DÉCIMA AULA DE TEOLOGIA.

DÉCIMA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

[Décima aula].

São Paulo ensina-nos o que é caridade: “Ainda que eu falasse a línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que retine”. Mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!” (ICor 13, 1-3). E ele continua a explicar que a caridade é repleta de amor, pois quem ama respeita o outro, não tem inveja, ciúme. É o que foi toda a vida de Jó. Quem é Jó, essa personagem? Não importa saber se ele existiu ou como era ele. O importante é viver como ele viveu. Esse livro é uma verdadeira pedagogia para quem quer seguir e viver os ensinamentos de Jesus, pois esse Jó é uma figura simbólica de Jesus. Nada lhe impediu para deixar de fazer a vontade do Pai. Realizou todo Projeto de Deus, venceu a morte e ressuscitou gloriosamente; esse foi o maior milagre realizado por Jesus. Com a destruição da morte, deu-nos a vida eterna pela sua ressurreição. Morremos com Ele e com Ele ressuscitaremos para a vida eterna.

No primeiro livro de Samuel narra um fato muito interessante e que transcrevo fazendo uma exegese ou perícope de todo o relato do episódio acontecido ao rei Saul. Esse foi o primeiro rei de Israel, mas não agradou aos olhos de Deus. Seu governo foi muito conturbado. O profeta Samuel já havia lhe advertido sobre os erros que ele estava cometendo e o aconselhou, mas ele não lhe obedeceu. Samuel morreu e o rei Saul ficou apavorado e com muito medo de morrer. Consultava em oráculo e não tinha resposta de Deus. Então ele disfarçou-se e procurou uma necromante para que ela dissesse o futuro dele consultando o espírito do profeta Samuel. E apareceu Samuel e disse tudo o que iria acontecer ao rei Saul. Realmente, tudo que, segundo a pitonisa em sua consulta ao morto Samuel, aconteceu e o rei Saul foi liquidado e morto com seus três filhos. [1Sm 28, 3-25].

Ao ler esse relato na Bíblia vemos uma pitonisa consultando o espírito de Samuel fazendo uma necromancia. Só entendemos o texto desse relato se tivermos conhecimento da ciência da parapsicologia, e da teologia. “A ciência da parapsicologia mostra que a mente humana tem forças físicas extraordinárias. A capacidade de a mente humana poder modelar e exteriorizar o chamado “Plasma Humano” é demonstrado por essa ciência já comprovada.” Existe no campo dessa ciência parapsicológica a: telergia. Ação à distância, a ectoplasmia, coisa modelada fora. O que a pitonisa falou na sua necromancia foi uma telepatia do que já havia na mente do rei Saul. Tudo o que ela disse para ele, em vida, Samuel já havia dito ao rei Saul. Nada foi novidade para o rei Saul. “O episódio em questão pode ser explicado naturalmente. Não houve, de fato, aparição do espírito de Samuel. O texto deixa claro que Saul vivia um drama pessoal muito grande; estava desgastado psiquicamente e fisicamente. Vivia atormentado, transtornado, estressado, neurótico. Sentia-se isolado, solitário e desamparado. Estava aterrorizado diante dos seus inimigos. Nem Deus e nem os homens o escutavam mais. Diante disso ele resolveu apelar para o mundo do além, na vã esperança de livrar-se de suas angústias, embora enganando a si mesmo. [O judaísmo condenava a consulta aos mortos]. E apelou para algo que ele mesmo condenara. [O povo de Israel, hebreus, não acreditava em reencarnação e nem mediunidade]. [Aqui, nesse relato, os alienados ao espiritismo leem ao pé da letra afirmando que a Bíblia diz que existe reencarnação]. Para consultar uma vidente ele teve que caminhar muito, até andor, passando pelos perigos dos acompanhamentos inimigos”. Esse relato é compreendido fazendo uma boa exegese e conhecimento da ciência da parapsicologia e teologia. [isso os espíritas não reconhecem]. “O relato não trata, pois, de “evocação” de mortos, e sim da rejeição de Saul, descrita dentro de recurso literário onde simbolicamente aparece novamente Samuel para ratificar tal rejeição.” Tudo já estava gravado na mente de Saul a fala de Samuel. Não foi novidade nenhuma para ele. Só fez confirmar o que haveria de acontecer com o seu reinado e com ele. E tudo aconteceu e seu reinado foi atacado pelos inimigos e todos feneceram. Não se pode ler esse relato bíblico como fundamentalista, pois, é muito perigoso e entra em contradição o relato sabendo-se que os hebreus nunca acreditaram em reencarnação.

Quem é cristão não acredita em reencarnação, mas em ressurreição, pois Jesus nunca falou que ele era reencarnação, mas dizia: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim não morrerá...

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 09/06/2013
Código do texto: T4333388
Classificação de conteúdo: seguro