ESTUDO NÚMEROS 25: MATE TUDO O QUE TE AFASTA DE DEUS E TE APROXIMA DA IMORALIDADE DO MUNDO

"Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses." (NM 25:1-2)

Quais tipos de convites temos aceito? Muitas pessoas recusam convites do Espírito Santo para serem usadas por Ele ou recusam um momento de oração para o qual o Senhor as convida, mas aceitam todo tipo de convite do mundo. Aceitar os convites feitos pelo mundo é dar um passo atrás na comunhão com o Pai. A cada passo para trás que damos, mais nos afastamos da vida verdadeira.

*****************************************************

"Assim Israel se juntou à adoração de Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel." (NM 25:3)

Deus não Se agrada ao nos ver adorando outros deuses. Irmãos, a idolatria não se resume a imagens, espíritos, etc., mas a tudo que colocamos acima de Deus. Colocar nosso relacionamento, nossa família, nosso trabalho ou qualquer outra coisa acima de Deus constitui idolatria e desagrada ao Senhor. Além disso, não é nem preciso dizer o quanto Deus desaprova nossa associação com as imoralidades desse mundo.

*****************************************************

"E o Senhor disse a Moisés: "Prenda todos os chefes desse povo, enforque-os diante do Senhor, à luz do sol, para que o fogo da ira do Senhor se afaste de Israel".Então Moisés disse aos juízes de Israel: "Cada um de vocês terá que matar aqueles que dentre os seus homens se juntaram à adoração de Baal-Peor". (NM 25:4-5)

É necessário matar em nossa vida e dentro de nós tudo o que desagrada a Deus. Note que Deus não disse para "afastar" aqueles que estavam cometendo imoralidades, mas para MATAR, ou seja, EXTERMINAR. Não adianta querer tampar o sol com a peneira e jogar para baixo do tapete nossos erros, é preciso exterminá-los, matá-los, para que não tenham mais domínio sobre nós e nossa vida. Peçamos a direção do Senhor para sabermos como fazer isso, pois a comunhão com o Senhor é o primeiro passo.

*****************************************************

"Um israelita trouxe para casa uma mulher midianita, na presença de Moisés e de toda a comunidade de Israel, que choravam à entrada da Tenda do Encontro." (NM 25:6)

O povo, após a ordem dada por Deus, chorava. Irmãos, nem sempre é fácil tirar de nossa vida aquilo que nos afasta de Deus. Não é fácil deixar velhos hábitos, perdoar, mudar determinadas palavras e atitudes, ter paciência, terminar relacionamentos que desagradam a Deus, sociedades que nos trazem lucro, colocar nossa vida no caminho que Deus quer para nós e que nem sempre coincide com nossa vontade, etc., porém, é necessário e fará um bem imenso a nós. Vale apena fazer a vontade de Deus, irmãos, mesmo que nossa carne reclame. Lembremo-nos de que a Palavra diz que nossa carne não aproveita para nada (JO 6:63). O que é realmente importante é nossa vida espiritual e que essa vida espiritual seja uma vida de comunhão com Deus.

*****************************************************

"Quando Finéias, filho de Eleazar, neto do sacerdote Arão, viu isso, apanhou uma lança,seguiu o israelita até o interior da tenda e atravessou os dois com a lança; atravessou o corpo do israelita e o da mulher. Então cessou a praga contra os israelitas.Mas os que morreram por causa da praga foram vinte e quatro mil." (NM 25:7-9)

O que Finéias viu foi o israelita Zinri entrando em uma tenda com a midianita Cosbi. Irmãos, temos tratado como natural as coisas deste mundo? Temos achado "normal" ver as coisas que vemos? A Palavra de Deus diz claramente para não nos conformarmos com as coisas deste mundo: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (RM 12:2). Nosso entendimento não deve ser contaminado,mas sim renovado através da Palavra de Deus para vivermos a vontade do Altíssimo, que é nossa santidade, prosperidade, felicidade completa e salvação.

Deus havia dado a ordem de matar todos os que cometessem aquelas imoralidades e Finéias obedeceu assim que teve uma oportunidade. Façamos o mesmo. Não fiquemos enrolando para fazer a vontade do Altíssimo, mas obedeçamos de boa vontade, com alegria e não por pura obrigação. Além disso, sejamos firmes: Finéias não ficou pensando "Será que eu mato?". Não, ele matou. Seja firme ao executar a ordem que o Senhor lhe der. Lembremo-nos de que aquele que toma o arado e olha para trás não é digno do Reino dos Céus.

*****************************************************

""Finéias, filho de Eleazar, neto do sacerdote Arão, desviou a minha ira de sobre os israelitas, pois foi zeloso, com o mesmo zelo que tenho por eles, para que em meu zelo eu não os consumisse. Diga-lhe, pois, que estabeleço com ele a minha aliança de paz. Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas". (NM 25:11-13)

Zelo pressupõe cuidado. Sejamos cuidadosos com nossa relação com o Senhor. Nossa comunhão deve ser completa e devemos cuidar para que isso aconteça. Aqui vemos a alegria que Deus tem ao ver Seus filhos obedecendo de maneira plena e o bem que isso traz à nossa comunhão com Ele. Aquele que obedece a Deus tem uma aliança perpétua com Ele, pois Ele é fiel. Deus cuida de nós com zelo, com cuidado, e devemos cuidar de nossa comunhão com Ele com o mesmo zelo, pois Deus é a coisa mais importante que temos. Sem Ele, não temos nada.

Outro aspecto interessante é que esse "zelo" pode ser relacionado a "ciúmes". Deus tem ciúmes de nós e é por isso que não nos quer servindo a outros deuses. Nós fomos criados para o Seu louvor. Apenas a Ele devemos louvar e a nada nem ninguém além Dele, assim como Jesus disse ao diabo: "Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".(MT 4:10). Que nós respondamos dessa forma cada vez que o diabo nos ofertar qualquer coisa.

*****************************************************

"O Senhor disse a Moisés:"Tratem os midianitas como inimigos e matem-nos,porque trataram vocês como inimigos quando os enganaram no caso de Peor e de Cosbi, filha de um líder midianita, mulher do povo deles que foi morta quando a praga que enviei por causa de Peor". (NM 25:16-18)

Devemos tratar o diabo e tudo que vem dele como inimigos. Há pessoas que acham que podem brincar com o diabo e sair ilesas. Não sejamos bobos: o diabo é astuto e nossa carne é fraca, não é inteligente ficar brincando com fogo. Há pessoas que acham que podem ficar indiferentes ao diabo. Irmãos, abramos os olhos! O próprio Jesus disse que o diabo não veio para outra coisa senão roubar, matar e destruir (JO 10:10). Será que Jesus Se enganou? Será que o diabo teria piedade de nós? Não sejamos ingênuos, mas nos mantenhamos armados com a armadura de Deus (EF 6:10-18), pois essa é a única forma de sairmos vitoriosos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 21/05/2013
Reeditado em 21/05/2013
Código do texto: T4301818
Classificação de conteúdo: seguro