ESTUDO NÚMEROS 24: VENDO CLARAMENTE// O TEMPO DE DEUS// LUTANDO ATÉ O FIM// FIRME-SE NA ROCHA CERTA

"Quando Balaão viu que agradava ao Senhor abençoar Israel, não recorreu à magia como nas outras vezes, mas voltou o rosto para o deserto" (NM 24:1)

Balaão misturava a fé em Deus com as antigas práticas pagãs, recorrendo à magia. E quantos não têm feito isso ainda hoje? Irmãos, não misturemos as coisas. A Palavra diz que quando aceitamos Jesus as coisas velhas são passadas, eis que TUDO se fez novo (2 CO 5:17). Aquele que ainda se mete com esse tipo de prática ainda não se tornou verdadeiramente nova criatura. Outra coisa importante: agradava a Deus abençoar Israel e o que agradar a Deus é sempre o melhor. Não queiramos convencer Deus a fazer algo diferente do que Lhe agrada, mas confiemos Nele e O obedeçamos.

****************************************************

"Então viu Israel acampado, tribo por tribo; e o Espírito de Deus veio sobre ele, e ele pronunciou este oráculo: "Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra daquele cujos olhos vêem claramente," (NM 24:2-3)

Nós só vemos as coisas claramente quando o Espírito de Deus está sobre nós. Se fizermos as coisas por nossa própria conta, estaremos com nossa visão embaçada e não veremos claramente as ameaças e armadilhas que o inimigo nos fará, não veremos o laço do passarinheiro (SL 91:3). Acharemos que não é bem assim, que é exagero, que não é tudo o diabo e ele usará exatamente essa "venda" nos olhos para nos destruir. Da mesma forma, se não estivermos com o Espírito Santo, não veremos a solução para os problemas e para as dificuldades que se nos apresentarem.

*****************************************************

""Quão belas são as suas tendas, ó Jacó, as suas habitações, ó Israel!

Como vales estendem-se, como jardins que margeiam rios, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto às águas." (NM 24:5-6)

A vida daqueles que servem ao Senhor com todo o coração é linda, irmãos. Mesmo que haja dificuldades, mesmo que haja problemas, e com certeza há, o cristão sabe que sobre todas as coisas é mais que vencedor (RM 8:37). Assim como nosso Deus não conhece derrota, aquele que O serve também não deve conhecer.

*****************************************************

“Seus reservatórios de água transbordarão; suas lavouras serão bem irrigadas. "O seu rei será maior do que Agague; o seu reino será exaltado.” (NM 24:7)

Se estamos passando por algum problema, não fiquemos preocupados, pois o Senhor nos garante abundância e prosperidade em todas as áreas da vida. Nós fomos criados para reinar sobre a terra (AP 5:10) e sermos exaltados não por nós mesmos, mas pelas mãos do Senhor, não por nós mesmos ou pelo mundo.

*****************************************************

“Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem. Devoram nações inimigas e despedaçam seus ossos; com suas flechas os atravessam.” (NM 24:8)

O povo de Deus deve ser um povo forte. Isso não significa ser um povo agressivo, mas sim ser um povo que não se curva frente às dificuldades e nem frente às investidas do inimigo. O povo de Deus luta até o fim pela sua bênção, assim como Jacó quando lutou uma noite inteira com o anjo do Senhor (GN 32:22-29), com a plena certeza de que a alcançará. Isso não equivale a pôr Deus na parede, brigar, exigir, não, mas significa NÃO desistir da bênção que Deus nos prometer, mesmo que as coisas pareçam difíceis. Deus já nos tirou da escravidão do Egito, quebrou os timões do nosso jugo e nos fez andar eretos (LV 26:13). Não deixemos que o diabo nos leve novamente para o Egito.

****************************************************

“Como o leão e a leoa eles se abaixam e se deitam, quem ousará despertá-los? Sejam abençoados os que os abençoarem, e amaldiçoados os que os amaldiçoarem! " (NM 24:9)

Se alguém desejar nosso mal ou fizer qualquer coisa contra nós, até mesmo macumbas ou coisas desse tipo, não nos preocupemos, pois aquele que nos amaldiçoar será amaldiçoado e aquele que nos abençoar será abençoado. Isso vale para nós: procuremos sempre abençoar a vida das pessoas, mesmo aquelas que já nos fizeram algum mal. Ninguém pode amaldiçoar quem Deus abençoa e, com relação à macumba, contra Jacó não vale encantamento (NM 23:23).

*****************************************************

“Então acendeu-se a ira de Balaque contra Balaão, e, batendo as palmas das mãos, disse: "Eu o chamei para amaldiçoar meus inimigos, mas você já os abençoou três vezes!” (NM 24:10)

A palavra de Deus é confirmada: Deus não mudou de ideia e ordenou que Balaão abençoasse Israel três vezes! É para não haver espaço para dúvida. Quando Deus fala algo, Ele não muda de ideia, não importa o que aconteça.

*****************************************************

“Agora, fuja para a sua casa! Eu disse que lhe daria generosa recompensa, mas o Senhor o impediu de recebê-la". (NM 24:11)

O inimigo quererá nos colocar para correr, fazer com que fujamos. Porém, Deus não nos tem dado espírito de temor (2 TM 1:7) e devemos ficar firmes, fortes e cheios de fé no Deus vivo que nos dá vitória. Outra coisa importante que devemos enxergar: Balaque disse que Deus impediu que Balaão recebesse uma generosa recompensa. Irmãos, às vezes parece que perdemos algo bom, mas nem sempre aquilo vem de Deus. Aquela recompensa viria a preço de desobedecer a Deus e, sendo assim, seria uma maldição e não uma bênção. Nada que não vem de Deus é bom, por mais atraente que pareça. Lembremo-nos de que o diabo se transfigura em anjo de luz (2 CO 11:14). Às vezes pode parecer que Deus está nos tirando algo bom ou impedindo que algo bom chegue até nós quando, na verdade, Ele está nos livrando de um grande problema.

*****************************************************

“Agora estou voltando para o meu povo, mas venha, deixe-me adverti-lo do que este povo fará ao seu povo nos dias futuros". O Quarto Oráculo de Balaão” (NM 24:14)

Ouçamos as advertências que Deus nos envia através de Sua Palavra e dos Seus servos, já que é a própria Palavra que diz que prosperaremos se crermos nos profetas de Deus (2 CR 20:20). Aquele que recebe uma advertência do Senhor e não dá ouvidos, não leva à sério, sofrerá graves consequências e será o culpado, uma vez que foi teimoso.

Além disso, Balaque disse que Balaão deveria fugir, mas o profeta disse que estava voltando para casa. É assim que aquele que tem Deus como refúgio e fortaleza age: por maiores que sejam as ameaças do inimigo, por mais alarde que ele faça contra nós, fiquemos calmos e não deixemos que ele nos assuste nem nos diga o que fazer.

*****************************************************

“Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. Ele esmagará as frontes de Moabe e o crânio de todos os descendentes de Sete.

Edom será dominado; Seir, seu inimigo, também será dominado, mas Israel se fortalecerá. De Jacó sairá o governo; ele destruirá os sobreviventes das cidades". (NM 24:17-19)

Balaão estava prevendo o que aconteceria a Israel. Entretanto, não seria naquele momento. Irmãos, às vezes Deus nos diz que algo acontecerá e, ao vermos que não acontece, começamos a perder a fé, a murmurar, a achar que Deus se esqueceu de nós, etc. O tempo de Deus não é o nosso (SL 90:4) e devemos esperar, pois Deus pode ter nos dito algo que ainda demorará um tempo para acontecer. Devemos ter paciência e manter nossa fé firme. Da mesma maneira, às vezes oramos e não vemos o resultado tão rápido quanto gostaríamos, porém, se não nos mantivermos firmes, crendo, não veremos resultado nenhum. O fato de não vermos a resposta não significa que Deus não está trabalhando por nós e que a resposta não virá. A mulher de um dos pastores da Igreja em que congrego, a sede regional de SBC da Igreja Internacional da Graça de Deus, orou doze anos para que seu marido se convertesse. Doze anos! Ela não desistiu e a resposta dela chegou: ele não apenas se converteu, mas hoje prega a Palavra de Deus a outras pessoas, sendo usado pelo Altíssimo na obra. Não desistamos e lembremos de que o Senhor trabalha por aqueles que Nele esperam (IS 64:4). Importante: Ele trabalha POR nós e não PARA nós. Deus não é nosso empregado e não faz as coisas na hora e do jeito que quisermos se isso também não estiver de acordo com os planos Dele. Escolhamos a vontade e o tempo Dele, pois a vontade Dele é boa, agradável e perfeita (RM 12:2).

*****************************************************

“Balaão viu Amaleque e pronunciou este oráculo: "Amaleque foi o primeiro entre as nações, mas o seu fim será destruição". (NM 24:20)

Jesus nos orientou para que não quiséssemos ser os primeiros, pois os últimos seriam exaltados (LC 14:8-11). Jesus não estava dizendo que devemos viver miseráveis e sendo humilhados pelo inimigo, mas sim que devemos ser humildes: aqueles que acham que são melhores que os outros serão humilhados para quebrar sua vaidade e seu orgulho. Aqueles que são humildes serão exaltados pelo Senhor. Muitas vezes, vemos pessoas que estão acima de nós e, por isso, podem achar que são superiores. Se estamos em último no sentido de sermos humilhados pelo inimigo, façamos uma análise: estamos sendo fieis a Deus? Se não, peçamos o perdão do Senhor e mudemos de caminho. Se somos fieis (e não me refiro somente a dízimos e ofertas, mas à obediência, amor e submissão) e mesmo assim estamos em último, sendo humilhados,fiquemos firmes, pois essa obra do diabo será derrotada e nós seremos exaltados, tornando-nos primeiros.

*****************************************************

“Depois viu os queneus e pronunciou este oráculo: "Sua habitação é segura, seu ninho está firmado na rocha;todavia, vocês, queneus, serão destruídos quando Assur os levar prisioneiros". (NM 24:21-22)

Os queneus estavam firmados na rocha, mas, mesmo assim, seriam destruídos. A rocha na qual eles estavam se firmando não era o Senhor, já que os queneus deram origem a outro povo, os recabitas, que não serviam a Deus (JR 35). Irmãos, em que rocha estamos nos firmando? Dependendo de onde estivermos nos firmando, seremos destruídos. Não nos firmemos em nosso emprego, em nossa família, em nosso relacionamento, mas no Deus Altíssimo. A nossa Rocha não pode ser a rocha do mundo, mas o Senhor: “Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado? Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.” (DT 32:30-31). Só é destruído aquele que não se firma em Deus.

*****************************************************

“Então Balaão se levantou e voltou para casa, e Balaque seguiu o seu caminho.” (NM 24:25)

É assim que deve ser a nossa relação com tudo o que é contra a Palavra de Deus: distância. Tomemos cuidado: aquele que está de pé cuide para que não caia (I CO 10:12). Tomemos Balaque e Balaão como exemplo: cada um seguiu o seu caminho. Façamos a mesma coisa com tudo aquilo que nos afasta de Deus: escolhamos o caminho do Senhor.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 14/05/2013
Código do texto: T4290781
Classificação de conteúdo: seguro