ESTUDO I REIS 4: GOVERNANTES QUE TEMEM A DEUS// A PAZ QUE DEUS QUER DAR AO POVO// DIVIDINDO TAREFAS// CUIDE DAS SUAS COISAS

"E assim o rei Salomão tornou-se rei sobre todo o Israel." ( I RS 4:1)

Irmãos, Deus quer ampliar nossos termos, Ele quer que sejamos grandes, mas sem sermos orgulhosos, vaidosos ou deixarmos de sermos fieis. Lembremo-nos de que a vontade de Deus é que aquele que O ama e O serve, obedecendo e fazendo Sua vontade sem murmurar e com fé, esteja por cabeça e não por cauda, por cima e não debaixo (DT 28:13). Em primeiro lugar, precisamos servi-lO de todo coração e por amor, sem interesse. Através da comunhão com Deus, oremos e peçamos a Ele a Sua sabedoria para que sejamos bem sucedidos em tudo, pois sem sabedoria ou com a sabedoria do mundo nada conseguiremos de bom.

*****************************************************

"Salomão tinha também, doze governadores distritais em todo o Israel, que forneciam provisões para o rei e para o palácio real. Cada um deles tinha que fornecer suprimentos durante um mês do ano." ( I RS 4:7)

A Palavra diz que o obreiro é digno do seu salário ( I TM 5:18), ou seja, não devemos viver às custas de ninguém como encostados. Porém, Salomão não era encostado, era o rei de Israel, essa era sua função. Irmãos, Deus provê tudo de que necessitamos, desde que sejamos fieis a Ele (e refiro-me a tudo: dízimos, ofertas e obediência) e façamos nossa parte. Não adianta esperar que Deus não vai vir entregar currículos por nós, por exemplo.

*****************************************************

"Judá e Israel eram tão numerosos como a areia da praia; eles comiam, bebiam e eram felizes." ( I RS 4:20)

Cada um é responsável pela sua salvação, já que esta é individual. Porém, a Palavra diz que quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando a nação é governada por impios, o povo geme (PV 29:2). Isso não quer dizer que se tivermos superiores não tementes a Deus não seremos felizes, mas o inimigo utiliza-se disso para criar uma série de problemas e infelicidades. Por isso, oremos pelos nossos governantes, pelos nossos chefes, pelos nossos superiores, para que eles sejam sempre usados por Deus e dirigidos pelo Espírito Santo, fazendo o que agrada ao Senhor.

*****************************************************

"Ele governava todos os reinos a oeste do Rio, desde Tifsa até Gaza, e tinha paz em todas as fronteiras." ( I RS 4:24)

Isso é uma coisa bem importante. Deus nos constituiu reis e sacerdotes (AP 5:10). Se quisermos ser bem sucedidos precisamos ter paz em todos os lugares. Irmãos, não adianta termos paz em nossa casa e nosso trabalho ser um problema, não adianta nosso trabalho ser ótimo, mas nossa casa viver em guerra e isso é aplicado a todas as áreas da vida. Um abismo chama outro abismo (SL 42:7). Uma coisa começará a interferir em outra até que tudo vire um problema generalizado, gigantesco e difícil de resolver. Sendo assim, ao menor sinal de ataque do inimigo, entremos em oração. A Palavra diz que nós não seríamos envergonhados quando lutássemos com nossos inimigos à porta (SL 127:5). Não deixemos que o inimigo entre em nossa vida. De nada adianta trabalharmos ou nos esforçarmos para sermos bons em casa, com nosso casamento, filhos, etc: sem Deus, nada feito. Se Deus não guardar em vão vigia a sentinela ("Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." - SL 127:1). É preciso ter Deus em todas as áreas de nossa vida. Somente assim estaremos realmente seguros.

*****************************************************

"Durante a vida de Salomão, Judá e Israel viveram em segurança, cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, desde Dã até Berseba." ( I RS 4:25)

Aqui, voltando ao que havia sido dito sobre os governantes serem tementes a Deus (PV 29:2), temos um exemplo da diferença que isso faz. Além disso, cada um vivia em segurança, sem se preocupar e sem pegar nada dos outros, cuidando da sua vida tranquilamente e é esse o plano de Deus para nós: busquemos viver esse plano, pois é perfeitamente possível ao que crê. Importante: como somos constituídos reis da nossa casa (AP 5:10), façamos o mesmo com nossa casa e com os que nela vivem. Que nossa família possa viver como o povo de Israel e Judá.

*****************************************************

"Todo mês um dos governadores distritais fornecia provisões ao rei Salomão e a todos os que vinham participar de sua mesa. Cuidavam para que não faltasse nada." ( I RS 4:27)

Irmãos, mais uma vez vemos o cuidado para que nada faltasse ao rei e esse cuidado devemos ter para que nada falte à nossa família e à nossa relação com Deus: não deve faltar fé, compromisso, obediência, comunhão, temor. Além disso, em cada mês um dos governadores trazia as provisões e isso, com certeza, não pesava para ninguém. Dividir tarefas é uma coisa importante. Não queiramos abraçar mais coisas do que conseguimos fazer. Se Deus disser para fazermos, façamos, pois Ele nos dará força. Se Ele disser para não fazermos, não façamos e não fiquemos pensando no assunto depois: apenas confiemos no que o Pai nos disser.

*****************************************************

"Também traziam ao devido lugar suas quotas de cevada e de palha para os cavalos de carros de guerra e para os outros cavalos." ( I RS 4:28)

Cada quota estava em seu devido lugar. Fiquemos em nosso devido lugar. Não queiramos tomar conta da vida dos outros, pois acabaremos deixando a nossa de lado. Lembremo-nos das sérias consequências de Davi ter ido lutar uma guerra que NÃO ERA DELE em apoio aos filisteus: o acampamento da família de seus homens foi atacado e todos foram levados cativos ( I SAMUEL capítulos 29 e 30). Muitos querem cuidar da vida de todos, mas esquecem sua própria vida nas mãos do diabo. Estejamos em nosso devido lugar, que é o lugar que o Senhor nos mandar ocupar. Deixemos que cada um cuide da sua própria vida.

*****************************************************

"Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco. Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros. Também discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes." ( I RS 4:32-33)

Deus nos capacita para tudo que tivermos de fazer. Ele deu sabedoria e capacidade para Salomão e continua dando nos dias de hoje. Não achemos que somos incapazes de fazer qualquer coisa, pois Deus nos capacita, se o que quisermos fazer for de acordo com a vontade Dele. Lembremo-nos de que o Espírito Santo nos ensina todas as coisas (JO 14:26).

*****************************************************

"Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria." ( I RS 4:34)

Já falei isso aqui antes, mas o homem sábio é reconhecido pelos outros. Com certeza, não podemos buscar sabedoria por orgulho ou vaidade, mas sim como um dom de Deus para ajudarmos as outras pessoas e sermos bem sucedidos em tudo o que fizermos. Busque a sabedoria de Deus hoje. Peça-a e Ele te dará (TG 1:5).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 16/05/2013
Código do texto: T4294105
Classificação de conteúdo: seguro