ESTUDO ATOS 17: PERSEGUIÇÕES DO INIMIGO// DEVE SER COSTUME// NÃO SE CONFORME COM AS COISAS DO MUNDO// IDOLATRIA// PREGANDO COM A DIREÇÃO DE DEUS

“Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica.” (AT 17:1)

Para chegar à Tessalônica, os apóstolos passaram por Anfípolis e Apolônia. Eles não foram direto para Tessalônica. Há pessoas que não querem passar por onde precisam para chegar ao que desejam. Irmãos, Deus diz que quer nos levar ao fim que desejamos (JR 29:11) e nos guiar ao porto almejado (SL 107:30). Porém, temos um caminho a percorrer até chegar à benção, assim como o povo teve de passar pelo deserto para chegar à Terra Prometida e, às vezes, esse caminho é justamente o deserto. Passemos por ele sem desanimar, dando glórias a Deus e crendo, pois foi dessa forma que Calebe agradou ao Senhor: tendo um espírito diferente mesmo em meio ao que parecia difícil demais (NM 14:24). Calebe teve fé e plena certeza de que Deus era fiel para cumprir o que prometeu independentemente das circunstâncias e é essa fé que devemos ter dentro de nós. Se Deus disse que nos levaria à Terra Prometida, façamos como Calebe: creiamos mesmo em meio às dificuldades.

*****************************************************

“Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo". (AT 17:2-3)

Paulo tinha o costume de estar na sinagoga. Temos tido o costume de estar na Igreja? Não me refiro a costume como um hábito, algo religioso, mas sim como algo que faz parte de nós enquanto cristãos. O cristão deve ter assiduidade na casa de Deus, pois lá ele ouve a Palavra, está em contato com o anjo da Igreja, que é o pastor (AP 2:12), tem comunhão com os irmãos, ouve testemunhos que edificam a fé e glorificam o Nome de Jesus e testemunha também. Igreja em si não salva ninguém, mas o cristão deve sim estar presente na casa de oração e digo mais: não apenas aos domingos ou, pior ainda, somente na Santa Ceia.

Além disso, Paulo discutia com base na Palavra. Se queremos ganhar alguém para Cristo, não fiquemos inventando coisas ou adaptando a Palavra para agradar essa pessoa: falemos a verdade. Aliás, em todos os momentos: falemos somente com base na Palavra de Deus, proclamando Jesus, assim como Paulo fez. Não dá para proclamar Jesus e falar fora da Palavra, pois Jesus é a Palavra de Deus (AP 19:13).

*****************************************************

“Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição” (AT 17:4)

Muitas pessoas crerão se falarmos com base a Palavra de Deus, pois dessa forma estaremos cheios da unção divina. Pessoas de grande posição crerão em Deus, assim como pessoas de uma posição “menor”. Deus não faz acepção de pessoas (RM 2:11) e pode usar essas pessoas de posição mais elevada para pregar a Palavra Dele a mais pessoas utilizando-se de mais recursos. Da mesma forma, Ele prospera também o de menos condição. A prosperidade é dom de Deus (EC 5:19), mas precisa ser usada para ajudar a obra e aqueles que necessitam, além de estar relacionada à fidelidade. Aquele que é infiel nos dízimos, ofertas e na obediência não prosperará ou perderá o que já conseguiu, pois o demônio devorador, que só pode ser repreendido por Deus (ML 3:11), é implacável. Creiamos Nele e deixemos que Ele faça a obra como preferir.

*****************************************************

“Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.” (AT 17:5)

O inimigo sempre levantará problemas para que não andemos na presença de Deus e para que a Palavra não seja pregada. Haverá pessoas que ficarão com inveja de nossa prosperidade, de nossa saúde, de nossa vida sentimental feliz e até mesmo do nosso ministério, mas não podemos dar atenção ao tumulto que o inimigo incitar, pois temos Deus ao nosso lado.

*****************************************************

“Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: "Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui, e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus". Ouvindo isso, a multidão e os oficiais da cidade ficaram agitados.” (AT 17:6-8)

Mais uma vez, vemos os problemas que o diabo tenta criar àqueles que fazem a obra de Deus. Jasom havia abrigado os homens de Deus e estava sendo culpado por isso. Irmãos, não nos preocupemos se nos culparem por abrigar e pregar a Palavra de Deus onde for. Há pessoas que têm vergonha de dizer que são de Deus, que vão “à Igreja dos crentes”, que são amigos do pastor ou do irmão que anda com a Bíblia debaixo do braço, etc. Não façamos isso, pois negar Jesus é algo muito sério. Além disso, vemos aqui que o diabo vai arrasando o que está pela frente: os homens de Deus não foram encontrados, mas Jasom foi e respondeu por aquela situação. Tomemos cuidado, pois o diabo não brinca em serviço e nem poupa ninguém. Não falo isso para que as pessoas tenham medo de fazer a obra, pelo contrário: falo para que tenham consciência dos ataques que o inimigo fará e que fiquem firmes, pois o Senhor é justo e está conosco. Maior é o que está em nós do que o que está no mundo.

Outro ponto importante: eles estavam usando um "desrespeito" a César como desculpa. A lei do mundo não pode ser maior que a lei de Deus. Devemos respeitar as autoridades, pois todas elas foram constituídas por Deus (RM 13:1-2), mas nunca podemos sai da Palavra de Deus. Se nos mandarem fazer algo que não agrada a Deus, digamos não, assim como Daniel não aceitou deixar de adorar ao Deus vivo (DANIEL 6).

*****************************************************

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens.” (AT 17:11-12)

A Palavra chama aqueles que recebem a mensagem de Deus e se interessam por ela de nobres. Irmãos que bênção! Que possamos ser chamados de nobres também pelo Senhor. Eles ouviam o que era dito e examinavam as Escrituras a fim de confirmar. Irmãos, sempre que ouçamos algo procuremos confirmar na Palavra para ver se é assim mesmo, pois o homem é sujeito a falhas e não devemos crer em todo espírito, mas provar para saber se eles são de Deus (I Jo 4:1).O fato é que eles estavam interessados na Palavra e devemos estar também. Nunca devemos perder aquele interesse em conhecer e saber mais da Palavra. Lembremo-nos de que, segundo Oséias, o povo foi destruído por que faltou conhecimento (OS 4:6). Quando as pessoas procuram conhecer a Palavra, creem mais e mais, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Sem ouvir da Palavra, como essas pessoas crerão? E como nós fortaleceremos nossa fé?

*****************************************************

“Quando os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Beréia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as multidões.” (AT 17:13)

O inimigo não se cansa de tentar atrapalhar. Dessa forma, não devemos nos cansar de buscar a Deus, de orar, de nos consagrarmos, de jejuar se for o caso, etc. Não deixemos para depois, pois o tempo é HOJE e, enquanto perdemos tempo, o diabo nos destrói.

*****************************************************

“Os homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.” (AT 17:15)

Sempre que possível, devemos estar na presença de servos de Deus. Ir à Igreja é algo essencial e não deve ser “quando possível”, mas SEMPRE. Contudo, fora da Igreja também é necessário buscarmos estar na presença de pessoas de Deus, falando do Senhor e fortalecendo a fé uns dos outros. Não fiquemos tendo conversas que não edificam, pois as más conversações corrompem os bons costumes (I CO 15:33).

*****************************************************

“Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.” (AT 17:16)

A Palavra diz para não nos conformarmos com as coisas deste mundo (RM 12:2), porém há irmãos que acham normal uma série de coisas que Deus desaprova. Irmãos, o divórcio, a prática homossexual, a mentira, a agressividade, o sexo fora do casamento, etc: nada dessas coisas agradam a Deus e devemos nos indignar quando vemos essas coisas. Isso não significa criar confusões ou, no caso da prática homossexual, ser desrespeitoso ou preconceituoso, muito menos homofóbico. Lembremo-nos que Deus ama os homossexuais, mas não aprova a prática. De qualquer forma, oremos pelas pessoas que vemos viver de maneira que desagrada a Deus. Oremos por essas pessoas e as exortemos no amor, na paciência e na DIREÇÃO de Deus.

*****************************************************

“Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.” (AT 17:17)

Paulo não se escondia, mas pregava tanto na sinagoga quanto na praça principal. Mais uma vez, não sejamos os crentes 007, que ninguém sabe que é crente e que nem demonstra,com suas atitudes, ser cristãos. Falemos da verdade de Jesus de maneira destemida, com fé e ousadia, a todos que pudermos alcançar.

*****************************************************

“Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela? " Outros diziam: "Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros", pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição” (AT 17:18)

Nenhum tipo de filosofia vence a Lei de Deus. Qualquer um, por mais ateu que seja, que se propuser a analisar a Palavra de Deus, será cheio do Espírito Santo e crerá na Verdade. Muitas pessoas podem pensar que os filhos de Deus falam demais, pregando Jesus em toda situação, mas essa é uma ferramenta do inimigo para fechar o coração deles e fazer com que eles não queiram ser como nós. Muitos falam: não quero ser crente por que eles ficam pregando o tempo todo, ficam na Igreja, não podem fazer isso, não podem fazer aquilo, tudo leva para o inferno, etc. Irmãos, oremos, falemos de Jesus e deixemos que o Espírito Santo faça a mudança necessária, transformando o coração de pedra em um coração de carne (EZ 11:19), em um coração fiel, obediente e crente.

*****************************************************

“Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? Você está nos apresentando algumas ideias estranhas, e queremos saber o que elas significam". (AT 17:19-20)

Mais uma vez, vemos o interesse em saber da Palavra de Deus. Há muitos ímpios, pessoas afastadas, que abrem o coração com muito mais facilidade que pessoas que estão na casa de Deus, mas que não se submetem e não têm interesse em conhecer mais do Senhor e de Sua Palavra. Isso é muito triste. Muitas vezes, pessoas fora da Igreja têm mais fé que os servos de Deus e não pode ser assim. Precisamos ter interesse pela Palavra e pelas coisas de Deus e esse interesse deve crescer cada vez mais. Oremos a Deus e peçamos que Ele alimente sempre dentro de nós o primeiro amor (AP 2:4).

*****************************************************

“Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.” (AT 17:21)

A Palavra de Deus mexe com o coração das pessoas. Mesmo aqueles que se dizem ateus, ao ouvir a palavra certa, dita no momento certo debaixo da unção do Espírito Santo, fica mexida, interessada e, a partir daí, converte-se. Mesmo que ela queira lutar contra, Deus muda seu coração e ela passa a servi-lO. Que sejamos cheios da sabedoria e da unção de Deus para podermos ser usados por Ele.

*****************************************************

“Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.” (AT 17:22-23)

Há pessoas que são religiosas, mas não creem verdadeiramente, não vivem uma fé viva. Há pessoas que vivem de modo religioso, indo à Igreja aos domingos, cantando e até orando ou lendo a Bíblia, mas sem entender o que leem, orando uma oração fria, indo ao culto sem sentir a presença de Deus e saindo dali da mesma forma que entraram ou até pior, pois creem que perderam tempo. Ninguém que entra na presença de Deus fica da mesma forma. Além disso, o povo cultuava deuses desconhecidos, algo que nem eles mesmos conheciam ou entendiam. A Palavra de Deus é verdadeira justamente por que Deus nos mostra Sua vontade para nós e Se revela àqueles que O buscam.

*****************************************************

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.” (AT 17:24)

Deus não habita na Igreja, mas habita em nós. Entretanto, Ele diz que onde dois ou mais se fizerem presentes, Ele ali estaria (MT 18:20). O momento de culto na Igreja é maravilhoso e Deus realmente Se faz presente. Não coloquemos nossa fé em um templo criado por mãos humanas, pois nada que venha de nós pode ser maior do que Deus ou do que Sua glória. Cuidemos de nós, que somos Sua habitação. Mentenhamo-nos sempre em santidade e na presença do Senhor. Não nos desviemos, caso contrário, deixaremos de ter a presença do Senhor em nós.

*****************************************************

“Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (AT 17:25)

Deus é quem nos dá todas as coisas e não nós que damos a Ele. Quando ofertamos na Igreja ou damos o dízimo, não estamos dando nada a Deus, mas DEVOLVENDO o que já é Dele e ajudando a obra. Ofertemos de todo coração também nossa fé, nosso amor e nossa adoração, pois essas são as riquezas que podemos oferecer a Ele, já que todas as coisas já Lhe pertencem. Tudo o que existe no mundo é Dele, bem como toda prata e todo ouro (AG 2:8). Confiemos a Ele e Lhe rendamos graça, pois Ele pode todas as coisas.

*****************************************************

“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.” (AT 17:26)

Deus é grandioso e pode coisas grandiosas. Deus não conhece limites, todas as coisas são possíveis a Ele e Seus propósitos não podem ser impedidos (Jó 42:2) e nada Lhe é maravilhoso demais. Assim como Ele determinou os lugares exatos onde deveriam morar, Ele cuida de todas as coisas, nos mínimos detalhes. Sendo assim, deixemos que Ele cuide de cada detalhe de nossa vida e ouçamos Sua voz (HB 3:7-8), pois de nada adiantará Ele falar e nós não darmos atenção.

*****************************************************

“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.” (AT 17:27)

Irmãos, o próprio Deus disse que aquele que O busca, encontra-O, se O buscar de todo coração (JR 29:13), inclusive quem abre mão de um período de seu sono ou de qualquer outra coisa para buscar a Deus, já que aquele que o busca na madrugada o encontrará (PV 8:17). Quando tateamos algo é sinal de que não estamos vendo, ou seja, estamos no escuro. Há muitas pessoas que estão no escuro por que estão longe de Jesus (JO 6:16 ; JO 12:35-36; JO 11:9-10). Somente teremos luz se andarmos na presença de Deus, obedecendo e vivendo Sua Palavra. No momento em que estamos no escuro, parece que Deus nos abandonou e não conseguimos vê-lO, embora Ele esteja perto de nós e queira nos ajudar. Busquemos a luz de Deus. Da mesma forma que alguém no escuro tateia à procura do interruptor ou de uma vela, busquemos a Palavra de Deus, a nossa luz, pois Ele não está longe de nós. Se não deixarmos que Ele nos ajude, Ele não o fará. Se não abrirmos a porta, Ele não entrará e não ceará conosco (AP 3:20).

*****************************************************

“‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.(AT 17:28)

Somos de Deus e nada podemos fazer sem Ele (JO 15:5): mover, existir, respirar, realizar alguma coisa, pregar a Palavra de Deus, sermos felizes, ajudar alguém que precisa, orar por nós ou por alguém, fazer a obra, etc: nada podemos fazer sem Ele. Além disso, somos a descendência de Deus. Ajamos como povo eleito, escolhido, povo de Deus, como a própria Palavra diz: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” – I Pe 2:9. Não vivamos como descendência do diabo, como muitos têm vivido, mesmo se dizendo de Deus.

*****************************************************

“"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.” (AT 17:29)

A idolatria é algo que desagrada a Deus. Muitos creem em imagens, em amuletos, em magias, mas nós cremos no Deus vivo. Nós, que servimos a Deus, não devemos crer nessas coisas e, se alguém ainda crê, ore a Deus e seja liberto disso, pois é algo do diabo. Agora, não é apenas esse tipo de idolatria que existe: podemos transformar pessoas, situações, coisas, etc. em ídolos e isso também é idolatria. Irmãos, livremo-nos de toda idolatria (LV 26:1). Oremos a Deus e peçamos que Ele nos mostre se há alguma idolatria em nosso coração. Se não tiver, fiquemos na presença de Deus, pois quem está de pé cuide para que não caia (I Co 10:12). Se houver, oremos para ser libertos.

*****************************************************

“No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.” (AT 17:30)

Deus não leva em conta o que fazemos na ignorância, ou seja, sem saber. Entretanto, no momento em que sabemos que determinada coisa é errada, devemos nos arrepender imediatamente, pedir perdão a Deus e a quem for preciso e MUDAR, não cometendo mais esse erro. Aliás, há pessoas que se baseiam nos “poucos açoites”, dizendo que não querem conhecer tanto da Palavra para não serem tão cobrados, pois ao que muito é dado, muito é pedido (“Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". – LC 12:48). Irmãos, não queiramos ser malandros com Deus, pois Ele conhece nosso coração. Oremos a Deus para que Ele limpe nosso coração e busquemos conhecê-lO e andar na Sua presença de todo coração, por amor e não por obrigação. Se pedirmos, Ele mudará tudo o que for necessário em nós e nos fará obedecê-lO e querer conhecer mais Dele.

***************************************************

“Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (AT 17:31)

Irmãos, o único que pode nos julgar é o Senhor e isso acontecerá no dia do juízo, cuja existência já foi plenamente confirmada, inclusive pela ressurreição de Jesus. Tudo o que a Palavra diz merece confiança, pois TUDO o que Deus nos diz é plenamente confirmado (SL 119:140). Nada do que Ele diz deixa de Seu cumprir e, no momento certo, daremos conta de nossas obras.Não queiramos nós sermos juízes de ninguém: "Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas." (RM 2:1)

*****************************************************

“Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: "A esse respeito nós o ouviremos outra vez". Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. “ (AT 17:32-33)

Quando falamos da Palavra de forma certa, que é de acordo com a direção de Deus e sem sair da Palavra, sem invencionices, não precisamos ficar brigando com ninguém para crer ou tentar fazer a pessoa “engolir goela abaixo”, pois o Espírito Santo tratará de fazer a obra. Podemos fazer como Paulo: falar e ficar tranquilo. Caso zombem ou mostrem descrença, fiquemos em paz: não insistamos, mas tenhamos certeza de que o Espírito Santo já está fazendo a obra. Pode ser que a pessoa não admita, mas aquele coração duro já estará sendo mudado, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 04/06/2013
Reeditado em 05/06/2013
Código do texto: T4325403
Classificação de conteúdo: seguro