ESTUDO ATOS 16: SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSA CONDUTA E SALVAÇÃO// DEIXE O ESPÍRITO SANTO TE GUIAR E USAR// ORANDO, LOUVANDO E VENDO AS CADEIAS RUÍREM// SENDO EXALTADOS// PERDOANDO

"Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. " (AT 16:1-2)

Irmãos, os pais de Timóteo não eram colocados como iguais: ela, judia; ele, grego. Entretanto, eram dados bons testemunhos a respeito de Timóteo. Há pessoas que colocam a culpa de sua conduta nos outros: eu sou assim por causa do meu marido, do meu filho, da minha mãe, do meu trabalho, etc. Paremos de desculpas: nossa salvação é individual e não depende de quem vive conosco e de como essas pessoas vivem, mas depende única e exclusivamente de nós e de nossa comunhão com Deus. O domínio próprio e todos os frutos do Espírito que mostram uma vida de comunhão com Deus (GL 5:22) é algo que nós devemos exercitar em nós mesmos, assim como a mudança que devemos realizar em nossa vida a fim de estarmos mais próximos de Deus e do que Ele espera de nós.

*****************************************************

"Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego." (AT 16:3)

É necessário que os cristãos busquem não viver em meio a escândalos. Como o pai de Timóteo era grego, para evitar falatórios e confusões, Paulo o circuncidou. Irmãos, paremos de querer "causar", como dizem por aí. Por mais que não acreditemos em imagens, não há necessidade de sairmos por aí chutando-as. Por mais que tenhamos certeza de que trabalhos de magia não atingem aqueles que andam com Deus, não precisamos chutar macumbas ou fazer qualquer outro tipo de coisa que escandalize as outras pessoas e que até mesmo pode atrapalhar a conversão de muitos. Não é assim que a mensagem do Evangelho é pregada. Lembremos do que o próprio apóstolo Paulo disse a respeito disso: "Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos." ( I CO 10:32-33). Jesus mesmo disse para que não fossemos motivo de escândalo

*****************************************************

"Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que fossem obedecidas. Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia." (AT 16:4-5)

A Palavra de Deus nos é dada não somente para que a ouçamos, mas para que a obedeçamos e creiamos nela. Irmãos, há pessoas que veem exortações e mandamentos de Deus e não entendem que aquilo deve ser obedecido e não apenas lido. Há pessoas que leem promessas de Deus ou que Deus fala com elas e essas pessoas não entendem que devem tomar posse daquilo, não entendem que precisam CRER nessa promessa e obedecer ao que Deus manda. Não tratemos a Palavra de Deus com indiferença: tudo que Deus fala é pessoalmente dirigido a nós e devemos tomar posse, crer e obedecer.

*****************************************************

"Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade." (AT 16:6-8)

Pode parecer estranho que o Espírito Santo tenha impedido os apóstolos de pregar em determinado lugar quando Jesus mandou pregar o Evangelho em todo mundo e a toda criatura (MC 16:15). O Espírito Santo não é contraditório, com certeza, e Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33); porém, Ele nos dirige de acordo com a situação. Há pessoas que, no furor da fé, acabam enfiando os pés pelas mãos. Devemos pregar em todo tempo possível e a todos, pois essa é a ordem de Jesus. Entretanto, peçamos sempre a direção de Deus para sabermos qual o momento certo e as palavras certas para tocar o coração daquele irmão. Não façamos da forma que acharmos melhor e nem na hora que quisermos, mas deixemos que Deus nos use da maneira que achar melhor. Obedeçamos sempre a voz do Espirito Santo e não O apaguemos, deixando de ouvir e de obedecer ( I TS 5:19).

*****************************************************

"Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos".

Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho. Partindo de Trôade, navegamos diretamente para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis." ( AT 16:9-11)

Deus tem sempre um propósito. O Espírito Santo não permitiu que os apóstolos fossem pregar em outro lugar, fazendo com que eles permanecessem em Trôade. De lá, eles deveriam partir para Macedônia. Talvez se eles tivessem ido pregar em Mísia não teriam podido ir à Trôade ajudar o homem que necessitava. Não sabemos ao certo. O fato é o seguinte: Deus tem seus métodos, que nem sempre conseguimos entender ou sequer imaginar, mas devemos obedecer e deixar que Deus nos use, pois Ele sabe de todas as coisas.

*****************************************************

"No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo." (AT 16:13-14)

A oração é uma arma poderosa do cristão. Os apóstolos sabiam desse poder e procuravam um lugar de oração. Temos procurado esse lugar? Temos procurado esse momento de entrega e comunhão com Deus? A própria Palavra manda que oremos sem cessar (I TS 5:17). Basta vermos a parábola do juiz iníquo: "Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam ORAR SEMPRE E NUNCA DESANIMAR" (LC 18:1). Apesar de não servir a Deus, ele julgou a causa da viúva por conta da INSISTÊNCIA dela. O mesmo acontece com a oração: não se trata de vencer Deus pelo cansaço, mas de perseverarmos. Através da oração, somos cheios do Espírito Santo, corações são quebrantados, vidas são mudadas e entramos em contato com Deus, ouvindo o que Ele tem a nos dizer. Nossa relação com Deus não pode ser um monólogo, onde só nós falamos de que necessitamos ou o que queremos, mas deve ser um diálogo, onde ouvimos a voz de Deus também. Estando na presença de Deus, somos usados pelo Pai para falar do amor de Deus às pessoas, assim como os apóstolos fizeram com Lídia. O coração dela foi aberto para entender a mensagem de Paulo e, da mesma forma, vários corações são abertos para receberem a Palavra de Deus através da nossa oração. Não sei qual o problema que você está enfrentando: ore e fique em paz. Não tema, pois a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16).

*****************************************************

"Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu." (LC 16:15)

Vejamos que grande bênção. Lídia se batizou e os de sua casa também. Percebamos que a Palavra coloca primeiro ELA e depois os DE SUA CASA. Irmãos, se Deus nos chamou antes de nossos familiares é por que Ele quer nos usar para alcançá-los, como disse o pastor da sede regional da Igreja Internacional da Graça de Deus de SBC, Otávio Pio. Porém, como isso será possível se nem nós estivermos em comunhão com Deus, vivendo uma vida santa? Além disso, Lídia queria que os homens de Deus ficassem em sua casa. Temos procurado as coisas que se relacionam a Deus ou temos buscado colocar em nossa casa o que se relaciona ao mundo? Tomemos cuidado com o que colocamos dentro de nossa casa, inclusive programas de TV, músicas e companhias, pois as consequências podem ser muito sérias. Cuidado com o que colocamos à disposição de nossos filhos, marido, esposa, etc.

*****************************************************

"Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação". Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: "Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! " No mesmo instante o espírito a deixou." (AT 16:16-18)

Os homens de Deus estavam se dirigindo ao lugar para o qual todos os cristãos devem se dirigir: para um lugar de oração. Entretanto, no caminho, o inimigo colocou uma perturbação. Tenhamos certeza disso: o inimigo criará uma série de impedimentos para que cheguemos à presença do Senhor. São incômodos, indisposições para ir à Igreja, falta de vontade de orar, etc. Porém, aqueles que perseverarem até o fim serão salvos (MT 24:13). Lembremo-nos que é através da oração que entramos na presença de Deus e somos cheios de força e ânimo para vencermos as batalhas. Quando passamos por um problema a primeira coisa que devemos fazer é orar.

Devemos nos espelhar na atitude de Paulo, indignando-nos com as coisas que vêm do diabo. Em Romanos 12:2 é dito para não nos conformarmos com as coisas desse mundo, mas renovarmos o nosso entendimento para conhecermos a perfeita, boa e agradável vontade de Deus. Ora, quem se conforma com as coisas deste mundo não renova seu entendimento, pois nosso entendimento é renovado através da Palavra de Deus e da comunhão com o Altíssimo. É assim que vivemos a vontade de Deus. Além disso, estamos aqui para libertar os cativos, como Paulo fez com a moça. Repreendamos o mal na vida das pessoas que são aprisionadas por Satanás e não somente nossa família, mas todos aqueles que vemos necessitar de ajuda. Deus nos usará se deixarmos que Ele nos oriente e nos dirija.

*****************************************************

"Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades." (AT 16:19)

O diabo não gosta de ver os filhos de Deus pregando a Palavra que cura, liberta, salva e prospera. Justamente por não gostar, cria todo tipo de obstáculo. Porém, maior é o que está conosco que o que está no mundo e se estivemos em Deus e formos nascidos de Deus como novas criaturas, deixando as velhas práticas para trás, vencemos o mundo e o Maligno, no qual o mundo jaz (ver I Jo 5:4 e I Jo 5:19).

*****************************************************

"A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado." (AT 16:22-23)

Paulo e Silas foram levados aos magistrados e acusados de perturbar a cidade propagando ensinamentos que não deveriam ser praticados nem aceitos pelos romanos. Dessa forma, Paulo e Silas foram açoitados e presos. A Palavra ainda diz que eles foram açoitados severamente e lhes foram tiradas as roupas. Irmãos, o inimigo não brinca em serviço e quer tirar TUDO de nós, já que ele veio para roubar, matar e destruir (JO 10:10). Jesus mesmo nos alertou e é incrível como há pessoas que não dão atenção a esse alerta. Não adianta querer dizer "Eu deixo o diabo em paz e ele não mexe comigo". Pura ilusão. Há pessoas que têm medo até mesmo de repreender o diabo, irmãos! Não dá para querer ter amizade com ele ou uma relação pacífica. O diabo não brinca, não perde tempo e destrói tudo o que vê pela frente. Basta lembrarmos da ilustração de Pedro: o diabo brame como leão buscando a quem possa tragar (I Pe 5:8). E detalhe: ele fica em nosso derredor (I Pe 5:8). Ele nos vigia, assim como o guarda da prisão, esperando apenas UMA brecha para nos destruir e, quando estamos mal, fica vigiando, junto aos seus mensageiros, para nos impedir de buscar a Deus, pois sabe que seremos levantados pelo Pai. É por isso que, nos momentos de crise, perdemos as forças até mesmo para orar. Fiquemos espertos e vigilantes e NÃO DEIXEMOS DE BUSCAR A DEUS, pois Dele vem nossa vitória e só Ele pode nos levantar. Vão é o socorro do homem (SL 60:11) e ficar lamentando com as pessoas sobre os nossos problemas de nada adiantará, a não ser para nos afundar mais ainda. Nosso socorro vem do Senhor (SL 121:2) e, por isso, devemos olhar para Ele.

*****************************************************

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam." (AT 16:25)

A meia-noite é o período de maior escuridão, onde não vemos solução para nossos problemas ou onde nos sentimos perdidos. Qual tem sido a sua meia-noite? Não importa qual seja ela, faça como Paulo e Silas: mesmo em meio às dificuldades eles estavam louvando a Deus. Eles não murmuraram, reclamaram, choraram, etc., pois sabiam que as paredes daquela prisão em que estavam só seriam derrubadas através do poder de Deus. Não importa o que esteja te aprisionando e te impedindo de viver o que Deus tem para você: ore e louve a Deus pois, assim como Paulo e Silas, você verá a justiça de Deus em sua vida. Enquanto estivermos desanimados, caídos e olhando para o problema, estaremos dando "ibope" para o diabo, exaltando seus feitos. Passemos a olhar para o que Deus pode fazer em nossa vida, pois todas as Suas Palavras merecem confiança ("As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança" - SL 111:7). Irmãos, assim como quando o leproso disse a Jesus que se Ele quisesse poderia curá-lo e Jesus disse "Quero, sê limpo" (MT 8:3), temos o "SIM" de Jesus para tudo o que Ele nos diz e que está na Palavra Dele: temos o SIM para a cura, para a libertação, para a conversão, para o perdão, para a restauração da família, etc. Irmãos: "Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós." (2 CO 1:20). Deus quer nos fazer vitoriosos, mas para a glória Dele e não nossa, para que nossa vitória seja um testemunho a fim de trazer outras pessoas a Ele. Não queiramos a glória para nós, mas reconheçamos a grandeza de Deus.

*****************************************************

"De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram." (AT 16:26)

O terremoto aconteceu quando Paulo e Silas estavam orando e louvando a Deus. Irmãos, Tiago diz que a oração do justo é poderosa (Tg 5:16). Há pessoas que repetem esse versículo, mas sem entender a profundidade do seu significado. Oremos, irmãos! Não desperdicemos o poder que tem nossa oração! Há pessoas que, no momento de crise, choram e se lamentam, dormem o dia inteiro, enfiam-se em comida, mas não conseguem levantar um clamor a Deus! Mandemos embora essa prisão do diabo e oremos ao Senhor para que Ele nos liberte e vire nosso cativeiro como virou o de Jó (Jó 42:10). Detalhe: Deus virou o cativeiro de Jó enquanto ele orava pelos seus amigos. Era uma oração por outra pessoa, mas não deixava de ser uma oração. Às vezes Deus nos abençoará no momento em que abençoarmos outra pessoa que precise. É dando que se recebe. O Missionário R.R.Soares, no Show da Fé, falou, recentemente, a respeito de não desperdiçar o poder da oração. Sugiro que procurem essa série/vídeo no youtube, pois vale a pena. Além disso, louvemos ao Senhor. Louvar não significa apenas cantar e dançar na presença de Deus, mas obedecê-lO, orar e crer que Ele fará o que diz em Sua Palavra. Dessa forma, veremos todas as cadeias ruírem, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.Mas Paulo gritou: "Não faça isso! Estamos todos aqui! "

O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas" (AT 16:27-29)

Irmãos, ao ver o poder de Deus entrar em ação, o diabo fica desesperado, pois sabe que não pode contra os filhos de Deus. Porém, não tenhamos raiva e nem ódio daqueles que são usados para nos prejudicar, pois eles só agem dessa forma por não conhecerem a Deus. Não arquitetemos vinganças ou alimentamos raivas, imaginando situações em que possamos humilhar essas pessoas mostrando que estão erradas, mas oremos por essas pessoas, perdoemos e preguemos a Palavra a elas, pois elas perceberão que não agiram da maneira correta. Porém, no momento em que isso acontecer, não deixemos que a vaidade entre em nosso coração. Sejamos humildes, pois também cometemos erros, inclusive depois de conhecer Jesus.

*****************************************************

"Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? " Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa." (AT 16:30-32)

Percebamos algumas coisas. A primeira: o guarda foi levado para fora. Quando aceitamos Jesus devemos sair das práticas do mundo, do pecado e de tudo que desagrada a Deus. Somente assim seremos abençoados e usados para abençoar a vida das outras pessoas, inclusive nossas famílias.

O guarda demonstrou vontade de ser salvo. Temos tido essa preocupação? Não sejamos como as pessoas do mundo, que acham que tudo acaba aqui ou que reencarnarão quatrocentas vezes para ter oportunidade de mudar. Irmãos, a prosperidade, a saúde, etc., tudo é importante, mas nada é mais importante que a eternidade.

Paulo e Silas deram a chave para salvar nossa família: crer em Jesus. Irmãos, crer em Jesus significa obedecer aos Seus mandamentos e deixar que Ele nos dirija. Pois mais que nossos familiares tenham o coração duro, se agirmos debaixo da direção do Senhor e crermos, aceitarão a Jesus e O servirão ao nosso lado. Não há fórmula secreta: basta crer.

*****************************************************

"Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados." (AT 16:33)

O carcereiro, que antes estava mantendo Paulo e Silas presos, agora estava lavando as feridades dele. Irmãos, quando as pessoas aceitam Jesus mudam de maneira natural. Se há pessoas que nos maltratam, perseguem ou caluniam, tenhamos misericórdia e oremos por elas, pois elas só agem assim por não conhecerem Jesus. Falemos do amor de Deus para elas pois, ao aceitarem, mudarão naturalmente. Vale uma reflexão para nós: mudamos depois de aceitar Jesus ou continuamos da mesma forma? Irmãos, se somos novas criaturas devemos agir como tal, deixando TODAS AS ATITUDES erradas da velha criatura para trás. Devemos ter um coração manso, humilde, pacífico, sincero, ou seja: um coração com os frutos do Espírito desenvolvidos (GL 5:22).

Além disso, aqueles que aceitaram Jesus não demoraram para se batizar. Se você ainda não tomou essa decisão, tome, pois aqueles que crerem e forem batizados serão salvos, mas quem não crer será condenado (MC 16:16). Detalhe: falamos aqui do batismo nas águas para remissão dos pecados e não do batismo no Espírito Santo, que é uma bênção como todas as outras e que deve ser buscada com afinco e fé assim como buscamos outras bênçãos. Porém, não ser batizado no Espírito Santo não nos impedirá de sermos salvos. Oremos a Senhor e peçamos que Ele nos abençoe com o batismo no Espírito Santo, assim como pedimos outras coisas. Se pedirmos com fé, Ele nos atenderá, pois Jesus mesmo disse: ""Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. "Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!" (MT 7:7-11).

Mateus 7:7-11. Em outro momento, falaremos disso com calma.

*****************************************************

"Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus." (AT 16:34)

Devemos sempre levar a presença de Deus para nossa casa e para nossos familiares. Irmãos, levemos a presença e a Palavra de Deus para nossa casa através da oração, da pregação, de hinos e do exemplo. De nada adianta falarmos de Deus e fazermos todas as coisas que Deus desaprova. Quando nossos familiares se converterem, experimentarão a mesma alegria que nós experimentamos ao aceitarmos Jesus, uma alegria que só Deus pode nos proporcionar. Esforcemo-nos para que nossos familiares possam viver essa alegria junto a nós.

*****************************************************

"Quando amanheceu, os magistrados mandaram os seus soldados ao carcereiro com esta ordem: "Solte estes homens". O carcereiro disse a Paulo: "Os magistrados deram ordens para que você e Silas sejam libertados. Agora podem sair. Vão em paz". (AT 16:35-36)

Se nos mantivermos na presença de Deus, com fé e sem murmurar, sem nos revoltarmos contra Deus e sem desanimarmos, veremos todas as cadeias ruírem, veremos o diabo e todos os seus mensageiros soltarem nossas vidas e seremos libertos. Além disso, teremos paz, mas não a paz do mundo (que passa) e sim a paz de Jesus que Ele nos deixou (JO 14:27).

*****************************************************

"Mas Paulo disse aos soldados: "Sendo nós cidadãos romanos, eles nos açoitaram publicamente sem processo formal e nos lançaram na prisão. E agora querem livrar-se de nós secretamente? Não! Venham eles mesmos e nos libertem". (AT 16:37)

Os inimigos queriam despedir os servos de Deus secretamente. A Palavra diz que não há nada oculto ou encoberto que não seja descoberto e nada que seja sussurrado nos gabinetes que não seja apregoado nos telhados (LC 12:3). Muitas vezes o inimigo usa métodos escusos e age de maneira escondida, mas Deus nos exaltará à vista de todos, não para que sejamos orgulhosos, mas sim para que as pessoas vejam o que o Deus vivo faz por Seus filhos.

*****************************************************

"Os soldados relataram isso aos magistrados, os quais, ouvindo que Paulo e Silas eram romanos, ficaram atemorizados. Vieram para se desculpar diante deles e, conduzindo-os para fora da prisão, pediram-lhes que saíssem da cidade." (AT 16:38-39)

Vemos aqui o exemplo do que acabei de falar: Deus exaltando os servos que se mantiveram fieis a Ele e pregaram Sua Palavra mesmo em momentos de dificuldade, dando o exemplo de fé. Paulo e Silas, que haviam sido açoitados e presos, estavam perdoando aqueles que os agrediram. Algo importante: perdoar SEMPRE, sem condições. Falas do tipo "Eu perdoo, mas não quero falar com você" são complicadas e estranhas, evidenciando muitas vezes um perdão falso. Se for alguém com quem não temos obrigação de conviver, tudo bem. Porém, é impossível perdoar um parente, por exemplo, e viver sem encontrar e sem falar com essa pessoa, já que ela não se sente perdoada e o clima familiar continua tenso. Irmãos, perdoar significa não odiar e não querer mal, mas ajudar a pessoa que perdoamos no que for preciso.

*****************************************************

"Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram." (AT 16:40)

Após o problema que tiveram, Paulo e Silas voltaram para a companhia das pessoas que serviam a Deus. Há pessoas que, ao passarem por um problema, revoltam-se e abandonam a Deus, achando que servi-lO não resolve nada: "Ah, eu sou dizimista, eu vou à Igreja, eu oro, e olha o que está acontecendo comigo! Não adianta de nada". Agindo assim fazemos exatamente o que o diabo quer. Mantenhamo-nos na presença de Deus, pois servi-lO vale a pena, mesmo que a bênção aparente demorar. Fiquemos firmes na fé e preguemos o Evangelho, pois àqueles que se mantiverem firmes receberão a coroa da vida (AP 2:10).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/05/2013
Reeditado em 28/05/2013
Código do texto: T4314183
Classificação de conteúdo: seguro