ESTUDO I TIMÓTEO 5: COMO TRATAR COM AS PESSOAS// VIÚVAS E PESSOAS COM NECESSIDADES// NÃO SOBRECARREGUE A IGREJA// CUIDE DA SUA FAMÍLIA// SEJA IRREPREENSÍVEL// NÃO AJA COM PARCIALIDADE// ACUSAÇÕES CONTRA AUTORIDADES// NADA FICA OCULTO

"Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza." (I TM 5:1-2)

Irmãos, aqui a Palavra de Deus mostra como devemos lidar com uma série de pessoas. Tenhamos paciência com os idosos, já que não têm mais a mesma habilidade de antes com determinadas coisas, mas ajudemos no que for preciso, tenhamos paciência e falemos de Jesus para eles, corrigindo-os com amor, assim como devemos fazer com todas as pessoas. Tratemos a todos com o mesmo respeito com que gostaríamos que tratassem nossa família.

*****************************************************

"Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus." (I TM 5:3-4)

Aquelas viúvas que tinham família deveriam ser ajudados por ela. Irmãos, há pessoas que querem ajudar todo mundo, menos os que estão em sua própria casa. Há pessoas que pregam, falam de Jesus, fazem trabalhos missionários, etc., tudo fora de casa. Porém, com a família, não falam de Jesus, só dão mau exemplo e nem se importam em exortá-los com carinho, amor e paciência, de acordo com a direção do Senhor. Há pessoas que não são capazes de participar de uma campanha, de frequentar cultos pela família, nem de fazer uma oração pela família! Irmãos, isso é muito sério e essas pessoas responderão pela sua omissão.

*****************************************************

"A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica. Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta." (I TM 5:5-6)

Irmãos, as viúvas eram pessoas que precisavam de ajuda. Aplicamos isso a todas as pessoas nessa situação. Quando temos uma necessidade, não busquemos o suprimento do mundo, com distrações em coisas que desagradam a Deus, mas busquemos o conforto e a ajuda do Senhor através da fé, orando e meditando na Palavra de Deus. Dessa forma, Deus nos dará a resposta de que precisamos e não deixará que nada nos falte, pois Ele é o Deus que sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto (SL 107:8-9).

*****************************************************

"Ordene estas coisas para que sejam irrepreensíveis." (I TM 5:7)

A única forma de sermos irrepreensíveis é obedecendo e vivendo a Palavra de Deus, inclusive na nossa família e na vida em sociedade: respeitando as pessoas da forma como gostaríamos de ser respeitados. Respeitemos os outros como gostaríamos que respeitassem nossa família. Para isso, entretanto, devemos amar e respeitar os nossos familiares. Lembremo-nos sempre de não sermos de Deus apenas na Igreja ou em meio a outros cristãos, mas que sejamos o sal da terra (MT 5:13), salgando inclusive aqueles que não creem ou não conhecem a Deus.

*****************************************************

"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente." (I TM 5:8)

Aqui vemos o por que é tão importante cuidarmos da nossa família, levando a Palavra de Deus a eles e orando pela sua salvação, pois aquele que é capaz de abandonar sua própria família é pior que o infiel.

*****************************************************

"Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido

e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra." ( I TM 5:9-10)

Para serem ajudadas, as viúvas deveriam ter um "bom currículo", um bom histórico. Irmãos, como esperamos que Deus nos abençoe se fazemos tudo o que O desagrada? Ele é misericordioso e espera nosso arrependimento e mudança, mas precisamos querer mudar e viver de acordo com a Palavra Dele.

*****************************************************

"Não inclua nessa lista as viúvas mais jovens, pois, quando os seus desejos sensuais superam a sua dedicação a Cristo, querem se casar.

Assim, elas trazem condenação sobre si, por haverem rompido seu primeiro compromisso." ( I TM 5:11-12)

As viúvas mais jovens, talvez em um momento de dor, podiam se comprometer a servir a Deus. Porém, no momento em que as paixões do mundo, voltar atrás. Irmãos, não se pode brincar de fazer a obra de Deus, ela é algo sério e, se nos comprometemos, não devemos voltar atrás.

*****************************************************

"Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem." ( I TM 5:13)

Como há pessoas fofoqueiras, que se ocupam com tudo, menos com a Palavra e a obra de Deus. Há pessoas que cuidam da vida de todos, menos de sua própria família, que está indo para o buraco. Irmãos, não apenas as mulheres, mas todos: paremos de nos ocupar com coisas inúteis e que desagradam a Deus, mas busquemos nos ocupar com a Palavra, a obra e com o que Ele aprova.

*****************************************************

"Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência. Algumas, na verdade, já se desviaram, para seguir a Satanás." ( I TM 5:14-15)

Irmãos, melhor do que viver de maneira desregrada, no meio do pecado e da sujeira, é viver de modo santo e consagrado ao Senhor. As mulheres devem andar de modo irrepreensível. Mesmo trabalhando, estudando, etc., devem cuidar de sua casa, de seus filhos e de seu marido. Lembremo-nos de que a mulher santifica seu marido e vice-versa (I Co 7:14) e de que a mulher sábia edifica seu lar, mas a insensata a derruba com suas próprias mãos (PV 14:1) Não façamos como muita gente, que se desviou "só um pouquinho" e que hoje está servindo ao diabo.

*****************************************************

"Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas." ( I TM 5:16)

Irmãos, imaginemos a situação: uma viúva que necessita de ajuda e que tem familiares que podem ajudar, mas que é ajudada pela Igreja, que deixa de ter recursos para ajudar alguém que realmente não tenha ninguém por si. Isso acontece por pessoas que deixam de fazer a parte que lhes cabe. As igrejas e os pastores devem estar sempre a postos para auxiliar, mas há coisas que nós podemos fazer também, como dar uma palavra, repreender o diabo na vida de alguém, orar pelas pessoas, etc.

*****************************************************

"Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário". ( I TM 5:17-18)

Irmãos, aqueles que exercem a autoridade com retidão, com honestidade e de acordo com a Palavra de Deus são honrados DUPLAMENTE e recompensados. Somos sacerdotes e reis para Deus (AP 5:10), principalmente em nossa casa; exerçamos a autoridade de modo reto e de acordo com a direção de Deus. Há cristãos que dão um péssimo exemplo; não seja esse o nosso caso. Voltando àqueles que exercem a autoridade com retidão, Deus não deixa que nada lhes falte e isso vale para aqueles que fazem a obra de Deus. Muitos pastores e auxiliares têm dedicação total à obra de Deus e merecem receber por isso, afinal são casados, têm famílias e contas a pagar. Sendo assim, é digno o trabalhador do seu salário. Se o trabalho deles é a obra de Deus, que vivam também da obra de Deus, e não há motivos para escândalos ou pessoas fazerem comentários maldosos e equivocados. Determinados comentários e atitudes demonstram apenas um grande desconhecimento da verdade de Deus.

*****************************************************

"Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas." ( I TM 5:19)

Não devemos falar mal dos ungidos do Senhor. Na verdade, não devemos falar mal de ninguém, pois não somos ninguém para julgar os outros. Porém, se houver qualquer conduta reprovável de algum servo do Senhor, como pastores, devemos ter certeza de que isso é verdade. Da mesma forma que não saímos acreditando em tudo que nos falam, não devemos acreditar em todas as acusações que são feitas, principalmente contra aqueles que Deus levantou para fazer a obra. Não sejamos levianos e lembremo-nos de não crer em qualquer espírito, mas provemos os Espíritos para saber se eles são de Deus (I Jo 4:1).

*****************************************************

"Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam." ( I TM 5:20)

Irmãos, devemos ser respeitosos. Esse versículo não significa termos de humilhar as pessoas ou fazermos escândalos, mas os erros de uma pessoa devem ser observados pelas outras para que não sejam repetidos, da mesma forma que as atitudes certas devem ser observadas. Nosso exemplo deve ser Cristo, já que devemos ser imitadores de Deus (EF 5:1-2). Recusemos tudo o que se desvie desse modelo.

*****************************************************

"Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo." ( I TM 5:21)

Não devemos ser parciais. Não encubramos os erros das pessoas que amamos a fim de não expô-las ou de não magoá-las, pois isso é errado. Repreendamos com amor, carinho e com a direção de Deus, mas sejamos imparciais. Mesmo que seja alguém que amamos, corrijamos o que estiver errado, pois se não o fizermos e algo acontecer com essa pessoa teremos nossa parcela de responsabilidade.

Além disso, guardemos tudo o que está na Palavra de Deus sem restrição e sem "escolhas": não dá para escolher o que vamos obedecer. A Palavra de Deus foi feita para ser obedecida por completo.

*****************************************************

"Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro." (I TM 5:22)

Devemos fazer todas as coisas com a direção de Deus. Há pessoas, especialmente os recém-convertidos, que, na empolgação do primeiro amor, enfiam os pés pelas mãos. Deixemos bem claro: nunca devemos abandonar o primeiro amor, mas há pessoas que não têm conhecimento ainda da Palavra e da obra e acabam agindo sem a direção do Espirito Santo. Toda obra de Deus deve ser feita com a direção do Espírito Santo, pois é Ele quem nos dirige na oração, mostra-nos aquele que precisa de ajuda, etc. Além disso, não fiquemos no meio do pecado. Escolhamos viver uma vida longe de coisas e pessoas que não têm comunhão com Deus. Porém, se são familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., oremos por eles para que se convertam. Que nós possamos dar uma palavra de fé e o Espírito Santo mudará o coração delas. Entretanto, não pequemos junto a essas pessoas. Se temos um amigo que não serve a Deus, não ajamos como ele, mas oremos a Deus e sejamos um exemplo de santidade para que ele possa agir como nós e entregar a vida a Jesus. Nós vivemos em um mundo que jaz no Maligno. Porém, somos de Deus e devemos agir como tal; mais uma vez, sejamos exemplos de cristão e que nossa vida pode ser um exemplo de vida santa e guardada na Palavra de Deus (I Jo 5:19).

*****************************************************

"Os pecados de alguns são evidentes, mesmo antes de serem submetidos a julgamento; enquanto que os pecados de outros se manifestam posteriormente. Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas." ( I TM 5:24-25)

Às vezes o pecado de alguém (inclusive o nosso) é nítido e não deixa dúvida alguma. Em outras vezes, nem a pessoa e nem nós sabemos que estamos pecando e precisamos da direção do Senhor para saber se estamos em pecado ou não. Por isso, devemos estar sempre na presença de Deus, orando e meditando na Palavra, deixando que Deus nos mostre onde devemos melhorar e obedecendo sempre. Deus não deixa os pecados encobertos. Nada fica escondido, mas aquilo que é dito ao ouvido nos gabinetes é apregoado no telhado (LC 12:3), ou seja, Deus não permite que nada fique oculto, mas sim manifesta todas as coisas (LC 12:2). Da mesma forma, as coisas boas também não ficam escondidas. Se você acha que está sendo injustiçado, que ninguém vê as coisas boas que você faz, fique tranquilo, pois Deus vê todas as coisas e a justiça Dele virá em tempo oportuno. Deus não deixa nada oculto.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 01/06/2013
Reeditado em 01/06/2013
Código do texto: T4320845
Classificação de conteúdo: seguro