ESTUDO ATOS 14: QUESTÃO DE COSTUME// INCITANDO A RAIVA CONTRA A OBRA// UMA ATITUDE INCOERENTE// TEIMOSIA// NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA

"Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios." (AT 14:1)

Paulo e Barnabé tinham o costume de ir à sinagoga. Irmãos, qual tem sido o nosso costume? Há pessoas que dizem que não têm costume de ir à Igreja. Entretanto, têm costume de uma série de coisas relacionadas ao mundo. Nosso costume deve ser estar na presença de Deus, na Sua casa.

Além disso, quando falarmos de Jesus, peçamos que o Espírito Santo nos ensine o que dizer, assim como Deus fez com Moisés (EX 4:10-12), para que falemos de tal maneira que até aquele coração mais duro quebrante-se e creia.

*****************************************************

"Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos." (AT 14:2)

Há pessoas que têm o coração muito duro, de pedra, e que dão trabalho para dobrar-se diante do Senhor. São pessoas incrédulas, idólatras, que culpam a Deus por situações pelas quais passaram ou, por verem tantos erros por parte de homens religiosos, deixaram de crer na seriedade da Palavra e da obra de Deus. Há pessoas, inclusive, que distorcem a Palavra para satisfazer suas próprias vontades ou que acham que a Palavra é apenas um livro velho onde nem tudo é aplicável: metade é Palavra de Deus ( a metade que convém) e metade não. O diabo usará essas pessoas para tentar nos irritar e também as irritará contra nós e contra a obra. Fiquemos firmes em nossa posição, pois Deus é conosco e nos honrará, se não fizermos o jogo do diabo, caindo na ira, na contenda e na raiva.

*****************************************************

"Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles." (AT 14:3)

Paulo e Barnabé passaram muito tempo falando de Jesus. Não tenhamos pressa para fazer a obra de Deus. Muitas vezes passamos horas fazendo algo que é para o mundo e que não edifica em nada. Para que ter tanta pressa e fazer a obra de Deus correndo?

Falemos corajosamente do Senhor. Não tenhamos medo de represálias ou de sermos mal vistos. Não tenhamos medo de preconceitos ou de comentários, pois estamos falando da Verdade e o Pai estará conosco. Plantemos a semente da Palavra de Deus e fiquemos firmes, pois Deus é glorificado nisso: que demos muito fruto (JO 15:8). Se andarmos em retidão e falarmos de Deus com amor, fé e seriedade, levando a luz aos gentios e proclamando liberdade aos cativos (LC 4:18-19), Deus nos honrará, fazendo com que as pessoas vejam que o que dizemos é verdade e que servimos a um Deus vivo, que faz maravilhas. Isso é aplicável a outras áreas da vida: se formos fieis ao Senhor, obedecendo-O e servindo, não precisaremos nos preocupar no dia do ataque do inimigo: seremos confirmados pelo Senhor e envergonhado ficará nosso inimigo, não nós.

*****************************************************

"Formou-se uma conspiração de gentios e judeus, juntamente com os seus líderes, para maltratá-los e apedrejá-los." (AT 14:5)

Mais uma vez, vemos a ação do inimigo tentando atrapalhar a obra e os servos de Deus, assim como acontece conosco. Fiquemos em paz, fortalecidos e lembrando sempre do que Jesus nos disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (JO 16:33). Façamos o que Jesus disse: tenhamos paz Nele, pois Nele a vitória é certa.

*****************************************************

"Quando eles souberam disso, fugiram para as cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores, onde continuaram a pregar as boas novas." (AT 5:16-17)

Mesmo em meio às adversidades, os apóstolos não deixaram de falar de Jesus e do Evangelho. Façamos o mesmo. Jesus foi perseguido, mas o diabo sabia que não poderia pará-lO. Porém, ele tenta fazer isso conosco, por saber de nossas limitações. Entretanto, somos mais que vencedores POR AQUELE QUE NOS AMOU (RM 8:37) e, se ficarmos firmes em Jesus, cheios de fé e do Espírito Santo, nada nos deterá.

*****************************************************

"Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar." (AT 4:8-10)

O que fez com que o homem fosse curado foi a fé. Ele teve fé para ser curado e não ficou considerando SE havia sido curado de verdade: ele deu um salto e andou, com confiança, sem medo e nem dúvida.Temos tido fé para sermos libertos, para prosperarmos, para lutarmos pela nossa família e vê-la salva, para salvar nosso casamento, etc? Irmãos, sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Sem fé é impossível fazer uma oração eficaz. Orar "para ver se acontece algo" não agrada a Deus, uma vez que estamos admitindo a possibilidade de falhar, e não surte efeito algum.

Além disso, quando Deus tocar em nosso coração para abençoarmos alguém, mesmo que não conheçamos, não apaguemos o Espírito (I TS 5:19). Realmente, como humanos, podemos ter vergonha de abordar a pessoa, ainda mais se não a conhecermos, mas se Deus tocar em nosso coração, preparará o coração da outra pessoa. Oremos para que o Senhor possa nos preparar para que estejamos sempre prontos para ser usados por Ele. Coloquemo-nos à disposição Dele.

*****************************************************

"Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: "Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há." (AT 14:14-15)

Os homens acharam que Paulo e Barnabé eram deuses e queriam adorá-los e fazer sacrifícios a eles. Os apóstolos estavam tentando ensiná-los a servir unicamente a Deus e eles estavam querendo fazer exatamente o contrário. Percebam a incoerência da situação. Irmãos, o diabo é mestre em criar confusões e bagunça. Já Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33). Inclusive, vejamos a seriedade de Paulo e Barnabé: eles não queriam ser vistos como "bons", mas apenas como servos do deus vivo, a quem eles deveriam louvar. Não queiramos a glória de Deus, mas que nós diminuamos para que Ele cresça em nossa vida (JO 3:30).

*****************************************************

"No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos. Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações". (AT 14:16-17)

Irmãos, as pessoas têm escolhas e podem escolher servir a Deus ou não. Deus mesmo disse que colocava diante de nós a vida e a morte e que nós devíamos escolher (DT 30:15-20). Porém, aquele que escolhe viver longe de Deus sofre as consequências. Já os que escolhem servi-lO recebem Seu testemunho: vivem a bondade, a fidelidade, o amor, o perdão e o cuidado do Senhor em suas vidas.

*****************************************************

"Apesar dessas palavras, eles tiveram dificuldade para impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios." (AT 14:18)

Mesmo com a orientação e explicação dos apóstolos, o povo insistia em querer oferecer sacrifícios. Quantos de nós Deus tem tido dificuldades de fazer entender? Não por Deus ser limitado, mas por nós simplesmente nos recusarmos a crer, a aceitar, a mudar? Irmãos, não nos enganemos: a teimosia é algo que não nos leva a lugar algum, pelo contrário, atrapalha MUITO a nossa vida e nos impede de nos submetermos à voz e à ordem de Deus.

*****************************************************

"Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto." (AT 14:19)

Talvez já deva ter acontecido conosco: as coisas estão bem, estão tranquilas e de repente todos os problemas do mundo se apresentam a nós e os ânimos mudam. Os apóstolos também passaram por isso. Quando os ânimos forem mudados contra nós, mantenhamos a calma, a fé e fiquemos em paz: Jesus venceu o mundo por nós, com todas as aflições que ele contém (JO 16:33). Não nos apavoremos, mas confiemos no Altíssimo.

*****************************************************

"Mas quando os discípulos se ajuntaram em volta de Paulo, ele se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, ele e Barnabé partiram para Derbe." (AT 14:20)

Paulo não ficou se fazendo de vítima, reclamando, chorando ou se lamentando. Ele se levantou e voltou à cidade. Irmãos, repreendamos esse espírito de vítima, pois não precisamos disso e não somos vítimas: somos vencedores, mais que vencedores (RM 8:37). Há pessoas que querem ser vencedoras, serem bem sucedidas, mas têm prazer em se fazer de vítima, em serem paparicadas, etc. Paremos com essas frescuras, pois a obra de Deus é algo sério, algo para valentes e se quisermos o título de vítimas o diabo cuidará disso para nós com o maior prazer. Porém, como reclamar depois?

*****************************************************

"Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". (AT 14:21-22)

Irmãos, não se trata de pagar o preço. A salvação não se consegue por meio de sacrifício, mas sim pela graça redentora de Jesus, justamente para que ninguém se glorie (EF 2:8-9) Porém, aqueles que servem a Deus, pregam a Palavra e vivem do modo que agrada a Deus passam por muitas aflições e sofrem muito. Muitas vezes dentro da própria casa há pessoas que criticam, que desencorajam, que ridicularizam, etc. Há pessoas que precisam ir escondidas à Igreja. O inimigo nos tenta e persegue de muitas formas e isso é um sofrimento. Entretanto, devemos passar por tudo isso com alegria, transformando o sofrimento em gozo, pois esse sofrimento significa que não vivemos de acordo com o mundo, mas de acordo com Cristo, que também sofreu. Se Ele sofreu, sendo O Filho de Deus, que dizer de nós? Lembremo-nos que a própria Palavra diz: "Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. (AT 5:41).

*****************************************************

"Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios." (AT 14:27)

Deus abre a porta da fé àqueles que menos imaginamos. Às vezes temos algum parente, algum amigo que parece que nunca irá se converter. Não desanimemos nem deixemos de crer, pois se o Senhor abriu as portas da fé naquele tempo, continua abrindo hoje, já que Ele é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente (HB 13:8). Além disso, aquele a quem Deus abrir a porta da fé será para valer, ainda que pareça (para nós) demorar, pois a porta que Deus abre, ninguém fecha (AP 3:7).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/05/2013
Código do texto: T4288735
Classificação de conteúdo: seguro