ESTUDO NÚMEROS 26: CONTE SUAS BÊNÇÃOS// FAÇA CONFORME DEUS ORDENAR// JUSTIÇA DE DEUS// TENHA UM ESPÍRITO DIFERENTE

"Façam um recenseamento de toda a comunidade de Israel, segundo as suas famílias; contem todos os de vinte anos para cima que possam servir no exército de Israel". (NM 26:2)

Irmãos, reparem que Deus mandou que Moisés se focasse não naqueles que não poderiam servir, mas nos que poderiam. Temos focado nossa atenção nos problemas ou no que Deus pode fazer por nós? Há uma frase de que gosto muito, que diz: "Conte suas bênçãos". Temos focado nossa atenção no número de problemas que temos ou no número de bênçãos que Deus nos dá? Se pararmos para contar todas as coisas boas que temos em nossa vida, com certeza veremos que são muito mais que as ruins. Não preste atenção às circunstâncias ou em como as coisas parecem difíceis. Preste atenção nas bênçãos que você já recebeu e nas que ainda vai receber, em Nome de Jesus.

*****************************************************

""Façam um recenseamento dos homens de vinte anos para cima", conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés. Estes foram os israelitas que saíram do Egito:" (NM 26:4)

Aqui há uma coisa muito importante: Moisés fez tudo conforme tinha ordenado o Senhor. Irmãos, decidir não seguir a direção de Deus é uma decisão que mostra falta de inteligência. Vejamos o que a Palavra diz a respeito: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!" (SL 111:10). Até mesmo nas menores coisas, façamos tudo conforme o Senhor nos ordenar, pois é dessa forma que conseguiremos a vitória e, principalmente, comunhão com o Senhor.

*****************************************************

"O filho de Palu foi Eliabe,e os filhos de Eliabe foram Nemuel, Datã e Abirão. Estes, Datã e Abirão, foram os líderes da comunidade que se rebelaram contra Moisés e contra Arão, estando entre os seguidores de Corá quando se rebelaram contra o Senhor. A terra abriu a boca e os engoliu juntamente com Corá, cujos seguidores morreram quando o fogo devorou duzentos e cinqüenta homens, que serviram como sinal de advertência." (NM 26:8-10)

O resultado daqueles que se rebelam contra o Senhor não é bom e é justamente a rebeldia e a revolta que o inimigo tenta colocar em nosso coração em um momento difícil. Em meio ao deserto, o povo se rebelou contra Deus. Você tem feito o que em meio ao seu deserto: crido em Deus e confiado no Seu livramento ou se rebelado contra Ele, questionando-O? O diabo tenta pôr em nosso coração a falta de fé, o desânimo e tenta nos fazer culpar a Deus pelos nossos problemas ou acharmos que Ele não está do nosso lado justamente por que deseja nos tirar da fé e da presença de Deus, a fim de nos destruir. Mais à frente, veremos o exemplo de um homem que tinha um "espírito diferente", creu mesmo em meio às adversidades e recebeu sua recompensa. Façamos como ele.

*****************************************************

"A descendência de Corá, contudo, não desapareceu." (NM 26:11)

A salvação é individual e Deus não nos penaliza por conta de erros cometidos por outros, assim como não penaliza outras pessoas pelos nossos erros. Não adianta dizer "Eu sou assim por causa do meu marido, do meu filho, da minha esposa", etc. Cada um responderá pelos seus atos e será recompensado de acordo com suas obras (SL 62:12).

*****************************************************

"Os descendentes de Efraim segundo os seus clãs foram: de Sutela, o clã sutelaíta; de Bequer, o clã bequerita; de Taã, o clã taanita." (NM 26:35)

A obra de Deus deve ser algo organizado. Deus não é Deus de confusão (I Co 14:33) e a obra Dele também não, assim como nossa vida não deve ser. Nossa vida deve ser um altar a Ele e, sendo assim, não deve ser uma bagunça. Oremos a Deus e demos liberdade para que Ele aja em nossa vida, mudando nossos pensamentos, sentimentos, vontades, sonhos e caminhos. Que, assim como o vaso na mão do oleiro (JR 18:1-6), Deus possa moldar nossa vida de acordo com o que O agrada e de acordo com o que Ele espera de nós.

*****************************************************

""A terra será repartida entre eles como herança, de acordo com o número dos nomes alistados. A um clã maior dê uma herança maior, e a um clã menor, uma herança menor; cada um receberá a sua herança de acordo com o seu número de recenseados." (NM 26:53-54)

Deus é justo e pratica a justiça. Irmãos, ao clã maior, Ele deu uma herança maior; ao clã menor, deu uma herança menor. Deus retribui a cada um segundo as suas obras. Não fiquemos achando que o problema que está em nossa vida é impossível de ser resolvido ou que não temos capacidade. Lembremo-nos de que não nos sobreveio tentação senão humana e que Deus, ao lado da tentação, coloca um escape para que possamos suportar (I Co 10:13). Se Deus não nos permite sermos tentados além do que podemos suportar, não nos permite passar por uma situação que não possamos suportar. Às vezes pode parecer impossível, parecer que não há mais jeito, mas apenas parece e o que parece nem sempre é verdade. Nesse caso, não é. Se você estava sofrendo a ponto de pensar em cometer uma loucura, uma besteira, não faça isso: Deus está pronto para lhe dar a solução e forças para suportar. Pergunte a Ele o por que você está passando por tudo isso e o que deve fazer. Ele lhe responderá. Você O achará, se O buscar de todo coração (JR 29:13). Contudo, devemos estar dispostos a ouvir o que precisamos e não o que queremos e a pôr em prática o que Ele nos disser, sem querermos "adaptar" ao que nos agrada. E se você acha que foi longe demais e que tudo o que está passando é por conta disso, peça perdão a Deus e volte para Ele. Ele mesmo diz: "Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado." (JR 18:7-8)

*****************************************************

"A terra, porém, será distribuída por sorteio. Cada um herdará sua parte de acordo com o nome da tribo de seus antepassados." (NM 26:55)

Mais uma vez, vemos a justiça de Deus: a terra seria distribuída por sorteio e cada um herdaria segundo os seus antepassados. Não havia motivos para brigas assim como não deve haver hoje. É claro que vemos ímpios prosperarem e não é por que Deus e injusto, mas sim por que o sol raia sobre justos e injustos (MT 5:45). Porém, o fim daquele que não serve a Deus é muito triste (ver em Salmo 73). Não questionemos a Deus e nem achemos que Ele é injusto, mas oremos para que aquele que não são fieis a Ele possam se converter, servi-lO e serem grandes colunas da Igreja, ajudando na obra e àqueles que necessitam, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Mas Nadabe e Abiú morreram quando apresentaram uma oferta com fogo profano perante o Senhor." (NM 26:61)

Tudo o que for oferecido a Deus deve ser de forma santa. Nosso coração, nosso corpo, nossa vida. Deus não coabita com a sujeira, pois não pode haver comunhão entre luz e trevas (2 Co 6:14). Peçamos que Deus nos santifique, purifique de todo mal e limpe nosso coração, nossa mente, nossos corpos e nossa vida a fim de que O sirvamos em santidade. A própria Palavra diz que devemos oferecer nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o culto racional (RM 12:1). Há pessoas que buscam fazer loucuras "por Deus", mas continuam usando suas vidas em sacrifício ao diabo. O que antes usávamos para a prostituição, para a mentira, para as brigas, para a desonestidade, etc., usemos para servi-lO, adorá-lO e fazer a obra de Deus.

*****************************************************

"Nenhum deles estava entre os que foram contados por Moisés e pelo sacerdote Arão quando contaram os israelitas no deserto do Sinai. Pois o Senhor tinha dito àqueles israelitas que iriam morrer no deserto, e nenhum deles sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num." (NM 26:54-55)

Chegamos ao exemplo de um homem com um espírito diferente (NM 14:24), como disse antes. Irmãos, Deus havia mandado que fossem "espiar" a terra prometida, a fim de reconhecê-la. Entretanto, os homens que foram voltaram dizendo que era muito difícil, que deveriam desistir, etc. Calebe e Josué estavam entre eles, porém não compartilhavam da falta de fé deles. Pelo contrário: eles disseram ao povo que, se Deus havia prometido, eles deveriam ir e tomar posse do que era deles. Todos aqueles que não creram na Palavra de Deus morreram antes de entrar na terra prometida; somente Calebe e Josué entraram, por que creram e obedeceram. Irmãos, termino esta mensagem dizendo: tenham um espírito diferente. Por mais difícil que a situação pareça, fique com a Palavra de Deus e não duvide em seu coração, pois Deus não pode operar em meio à dúvida e sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Tenhamos fé, busquemos a Palavra e não deixemos que o inimigo nos tire da presença de Deus. Lembremo-nos de que um espírito alegre é remédio, mas o espírito abatido resseca até os ossos (PV 17:22). Observemos o trecho a seguir: "Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente.

Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!" (NM 14:6-9). Calebe e Josué observaram a parte boa da terra em vez das dificuldades. Claro,eles não eram cegos e nem loucos, eles sabiam que poderia haver obstáculos, mas estavam certos de que se obedecessem ao Senhor e cressem a vitória seria deles. Aqui vemos dois homens de Deus "contando suas bênçãos" e demonstrando fé. Façamos o mesmo.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 31/05/2013
Código do texto: T4318354
Classificação de conteúdo: seguro