ESTUDO NÚMEROS 27: BUSQUEMOS A PRESENÇA DE DEUS// JUSTIÇA E FIDELIDADE DE DEUS// GRANDIOSIDADE E CUIDADO DE DEUS CONOSCO// CONHEÇA SUA TERRA PROMETIDA// CONSEQUÊNCIAS DO PECADO: PEÇA PERDÃO E MUDE// ORIENTAÇÃO DE DEUS E OBEDIÊNCIA

"Aproximaram-se as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, neto de Gileade, bisneto de Maquir, trineto de Manassés; pertencia aos clãs de Manassés, filho de José. Os nomes das suas filhas eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Elas se prostraram à entrada da Tenda do Encontro diante de Moisés, do sacerdote Eleazar, dos líderes de toda a comunidade, e disseram:" (NM 27:1-2)

Quando as filhas de Zelofeade tiveram um problema e sentiram-se injustiçadas, foram à entrada da Tenda do Encontro. Onde temos ido quando temos um problema? Onde temos buscado a solução? No mundo ou em Deus? Temos procurado as festas ou a Igreja? Irmãos, não façamos como os do mundo, que procuram consolo e sentido para viver em tudo que desagrada a Deus, mas busquemos o consolo Dele, já que Ele é o nosso Pai e pode todas as coisas (MC 10:27 ; Jó 42:2).

*****************************************************

""Nosso pai morreu no deserto. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se ajuntaram contra o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado e não deixou filhos. Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer de seu clã por não ter tido um filho? Dê-nos propriedade entre os parentes de nosso pai". (NM 27:3-4)

Irmãos, Zelofeade não seguiu os que eram contra o Senhor, mas morreu por conta de um pecado. Aqui vemos que o salário do pecado é a morte (RM 6:23) e nem precisa ser a morte física, mas a morte de um sonho, a morte da saúde, a morte da alegria, a morte da família, etc. O pecado nunca compensa e muitos filhos de Deus ainda precisam aprender isso. Outra coisa importante: as filhas de Zelofeade estavam entrando em juízo e apresentando suas razões, como Deus nos manda fazer em Isaías: "Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar" (IS 43:26). Claro que Deus lembra de todas as coisas que nos diz, mas nós também precisamos ter conhecimento delas. Para entrarmos em juízo com Deus, ou seja, dizer a Ele de que precisamos e o que queremos, ou pedirmos perdão por alguma falta, precisamos estar na presença Dele e estar de acordo com a Palavra. Nada que pedirmos fora da justiça de Deus será atendido. Porém, se estamos orando sobre a Palavra fiquemos tranquilos, pois Ele é fiel e não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13).

*****************************************************

"Moisés levou o caso perante o Senhor, e o Senhor lhe disse: "As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai." (NM 27:5-7)

Moisés levou o caso ao Senhor e Ele entendeu que era justo o que pediam. Mais uma vez: se o que queremos não está de acordo com a vontade de Deus, não adianta pedirmos. E como saber se está ou não? Basta sabermos se o que pedimos é aprovado pela Palavra de Deus e se é essa a vontade de Deus para nós. Se Ele nos disse algo, Ele é justo e fará a obra.

Continuando sobre a justiça de Deus: Ele não puniu as filhas pelo pecado do Pai e nem as deixou desamparadas. Lembremo-nos de que a salvação é individual e ninguém responde pelos pecados de ninguém (2 CR 25:4).

*****************************************************

"Diga aos israelitas: Se um homem morrer e não deixar filho, transfiram a sua herança para a sua filha. Se ele não tiver filha, dêem a sua herança aos irmãos dele. Se não tiver irmãos, dêem-na aos irmãos de seu pai. Se ainda seu pai não tiver irmãos, dêem a herança ao parente mais próximo em seu clã". Esta será uma exigência legal para os israelitas, como o Senhor ordenou a Moisés." (NM 27:8-11)

Aqui temos um exemplo da justiça e do cuidado de Deus, que não deixa ninguém sozinho ou padecer necessidades. Creiamos nesse Deus, irmãos. É certo que, no momento da dificuldade, o desespero, o medo, a angústia, etc., veem e é difícil crer, mas servimos ao Deus do impossível (MC 10:17), a um Deus cuidadoso (EX 34:14) e que nos ama, um Deus que nos escolheu para sermos Seu (JO 15:16 ; JO 15:19) e Ele não nos chamou para sofrermos, mas para sermos plenamente felizes e recebermos a alegria completa Nele (JO 15:11). Servimos a um Deus fiel (I Co 1:9), que cumpre Suas promessas e que é bom em tudo o que faz (SL 145:13). Não há necessidade de desespero. Por mais difícil que as coisas se apresentem, descansem no Senhor, pois Ele já ouviu nossas orações e agirá em nosso favor, se crermos e ficarmos firmados em Sua Palavra. Nessas condições, a vitória é nossa, em Nome de Jesus!

*****************************************************

"Então o Senhor disse a Moisés: "Suba este monte da serra de Abarim e veja a terra que dei aos israelitas." (NM 27:12)

Precisamos conhecer nossa promessa, irmãos. Há cristãos que não conhecem o que lhes pertence em Cristo e isso não pode ser! Precisamos saber todas as bênçãos que nos pertencem, como filhos de Deus, e todas as coisas que Deus espera que façamos, todas as coisas as quais temos de obedecer e fazer. Somente teremos esse conhecimento se Deus nos mostrar pela Sua Palavra. Oremos, entremos em comunhão com Ele e peçamos que Ele nos revele o que espera de nós, as coisas nas quais ainda precisamos melhorar, as coisas que precisamos deixar de fazer e também as bênçãos que nos pertencem. Precisamos conhecer a terra que Deus nos deu e o que Ele ainda quer nos dar. Deus não Se agrada de pessoas que não têm interesse em conhecer seus direitos e seus deveres, pois é como se tudo o que Jesus tivesse padecido por nós fosse em vão, já que não O servimos, não O obedecemos e nem nos interessamos pelas bênçãos que Ele comprou para nós a preço de sangue.

*****************************************************

"Depois de vê-la, você também será reunido ao seu povo, como seu irmão Arão, pois, quando a comunidade se rebelou nas águas do deserto de Zim, vocês dois desobedeceram à minha ordem de honrar minha santidade perante eles". Isso aconteceu nas águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim." (NM 27:13-14)

Mais uma vez, vemos as consequências do pecado e da desobediência a Deus: Moisés não entraria na terra prometida por conta da sua rebeldia. Hoje, vivemos no tempo da graça: se pecamos, oremos a Deus para que Ele nos perdoe e acertemos nosso passo para podermos ver as promessas cumpridas em nossa vida. A principal comprovação do arrependimento não é quando pedimos perdão, mas quando mudamos. Não fiquemos vivendo em pecado: peçamos o perdão de Deus e de quem prejudicamos e mudemos.

*****************************************************

'"Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor". (NM 27:16-17)

Moisés, mesmo sem entrar na terra prometida, estava preocupado com o futuro do povo e pediu a Deus por eles. Temos nos preocupado com as outras pessoas ou, se não diz respeito a nós, nem nos importamos? Moisés poderia pensar que, como não iria entrar na terra prometida, o resto do povo que se virasse, mas não foi isso que ele fez. Não sejamos egoístas, não pensemos apenas em nós, pois isso não agrada a Deus, mas oremos pelas pessoas que precisam, intercedamos por elas junto ao Senhor. Lembremo-nos de que Deus virou o cativeiro de Jó enquanto esse orava não por ele, mas por seus amigos (Jó 42:10).

*****************************************************

"Então o Senhor disse a Moisés: "Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles." (NM 27: 18-19)

O homem escolhido por Deus era aquele em quem estava o Espírito. O Espírito Santo tem estado em nós? Temos andado em Espírito ou na carne? Aquele que aceitou Jesus recebeu também Seu Espírito Santo, que habita em nós. Sendo assim, precisamos desenvolver os frutos do Espírito, que são: amor, gozo (alegria), paz, longanimidade (capacidade de passar pelos problemas; paciência), benignidade (ser bom com quem, em tese, não mereceria), bondade, fé, mansidão, temperança (domínio próprio) (GL 5:22). Em contrapartida, não podemos continuar desenvolvendo as obras da carne, que são:imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Ninguém que pratica essas coisas herdará o reino dos céus (GL 5:21). Falando em Espírito Santo, como tem dito o Missionário R.R.Soares no Show da Fé, se não somos batizados no Espírito Santo, oremos a Deus e peçamos essa bênção, pois não pode entrar no reino de Deus aquele que não nascer da água e do Espírito (Jo 3:5).

*****************************************************

"Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça." (NM 27:20)

Moisés daria parte de sua autoridade a Josué para que toda a comunidade o obedecesse. Irmãos, toda autoridade é constituída por Deus e Ele espera que a respeitemos (RM 13:1-2). Entretanto, a maior autoridade que existe é Deus. Lembremo-nos de Daniel, que recusou cumprir o decreto do rei (que decretou, influenciado pelos seus supervisores e sátrapas, que ninguém poderia orar nem a deus nem a homem nenhum além do rei durante um mês) porque não negaria Deus (ler Daniel 6). Devemos respeitar as autoridades, mas não podemos negar a Deus por conta delas. Façamos um crivo das coisas. Porém, respeito é algo que deve existir em todo caso.

Com relação à Palavra, ao Senhor Jesus, devemos obedecer TOTALMENTE, por inteiro, pois é isso que Ele espera que façamos. Aquele que permanece no amor de Jesus obedece Seus mandamentos (JO 15:10 ; 2 Jo 1:6), pois é parecido com Ele e, para isso, deve andar como Ele andou (I Jo 2:6).

*****************************************************

"Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha". (NM 27:21)

Urim é o nome de um processo utilizado pelos sacerdotes para consultar a vontade de Deus. Josué precisaria ser apresentado ao sacerdote para que esse consultasse o Urim perante o Senhor. O que tiramos disso tudo é que nunca podemos tomar uma decisão ou agir diante de algo sem a devida direção do Senhor e, uma vez que temos essa direção, devemos temê-la, ou seja, obedecê-la. Lembremo-nos de que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (PV 9:10). Além disso, há momentos em que precisamos da orientação do pastor, que é o anjo da Igreja (AP 2:12), mas não para saber da vontade de Deus para nós. Nós fomos constituídos sacerdotes (AP 5:10). O único mediador que existe hoje entre nós e Deus é Jesus Cristo (I TM 2:5), que também é a Palavra de Deus (AP 19:13). Se quisermos uma concordância de oração, um direcionamento a respeito de uma situação, etc., podemos pedir uma entrevista com o pastor. Contudo, para saber da vontade do Senhor para nós, perguntemos diretamente a Ele e Ele nos responderá com base na Palavra de Dele.

*****************************************************

"Moisés fez como o Senhor lhe ordenou. Chamou Josué e o apresentou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Senhor tinha dito por meio de Moisés." (NM 27:22-23)

A obediência é algo essencial, já que o próprio Jesus disse que aquele que está Nele é o que O obedece (JO 15:10). Dessa forma, Moisés obedeceu ao que o Senhor havia ordenado. Sigamos esse exemplo: obedeçamos ao Senhor em tudo o que Ele nos ordenar, mesmo que não entendamos o motivo, mas confiemos e obedeçamos de todo coração, sem interesses, revoltas ou murmuração, mas obedeçamos por amor. Há pessoas que obedecem visando uma bênção, etc. Claro, sabemos que se obedecermos ao Senhor seremos abençoados. Porém, devemos ter consciência de que precisamos obedecê-lO para servi-lO, glorificá-lO e por amor a Ele e ao que Ele fez por nós. Oremos a Deus para que coloque em nosso coração o entendimento correto. Não pode haver espaço algum para esse tipo de "troca": devemos obedecer por que nosso coração deve ser TODO do Senhor (2 CR 25:2). As bênçãos devem ser consequência e não motivação.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 05/06/2013
Reeditado em 05/06/2013
Código do texto: T4326686
Classificação de conteúdo: seguro