ESTUDO I TIMÓTEO 3: LIÇÕES PRECIOSAS PARA OS SERVOS DE DEUS: COMO O SERVO DEVE SER?

"Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função." (I TM 3:1)

De acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher de João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada, no Novo Testamento encontramos três termos para aquele que prega a Palavra de Deus: bispos ou diáconos, presbíteros ou anciãos e pastores. Irmãos, levemos isso para todos aqueles que fazem a obra de Deus, mesmo aqueles que não trabalham na Igreja, mas pregam em outros lugares. Aquele que deseja fazer a obra e servir a Deus almeja algo maravilhoso e que o próprio Jesus ordenou: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (MC 16:15).

*****************************************************

"É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;

não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro." ( I TM 3:2-3)

Todas as características daquele que faz a obra são resumidas na palavra "irrepreensível". Irmãos, não quer dizer que o servo de Deus não peque, mas ele não deve e não pode viver na prática do pecado. Quando o líder está em pecado as consequências são sérias.

*****************************************************

"Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?" ( I TM 3:4-5)

Tomemos como exemplo: um pastor que realiza um culto pela família. Se a família dele é um exemplo de desequilíbrio, qual a credibilidade que ele terá? Claro, o inimigo se levanta na vida de todos, mas o servo do Senhor tem cuidado de sua família? Tem orado por ela? Tem buscado por ela? Como ele pode orar pela família dos outros se não tem cuidado da sua própria casa? A própria Palavra diz que aquele que não cuida da sua família é pior que os infieis e negou a fé (I TM 5:8). Além disso, estamos cercados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1) que nos observam, além do diabo, que espera a menor brecha para desmoralizar e desacreditar a obra de Deus. Não colaboremos com ele.

*****************************************************

"Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo." ( I TM 3:6)

O primeiro amor é algo lindo e que não deve nunca ser abandonado. Porém, como diz o pastor da Igreja na qual congrego, SE NÃO TOMARMOS CUIDADO, o primeiro amor é um passo para a loucura e, acrescento, para a vaidade. Irmãos, aquele que é recém convertido, naquele fogo da novidade, às vezes coloca os pés pelas mãos, age de maneira fanática, por ainda não ter um conhecimento firmado da Palavra de Deus e é por isso que aquele que faz a obra deve buscar sempre crescer no conhecimento das Escrituras e na comunhão com Deus para que Ele vá orientando e direcionando. Tomemos cuidado, inclusive os mais experientes no Evangelho, com a vaidade, pois foi ela que fez com que o diabo caísse.

****************************************************

"Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo." ( I TM 3:7)

Irmãos, quando falamos com nossos familiares, por exemplo, a respeito do amor de Jesus, estamos pregando. Temos o que o mundo chama de "moral" para falar de Jesus? Como teremos crédito se dizemos para alguém: "Não fale palavrão" e falamos? Como teremos crédito se aconselhamos alguém a não adulterar e vivemos olhando com cobiça para o que não nos pertence? Como teremos crédito se dizemos ao nosso familiar para não ser ganancioso e deixamos de orar, de ir à Igreja, de ler a Bíblia, de ficar com nossa família, etc., tudo para trabalhar e ajuntar riquezas? Irmãos, devemos ser coerentes e exemplos de pessoas de Deus, não de pessoas contraditórias, pois Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33) e aqueles que O servem também não devem ser.

*****************************************************

"Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos." ( I TM 3:8)

Isso serve para aqueles que falam que pastor vive pegando dinheiro: o servo verdadeiro de Cristo não deve ser apegado ao dinheiro, o que NÃO significa que não deva recolher dízimos e ofertas para sustentar a obra de Deus, já que isso é bíblico (ML 3), mas sim que não deve colocar o dinheiro acima da obra. Outra coisa importante: o não apego ao vinho, que se aplica a bebidas alcoólicas de uma forma geral.

*****************************************************

"Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos." ( I TM 3:9)

Aquele que serve a Deus deve ter uma consciência limpa para com Deus, não tendo motivos para ser acusado. Mais uma vez: a possibilidade de cometer erros existe, mas a vida pecaminosa e o estilo de vida pecaminoso não são condizentes com aquele que aceitou Jesus e O serve. Lembremo-nos sempre de que "cristão" significa "parecido com Cristo" e a consciência de Jesus era perfeita, como Ele o era.

*****************************************************

"Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos." ( I TM 3:10)

Aqui fala-se do cuidado que se deve ter ao nomear pessoas para fazer a obra na Igreja ou em outros tipos de atividades: o servo que chega para pregar a Palavra a alguém deve ser sério, deve ser alguém que viva uma vida consagrada a Deus para que a obra não caia em descrédito. E nem adianta achar que a vida pecaminosa ficará escondida por que ninguém sabe: a Palavra diz que não há nada oculto que não venha a ser manifesto (MC 4:22). Portanto, se você almeja fazer parte do grupo de obreiros ou ser nomeado para alguma outra função e parece que está demorando, fique em paz: é sinal de que seu líder está experimentando você para a obra, seguindo o que está na Palavra de Deus. Além disso, nesse tempo, o Senhor preparará seu coração. Fique tranquilo: se o chamado é de Deus, Ele realizará tudo no momento certo, basta crer e ter paciência.

*****************************************************

"As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo." ( I TM 3:11)

As mulheres de pastores, obreiras ou que pregam a Palavra de outra maneira também devem ser dignas, assim como os homens. Além disso, devem ser confiáveis em tudo. Irmãos, eu sou mulher, sejamos sinceros: a mulher tem mais propensão à fofoca. Isso não pode ter lugar na obra de Deus. O foco deve ser o Evangelho e não comentários a respeito da vida dos outros.

*****************************************************

"Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus." ( I TM 3:13)

Aqueles que levarem a sério o chamado do Senhor e a função que Ele nos der serão bem sucedidos. Se Deus o chamou para servir, não finja que não é com você e nem tente adequar o chamado do Senhor à sua vontade, mas obedeça de maneira integral. Lembremos de que não precisa ser o serviço na Igreja, mas nossa família é um ministério, nosso trabalho, etc: todos os lugares e ocasiões onde podemos falar de Jesus, cuidando daquelas pessoas e daqueles lugares, exercendo nossas funções no temor do Senhor. Se Deus manda buscar pela família e a pessoa não vai está recusando o ministério para o qual Deus lhe chamou.

*****************************************************

"Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve;

mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade." ( I TM 3:14-15)

Timóteo não podia ficar dependendo da presença de Paulo para colocar a obra em ordem e saber como as pessoas deveriam se comportar na Igreja. Irmãos, é claro que dependemos de Deus, aliás é somente Dele que devemos depender. Porém, há pessoas que ficam colocando uma série de empecilhos e até mesmo mentindo, pois Deus já as corrigiu, já as exortou e elas fingem que não é com elas. Elas estão dependendo de que para começar a obedecer ao Senhor?! Essas pessoas responderão pelos seus atos, pois Deus não leva em conta o tempo da ignorância (AT 17:30), mas não Se agrada da desobediência, da rebeldia e da teimosia.

Além disso, Paulo diz que a Igreja é do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. É na obra de Deus que muitas pessoas recebem a Palavra de Deus, recebem alimento para a alma, recebem uma palavra amiga, que comungam, etc. Resumindo: a obra de Deus é MUITO SÉRIA e deve ser feita com todo cuidado, respeito e temor.

*****************************************************

"Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória." ( I TM 3:16)

A grandeza de Jesus é maravilhosa, irmãos, e disso não há dúvida alguma. Jesus é Deus em carne, Ele nos enviou o Espírito Santo e, pela fé em Jesus, somos justificados. Que andemos ao Seu lado, trabalhando para que cada vez mais pessoas creiam Nele e seremos recebidos na glória.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 15/05/2013
Reeditado em 15/05/2013
Código do texto: T4292294
Classificação de conteúdo: seguro