ESTUDO I REIS 7: DEUS SEMPRE CUMPRE O QUE DIZ// NÃO SEJA MORNO// CUIDADO COM AS BRECHAS// JUSTIÇA// AS COISAS PARA DEUS DEVEM SER DE QUALIDADE// SEJA VIGILANTE// OBEDEÇA EM TUDO

U"Salomão levou treze anos para terminar a construção do seu palácio." (I RS 7:1)

Treze anos é um tempo considerável e, muitas vezes, as coisas não acontecem no tempo em que queremos. Deus disse que o templo seria construído por um filho de Davi e levou anos para que essa promessa fosse cumprida. Irmãos, a Palavra de Deus não muda e não deixa de se cumprir. Ele não muda o que profere com Seus lábios (SL 89:34) e sempre nos dá a oportunidade de mudarmos nossos caminhos a fim de sermos abençoados (JR 18: 7-12). Mesmo que, para você, esteja demorando, creia Nele, pois Ele nunca falhou e não falhará nunca.

*****************************************************

"Ele construiu o Palácio da Floresta do Líbano com quarenta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura, sustentado por quatro fileiras de colunas de cedro sobre as quais apoiavam-se vigas de cedro aparelhadas." ( I RS 7:2)

Como vimos, o cedro era algo muito bom e representava a evolução espiritual do homem. Somente seremos sustentados no momento de dificuldade e em todos os outros se estivermos na presença de Deus e crescendo na fé. Necessitamos evoluir espiritualmente todos os dias. Não podemos ter uma vida espiritual morna ("Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" - AP 3:16), parada, mas sim fervorosa, cheia de comunhão e da unção do Espírito Santo. E não sejamos hipócritas, dizendo: "Ah, então uma vida espiritual fria pode, Deus só disse que a morna era ruim". Irmãos, não tentemos a Deus e sejamos sérios. Sejamos fervorosos com Ele em nossa comunhão assim como queremos que Ele seja ao nos abençoar.

*****************************************************

"Todas as portas tinham estrutura retangular; ficavam na parte da frente, dispostas de três em três, uma em frente da outra." ( I RS 7:5)

Jesus disse que o ladrão não entra pela porta da frente, mas entra por outra parte, mas o pastor entra pela porta (JO 10: 1-2).As portas do templo de Salomão ficavam na parte da frente do templo. Irmãos, aquele que age sorrateiramente é o diabo, que vai agindo na surdina e, quando nos damos conta, já destruiu nossa vida, nossa saúde, nosso relacionamento, nossa família, etc. Deixemos que Jesus entre pela porta em nossa vida. Aliás, que somente haja a porta da frente. Fechemos todas as outras entradas para que o inimigo não possa entrar. Mesmo aquelas portas pequenininhas, aquelas rachaduras, devem ser fechadas de maneira firme, pois são as raposinhas que fazem mal às vinhas ("Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor" - CT 2:15). Irmãos, muitas vezes são os "pecadinhos", coisas que consideramos sem importância, que destruirão nossa vida, pois as pessoas tomam cuidado com as coisas maiores, com "pecados grandes", mas deixam várias brechas das quais o inimigo se aproveita. Que somente haja a porta da frente em nossa vida por onde somente Jesus possa entrar.

*****************************************************

"Construiu a Sala do Trono, isto é, a Sala da Justiça, onde iria julgar, e revestiu-a de cedro desde o teto até o chão." ( I RS 7:7)

A Sala da Justiça era toda revestida de cedro. Irmãos, como viveremos a justiça de Deus e agiremos na justiça se não evoluirmos espiritualmente? E como evoluiremos espiritualmente se não estivermos andando na Palavra de Deus para termos comunhão com Ele? Irmãos, não nos enganemos: não somos justificados pelas obras, mas por Deus: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." (RM 8:33); "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (RM 4:5). Somente seremos justificados pela fé em Deus e como dizer que estamos andando na fé sem a presença Dele em nossa vida? Estejamos com Ele, então.

*****************************************************

"E o palácio para sua moradia, no outro pátio, tinha um formato semelhante. Salomão fez também um palácio como esse para a filha do faraó, com quem tinha se casado." ( I RS 7:8)

O palácio onde Salomão moraria tinha aparência semelhante ao templo. Nossa casa tem sido semelhante à Igreja? Não falo sobre coisas materiais, mas somos os mesmos na Igreja e em casa? Estamos na presença de Deus em casa como estamos (ou deveríamos estar) na Igreja? Na Igreja, pelo ambiente, é muito fácil orar, louvar, crer, ser educado, etc., mas oramos, meditamos na palavra, louvamos a Deus e somos cristãos em casa também? Isso é muito sério. Além disso, nós somos a casa de Deus e nosso interior deve ter a mesma unção e a mesma presença do Espírito Santo que há na Igreja.

*****************************************************

"Todas essas construções, desde o lado externo até o grande pátio e do alicerce até o beiral, foram feitas de pedra de qualidade superior, cortadas sob medida e desbastadas com uma serra nos lados interno e externo. Os alicerces foram lançados com pedras grandes de qualidade superior, algumas medindo quatro metros e meio e outras três metros e sessenta centímetros. Na parte de cima havia pedras de qualidade superior, cortadas sob medida, e vigas de cedro." ( I RS 7:9-11)

As pedras usadas eram de qualidade superior. Façamos tudo do melhor para o Senhor. Todas as coisas que oferecemos a Ele, sejam ofertas, orações, louvor, obediência, etc., devem ser da melhor qualidade. Deus não oferece restos ou migalhas a nós e não devemos fazer isso com Ele, antes mostremos gratidão e respeito pelo nosso Pai que tudo faz por nós e que nos ama incondicionalmente ("Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - JO 3:16).

*****************************************************

"O rei Salomão enviara mensageiros a Tiro e trouxera Hurão, filho de uma viúva da tribo de Naftali e de um cidadão de Tiro, um artífice em bronze. Hurão era extremamente hábil, experiente e sabia fazer todo tipo de trabalho em bronze. Apresentou-se ao rei Salomão e fez depois todo o trabalho que lhe foi designado." ( I RS 7:13-14)

Salomão trouxe alguém qualificado para trabalhar na obra. Irmãos, que somente pessoas sérias, em comunhão com Deus, possam fazer a obra de Deus, até mesmo por que alguém que esteja andando na carne e queira, por exemplo, expulsar um demônio passará vergonha. Que nós também andemos sempre na presença e na unção de Deus para sermos usados por Ele quando necessário e estejamos à disposição até mesmo para fazermos a obra na Igreja, se tivermos esse chamado. Porém, andemos SEMPRE em Espírito, de maneira consagrada e séria, pois a obra do Senhor não é brincadeira. Se não somos batizados com o Espírito Santo, oremos a Deus e peçamos essa bênção a Ele, para que nossa comunhão com Ele seja plena e Ele esteja de modo total em nós. Contudo, mesmo com o batismo, devemos SEMPRE andar na presença de Deus, pois de nada adianta sermos batizados e vivermos de acordo com o mundo.

Outra coisa essencial: apresentemo-nos a Deus como pessoas pertencentes ao reino Dele, prontas e fazer o que Ele quiser que façamos e realizemos tudo o que Deus nos mandar. Hurão fez tudo o que lhe foi ordenado: temos cumprido tudo o que Deus nos manda? A obediência é algo que também glorifica a Deus.

*****************************************************

"O tanque ficava sobre doze touros, três voltados para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste. Ficava em cima deles, e as pernas traseiras dos touros eram voltadas para o centro." ( I RS 7:25)

Os touros estavam em posição de alerta voltados para todos os lados. Irmãos, fiquemos vigilantes: não nos distraiamos e nem abramos brechas para o diabo. Há algumas coisas interessante a esse respeito: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" ( I Pe 5:8); "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo." (MC 13:33); "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" (I Co 10:12). Irmãos, aquele que não está na presença de Deus, arrependa-se, acerte-se com Deus e com quem for necessário e volte para o Senhor. Aquele que está na presença de Deus, vigie para que não saia. Não deixemos que a autoconfiança, que a soberba e o orgulho tomem conta de nós, fazendo com que achemos que já somos muito "de Deus". O inimigo é sujo, mentiroso e pai da mentira e não há verdade alguma nele (JO 8:44). Fiquemos vigilantes.

*****************************************************

"Salomão não mandou pesar esses utensílios, tão grande era o seu número que o peso do bronze não foi determinado." ( I RS 7:47)

As bênçãos que Deus derramará sobre nossa vida são muito maiores e mais excelentes do que imaginamos, a ponto de não podermos contá-las, medi-las ou pesá-las, isso por que os pensamentos de Deus são maiores que os nossos (IS 55:8-9) e Ele é poderoso para fazer abundantemente mais do que pedimos ou pensamos segundo o poder que opera em nós (EF 3:20), que somos Dele e andamos em Sua presença. Deus já tem derramado grandes bênçãos sobre nossa vida e sobre a vida dos outros, basta prestarmos atenção e veremos. Contemos nossas bênçãos em vez de nossos problemas. Exultemos a Ele pelas bênçãos que Ele já derramou sobre nossa vida, pelas que Ele está derramando sobre nós neste momento e pelas que Ele ainda derramará (Joel 2:20-27). A sua bênção já está chegando; receba, em Nome de Jesus! Porém, não fiquemos falando negativamente pois, às vezes, o anjo do Senhor já está vindo com a nossa bênção na mão e nos encontra falando tudo ao contrário, murmurando e declarando nossa própria derrota. O que acontecerá? Ele voltará para trás com a bênção. Fiquemos na unção, no Espírito, dizendo apenas o que Deus diz a respeito de nós e de nossa situação em Sua Palavra e agindo da maneira que O agrada.

*****************************************************

"Terminada toda a obra que Salomão realizou para o templo do Senhor, ele trouxe tudo que seu pai havia consagrado e colocou junto com os tesouros do templo do Senhor: a prata, o ouro e os utensílios" (I RS 7:51)

Irmãos, as coisas consagradas foram colocadas no templo. Algo consagrado é algo separado para uma finalidade específica. Nossa vida tem sido consagrada a Deus? Uma vida consagrada a Deus é algo que pertence a Ele, que não se mistura com a sujeira do mundo e que está separada para servi-lO em todas as coisas, para glorificá-lO. Tudo na nossa vida deve estar consagrado a Deus, ou seja, deve pertencer a Ele por completo, servindo para glorificar o Nome Dele: nossa família, nossa saúde, nosso relacionamento, etc. Além disso, voltamos àquela pergunta de antes: temos feito tudo o que Deus nos ordena? Toda a obra do templo estava terminada e Deus espera que terminemos tudo o que Ele nos mandar fazer em Sua Palavra. Por mais que pareça difícil, esforcemo-nos para obedecer em tudo, pois nada do que o Senhor nos mandou é penoso demais, desde que O amemos e estejamos dispostos a servi-lO com todo nosso coração. Não deixemos que nosso coração seja como era o de Amazias: " Era Amazias da idade de vinte e cinco anos, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Joadã, de Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, porém não com inteireza de coração." (2 CR 25:1-2). Deus nos fez reis e sacerdotes (AP 5:10) e devemos servi-lO e obedecê-lO com inteireza de coração. Aliás: nosso coração deve pertencer a Ele de maneira completa, em sua totalidade. Somente assim conseguiremos crer e obedecer a Deus de maneira plena.

Paz a todos

Ps: Irmãos, peço perdão, mas não consegui encontrar na Bíblia o versículo onde diz que nada que Deus nos ordena é difícil demais. Sei que está no Velho Testamento. Irei procurar com mais calma e colocarei a concordância. Deus abençoe!

Caahzita
Enviado por Caahzita em 07/06/2013
Reeditado em 07/06/2013
Código do texto: T4330197
Classificação de conteúdo: seguro