ESTUDO I REIS 6 (CONSTRUÇÃO DO TEMPLO): OBEDEÇA, FIQUE FIRME E CREIA NA PROMESSA// DEUS CUMPRE TUDO O QUE FALA// PELA FÉ E NÃO POR VISTA// FIRMADO NA REVELAÇÃO DE DEUS PELA PALAVRA// SEJAMOS COM CEDRO// FAÇA O MELHOR PARA DEUS, COM O CORAÇÃO INTEIRO

"Quatrocentos e oitenta anos depois que os israelitas saíram do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão em Israel, no mês de zive, o segundo mês, ele começou a construir o templo do Senhor." ( I RS 6:1)

Irmãos, Davi queria construir o templo do Senhor, mas Ele disse que quem construiria Seu templo seria um dos seus filhos, no caso, Salomão. Quando algo não está dentro do propósito de Deus, não adianta insistir, pois não dará certo. Contudo, se Deus prometeu algo, fiquemos firmes na obediência e na fé, pois por mais difícil que as coisas pareçam, chegando até mesmo a parecerem impossíveis, Deus cumpre Sua palavra. Nada daquilo que Deus disse deixou de se cumprir até hoje e na nossa vida não será diferente, pois o cumprimento da promessa de Deus será um testemunho de que tudo aquilo que o Senhor profere se cumpre e esse testemunho servirá para a conversão de muita gente, em Nome de Jesus: "Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas." (SL 138:4).

*****************************************************

"O andar inferior tinha dois metros e vinte e cinco centímetros de largura, o andar intermediário tinha dois metros e setenta centímetros e o terceiro andar tinha três metros e quinze centímetros. Ele fez saliências de apoio nas paredes externas do templo, de modo que não houve necessidade de perfurar as paredes." ( I RS 6:6)

Percebamos que os andares foram aumentando gradativamente. Irmãos, deve ser assim nossa comunhão com Deus e nossa vida espiritual: crescendo cada vez mais em unção, em conhecimento da Palavra e da vontade de Deus e em obediência. Nossa vida com Deus deve ser algo crescente e não decrescente.

*****************************************************

"Na construção do templo só foram usados blocos lavrados nas pedreiras, e não se ouviu no templo nenhum barulho de martelo, nem de talhadeira, nem de qualquer outra ferramenta de ferro durante a sua construção." ( I RS 6:7)

Não se ouvia barulhos durante a construção do templo, mas ele estava sendo construído. Há pessoas que querem ver, querem ouvir, querem sentir, para ter certeza de que Deus está trabalhando a favor delas. Irmãos, andamos por fé e não por vista (2 CO 5:7). Mesmo que aparentemente nada esteja acontecendo, Deus está agindo em nosso favor e ficaremos surpresos quando virmos a obra pronta. Ficaremos surpresos com o que Ele tem para fazer em nossa vida, desde que creiamos e nos mantenhamos Nele. Se sairmos da presença Dele, Ele não poderá cumprir o que nos promete. A propósito, tratemos de dar o testemunho na Igreja e fora dela também quando formos abençoados, pois isso ajuda a fortalecer a fé dos irmãos e a converter os que não creem, além de, principalmente, glorificar o Nome de Jesus. Há pessoas que são abençoadas, mas têm vergonha de dar o testemunho. Irmãos, a bênção de Deus não foi feita para ficar escondida, basta lermos novamente o versículo 4 do salmo 138.

*****************************************************

"E fez as salas laterais ao longo de todo o templo. Cada uma tinha dois metros e vinte e cinco centímetros de altura, e elas estavam ligadas ao templo por vigas de cedro." ( I RS 6:10)

Durante toda a extensão do templo, as salas laterais estavam ligadas a ele. Não importa onde estamos ou o que estamos fazendo: estamos ligados a Deus? Estamos ligados às coisas do alto? Não nos esqueçamos de que não podemos nos desligar de Deus em nenhum momento da extensão de nossos dias e nem de nossas vidas. Até porque nós mesmos somos o templo do Senhor. Temos vivido e sido esse templo?

*****************************************************

"E a palavra do Senhor veio a Salomão dizendo: "Quanto a este templo que você está construindo, se você seguir os meus decretos, executar os meus juízos e obedecer a todos os meus mandamentos, cumprirei por meio de você a promessa que fiz ao seu pai Davi, viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo". ( I RS 6:11-13)

Irmãos, quando Deus nos faz uma promessa Ele não volta atrás. Ele mesmo disse, no Salmo 89: "Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios." (v.34). Se a descendência de Davi não O servisse, seria castigada, mas mesmo assim Ele não retiraria Sua promessa. Entretanto, somente veremos as promessas de Deus se cumprirem em nossa vida se andarmos em Sua presença. Caso contrário, não veremos. Vejamos o que Deus mesmo diz: "Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado, e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele" (JR 18: 7-10). Se Deus prometia algo ruim a alguma nação e ela se arrependia, ele não a castigava. Mas, se havia prometido algo bom e ela não O servia, não liberava a promessa. Se temos promessas de Deus e estamos em pecado, peçamos perdão e consertemos a vida, caso contrário, não veremos essa promessa se cumprir. Quando Deus abençoa, está abençoado, ou seja, Ele não muda. Porém, como viveremos a bênção longe Dele?

*****************************************************

"E assim Salomão concluiu a construção do templo." ( I RS 6:14)

E assim, com a Palavra de Deus, Salomão terminou a construção do templo. Irmãos, não sei qual é sua promessa, mas com a Palavra de Deus você a concluirá. Ore com base na revelação que Deus fez a você, sem aquela choradeira e lamentações infinitas, mas com firmeza e de posse da Palavra, pois assim sua oração chegará a Deus como incenso (SL 141:2), agradável, e o diabo não resistirá ao poder do Senhor. Uma oração firmada na revelação da Palavra de Deus, sem coisas inventadas por nós, agrada ao Senhor.

*****************************************************

"Forrou as paredes do templo por dentro com tábuas de cedro, cobrindo-as desde o chão até o teto, e fez o soalho do templo com tábuas de pinho." ( I RS 6:15)

O templo era repleto de cedro, do teto até o chão. De acordo com o dicionário Bíblico, o cedro, no seu firme e contínuo crescimento, é comparado ao progresso espiritual do homem justo. O cedro do Libano era símbolo do poder e da majestade, da grandeza e da beleza, da força e da permanência. Irmãos, que estejamos sempre revestidos de cedro, de progresso espiritual, de comunhão com Deus, de permanência na presença de Deus.

Fonte: http://www.bibliaonline.net/dicionario/?acao=pesquisar&procurar=cedro&exata=on&link=bol&lang=pt-BR

*****************************************************

"O interior do templo era de cedro, com figuras entalhadas de frutos e flores abertas. Tudo era de cedro; não se via pedra alguma." ( I RS 6:18)

Não sejamos de cedro apenas em nosso exterior, mas em nosso interior também. Não vivamos de aparências, aparentando ser de Deus, aparentando ser fiel, aparentando amar, aparentando falar a verdade, etc., pois Deus conhece nosso coração e nossos pensamentos (SL 139). Além disso, a decoração do templo era algo alegre, com flores e frutos abertos. Nós, como templos de Deus, temos sido alegres? Irmãos, ninguém gosta de viver em um lugar escuro, triste, sujo, sombrio. Quando entramos em um lugar assim tratamos logo de abrir as janelas, limpar e deixar o ambiente mais leve. Deixemos que Deus e a Palavra façam essa mudança em nós. Deus também não quer habitar em um ambiente desses, mas quer mudá-lo por completo, tornando-o o mais alegre de todos. Porém, devemos querer que essa mudança seja realizada: Deus bate na porta, mas só entra e faz a mudança completa se permitirmos (AP 3:20). Viver alegre é uma adoração a Deus, pois a alegria do Senhor é a nossa força (NE 8:10) e aquele que vive triste e chorando pelos cantos é presa fácil para o inimigo. Deixe Jesus te reerguer. Além disso,sejamos somente cedro, que não se veja pedra alguma em nós. Que nem nosso coração e nem nada em nós seja de pedra (Ez 11:19), mas de carne, prontos para adorar a Deus e obedecê-lO.

*****************************************************

"Preparou também o santuário interno no templo para ali colocar a arca da aliança do Senhor." ( I RS 6:19)

Nosso coração deve ser um santuário, um altar a Deus onde a presença do Senhor esteja constantemente, em TODOS os momentos. Se é um santuário, não é qualquer coisa que pode entrar nele. Lembrem-nos de que devemos guardar nosso coração sobre todas as coisas, pois dele procedem as saídas da vida (PV 4:23). A presença de Deus não pode habitar com rancor, com pecado, com ódio, com tristeza, etc. Mais uma vez: deixemos que Ele limpe tudo o que for preciso e da forma que for preciso, para que a presença Dele possa reinar soberana. Não afastemos a presença de Deus, mas a queiramos sempre em nosso coração, em Nome de Jesus. Ela é que nos dá alegria e tudo de que necessitamos. Aquele que tem Deus no coração é feliz mesmo em meio à tempestade, pois sabe que Deus acalmará as ondas e o levará ao porto almejado (SL 107:28-30).

*****************************************************

"O santuário interno tinha nove metros de comprimento, nove de largura e nove de altura. Ele revestiu o interior de ouro puro, e também revestiu de ouro o altar de cedro. Salomão cobriu o interior do templo de ouro puro, e estendeu correntes de ouro em frente do santuário interno, que também foi revestido de ouro. Assim, revestiu de ouro todo o interior do templo e também o altar que pertencia ao santuário interno." ( I RS 6:20-22)

Irmãos, mais uma vez: que tanto nosso exterior quanto nosso interior sejam altares a Deus, onde Ele possa ter plena liberdade e habitar. Além disso, Salomão revestiu todo o interior do templo de ouro, ou seja, do melhor. Irmãos, tudo o que fazemos para Deus deve ser o nosso melhor: nossa adoração, nossa fé, nossa obediência, nossa comunhão, nossas orações, nossas ofertas, etc. Não façamos nada "meia boca" para Deus, pois Ele não nos dá "meio livramento", "meia cura", "meia prosperidade", "meia restauração familiar". Deus faz a obra completa (FP 1:6), então nosso coração e nossa vida devem ser inteiramente Dele (2 CR 25:1-2). Que não seja dito de nós o que foi dito do rei Amazias no versículo 2 desse capítulo 25 de Crônicas.

*****************************************************

"Nas paredes ao redor do templo, tanto na parte interna como na externa, ele esculpiu querubins, tamareiras e flores abertas." ( I RS 6:29)

Mais uma vez: sejamos alegres por dentro e por fora. Claro, se estamos tristes, em vez de ficar chorando pelos cantos, busquemos sorrir e ficarmos alegres com a alegria do Senhor. Porém, não fiquemos vivendo uma vida de falsidade: oremos para que Deus coloque a alegria dentro de nosso coração, pois não é vontade de Deus que Seus filhos vivam em tristeza.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 04/06/2013
Reeditado em 05/06/2013
Código do texto: T4325153
Classificação de conteúdo: seguro