ESTUDO I TIMÓTEO 6: SEJA UM EXEMPLO// AUTORIDADES CRISTÃS OU NÃO CRISTÃS// A OBRA NÃO DEVE SER FONTE DE LUCRO// AJUDE COM AMOR// PROSPERIDADE DO SERVO DE DEUS// NÃO DEVEMOS AMAR O DINHEIRO// COISAS A SE BUSCAR// CONVERSAS INÚTEIS// CONHECIMENTO

"Todos os que estão sob o jugo da escravidão devem considerar seus senhores como dignos de todo o respeito, para que o nome de Deus e o nosso ensino não sejam blasfemados." ( I TM 6:1)

Quando temos alguma autoridade sobre nós, seja professor, chefe, médico, etc., devemos ter todo respeito e dar um bom testemunho. Como podemos nos dizer de Deus e sermos péssimos subordinados, não rendendo o que devemos e tendo uma conduta igual ou até mesmo pior a alguém que não conhece ou não serve a Jesus? Irmãos, lembremo-nos de que somos os representantes de Cristo e um dos motivos de tanto preconceito e desconfiança com que as pessoas olham para a obra de Deus é a própria atitude de muitos cristãos.

*****************************************************

"Os que têm senhores crentes não devem ter por eles menos respeito, pelo fato de serem irmãos; pelo contrário, devem servi-los ainda melhor, porque os que se beneficiam do seu serviço são fiéis e amados. Ensine e recomende essas coisas." (I TM 6:2)

Se a autoridade sobre nós é cristã, não devemos ser relaxados. Não pensemos: "Ah, é o irmão da Igreja, tudo bem, não precisa ser tão direitinho por que ele vai entender, ele é paciente, ele me conhece, etc.". Não! Pelo contrário: façamos ainda melhor, pois os filhos de Deus merecem o melhor e, além disso, essa autoridade serve ao mesmo Deus que nós. Se queremos tudo do melhor, façamos isso pelos outros também. Que ensinemos e recomendemos essas coisas a todos, vivendo-as também, por que são fonte de bênçãos.

*****************************************************

"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro." (I TM 6:3-5)

Irmãos, há pessoas que simplesmente não concordam com o que está na Palavra de Deus. A própria Palavra diz que essas pessoas são orgulhosas e nada entendem, pois preferem viver em contendas e discussões que não as levará a lugar nenhum. Há pessoas que não dão o braço a torcer, não reconhecem a Palavra como fonte da verdade, mas preferem se aprofundar em questões que somente geram dissensões. A Palavra de Deus é segundo a piedade e não se deve querer lucrar em cima da obra de Deus em nenhum aspecto: não devemos querer colher elogios ou visibilidade, muito menos enriquecer materialmente: a obra de Deus e a Palavra de Deus são feitas para salvar almas e glorificar o Nome do Senhor Jesus Cristo. A obra de Deus é feita para gerar recursos para que a pregação do Evangelho seja possível e se espalhe e não para enriquecer os servos, o que não quer dizer que eles não possam ser prósperos: podem e devem, pois Deus ama a prosperidade do Seu servo (SL 35:27), contanto que não seja às custas da obra.

*****************************************************

"De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos." (I TM 6:6-8)

Há pessoas que precisam começar a entender que não levarão nada dessa terra e que é necessário ajudar tanto a obra de Deus quanto aqueles que necessitam. Paremos com essa mania de fazer que nem aquele homem que queria aumentar seu celeiro a fim de guardar seus bens e naquela mesma noite sua alma seria pedida. Do que Jesus o chamou? De louco! Basta vermos a parábola do rico insensato (LC 12:16-21) Irmãos, não há gavetas no caixão e, mesmo que haja, no dia do Juízo isso de nada valerá e é triste ver pessoas que colocam sua confiança nas riquezas. Viver confortavelmente é de Deus, já que a prosperidade é dom Dele (EC 5:18-19). Porém, paremos com essa ganância de querer acumular riqueza sobre riqueza apenas para nós, sem ajudar ninguém. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e muitos se perdem por conta disso, como veremos mais a frente nessa mesma mensagem. Ajudemos os outros com amor, com contentamento, em tudo o que pudermos (que nem sempre está relacionado a dinheiro, mas pode ser uma palavra inspirada por Deus e dentro da Palavra, uma oração, um sorriso, um apoio, etc.) pois essa é a verdadeira fonte de lucro.

*****************************************************

"Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos." ( I TM 6:9-10)

As pessoas que deixam a ganância entrar em seu coração, perdem-se. Essas pessoas passam a não ter mais noção do que estão fazendo, o diabo faz com que elas percam os escrúpulos e elas são capazes até mesmo de passar por cima dos outros sem dó e nem piedade, esquecendo-se por completo do que diz a Palavra de Deus, achando que não há problema, pois basta pedir perdão e Deus perdoará ou então que "Deus entenderá". Algumas utilizam-se até mesmo de frases feitas no mundo como "os fins justificam os meios". Muitas pessoas envolvem-se com coisas desonestas, deixam de ser fieis nos dízimos e ofertas, passam a não ter mais tempo para a família, não cuidam mais da saúde, deixam de ir à Igreja por que não aguentam a cobrança do Espírito Santo para que elas sejam fieis (pois quem toca no coração é o Espírito Santo e não o pastor) e logo essas pessoas estão desviadas de Deus. E por quê? Por conta do amor ao dinheiro. Não nos enganemos e nem achem que estou exagerando: a Palavra diz que o amor ao dinheiro é a raiz de TODOS os males. Confiemos Nela e peçamos a Deus que guarde nosso coração desse sentimento mal e destrutivo. Não nos enganemos: essas pessoas serão destruídas, pois apenas Deus pode repreender o demônio devorador na vida daquele que é fiel nos dízimos e na oferta (Ml 3:11). Infelizmente, essas pessoas voltarão à Igreja, arrependidas, depois de terem perdido tudo e muitas vezes as perdas não ficam só na vida financeira, mas se estendem por outras áreas como o casamento, a saúde, etc. Não estou rogando praga, estou simplesmente dizendo o que é muito comum. Em Nome de Jesus, que isso não aconteça conosco.

*****************************************************

"Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão." ( I TM 6:11)

Irmãos, Paulo diz a Timóteo: "Você, porém, homem de Deus". Nós, que somos pessoas de Deus, não podemos ter a mesma conduta que as pessoas do mundo, mas devemos ser pessoas realmente diferentes. Em vez do amor ao dinheiro, procuremos a justiça de Deus, ou seja, andemos de acordo com a Palavra, em obediência e fé. Além disso, vivamos em amor, sendo que o amor verdadeiro é o amor que vem de Deus e o amor alimentado por Ele, de acordo com a Palavra Dele, pois Deus é amor (I Jo 4:7-21). Perseveremos na Palavra e nos caminhos de Deus, sem desistir em meio aos problemas. Lembremo-nos de que aquele que perseverar até o fim será salvo (MT 24:13) e não aquele que desistir. Sejamos como Jesus: mansos e humildes de coração (MT 11:29). Não procuremos as contendas ou sermos melhores que os outros, mas vivamos em comunhão com Deus.

*****************************************************

"Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas." ( I TM 6:12)

Irmãos, o bom combate é o combate da fé. Mesmo em meio às aflições, às dificuldades, vivamos com a fé, pois é com a fé que apagaremos todos os dardos inflamados do maligno (EF 6:16). Vivemos em uma guerra e a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e as potestades (EF 6:12), ou seja, nossa luta não é contra as pessoas que agem de maneira que desagrada a Deus e que nos prejudica, mas contra os demônios que estão por trás disso, a mando de Satanás. Sendo assim, combatamos com a fé e não com o desânimo, não com o medo, não com o pecado, não com os meios ilícitos, mas com a FÉ.

*****************************************************

"Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:" ( I TM 6:13)

Tudo que está morto pode ser ressuscitado, pode receber a vida de novo pelas mãos de Deus: nosso casamento, nossa família, nossa saúde, nossa vida financeira, nossa vida profissional, nossa comunhão com Deus, etc. Não há nada impossível para Deus. Se há alguma área em nossa vida que parece morta, algum sonho, algum projeto, busquemos a Deus e clamemos de todo coração pois, se estiver de acordo com a vontade de Deus, Ele dará vida novamente assim como fez com os ossos secos no vale, na presença de Ezequiel (EZ 37). Entretanto, somente teremos a resposta se clamarmos, pois Deus mesmo disse: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." (JR 33:3). Mais uma vez: clamemos. Sem o clamor verdadeiro, cheio de fé e de acordo com a vontade de Deus expressa pela Palavra, não há resposta. Não podemos desperdiçar o poder da oração: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (TG 5:16). Entretanto, nossos pecados fazem divisão entre nós é Deus (IS 59:2). Se há pecados em nossa vida, peçamos perdão a Deus e nos acertemos com quem precisamos para que a bênção de Deus chegue à nossa vida.

*****************************************************

"Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém." ( I TM 6:14-16)

A Palavra de Deus é imaculada, expressa a plena vontade de Deus para nós e não há nada Nela que questionar, discutir ou reclamar, pois Ela é irrepreensível e não podemos acrescentar e nem diminuir nada Dela, por que responderemos por querer "incluir" ou "retirar" o que Deus disse: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro" (AP 22:18-19). Jesus virá no tempo devido, assim como todas as palavras de Deus cumprem-se no tempo devido. Com relação às promessas, lembremo-nos de que todas as promessas de Deus são nele "sim" e por ele o "amém", para a glória de Deus por nós (2 Co 1:20). Somente veremos as promessas de Deus realizando-se se estivermos na presença Dele e somente Ele pode fazê-las realidade em nossa vida. Deus Se agrada de ver nossa felicidade, de nos ver abençoado, por que isso glorifica o nome Dele e ajuda a edificar a fé de outros e fazer com que outras pessoas se convertam. Contudo, não apenas as promessas se cumprirão, mas as consequências para o pecado também serão reais, inclusive a perdição eterna. Rendamos glórias unicamente a Deus e creiamos Nele, pois Ele é Único e Soberano, tendo poder sobre tudo e todos. Jesus é o Nome sobre todo nome (FP 2:9) e pode todas as coisas, sendo que nenhum dos propósitos do Senhor pode ser impedido (Jó 42:2). Que possamos honrar o Nome de Jesus e reconhecer que todo poder vem Dele e de nada e nem ninguém além Dele.

*****************************************************

"Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação." ( I TM 6:17)

Voltamos a falar sobre riquezas e amor ao dinheiro. Não coloquemos nossa confiança no dinheiro ou em nossas posses, mas em Deus, na Sua Palavra e na Sua justiça. Não adianta querermos acumular riquezas materiais, como o rico insensato (LC 12: 16-21), achando que estaremos supridos e seguros, mas devemos colocar nossa esperança e segurança em Deus, pois tudo vem Dele e Ele provê ricamente aqueles que Nele creem e O servem, a fim de que fiquem satisfeitos. Deus não quer que Seus filhos vivam na miséria, mas que desfrutem de toda prosperidade, porém, na presença Dele e servindo-O. Lembremo-nos de que Jesus veio para que tenhamos vida em abundância (JO 10:10) e não com escassez ou vivendo na miséria. Deus Se agrada da prosperidade de Seu servo (SL 35:27), mas não façamos da riqueza nossa segurança, pois a transformaremos em ídolo e estaremos cometendo o pecado da idolatria. Além disso, tomemos cuidado com a idolatria com pessoas também: nossa segurança está em Deus e não em riquezas, coisas, lugares, relacionamentos ou pessoas. Se colocarmos nossa segurança nessas coisas estaremos sendo idólatras e sofremos as consequências disso. Em um momento de dificuldade ou de tristeza não serão as riquezas que nos socorrerão, mas nosso socorro vem do Senhor (SL 121:2).

*****************************************************

"Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida." ( I TM 6:18-19)

Façamos sempre o bem e ensinemos as pessoas a fazê-lo de coração, pelo amor de Cristo que há em nós, pois essa é a maior riqueza que podemos ter e receberemos nosso galardão na glória eterna. Porém, mais uma vez: façamos por amor e por fé e não visando algo em troca, seja aqui ou na eternidade. Andar na Palavra de Deus associado ao bem que podemos fazer, pregando a Palavra que cura, liberta e salva é o maior tesouro que podemos querer acumular para nós. Ajamos dessa forma e ensinemos os outros, inclusive as crianças e aqueles que estão se convertendo, a viver assim também.

*****************************************************

"Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; professando-o, alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês." ( I TM 6:20-21)

Irmãos, guardemos a Palavra de Deus, que foi confiada a nós, seu povo. A Palavra de Deus diz que Ele deu Suas ordenanças ao Seu povo, coisa que não fez com nenhuma outra nação, pois todas as nações desconhecem suas ordenanças (SL 148:19-20). Todos os que desejam conhecê-lO podem e devem buscar Sua Palavra e Ele não Se esconde daqueles que O buscam, já que Ele mesmo diz: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Is 55:6). Aproveitemos e não fiquemos deixando para depois, pois pode ser que partamos antes ou que Jesus volte e aí já não haverá mais tempo para nos acertarmos. Guardemos as revelações que Deus nos fez e tenhamos fé nelas, não duvidando e nem deixando que as circunstâncias nos desanimem ou abalem nossa fé. Guardemos a obra que Deus confiou em nossas mãos: devemos ir a todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (MC 16:15), lutemos para que nossa família seja salva (AT 16:31), pois aquele que abandona sua família é pior que o infiel e negou a fé (I TM 5:8), sujeitemo-nos a Deus e resistamos ao diabo e assim ele fugirá de nós (Tg 4:7), enfim: todas as coisas que Deus nos mandou fazer devem ser guardadas e obedecidas. Além disso, não nos afastemos de Deus para que não percamos nossa salvação, mas mantenhamos sempre nossa comunhão com Deus: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (AP 3:11). Não importa se somos batizados, PRECISAMOS estar sempre em comunhão com Deus e obedecê-lO, pois se formos batizados mas vivermos satisfazendo ao diabo e ao nosso corpo, vivendo como se fossemos velha criatura, como seremos salvos? Ressalvo: todos nós somos passíveis de cometer pecados, mas não podemos viver no pecado (I Jo 3:8-10). Viver no pecado é uma conduta que não condiz com aquele que nasceu de Deus, recebeu o Espírito Santo e foi salvo.

Mais uma vez: tomemos cuidado com o tipo de conversa que temos e que acontecem ao nosso redor. Não achemos que é bobagem ou exagero, pois a própria Palavra diz que as más conversações corrompem os bons costumes (I Co 15:33), ou seja, o diabo usa esse tipo de conversa inútil e até mesmo profana, maliciosa e suja para plantar suas sementes de pecado e maldição em nós. Além disso, tomemos cuidado com as conversas inúteis a respeito do que chamamos de conhecimento, de ciência, pois muitos acabaram sendo enganados por esse falso conhecimento e acabaram vendo sua fé esfriar, acabaram afastando-se de Deus pelo orgulho e vaidade que o conhecimento causa e pelas dúvidas que pode pôr em nosso coração a respeito de Deus e da Palavra. Não significa que devamos ser ignorantes ou vivermos alienados, mas usemos o lugar onde estivermos para pregar a Palavra às pessoas que estiverem conosco. Sejamos testemunhas do poder e da existência de Deus mesmo em meio àqueles que não creem ou creem em algo falso, inventado pelo diabo. Mantenhamo-nos na presença de Deus para desfrutar de Sua graça.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 06/06/2013
Código do texto: T4328862
Classificação de conteúdo: seguro