ESTUDO ATOS 15: A LEI E A GRAÇA// CUIDADOS COM OS RECÉM-CONVERTIDOS// PALAVRA QUE ALEGRA// DESENTENDIMENTOS E DIREÇÃO DE DEUS

“Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: "Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos". (AT 15:1)

Há pessoas que ainda tentam viver a salvação por meio das obras e, além disso, querem ensinar aos outros dessa maneira. Irmãos, o Velho Testamento foi cumprido no aspecto às leis por Jesus Cristo. Ninguém é salvo por meio de obras, mas sim pela fé em Jesus Cristo. Isso não equivale a dizer que podemos viver da forma que quisermos. Devemos amar a Deus e obedecê-lO de todo coração, mas é nossa fé que vai fazer com que sejamos salvos, não nossas obras, até por que todos nós somos pecadores. Lembremo-nos de que, segundo a própria Palavra, a lei era o aio que nos conduziu à época da graça; estando na graça, não estamos mais debaixo de aio (GL 3:24-25).

*****************************************************

“Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros. A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos." (AT 15:2-3)

Quando vemos alguém ensinando algo que não condiz com a Palavra de Deus devemos, com sabedoria, intervir e fazer as correções necessárias, pois isso é algo de extrema importância: alguém andar em caminhos que não são os corretos compromete sua salvação e não podemos calar frente a essa situação, pois seremos coniventes desse erro.

*****************************************************

“Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles. Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés". (AT 15:4-5)

Percebemos aqui algo muito importante: aqueles que queriam a circuncisão não eram más pessoas, mas pessoas que haviam crido. Porém, ainda não tinham entendido por completo a mensagem e a obra realizadas por Jesus na cruz. É comum pessoas que creem em Deus, mas que ainda não entenderam de maneira plena vários aspectos da Palavra, inclusive no que diz respeito à salvação. Falemos a essas pessoas e abramos seus olhos para a verdade, a fim de que estejam plenamente entendidas da verdade divina.

*****************************************************

“Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido. Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.” (AT 15:8-9)

Pedro estava falando a respeito dos gentios, que creram e aceitaram Jesus. O Senhor conhece nossos corações, pensamentos e tudo o que fizemos, fazemos e ainda faremos. Mesmo com esse conhecimento, Ele não rejeitou os gentios que creram. Temos rejeitado aqueles que nos fazem algum mal? É algo importante de se pensar, pois precisamos entender que não devemos e nem podemos rejeitar ninguém, mesmo que tenha nos feito mal, mas nosso dever é perdoar e levar a Cristo os que quiserem ir. Além disso, os gentios não tiveram o coração purificado das antigas crenças e dos pecados por meio de obras, mas sim por meio da fé.

*****************************************************

“Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, impondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também". (AT 15:10-11)

Pedro, mesmo falando com os presbíteros, não aceitou algo que não condizia com a Palavra e não aceitou novamente aquele jugo. Não importa se é alguém “importante” ou maior hierarquicamente: não devemos aceitar nada que seja ensinado fora da Palavra ou que nos imponha a salvação a preço de um jugo. Irmãos, há pessoas que não aceitam o perdão de Deus, por exemplo. Pessoas que acham que precisam fazer coisas para que Deus fique “de bem” delas. Paremos com isso, irmãos. A própria Palavra diz que aquele que quiser guardar a lei estará obrigado a guardá-la inteiramente (GL 5:3). É perigoso até mesmo as pessoas quererem sacrificar carneiros para conseguirem o perdão de Deus! A lei não podia salvar por estar enfraquecida pela carne (RM 8:3-4), mas a graça de Jesus salva gratuitamente aquele que crê e O serve de coração.

*****************************************************

“Toda a assembléia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios.” (AT 15:12)

A assembleia ficou em silêncio por que não há como discutir com a Palavra de Deus. Aqueles que se denominam ateus ou qualquer outra coisa não têm argumentos suficientes para contradizer a Deus e, por isso, apelam para cobranças e questionamentos. Sem dúvida, essas pessoas culpam a Deus pelas coisas que veem acontecendo no mundo, achando que Deus tem a obrigação de ajudar a todos. Porém, se essas mesmas pessoas fizessem uma leitura atenta da Palavra e observassem aqueles que andam com Deus e aqueles que não andam, veriam que há sempre um por trás de todo sofrimento humano.

*****************************************************

“Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: "Irmãos, ouçam-me.” (AT 15:13)

Ouvir pessoas que servem a Deus de verdade e que são usadas por Ele é sempre uma fonte de bênção (2 CR 20:20). Claro, fazendo-se o crivo necessário e provando os espíritos para ver se são de Deus (I JO 4:1).

*****************************************************

"Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.

Pois, desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os sábados". (AT 15:19-21)

Não se trata de deixarmos os recém-convertidos acharem que podem tudo, mas devemos agir com sabedoria. Ensinemos a graça que há na presença de Jesus, façamos as orientações corretas e oremos a Deus, pois somente Ele pode mudar o coração dessas pessoas. Há cristãos que mais atrapalham que ajudam com suas atitudes, impondo coisas sem a devida direção de Deus e até mesmo querendo que essas pessoas andem pela Lei. Tomemos cuidado: orientemos e oremos por essas pessoas e falemos a elas sempre com palavras dadas pelo Senhor. Ele conhece os corações e sabe o que devemos ou não falar para ganhar determinada pessoa. A obra completa Ele fará quando essa pessoa se entregar a Ele.

*****************************************************

“Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.” (AT 15:28-29)

Os apóstolos, na carta que escreveram aos gentios, disseram que as orientações que se seguiriam eram dadas pelo Espírito Santo. Não se trata de o Espírito Santo “escolher” as coisas que cada um deve obedecer. Devemos obedecer a Palavra de Deus de maneira integral. Porém, Ele nos dá a sabedoria necessária para ganharmos aqueles que não creem. Irmãos, devemos sempre orar para que as pessoas busquem a Deus, pois Ele fará todas as mudanças que forem necessárias em seus corações. Se queremos ganhar alguém para Jesus, deixemos que o Espírito Santo nos dirija no que devemos dizer, na maneira e no momento apropriado. Dessa forma, tudo nos irá bem: a nós e àqueles que derem ouvidos às nossas palavras.

*****************************************************

“Os irmãos a leram e se alegraram com a sua animadora mensagem.” (AT 15:31)

Na carta que enviaram aos gentios estava escrito que os apóstolos sabiam que alguns, sem permissão, tinham dado orientações que os havia deixado perturbados. Em primeiro lugar, combatamos toda a palavra contrária à de Deus. Não deixemos que ensinem mentiras às pessoas, pois isso causa confusão,perturbação e atrapalha a conversão dessas pessoas. Os gentios, no momento em que receberam a palavra da verdade, alegraram-se. A Palavra diz que os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração (SL 19:8). Mesmo que ouçamos algo de Deus que não seja exatamente o que esperávamos, que nos repreenda, a Palavra Dele nos traz paz, pois sabemos que tudo que vem do Senhor é bom.

*****************************************************

“Judas e Silas, que eram profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras.” (AT 15:32)

Quando vemos alguém se convertendo, devemos encorajá-las. Paremos com as críticas e cobranças. Corrijamos e exortemos essas pessoas no amor de Cristo. Devemos sempre levá-las à Igreja e falar de Jesus para elas, pois a fé vem por ouvir a Palavra de Deus (AT 10:17). Se essa pessoa não tem uma Bíblia, não custa nada dar uma a ela. Porém, é necessário ter muita paciência, pois a própria Palavra nos mandar ter tolerância para com os fracos na fé (RM 14). As pessoas que não creem, que têm dúvidas ou que são recém-convertidas são como crianças aprendendo a andar e precisam de incentivo, ajuda e paciência. Se Deus está disposto a isso, que somos nós para não estarmos?

*****************************************************

“Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: "Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo". (AT 15:36)

É preciso cuidar daqueles que estão servindo a Jesus. Há pessoas que, ao virem alguém indo à Igreja, relaxam e dizem: “Ah, agora é com ela, ela está indo à Igreja”. Irmãos, devemos ficar “em cima”, tomando conta, para que essa conversão não se torne fogo de palha, que se apaga logo. Alimentemos sempre a fé dessas pessoas através da Palavra de Deus e de bons exemplos. Ir à Igreja, ler a Bíblia ou assistir a um programa evangélico não significa que a pessoa deixou de ser ignorante com relação a algumas coisas e nem que a fé está firmada dentro delas. Não façamos confusão. Mais uma vez: peçamos a direção de Deus pois, se fizermos o que nós entendemos como certo, podemos deixar de ajudar essa pessoa e ela voltará às práticas antigas. Lembemo-nos de que o diabo fará de tudo para colocar dúvidas nessa pessoa para que ela não se firme em Deus, uma vez que ele sabe que se essa pessoa se firmar VERDADEIRAMENTE, não voltará atrás. Deixemos Deus nos usar da maneira que for preciso e que Lhe agradar, irmãos.

*****************************************************

“Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho.” (AT 15:37-38)

Paulo não achava prudente levar aquele homem por ele não ter permanecido em determinado trabalho. Irmãos, devemos permanecer: permanecer na fé, no amor, na obediência, na presença de Deus. Jesus mesmo nos orientou a permanecer no amor Dele e essa permanência está ligada à obediência: aquele que obedece permanece Nele (JO 15:4-10) e a recompensa disso é a alegria completa (JO 15:11). Aquele que não permanece é um alvo fácil para o diabo. Além disso, pessoas que não são constantes não são vistas com olhos de confiança, pelo contrário. Isso serve para nossa vida secular também: sejamos constantes. Se dissemos que faríamos algo, façamos, desde que não desagrade a Deus. Porém, acima de tudo, sejamos constantes na fé, na oração e no testemunho. Temos de dar um bom testemunho e, se formos pessoas que um dia creem e servem a Deus e no outro se desesperam com as dificuldades, estaremos sendo confiáveis para ganhar aquelas pessoas para Jesus? Estaremos sendo coerentes?

*****************************************************

“Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre,mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas.” (AT 15:39-41)

Mesmo entre aqueles que servem há Deus é possível um desentendimento, uma vez que somos humanos. Por isso que as pessoas devem ter como exemplo o Senhor, que é perfeito, e não Seus servos. Entretanto, o ideal é que todos vivam em paz. Se há discordância com relação a determinados pontos, não façamos da obra e da casa de Deus uma rinha: cada um vá para o seu lado, caso não seja possível um acordo e caso Deus dê esse direcionamento. Não é demais repetir: NUNCA tomemos qualquer decisão sem a direção de Deus. A direção de Deus é essencial, pois nosso julgamento pode ser precipitado ou errado, uma vez que somos limitados. Uma coisa é certa: não devemos nos associar com coisas que são CONTRA a Palavra de Deus. Contudo, se forem apenas desencontros de opiniões, divergências de vontades, etc., é necessário cuidado.

Lembremo-nos de que Abrão e seu primo Ló também se separaram e Abraão foi abençoado, pois a bênção do Senhor estava com ele. Em vez de viverem em contenda, Abraão propôs a separação, pois sabia que Deus estaria com ele. Não distorçamos: não é por isso que familiares, casais, etc, vão escolher a separação “para evitar contenda”. Não façamos isso. Refiro-me aqui a desencontro de ideias.

Mesmo separados em seus caminhos, Paulo e Barnabé não deixaram de pregar a Palavra e fortalecer as Igrejas, como já tínhamos falado antes. O foco deve ser sempre pregar a Verdade, independentemente de qualquer coisa. Vale a pena lembrar que, após algum tempo, Paulo admitiu a importância da ajuda de Marcos no ministério (I TM 4:11), ou seja: nem sempre nosso juízo está certo e isso reforça a necessidade de fazermos tudo de acordo com a direção de Deus. Deixando claro: não estou criticando Paulo, pois não sei se Deus disse algo ao seu coração e o que pode ter dito, apenas estou trazendo para perto de nós esse exemplo.

Outro ponto importante: mesmo com divergências de opiniões, não guardemos mágoa ou rancores, pois isso não é algo que agrade a Deus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 20/05/2013
Código do texto: T4299328
Classificação de conteúdo: seguro