ESTUDO 1 REIS 3: O PEDIDO DE SALOMÃO E SUA SABEDORIA// PARA QUE ESTOU PEDINDO ISSO? // POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO É ATENDIDA? // AJUDANDO OS OUTROS COM AS NOSSAS BÊNÇÃOS

"Salomão aliou-se ao faraó, rei do Egito, casando-se com a filha dele. Ele a trouxe à cidade de Davi até terminar a construção do seu palácio e do templo do Senhor, e do muro em torno de Jerusalém." ( I RS 3:1)

Irmãos, naquela época o casamento era uma forma de associação política. É uma boa oportunidade para refletirmos sobre as associações que temos feito em nossas vidas. Tomemos cuidado com as alianças que fazemos. Há pessoas fazendo aliança com o pecado, com coisas que desagradam a Deus, etc. Deus nos abençoará com o que Ele nos der. Não precisamos ficar fazendo alianças corruptas para sermos abençoados, uma vez que temos o Deus Todo-Poderoso ao nosso lado.

*****************************************************

"Salomão amava o Senhor, pois andava de acordo com os decretos do seu pai Davi; todavia oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados." ( I RS 3:3)

Salomão amava ao Senhor POR QUE andava nos caminhos corretos. Não adianta dizer que amamos a Deus e não obedecê-lO. A própria Palavra diz que aquele que O ama é aquele que O obedece ( 2 JO 1:6 e JO 15:10).

*****************************************************

"O rei Salomão foi a Gibeom para oferecer sacrifícios, pois ali ficava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos" ( I RS 3:4)

Irmãos, Salomão não sacrificou em qualquer lugar, mas no principal lugar sagrado. Além disso, Salomão ofereceu nada menos que mil holocaustos. O que temos oferecido a Deus? Qual tem sido nosso cuidado com o Senhor?

*****************************************************

"Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei". ( I RS 3:5)

Quando Deus vê nosso coração disposto a servi-lO, Ele também Se coloca à disposição para nos ajudar. O grande problema é que há pessoas que querem receber a bênção de Deus, mas que não estão dispostas a oferecer nada a Ele. Não se trata de comprar a Deus, pois Ele não está à venda, mas se trata de demonstrar nosso amor, fidelidade e disposição para ser usado por Ele.

*****************************************************

"Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono."Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar.Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?" ( I RS 3:6-9)

Vejamos que pedido sábio Salomão fez. Ele não queria acumular riquezas ou nada que inflamasse sua vaidade ou orgulho, queria apenas sabedoria para poder governar o povo de Deus de maneira reta. Irmãos, o que temos pedido a Deus? Há pessoas que reclamam que não receberam o que pediram. Quando Jesus disse que o que pedíssemos no Nome Dele seria feito, há de se fazer um crivo: o que estamos pedindo será bom para nós? Será bom para as outras pessoas? Está dentro da Palavra de Deus e dentro da vontade de Deus para nós? Além disso, para que queremos ser abençoados? Queremos que nossa vida sirva de testemunho às outras pessoas? Queremos ajudar a quem precisa ou queremos apenas nosso bem estar e conforto? Tudo isso deve ser levado em conta antes de reclamarmos com Deus por não termos tido uma oração atendida.

*****************************************************

"O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,

farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. ( I RS 3:10-12)

Deus Se agradou do pedido de Salomão justamente por ter sido um pedido sábio e não algo fútil ou sem sentido. A bênção de Deus não pode servir apenas para nos deleitar, mas para servir de testemunho e edificar a vida de outras pessoas também. Não podemos pedir riqueza, por exemplo, simplesmente para ficarmos vivendo folgadamente sem ajudar aqueles que precisam e sem ajudar a obra de Deus. Se nossos motivos forem egoístas não seremos atendidos.

*****************************************************

"Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida". ( I RS 3:13-14)

Quando andamos nos caminhos do Senhor e fazemos o que O agrada, recebemos muito mais do Senhor. A Palavra diz que Ele é poderoso para fazer ABUNDANTEMENTE além do que pedimos ou pensamos (EF 3:20), ou seja, Deus surpreende aqueles que são fieis a Ele e O buscam de todo coração, da mesma forma que fez com Salomão. Além disso, a Palavra também diz, em 1 CO 2:9, que aquilo que o olho não viu e que o ouvido não ouviu e que não subiu ao coração do homem é o que o Senhor tem preparado para aqueles que O amam (ou seja, que O obedecem). Importante lembrar que, apesar de aquele que ama ao Senhor ser aquele que O obedece, devemos obedecer com amor. Não podemos simplesmente obedecer por obedecer, ou por esperar receber algo em troca, mas devemos obedecer por amor, por dedicação, por respeito, por fidelidade. Deixemos que o Senhor nos surpreenda, irmãos, pois Ele é capaz de tudo.

*****************************************************

"Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. Depois voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Então deu um banquete para toda a sua corte." ( I RS 3:15)

Salomão sabia que, mesmos sendo um sonho, aquilo era a voz do Senhor, e foi agradecê-lO. Quando recebemos uma bênção ou temos um grande encontro, uma grande experiência com o Senhor, o que fazemos? Devemos ser gratos a Ele e buscarmos estar ao Seu lado, na Sua presença, que era representada pela arca. Salomão deu um banquete: alegremo-nos na presença do Senhor e agradeçamos pela palavra que Ele nos dá. Há pessoas que vão ao culto, oram, leem a Bíblia, Deus fala com elas e, em vez de ficarem felizes e descansarem no Senhor, ficando em paz, permanecem preocupadas, aflitas, tristes, etc. Sendo assim, de que adianta Deus falar conosco? Não importa se é uma repreensão ou uma promessa: fiquemos alegres, pois o Senhor tem cuidado de nós e tudo o que nos fala é para nosso bem e nossa melhora, a fim de morarmos com Ele pela eternidade. Olhem só como somos importantes para o Pai: Ele quer ficar conosco eternamente!

*****************************************************

"A outra mulher disse: "Não! O que está vivo é meu filho; o morto é seu". Mas a primeira insistia: "Não! O morto é seu; o vivo é meu". Assim elas discutiram diante do rei." ( I RS 3:22)

Deus deu a Salomão sabedoria e esse era o momento de usá-la. Entendamos algo: Deus nunca nos abençoa somente para nos satisfazer, mas as bênçãos que Ele derrama sobre nós devem servir para abençoar outras pessoas também, edificando sua fé e levando-as a Deus. Se queremos ser prósperos, ajudemos aqueles que passam por problemas: se pudermos oferecer um emprego, uma ajuda, uma palavra, façamos.

*****************************************************

"Então o rei ordenou: "Tragam-me uma espada". Trouxeram-lhe.

Ele então ordenou: "Cortem a criança viva ao meio e dêem metade a uma e metade à outra".A mãe do filho que estava vivo, movida pela compaixão materna, clamou: "Por favor, meu senhor, dê a criança viva a ela! Não a mate! " A outra, porém, disse: "Não será nem minha nem sua. Cortem-na ao meio! " ( I RS 3:24-26)

A verdade é manifesta. A Palavra diz que não há nada oculto que não venha a ser manifesto, que não há nada dito ao ouvido no gabinete que não seja apregoado nos telhados (LC 12:3). A verdade veio à tona. A mãe VERDADEIRA teve a atitude que condizia à maternidade. Em primeiro lugar: não adianta vivermos uma vida na mentira ou no pecado. O diabo é o pai da mentira (JO 8:44) e a Verdade é soberana, ou seja, não seremos bem sucedidos. Em segundo ligar: nossas atitudes devem ser condizentes às de uma pessoa cristã, ou seja, parecida com Cristo. Nossas atitudes e a vida que levamos têm sido coerentes com o que dizemos ser? Temos agido como a primeira ou como a segunda mulher?

*****************************************************

"Então o rei deu o seu veredicto: "Não matem a criança! Dêem-na à primeira mulher. Ela é a mãe". Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei, passou a respeitá-lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça." ( I RS 3:27-28)

Mais uma vez: a sabedoria de Salomão foi posta em prática para fazer justiça e ajudar a mãe verdadeira a ter sua criança de volta. Usemos os dons e as bênçãos que Deus nos dá e favor dos outros. Agindo dessa maneira, seremos reconhecidos como pessoas sábias e prudentes e deve ser dessa forma que as pessoas devem nos ver e não como pessoas desequilibradas, que vivem enfiando os pés pelas mãos, o que não condiz com alguém que é guiado por Deus. Irmãos, não devemos querer sermos vistos como sábios e prudentes por uma questão de orgulho, mas sim para que possamos dar um bom testemunho, alcançando e ganhando para Jesus até mesmo aqueles que não O servem e que se apresentam resistentes à verdade. Deixemos Deus nos usar.

P

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/05/2013
Reeditado em 13/05/2013
Código do texto: T4288326
Classificação de conteúdo: seguro