ESTUDO I TIMÓTEO 2: ORAÇÕES PELOS OUTROS// DESIGNADO PARA PREGAR A VERDADE

"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade." ( I TM 2:1-2)

Irmãos, é muito importante seguir essas recomendações dadas por Paulo. Devemos orar, interceder pelas pessoas que necessitam e não apenas por nós. Precisamos aprender a não orar apenas por nós, mas olharmos ao redor, vermos quem está passando por dificuldades e interceder por elas. Oremos pelas pastores, pelos governantes do lugar onde moramos, pelos nossos professores, pelos médicos que atendem a quem necessita, etc. É importante orar pelas autoridades, uma vez que elas estão, em uma hierarquia social, acima de nós. Se temos um governante que não serve a Deus, ele é usado pelo inimigo para prejudicar a todos e isso impede que tenhamos uma vida pacífica e tranquila, com piedade e dignidade. Devemos clamar pela nossa cidade e pelos que nela vivem.

*****************************************************

"Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:4" (I TM 2:3-4)

Quando Deus nos vê intercedendo por aqueles que precisam, Ele Se agrada e Ele Se agrada por que quer salvar a todos. A vontade de Deus é que todos conheçam a verdade e sejam salvos, sendo a oração do justo muito poderosa (TG 5:16)

*****************************************************

"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo." ( I TM 2:5-6)

Antigamente, os sacerdotes eram os os mediadores. Não podíamos entrar na presença de Deus na hora em que queríamos. Hoje em dia, pela graça de Deus, podemos orar e buscar a Deus no momento em que queremos, pois o ÚNICO mediador que há entre Deus e nós é Jesus. Graças ao Seu sacrifício, que rasgou o véu que nos separava de Deus. Glória ao Senhor!

*****************************************************

"Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto." (2 TM 2:7)

Irmãos, é importante levar a Palavra de Deus a todos, pois há pessoas que não têm esse entendimento da verdadeira fé, que nós temos. Para isso Paulo foi designado apóstolo e por isso Jesus nos mandou pregar o Evangelho a toda criatura (MC 16:15). Além disso, não digamos mentira para convencer ninguém a ser de Jesus. Preguemos a verdade, mesmo que ela não seja confortável, pois ninguém pode fazer a obra de Deus através da mentira.

*****************************************************

"Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões." ( I TM 2:8)

Há pessoas que querem fazer a obra de Deus inundadas de pecado. Claro, os servos de Deus também cometem erros, pois são humanos. Porém, cometer erro é uma coisa e viver em pecado é outra completamente diferente. Há também aqueles, mesmo que não fazem a obra, mas que vivem irados, vivem em contendas e discussões. Tenhamos em mente que isso NÃO agrada a Deus. Além disso, oremos em todo lugar. Claro, isso requer sabedoria: não dá para pararmos de trabalhar, ajoelharmos e orarmos no momento de expediente. Porém, se algo bom acontecer, agradeçamos. Se algo ruim aconteceu, repreendamos e peçamos a ajuda de Deus. Tudo com a devida sabedoria, que Ele dá àqueles que Lhe pedirem (TG 1:5).

*****************************************************

"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus." (I TM 2:9-10)

Isso não quer dizer que as mulheres não possam enfeitar-se, mas sim que não se deve inverter as prioridades. O que convém realmente às mulheres é servir a Deus e ajudar aqueles que precisam, de acordo com a direção do Senhor, inclusive pregando o Evangelho. ESSA deve ser a preocupação da mulher virtuosa e não o sapato em que usará na próxima festa. Deus não Se agrada de futilidades e isso, com certeza, não deve ocupar a vida da mulher de Deus.

*****************************************************

"A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição.

Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio." ( I TM 2:11-12)

De acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, esse "em silêncio" está associado à quietude. Antigamente, as mulheres conversavam durante os cultos e isso não deve acontecer. A atenção deve estar voltada para a Palavra de Deus.

Ainda de acordo com a Bíblia da Mulher, com relação a ensinar, Paulo estava se referindo a uma prática persistente de ensinar e exercer autoridade, o que não quer dizer que a mulher não possa ensinar algo a um homem. A questão é que não deveria haver uma inversão de valores, como será visto adiante.

*****************************************************

"Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora." ( I TM 2:13-14)

Aqui Paulo remete ao pecado original, onde, segundo a nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada, os papeis foram invertidos e Eva tomou a dianteira das coisas. Isso não quer dizer que sempre que a mulher fizer algo acabará de modo ruim, não é nada disso. Porém, Deus estabeleceu a maior responsabilidade sobre o homem ao torná-lo cabeça da mulher (I CO 11:3) e, sendo assim, da mesma forma deveria acontecer nos cultos.

*****************************************************

"Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso" ( I TM 2:15)

Irmãos, entendamos bem uma coisa aqui: ser mãe não é o que fará com que uma mulher seja salva. Quantas mães existem e que deixam muito a desejar, inclusive entre cristãs. Porém, apesar do erro da mulher ao tornar-se transgressora, Deus estava colocando sobre ela uma responsabilidade que lhe faria ser preservada: a de ser mãe. Não é a vontade de Deus que haja mulheres estereis. Se esse é o seu caso, ou de sua esposa ou de alguém que você conhece, clame a Deus, pois Ele mudará essa situação. Para ser uma boa mãe, aprovada por Deus e preservada, é necessário fé em Deus, amor, santidade e bom senso. A mãe precisa ser exemplo para seus filhos e como isso acontecerá se ela viver uma vida afundada no pecado e nos vícios? Além disso, há situações que demandam muita sabedoria e bom senso. Peçamos ao Senhor esse bom senso, pois Ele nos atenderá.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/05/2013
Código do texto: T4288013
Classificação de conteúdo: seguro