************************************************

"Então Balaque disse a Balaão: "Que foi que você me fez? Eu o chamei para amaldiçoar meus inimigos, mas você nada fez senão abençoá-los!" (NM 23:11)

Os inimigos não entendem quando veem todos seus esforços para atrapalhar o filho de Deus indo pelo ralo, sem efeito algum. Vale a pena ser fiel, irmãos!

*****************************************************

"Balaque lhe disse: "Venha comigo a outro lugar de onde você poderá vê-los; você verá só uma parte, mas não todos eles. E dali amaldiçoe este povo para mim".Então ele o levou para o campo de Zofim, no topo do Pisga, e ali construiu sete altares e ofereceu um novilho e um carneiro em cada altar." (NM 23:13-14)

Balaque era persistente, embora pelo motivo errado. Porém, passando isso para nosso contexto, temos sido persistentes? Irmãos, aquele que perseverar até o fim será salvo (MT 24:13). Não podemos desistir frente às dificuldades, mas devemos ser firmes. Balaque estava tendo gastos, fazendo holocaustos e ofertas. Quais têm sido nossos esforços para estarmos na presença do Senhor e agradá-lO? Além disso, vemos algo muito importante: nossas ofertas e sacrifícios não compram a Deus e não fazem com que Ele passe a aprovar o que já disse que desaprova.

*****************************************************

"Balaão disse a Balaque: "Fique aqui ao lado de seu holocausto enquanto vou me encontrar com ele ali adiante". (NM 23:15)

Alguém pode perguntar o por que de Balaão ter se prestado a atender a insistência de Balaque. Irmãos, nada está registrado na Palavra por acaso. Deus nos mostra, por meio desse episódio, um servo que não se intimidou e foi fiel à orientação do Senhor até o fim, mostra alguém persistente e mostra, principalmente, o que veremos a seguir: Deus não muda o que diz.

*****************************************************

"Ele voltou e o encontrou ao lado de seu holocausto, e com ele os líderes de Moabe. Balaque perguntou-lhe: "O que o Senhor disse? "

Então ele pronunciou este oráculo: "Levante-se, Balaque, e ouça-me; escute-me, filho de Zipor. Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?" (NM 23:17-19)

Deus não deixa de cumprir Sua Palavra, uma vez que não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13). Irmãos, se Deus disse, confie. Obedeça. Não adianta tentar vencer a Deus pelo cansaço ou tentar convencê-lO a fazer o que queremos: Ele não muda e o que Ele fala, cumpre-se.

*****************************************************

"Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar." (NM 23:20)

Aquele que é abençoado por Deus não pode ser amaldiçoado por homem algum. Não precisamos temer e nem ficarmos preocupados com nada. Não aceitemos nenhuma ameaça do diabo, pois aquele que é abençoado por Deus não pode ser amaldiçoado.

*****************************************************

"Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles." (NM 23:21)

Vejamos como é maravilhoso o presente e o futuro daquele que anda com Deus. Não há sofrimento e nem desgraça na vida dessas pessoas. Há aflições, mas o Senhor os livra de todas (SL 34:19). E o melhor de tudo: Deus está no meio do Seu povo. Irmãos, há coisa melhor do que contar com a presença do Senhor o tempo todo?

*****************************************************

"Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem." (NM 23:22)

O povo de Deus é um povo forte, pois tem a força do Senhor. Deus nos livra do Egito, ou seja, da opressão do inimigo, mas Ele espera que creiamos Nele e sejamos fortes, pois se nos mostrarmos frouxos no dia da angústia, nossa força será pequena (PV 24:10) e não como a força do boi selvagem.

*****************************************************

"Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!" (NM 23:23)

Isso serve para aqueles que têm medo de macumba, de olho gordo, etc. Nada dessas coisas tem valor diante daquele que serve a Deus de maneira verdadeira. Irmãos, se estamos andando com Jesus, repreendamos todo o mal e fiquemos certos de que nada disso terá poder contra nós.

Em vez de ficarmos preocupados com isso, vejamos quão grandes e maravilhosas coisas Deus tem feito em nossa vida, inclusive a libertação completa de qualquer obra de magia contra nós. Rendamos glórias a Senhor e louvemos a Ele pela Sua proteção.

*****************************************************

"O povo se levanta como leoa; levanta-se como o leão, que não se deita até que devore a sua presa e beba o sangue das suas vítimas". (NM 23:24)

Mais uma vez: devemos ser valentes. Irmãos, há cristãos que desistem em frente às dificuldades, que temem, que acham que não conseguem, etc. A Palavra diz que o povo se levanta como leoa e como leão que não se deita até ter devorado a sua presa. Já imaginamos o tamanho da força empregada pela leoa e pelo leão? Assumamos essa força que temos NO SENHOR (ela não vem de nós e se começarmos a achar isso, cairemos no pecado da vaidade e do orgulho). Não desistamos, não deixemos que o diabo nos vença. Estejamos fortes e preparados com a armadura de Deus (EF 6) e não abaixemos a guarda até nossa vitória ser completa. Não nos contentemos com 99%, pois Jesus mesmo disse que nossa alegria deve ser completa: "Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo." (JO 15:11).

*****************************************************

"Balaque disse então a Balaão: "Não os amaldiçoe nem os abençoe! "

Balaão respondeu: "Não lhe disse que devo fazer tudo o que o Senhor disser?" (NM 23:25-26)

Irmãos, há pessoas que são teimosas e não aceitam "sair por baixo". Se Balaque não veria o povo amaldiçoado, também não queria vê-lo abençoado. Não há meio termo com Deus: o povo de Deus é abençoado e ponto. Balaão sabia disso e por isso questionou Balaque. Não era possível ficar indiferente, pois isso implicaria em uma desobediência. Ele deveria abençoar e não ficar neutro. Obedeçamos ao Senhor e não fiquemos tentando "dar um jeitinho".

*****************************************************

"Balaque disse a Balaão: "Venha, deixe-me levá-lo a outro lugar. Talvez Deus se agrade que dali você os amaldiçoe para mim". (NM 23:27)

Vemos aqui, mais uma vez, a insistência de Balaque. Irmãos, não irritemos a Deus. Obedeçamos ao Senhor e atendamos a Sua vontade. Paremos de tentar convencê-lO a fazer o que nos agrada e passemos a buscar agradá-lO, pois perdemos tempo e comunhão com Ele agindo dessa forma.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 09/05/2013
Reeditado em 09/05/2013
Código do texto: T4282403
Classificação de conteúdo: seguro