ESTUDO I REIS 5: SEJAMOS FIEIS POR COMPLETO// GRATIDÃO// CONSTRUA SEU TEMPLO A DEUS// HONESTOS, JUSTOS E HUMILDES// IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO

"Quando Hirão, rei de Tiro, soube que Salomão tinha sido ungido rei, mandou seus conselheiros a Salomão, pois sempre tinha sido amigo leal de Davi." ( I RS 5:1)

Hirão somente teve motivos para mandar uma mensagem ao novo rei por ter sido sempre fiel a Davi. Irmãos, temos sido fieis a Deus? Como podemos buscar a ajuda de Deus no momento de necessidade se somos fieis ao inimigo e a Ele não? Não podemos servir a Deus pela metade e nem sermos fieis pela metade. Como podemos ser "meio" fieis ao nosso cônjuge? É possível? Não. Então como seria possível ser "meio" fiel a Deus? Dessa forma, quando passarmos por um problema e formos derrotados colocaremos a culpa em Deus, quando a responsabilidade é toda nossa.

*****************************************************

"Tu bem sabes que foi por causa das guerras travadas de todos os lados contra meu pai Davi que ele não pôde construir um templo em honra do nome do Senhor, o seu Deus, até que o Senhor pusesse os seus inimigos debaixo dos seus pés. Mas agora o Senhor, o meu Deus, concedeu-me paz em todas as fronteiras, e não tenho que enfrentar nem inimigos nem calamidades. Pretendo, por isso, construir um templo em honra do nome do Senhor, do meu Deus, conforme o Senhor disse a meu pai Davi: ‘O seu filho, a quem colocarei no trono em seu lugar, construirá o templo em honra do meu nome’. (I RS 5:3-5)

O templo somente seria construído quando Deus colocasse todos os inimigos derrotados e isso aconteceu no reinado de Salomão, que teve paz em todas as suas fronteiras. Irmãos, somente teremos paz se nos mantivermos na presença de Deus e cheios de fé, o que não quer dizer que Davi não estivesse na presença de Deus. Entretanto, nem sempre entendemos os propósitos de Deus, embora tudo que Ele faça tenha um motivo. Davi queria construir um templo e Deus disse que não seria ele a construir. Ele não se rebelou contra Deus, mas confiou e creu que a promessa de Deus não deixaria de se cumprir. Da mesma maneira, Salomão cumpriu a vontade de Deus, demonstrando fidelidade e gratidão ao que o Senhor fez por ele. Vale uma reflexão: temos sido gratos? Temos demonstrado nossa gratidão a Deus? Ele poderia ter dito que construir um templo era vontade de seu pai e não dele. Entretanto, Salomão foi fiel e é isso que faz a diferença para vermos nossos inimigos serem colocados debaixo de nossos pés.

Outro fato importante: nós também somos templos do Senhor e devemos colocar nossos inimigos debaixo de nossos pés a fim de que nosso templo esteja sempre de pé e seja sempre agradável a Deus. Coloquemos todos os inimigos da nossa comunhão com Deus abaixo: prostituição, mentira, inveja, idolatria, ganância, etc.

*****************************************************

"Agora te peço que ordenes que cortem para mim cedros do Líbano. Os meus servos trabalharão com os teus, e eu pagarei a teus servos o salário que determinares. Sabes que não há entre nós ninguém tão hábil em cortar árvores quanto os sidônios". ( I RS 5:6)

Irmãos, é necessário sermos pessoas honestas e sérias. Não devamos nada a ninguém e sejamos justos. Hirão tinha um acordo com o povo de Deus e Salomão pagaria aos trabalhadores a quantia devida. Devemos sempre sermos honestos e justos, irmãos. Mesmo que façamos negócio com alguém que não serve a Deus, o que é comum no mundo, devemos sempre dar o exemplo, sem querer tirar proveito de nada e nem de ninguém. Além disso, reconheçamos as qualidades dos outros. Há pessoas que acham que somente elas são inteligentes ou somente os cristãos são bons. Há pessoas que não servem a Deus, mas que são bons em determinadas coisas, embora cometam um erro fatal: servir ao mundo/ diabo e não a Deus. Há cristãos que inflam seu ego e sua vaidade ao acharem que são sempre melhores que os outros, dando um péssimo exemplo. Procuremos sempre achar os outros melhor que nós. Vejamos a nós mesmos sempre como seres necessitados de sermos aperfeiçoados em Deus. Sejamos humildes.

*****************************************************

"Hirão ficou muito alegre quando ouviu a mensagem de Salomão, e exclamou: "Bendito seja o Senhor, pois deu a Davi um filho sábio para governar essa grande nação". ( I RS 5:7)

Quando andamos na presença de Deus todos veem a unção do Senhor em nós. Que possamos ser exemplos da unção divina e sejamos chamados de sábios, mas com a sabedoria do Senhor. Até mesmo aqueles que não servem a Deus reconhecerão que somos diferentes e é nesse momento que ganharemos muitos para Cristo, pois quererão ser como nós e servir ao Deus que servimos e que nos faz feliz em meio às dificuldades.

*****************************************************

"E Hirão respondeu a Salomão: "Recebi a mensagem que me enviaste e atenderei ao teu pedido, enviando-lhe madeira de cedro e de pinho." (I RS 5:8)

Irmãos, como já disse, Hirão tinha um acordo com os filhos de Deus, porém não tenho informação se ele servia ao Deus de Israel ou se suas intenções eram apenas comerciais. De toda forma, quando estamos fazendo algo que agrada a Deus, Ele provê tudo de que necessitamos, mudando até mesmo o coração daquele que poderia nos prejudicar ou daquele que não crê. Fiquemos em paz e confiemos plenamente no Deus a quem servimos, pois Ele nos capacita e cria condições para realizarmos aquilo que Ele ordena.

*****************************************************

"Assim Hirão se tornou fornecedor de toda a madeira de cedro e de pinho que Salomão desejava, e Salomão deu a Hirão vinte mil tonéis de trigo para suprir de mantimento a sua corte, além de vinte mil tonéis de azeite de oliva puro. Era o que Salomão dava anualmente a Hirão." ( I RS 5:10-11)

Mais uma vez: quando fizermos negócios, seja com cristãos ou com pessoas do mundo, sejamos honestos e que todos sejam beneficiados. Como cristãos, ou seja, como representantes parecidos com Cristo, devemos dar o exemplo. Talvez, nessa ocasião, Deus nos use para tocar o coração da pessoa que negociar conosco e ela aceite Jesus para ser como nós e viver uma vida de honestidade como a nossa. Que bênção!

*****************************************************

"O Senhor deu sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido. Houve paz entre Hirão e Salomão, e os dois fizeram um tratado." ( I RS 5:12)

Em primeiro lugar, a sabedoria que devemos ter é a que Deus nos dá. A sabedoria do mundo de nada nos aproveita a não ser para nos afastar daquilo que Deus aprova ou espera que nós façamos. Peçamos a sabedoria do Pai e Ele nos dará, sem nos lançar em rosto; basta pedirmos (TG 1:5). Em segundo lugar, Deus cumpre tudo o que promete: se Ele disse que dá sabedoria àqueles que pedem, Ele dá. Fiquemos em paz, pois nenhuma palavra que sai da boca de Deus deixa de se cumprir e se realizar, pois nenhuma palavra que sai da boca de Deus volta vazia, sem cumprir o propósito para o qual Deus a enviou (IS 55:11). Não há motivo para preocupações ou sofrimentos: nenhuma das boas promessas de Deus deixa de se cumprir (Js 23:14-15), assim como Ele também não esquece as repreensões e exortações que nos faz. Fiquemos espertos e vigilantes. Quando Deus nos dirige em nossos negócios, fazendo-nos sábios, temos paz em todos os nossos caminhos, pois se Deus está à frente não há possibilidade de nada dar errado.

*****************************************************

"Ele os mandou para o Líbano em grupos de dez mil por mês, e eles se revezavam: passavam um mês no Líbano e dois em casa. Adonirão chefiava o trabalho." ( I RS 5:14)

Irmãos, aqui vemos um exemplo de trabalho organizado. Aprendamos a não fazer as coisas de qualquer jeito, ainda mais quando se refere à obra de Deus. O nosso cuidado com nossa casa, com nossa família, com nosso trabalho, com nosso ministério, etc., deve ser SEMPRE organizado e NUNCA feito de qualquer jeito. Isso nos remete à multiplicação de pães e peixes, onde Jesus mandou que as pessoas fossem organizadas em grupos de cinquenta e grupos de cem (LC 9:14). Eram grupos de noventa e nove, cento e um, quarenta e nove ou cinquenta e um? Não. Mesmo em meio à uma multidão faminta, a ordem teve de ser obedecida. Mesmo em momentos de crise, busquemos fazer as coisas de acordo com a direção de Deus e sempre bem feitas, sempre organizadas. Lembremos de que Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33) e nem de bagunça.

*****************************************************

"Por ordem do rei retiravam da pedreira grandes blocos de pedra de ótima qualidade para servirem de alicerce de pedras lavradas para o templo." ( I RS 5:17)

Os blocos de pedra usados na construção do templo do Senhor eram de ótima qualidade. Qual a qualidade daquilo que oferecemos ao Senhor? Devemos oferecer o melhor de nossa adoração, de nossa atenção, de nossa fé. Ofereçamos sempre as nossas primícias, sempre o nosso melhor ao Senhor, pois Ele é digno de toda glória e de toda adoração. Ele espera isso de nós.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/05/2013
Reeditado em 26/05/2013
Código do texto: T4310592
Classificação de conteúdo: seguro