ESTUDO ATOS 18: QUESTÃO DE AFINIDADE// JUGO DESIGUAL// HÁBITO// DEDIQUE-SE FIRMEMENTE// NÃO SEJA OMISSO// ONDE TEMOS ESTADO E COMO SOMOS CHAMADOS// BATISMO NO ESPÍRITO SANTO// FAMÍLIA SALVA// DEUS CUIDA// CONFIE NO QUE DEUS DIZ// VOTOS// OBRA

"Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas." (AT 18:2-3)

Irmãos, essa história de os opostos se atraírem é algo que não é verdade e isso fica provado quando a Palavra diz que não devemos andar em jugo desigual (2 Co 6:14), ou seja, não devemos nos prender com pessoas que não servem a Deus. No mundo em que vivemos, conhecemos e somos até amigos de pessoas que não servem a Deus e devemos usar essa relação para evangelizá-los e falar sobre Jesus para eles e não para comungar com suas práticas. O fato é que devemos procurar sempre estarmos na presença de pessoas que sirvam a Jesus, pois essas têm afinidade espiritual conosco e essa é a afinidade mais importante. No mundo do trabalho, dos estudos, etc., vivemos com pessoas que não servem a Deus. Podemos ter amizade com essas pessoas, mas não podemos ter comunhão com essas práticas. Em vez de nos enfiarmos em um jugo desigual com essas pessoas, usemos nossa proximidade com elas para falar de Jesus.

*****************************************************

"Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos." (AT 18:4)

Falar de Jesus deve ser um hábito. Irmãos, devemos sempre falar de Jesus, da Palavra, mesmo àqueles que não creem ou que creem de maneira equivocada. Isso não significa querer "enfiar Jesus goela abaixo", mas sim pedir sabedoria para o Altíssimo (Tg 1:5) a fim de sermos usados por Ele. Muitas vezes, temos vergonha de falar ou de contestar alguém que é idólatra, crendo em outra coisa que não o Deus vivo, ou que é ateu, não crendo em nada, mas deixemos que Deus nos use, com sabedoria, para falarmos a palavra que, por meio do Espirito Santo, ganhará essa pessoa para Jesus. Lutemos contra essa vergonha pois, quando do mundo, não tínhamos vergonha de fazer muitas coisas que desagradam a Deus e lembremo-nos sempre de que os tímidos não herdarão o reino dos céus, mas serão lançados no lago de fogo (AP 21:8).

*****************************************************

"Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo." (AT 18:5)

Talvez Paulo tenha se dedicado exclusivamente à pregação por ter Silas e Timóteo para assumir outras funções. Se for esse o caso, é visto, então, a necessidade da colaboração na obra de Deus e na vida de uma forma geral. Devemos sempre ajudar em tudo o que pudermos, principalmente no que se refere à obra de Deus. O fato é que devemos ajudar em tudo que seja necessário na obra de Deus e sermos firmes: Paulo se dedicou exclusivamente à pregação e nós devemos nos dedicar exclusivamente a servir ao Deus vivo e a nenhum outro. Irmãos, sejamos firmes, sérios e dedicados à obra: se temos de pregar, preguemos; se temos de ajudar na limpeza, ajudemos; se temos de evangelizar, façamos isso. O fato é que não devemos fazer a obra de Deus relaxadamente, mas com dedicação e com direção de Deus, tendo o chamado.

*****************************************************

"Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: "Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios". (AT 18:6)

Irmãos, quando a pessoa ouve a Palavra e resolve não crer, ou crê, mas não obedece, a responsabilidade é apenas dela. Não há responsabilidade para o pastor, para a pessoa que pregou ou para Deus: a responsabilidade é da pessoa. A salvação é individual e não possamos transferi-la para outras pessoas. Ouçamos a palavra e demos ouvidos a ela, não endurecendo nosso coração (HB 3:7-8) e oremos para que o coração das pessoas que ouvirem sobre Jesus seja aberto para compreender e crer na Palavra, assim como Deus abriu o coração de Lídia (AT 16:14).

*****************************************************

"Então Paulo saiu da sinagoga e foi para a casa de Tício Justo, que era temente a Deus e que morava ao lado da sinagoga." (AT 18:7)

Em primeiro lugar, Tício era chamado Justo. Como temos sido conhecidos: como pessoas de Deus ou como pessoas que nem parecem passar perto de uma Igreja, que nem parecem conhecer quem é Jesus? Oro a Deus para que sejamos conhecidos da primeira forma. Lembremo-nos de que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1) que prestam atenção em tudo o que fazemos. Com nossas atitudes podemos trazer alguém para Cristo através do nosso testemunho ou desacreditar a obra de Deus com os famosos comentários: "Nossa, isso por que é crente. Imagina se não fosse!". Além disso, fiquemos sempre perto de Deus. Não nos afastemos. Não quer dizer que devamos ficar na Igreja o tempo todo, mas sim que não devemos nos afastar da presença e da Palavra de Deus, lembrando que se afastar da Igreja é, sim, o primeiro passo para se afastar da presença de Deus. Aqueles que dizem "Eu estou afastado da Igreja, não de Deus" saibam que esse é o primeiro passo para passar a frequentar lugares que não devem e, quando derem conta, já estarão nas trevas novamente. aquele que está na casa de Deus, ouvindo a Palavra, ministrando e, principalmente, tendo comunhão é livrado de estar em muitas outras situações. Se ir à Igreja não fosse importante, Davi, homem segundo o coração de Deus, não teria dito:"Alegrei-me quando me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" (SL 122:1). Temos de ir e ir alegres. Se estamos sem vontade de ir à Igreja, entremos em oração e peçamos que Deus nos ajude, libertando-nos, pois essa é uma armadilha do diabo para nos afastar de Deus. Repreendamos esse mal e oremos para que Deus nos mantenha cheios do Seu Espírito Santo e nos liberte desse ataque do inimigo, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados." (AT 18:8)

Em primeiro lugar, quem creu no Senhor foi Crispo, depois sua casa. Como queremos ganhar nossa família para Jesus sem nós sermos de Jesus primeiro? Irmãos, temos de dar o exemplo. Em primeiro lugar, creiamos. Em segundo lugar: fiquemos na presença de Deus e O sirvamos com fé. Dando um bom testemunho, falando de Jesus e orando por eles com fé, nossa família será salva.

Após a conversão, não percamos tempo: batizemo-nos logo na água para a remissão dos pecados e oremos a Deus para que Ele nos abençoe com o batismo do Espírito Santo. Isso é algo que Ele disse que faria e que devemos querer e pedir em oração com fé. Se não queremos, oremos ao Senhor para que Ele ponha essa vontade em nosso coração, pois isso é algo muito importante.

*****************************************************

"Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: "Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade". (AT 18:9-10)

Deus cuida dos Seus filhos, daqueles que andam no temor, ou seja, no respeito ao Senhor, que O obedecem e O servem (SL 37:18) e não devemos temer nenhuma ameaça que seja feita a nós se estivermos em Sua presença e andando à luz da Sua Palavra. Fiquemos em paz, pois nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará (IS 54:17).

*****************************************************

"Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus." (AT 18:11)

Paulo creu e, por essa confiança em Deus, ficou naquele lugar por mais um ano e meio fazendo a obra. Irmãos, confiemos naquilo que Deus nos diz, pois Ele sabe de todas as coisas. Porém, confiemos com o coração inteiro. Aquele negócio de "confiar desconfiando", confiar ficando preocupado ou sem dormir direito, não é confiar. Oremos para que Deus encha nosso coração de paz e de tranquilidade, serenando-nos e, se estamos sem fé, busquemos a Palavra, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Além disso, Paulo não ficou lá de bobeira: ficou pregando a Palavra. Irmãos, busquemos sempre sermos úteis de forma santa e, independentemente de nossas ocupações santas, falemos da Palavra em todo tempo que pudermos e ajudemos os que necessitam em todo tempo que pudermos.

*****************************************************

"Sendo Gálio procônsul da Acaia, os judeus fizeram em conjunto um levante contra Paulo e o levaram ao tribunal, fazendo a seguinte acusação: "Este homem está persuadindo o povo a adorar a Deus de maneira contrária à lei". (AT 18:12-13)

Vemos aqui o diabo querendo atrapalhar a obra de Deus de ser feita, assim como busca atrapalhar tudo o que vem de Deus. Irmãos, todos os problemas de nossa vida são causados pelo diabo, mas aquele que é de Deus vence o mundo ("O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." - I Jo 5:4). Não deixemos que o inimigo tire nossa paz, mas creiamos que, assim como Ele guardou Paulo do mal, nos guardará também.

*****************************************************

"Quando Paulo ia começar a falar, Gálio disse aos judeus: "Se vocês, judeus, estivessem apresentando queixa de algum delito ou crime grave, seria razoável que eu os ouvisse. Mas, visto que se trata de uma questão de palavras e nomes de sua própria lei, resolvam o problema vocês mesmos. Não serei juiz dessas coisas". E mandou expulsá-los do tribunal." (AT 18:14-16)

O diabo sempre é envergonhado na vida daqueles que servem a Deus verdadeiramente e que andam na presença Dele. Irmãos, o diabo pretendia criar todo um caso contra Paulo, condená-lo, impedi-lo de continuar falando de Jesus e pregando a Palavra, mas de nada adiantou. Se estamos enfrentando oposição do inimigo, fiquemos em paz, pois o Senhor está vendo tudo e, se estivermos na presença Dele, Ele nos fará justiça e não deixará que sejamos humilhados: "E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado."(Joel 2:26-27).

*****************************************************

"Então todos se voltaram contra Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. Mas Gálio não demonstrava nenhuma preocupação com isso." (AT 18:17)

Há pessoas que são assim: veem "o circo pegar fogo" e nem se importam. Mesmo que sejam pessoas que não sirvam a Deus, não devemos desejar o mal ou ficarmos felizes ao ver essas pessoas sofrendo, mas oremos por elas, repreendamos o mal, uma vez que nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e as potestades (EF 6:12). Falemos de Jesus para essas pessoas e nos importemos, sim. Não nos conformemos com as coisas do mundo, onde é comum deixar que as pessoas "se ferrem": renovemos nosso entendimento para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (RM 12:2) que não é ver ninguém se perdendo ou "se ferrando", como o mundo quer, mas ver todos se convertendo e entregando a vida a Ele. Importante: só renovaremos o nosso entendimento na comunhão com o Pai e vivendo a Palavra. Se não estivermos na luz, as trevas prevalecerão (JO 1:5) e o nosso entendimento continuará o mesmo entendimento que o mundo tem.

*****************************************************

"Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áqüila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencréia, devido a um voto que havia feito." (AT 18:18)

Cumpramos todos os votos que fazemos ao Senhor. Jesus disse que nossa palavra deve ser sim, sim e não, não (MT 5:17), ou seja, devemos ter palavra, sermos firmes. A Bíblia também diz que é melhor não votar que votar e não pagar (EC 5:5), pois Deus não Se agrada de tolos, que votam e não cumprem (EC 5:4). Além disso, não façamos votos que não poderemos cumprir, mas peçamos sempre a direção de Deus para que não pequemos com a nossa boca. Tomemos cuidado para que não digamos "Meu voto foi um engano" (EC 5:6), pois Deus não Se agrada disso. Não façamos votos para ganhar a simpatia de Deus ou para "limpar nossa barra" depois de um pecado. Contudo, como é justo, Deus não leva em conta o tempo da ignorância (AT 17:30) e, se fizemos um voto na época da ignorância, sem sabermos ao certo o que significava, oremos a Deus e apresentemos a situação a Ele. Para que não passemos novamente por essa situação, busquemos sempre a direção de Deus antes de assumir o que quer que seja e somente votemos quando esse voto for direcionado por Deus. Sugiro a leitura de EC 5:1-7 para termos mais entendimento a respeito dos votos.

*****************************************************

"Chegaram a Éfeso, onde Paulo deixou Priscila e Áqüila. Ele, porém, entrando na sinagoga, começou a debater com os judeus. Pedindo eles que ficasse mais tempo, não cedeu." (AT 18:19-20)

Já tinha acontecido de chamarem os apóstolos para ficarem mais tempo em determinado lugar ou hospedados na casa de alguém e eles disseram "sim". Naquele momento, não convinha permanecer e Paulo não cedeu. Irmãos, deixemos que Deus nos dirija mesmo nas decisões que achamos ser pequenas. Além disso, não cedamos: se Deus disse "sim", é "sim"; se Deus disse "não", é "não". Não deixemos que o diabo nos engane a fim de nos convencer a fazer o que não convém e o que não agrada a Deus. Lembremo-nos de que: "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica." ( I Co 10:23)

*****************************************************

"Mas, ao partir, prometeu: "Voltarei, se for da vontade de Deus". Então, embarcando, partiu de Éfeso." (AT 18:21)

Vivamos a vontade e os sonhos de Deus para nós. Peçamos sempre para Deus nos mostrar Sua vontade e, se a vontade Dele for diferente da nossa, escolhamos viver a Dele, pois Ele sabe de coisas das quais não sabemos e Seus pensamentos são maiores que os nossos: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (IS 55:7-9). Lembremo-nos de que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável (RM 12:2) àqueles que escolhem vivê-la, pois Deus nunca permite que Seus filhos fiquem humilhados (Joel 2:26-27), mas os exalta. Ele é o Pai de amor.

*****************************************************

"Depois de passar algum tempo em Antioquia, Paulo partiu dali e viajou por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos." (AT 18:23)

Não importa a situação pela qual estejamos passando ou onde estamos: fortaleçamos sempre as pessoas na Palavra de Deus. O Espírito Santo sempre nos trará uma palavra de cura, de consolo, de força, uma exortação, uma repreensão e a sabedoria para dá-la. Irmãos, deixemos que Deus nos use e não sejamos omissos, deixando que cada um se vire, mas que possamos dar uma palavra inspirada pelo Espírito Santo de Deus assim como gostaríamos de receber uma palavra em uma situação de necessidade. Se Deus quer nos usar para abençoar alguém, não fujamos à responsabilidade, não finjamos que não é conosco, pois não devemos apagar o Espírito (I Ts 5:19).

*****************************************************

"Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João." (AT 18:24-25)

Irmãos, não é impossível sermos pessoas cultas, letradas e sermos de Deus. Essa teoria de que as pessoas de Deus são "humildes" no sentido de serem "sem instrução" é, no mínimo, ridícula. Não vivemos pela fé por sermos fáceis de ser manipulados e enganados, mas pela experiência que temos com o Deus vivo e por sabermos de Sua grandeza, vivenciando-a em nossas vidas. Estudemos, sim, aperfeiçoemo-nos, mas sem deixar de lado a Palavra de Deus e a obra para a qual fomos chamados: sermos ministros do Evangelho onde quer que estejamos e não "apenas" ministros, mas também faz parte da obra viver a Palavra de Deus. Esse Apolo tinha fervor, vontade de falar e de viver a Palavra, mas ainda tinha um conhecimento limitado. Isso acontece com muitas pessoas recém convertidas: no fogo da conversão, querem falar, fazer e acontecer, mas ainda têm muito o que aprender da obra e da Palavra, da relação pessoal que todos devemos e precisamos ter com Deus. Paulo falou sobre isso referindo-se ao perigo que os novos convertidos têm de dar lugar à soberba em seu coração por ainda não estarem firmados e estarem, muitas vezes, deslumbrados achando que são melhores que os outros: "Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo." ( I TM 3:6). Aliás, todos nós sempre temos coisas a aprender de Deus. Mesmo que tenhamos 50 anos de ministério e já tenhamos lido o mesmo versículo 1000 vezes, na vez 1001 teremos um entendimento novo, justamente por que Deus sempre renova nosso entendimento (RM 12:2) Não desistamos: buscamos cada vez mais conhecimento da Palavra e peçamos para que Deus nos capacite, batizando-nos não apenas com a água para a remissão dos pecados, mas com o Espírito Santo também. Oremos para receber essa bênção, irmãos! O Espírito Santo tem me tocado muito a esse respeito e é por isso que estou repetindo isso aqui. Não é por acaso. Se você já é batizado no Espírito Santo, agradeça a Deus e não aposente seus dons do Espírito. Se não somos, vamos orar e clamar por essa bênção, pois "Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta." (LC 11:10).

*****************************************************

"Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus." (AT 18:26)

Irmãos, é preciso falar ousadamente da Palavra. Paremos com essa coisa de ter vergonha ou de achar que os outros não irão nos ouvir: se não falarmos, não nos ouvirão mesmo. Irmãos, não tenhamos medo de falar a pessoas que não creem em Deus ou que creem de uma maneira equivocada. Peçamos a direção e a sabedoria de Deus (Tg 1:5), mas falemos, pois seremos responsáveis se deixarmos que essa pessoa permaneça no erro. Se falarmos e ela não ouvir, estamos limpos de culpa. Mas, se não falarmos, responderemos por isso, como o próprio Paulo sabia: "Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!" ( I Co 9:16).

*****************************************************

"Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo." (AT 17:27-28)

Devemos sempre incentivar aquela pessoa que tem o chamado e que quer fazer a obra de Deus. Irmãos, há pessoas que vivem dando baldes de água fria nos sonhos e projetos dos outros. Claro, não devemos sair incentivando tudo o que nos dizem, mas se for algo de Deus, de acordo com a Palavra e tendo o aval do Senhor, ajudemos essas pessoas encorajando-as a fim de que não desistam frente às dificuldades e vivam os sonhos e os planos do Senhor para a vida delas. Apolo aproveitou muito a oportunidade que estava tendo e devemos aproveitar todas as oportunidades de falar com servos de Deus, de conhecer mais da Palavra, de irmos à reuniões, a estudos e, PRINCIPALMENTE, de orar, de ler a Bíblia e de nos consagrarmos na presença de Deus. Não tenhamos pressa de sair da presença do Senhor (EC 8:3), como muita gente que conta as horas para acabar o culto, para acabar de orar, etc., mas aproveitemos ao máximo cada momento de comunhão com o Pai, cada oportunidade (CL 4:5). Aqueles que buscam a presença do Senhor são extremamente usadas pelo poder do Espírito Santo, justamente por que quem busca, encontra (LC 11:10). Irmãos, aquele que está no Espírito tem sabedoria para falar e agir de maneira certa e na hora certa (EC 8:5-6) e, sendo usado pelo Espírito Santo, ganha muitas almas para Cristo. Contudo, não queiramos nunca "inventar" coisas: tudo o que dissermos deve ser pela Palavra de Deus e aquele que quiser acrescentar ou diminuir algo da Palavra sofrerá as consequências (AP 22:18-19). Apolo mostrava PELAS ESCRITURAS que Jesus era o Cristo e o próprio Jesus venceu o diabo no deserto citando sempre a PALAVRA DE DEUS: "Está escrito (...)" (MT 4). A Palavra de Deus nos fornece todos os argumentos para refutarmos os ataques do inimigo e a comunhão com Deus nos fornece tudo de que precisamos para fazer a obra. Deixemos que Ele nos use e veremos lindos resultados. Entretanto, não deixemos que o orgulho suba ao nosso coração: a obra é de Deus, não nossa, e é necessário que Ele cresça e que NÓS diminuamos (Jo 3:30).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 08/06/2013
Código do texto: T4331816
Classificação de conteúdo: seguro