ESTUDO I TIMÓTEO 4: CUIDADO COM O QUE ESTÁ FORA DA PALAVRA// NÃO RECUSE O QUE DEUS CRIOU// PERSEVERE NA OBRA E NO MINISTÉRIO// RECADO AOS JOVENS

"O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios." (I TM 4:1)

Irmãos, vemos muito disso hoje em dia: pessoas que até serviam a Jesus, mas que abandonaram o caminho de Cristo para servir a doutrinas de demônios. A Palavra define os espíritos como enganadores, justamente por que querem nos afastar da videira verdadeira e aproximar-nos de tudo o que é falso, fazendo-nos acreditar em mentiras e em doutrinas criadas pelo diabo e pelo homem. Fiquemos longe de tudo aquilo que não está de acordo com a Palavra de Deus.

*****************************************************

"Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade." (I TM 4:2-3)

Irmãos, fica claro nessa passagem que Deus não proíbe o casamento e nem o consumo de alimentos, a não ser aqueles que são feitos de sangue, como o chouriço. Essa proibição se deve ao fato de que o sangue é a vida do animal e essa vida é finalizada com o gasto de energia do animal a fim de se manter vivo. Contudo, há uma série de "doutrinas" que proíbem várias coisas que Deus criou para Seus filhos, desde que de modo santo. As pessoas que inventam esses preceitos e doutrinas o fazem de maneira hipócrita e mentirosa: muitos conhecem a Palavra de Deus e não cumprem os preceitos que eles mesmos inventam.

A palavra "cauterizada" significa "queimada a ferro em brasa" e o que passa por esse processo fica morto e sem sensibilidade. Aqueles que têm a consciência cauterizada não distinguem entre a verdade e a mentira. As pessoas que não distinguem entre o bem e o mal não têm discernimento espiritual e essa falta de discernimento ocorre justamente por darem ouvidos a coisas que não estão na Palavra de Deus. Fujamos, pois, dessas coisas. Não façamos como as pessoas que viram as costas à Palavra de Deus e ficam vulneráveis aos espíritos enganadores por trás das falsas doutrinas, de acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada.

Fonte: Assembleiano.com.br <<http://assembleiano.com.br/o-que-significa-consciencia-cauterizada/>>

*****************************************************

"Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração." ( I TM 4:4-5)

Todas as coisas QUE DEUS CRIOU, incluindo o casamento e os alimentos, são coisas boas e que devem fazer parte da vida dos cristãos, desde que de modo santo. Irmãos, nós somos santificados pela Palavra de Deus e pela oração, ou seja, por uma vida consagrada ao Senhor. Nada que é criado por Deus deve ser rejeitado, mas ser aproveitado com gratidão. Não devemos rejeitar ninguém. Mesmo que seja uma pessoa difícil, foi criada por Deus e tem sua essência boa.

*****************************************************

"Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido." ( I TM 4:6)

Não devemos ensinar doutrinas e preceitos que não estão na Palavra de Deus. Há pessoas que ensinam uma série de ritos e religiosidades, mas deixam a Palavra de Deus "de fora". Só é um bom ministro de Deus aquele que transmite a verdade, ou seja, o que está na Bíblia e o que o Espírito Santo nos direcionar.

****************************************************

"Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade." ( I TM 4:7)

Mais uma vez uma orientação para que rejeitemos todos os ensinos falsos, ou seja, que são criados pelo homem e que não estão embasados na Palavra de Deus. Lembremos sempre de provar os espíritos a fim de ver se eles são de Deus (I Jo 4:1), ou seja, o que é dito está de acordo com a Palavra? Se não estiver, que nem prestemos atenção.

*****************************************************

"O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação." ( I TM 4:8-9)

Com certeza já ouvimos falar a respeito de pessoas que malham o corpo, mas não malham o cérebro. Da mesma forma, de nada adianta exercitar nossa vida material e nosso corpo físico e não exercitar nossa fé, nossa piedade, ou seja, nosso lado espiritual. Aquele que vive no Espírito tem recompensa aqui, vivendo uma vida de paz e prosperidade em todos os sentidos, e na eternidade, desfrutando para sempre da presença do Pai. Esse ensinamento, assim como tudo o que está na Palavra de Deus, é digno de TODA aceitação, de maneira INTEGRAL, e aquele que não leva em consideração a Palavra do Pai, não aceitando e não vivendo de acordo com ela, sofrerá as consequências de sua rebeldia.

*****************************************************

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem." ( I TM 4:10)

Irmãos, aqueles que creem em Deus devem trabalhar e lutar pela salvação da família, pelo casamento, pela saúde, etc. Temos nossa vitória garantida na esperança em um Deus que é vivo e não apenas uma imagem. Devemos ter sempre viva nossa esperança Nele e nunca desanimarmos. Além disso, a vontade de Deus é que todos se salvem, já que Ele é Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem. Aqueles que têm fé em Jesus, ou seja, que já O aceitaram, desfrutam da salvação do Senhor. Porém, todos podemos desfrutar dessa salvação. Qualquer um, não importa o que tenha feito, que se arrepender e aceitar Jesus será salvo, pois Ele não faz acepção de pessoas (RM 2:11).

*****************************************************

"Ordene e ensine estas coisas." (I TM 4:11)

Devemos ordenar e ensinar tudo o que está na Palavra de Deus, sem retirar e nem acrescentar nada.

*****************************************************

"Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." ( I TM 4:12)

Não devemos ter preconceitos contra as pessoas, sejam elas jovens ou mais velhas: todas podem ser grandemente usadas pelo Senhor para ensinar e pregar a Palavra de Deus, fazendo grandes milagres e maravilhas. Mesmo os jovens devem ser exemplos de seriedade no que diz respeito à obra e ao cumprimento da Palavra de Deus. Além disso, que os jovens sejam exemplo com atitudes comedidas e sensatas, fugindo dos arroubos e da paixões da juventude, que não levam a lugar algum. Amemos a Jesus, amor esse que se traduz na obediência aos Seus mandamentos (2 Jo 1:6), e amemos aos outros com o amor de Cristo. Que os jovens tenham seu coração cheio de fé alimentada pela Palavra de Deus (RM 10:17). Por fim,sejamos puros: fujamos da malícia com que o mundo vê as coisas e vejamos tudo com o olhar de Deus. Jovens, é necessário lembrar: "Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno" ( I Jo 2:14).

*****************************************************

"Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino." ( I TM 4:13)

Mesmo não sendo pastores ou outro tipo de líderes religiosos, devemos nos dedicar à pregação da Palavra de Deus a todos aqueles que pudermos alcançar e em todo tempo possível. Ensinemos e exortemos com amor e sabedoria inspirada pelo Espírito Santo. Cumpramos a ordem que Jesus nos deu: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (MC 16:15).

*****************************************************

"Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros." ( I TM 4:14)

O dom que Timóteo havia recebido era o dom de ensinar e pregar o Evangelho, a verdadeira fonte necessária para refutar os falsos mestres e ganhar as pessoas para Cristo (ver em I TM 1:18; 2 TM 1:6-7,14), de acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada. Não sejamos negligentes com as coisas que Deus colocou em nossas mãos. Se devemos orar pelos outros, oremos; se devemos pregar, preguemos; se devemos ser exemplos, sejamos. A cada um Deus deu um dom e esse dom deve ser usado na edificação dos outros e da Igreja, não apenas para nós mesmos e na hora em que acharmos melhor.

*****************************************************

"Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso." ( I TM 4:15)

Não basta exercermos o ministério que Deus nos deu, mas devemos exercê-lo com diligência, ou seja, com cuidado. Dediquemos nosso tempo inteiramente a essas funções. Isso não quer dizer deixar de trabalhar, estudar, etc., mas sim que, no momento em que formos desempenhar essas funções, devemos nos dedicar a elas integralmente e de todo coração, não dando espaço para nenhum tipo de pensamento ou tentação que atrapalhe a obra. Devemos ser exemplos de servos do Senhor, mostrando sempre progresso no que diz respeito à nossa santificação.

*****************************************************

"Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem." ( 1 TM 4:16)

Fiquemos firmes na obra que o Senhor colocou em nossas mãos. Perseveremos na presença do Senhor, afastando-nos de tudo o que nos afasta do Pai. Perseveremos na obediência da Palavra de Deus e na pregação, pois assim salvaremos a nós mesmos e levaremos a Palavra de salvação a todos os que nos ouvirem.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 22/05/2013
Reeditado em 22/05/2013
Código do texto: T4304159
Classificação de conteúdo: seguro