ESTUDO 2 TM 1: APÓSTOLOS PELA VONTADE DE DEUS// GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ// CONSCIÊNCIA LIMPA// INTERCEDA PELOS OUTROS// FÉ NÃO FINGIDA// GUARDE SEU DEPÓSITO PELO ESPÍRITO SANTO// SEM MEDO// SEM TIMIDEZ// RETENHA A PALAVRA// NÃO ABANDONE DEUS//

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus," ( 2 TM 1:1)

A vontade de Deus é que sejamos apóstolos Dele, pregando Sua Palavra sem desanimar nem esmorecer. Estando em Jesus e levando Sua Palavra adiante, como Ele mesmo mandou ao dizer para irmos por todo mundo e levarmos o Evangelho a toda criatura (MC 16:15), desfrutamos da vida que somente Ele pode nos dar, tanto aqui na terra quanto na eternidade, uma vez que Dele jorram fontes de águas vivas (JO 7:37-39) e quem bebe dessa água não tem mais sede, mas se tornará dentro dele uma fonte que jorra para a vida eterna (JO 4:14), ou seja, tem todas as suas necessidades, espirituais, físicas e materiais, supridas, sendo que essa fonte, se mantida "ligada", o levará à eternidade com Jesus. Ô, glória!

*****************************************************

"a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor." ( 2 TM 1:2)

Irmãos, Deus tem um amor imenso por nós. Todos nós, mesmo que achemos que estamos no fundo do poço e abandonados, somos profundamente amados por Deus. Basta vermos João 3:16, que diz:

""Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Além disso, devemos amar a todos assim como Jesus nos ama, procurando sempre fazer o bem a essa pessoa de acordo com a Palavra de Deus. Aqueles que andam com Deus recebem graça, misericórdia e paz da parte de Senhor. Fiquemos na presença Dele, pois vale a pena recebermos a graça de Jesus, que nos salva, coisa que a Lei não podia fazer (RM 8:1-4); recebemos a misericórdia do Pai com a oportunidade de sermos perdoados e escolhermos sempre viver uma vida longe do pecado e perto de Deus e recebemos também a paz, mas não a paz mentirosa que o mundo oferece através de bebidas, drogas, festas, prostituição, etc., mas a paz de Deus, que é eterna e excede todo entendimento (Fp 4:7).

*****************************************************

"Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações." ( 2 Tm 1:3)

Devemos servir a Deus com a consciência limpa, sabendo que nossos pecados estão perdoados e que estamos vivendo na presença de Deus. Aquele que vive no pecado não consegue servir a Deus com a consciência limpa, pois o inimigo, que também é chamado de "acusador", joga em sua cara todos os pecados que cometeu e que o afastam de Deus. Além disso, o Espírito Santo o mostra que está errado (não o acusa, mas corrije) e a pessoa fica com aquele incômodo por saber que não está na vontade de Deus. Aquele que não está bem com Deus não consegue servi-lO pela falta de paz e pela ausência de Jesus, que não pode nos acompanhar em nossa vida de pecado. Se essa é sua situação, arrependa-se e volte para o Pai. Ele está esperando para te perdoar e restaurar, desde que você verdadeiramente se arrependa e assuma um compromisso de mudar de vida e servi-lO de coração. Não há o risco de aquele que se arrepende e O busca ser rejeitado, pois a própria Palavra diz: "Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás" (SL 51:17). Chega uma hora que a pessoa já nem acha mais que está errada, nem percebe mais seu erro, de tão cega que está. Busquemos sempre a presença de Deus para que isso não aconteça conosco e ensinemos nossa família a andar com o Pai. Que nossos familiares e amigos possam dizer que somos pessoas de Deus e não para inflar nossa vaidade, mas para ser um testemunho. Lembremo-nos também de todos os que necessitam em nossas orações, mesmo que sejam pessoas que não conheçamos. Se sentimos que devemos orar por determinada pessoa ou por pessoas que estejam em determinada situação, não sejamos omissos, não apaguemos o Espírito (I Ts 5:19), mas deixemos que o Espírito Santo nos use para abençoar a vida de outras pessoas.

*****************************************************

"Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa." ( 2 Tm 1:4)

Muitas vezes a alegria completa passa, antes, pelas lágrimas. Quantas pessoas somente aceitaram Jesus e passaram a ter um compromisso sério com Ele depois de uma grande decepção, depois de sofrerem muito com as consequências de seus pecados, depois de adoecer, encontrar a miséria, etc? Também pode acontecer de passarmos por uma grande provação, um grande deserto cheio de lágrimas, mas que nos levará a uma maior comunhão com Deus e essa, por sua vez, levará à alegria completa. Às vezes, Deus permite que passemos por um deserto por que no deserto ficamos com nosso coração mais vulnerável e nos aproximamos mais de Deus. Eu mesma aprendi grandes lições passando por desertos muito difíceis, mas que me aproximaram de Deus, fizeram-me mais forte e me proporcionaram um lindo testemunho para contar. O fato é que podemos e devemos descansar no Senhor, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (SL 30:5).

*****************************************************

"Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você." ( 2 Tm 1:5)

Devemos ser sempre sinceros de coração, em tudo, inclusive com nossa fé. Irmãos, não finjamos ter fé, pois por mais que, aos olhos do mundo, pareçamos muito "de Deus", Ele sabe quando cremos de verdade e quando não, Ele sabe quando estamos vivendo pela fé (RM 1:17) e quando estamos querendo viver pelos olhos da carne como Tomé, que queria ver para crer. E o que Jesus respondeu? "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." (JO 20:29). Sejamos sinceros em nossa fé. Se estamos com nossa fé abalada, busquemos a Palavra de Deus, já que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Porém, precisamos assumir esse abalo em nossa fé, como o pai do rapaz endemoninhado, que disse: "E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade" (MC 9:24). Ele cria, mas não o suficiente e reconhecia que o obstáculo para o filho não ser curado era a falta de fé. Reconheçamos se nossa fé estiver em baixa e busquemos aumentá-la em vez de fingir sermos o que não somos e termos o que não temos. A falsidade não agrada a Deus, que conhece mentes e corações (AP 2:23; SL 7-9).

*****************************************************

"Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos." ( 2 Tm 1:6)

Há pessoas que simplesmente aposentam os dons que têm. São pessoas batizadas no Espírito Santo, mas que não praticam seus dons. São pessoas a quem Deus deu o dom de consolar, a quem Deus chamou para fazer a obra, para interceder em oração por alguém e essas pessoas simplesmente dizem "não" ou, então, são enganadas pelo diabo, que faz com que elas tenham todas as coisas do mundo para fazer e passem tudo na frente do seu compromisso com Deus. Que não sejamos assim, irmãos, mas estejamos sempre buscando crescer na presença de Deus e no conhecimento da Palavra, desenvolvendo tudo o que o Senhor colocou em nossas mãos. Se não somos batizados no Espírito Santo, oremos e peçamos essa bênção ao Pai, que nos dará se pedirmos com fé, pois quem pede, recebe (LC 11:10).

*****************************************************

"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." ( 2 Tm 1:7)

É incrível como há cristãos escravos do medo e medos de todo tipo, como a síndrome do pânico, por exemplo. Há cristãos que têm medo de sair de casa e não voltar, de ficar doentes, de assombração, etc. Irmãos, Deus não nos deu espírito de covardia. Há cristãos que têm medo até mesmo do diabo! Pessoas que têm medo de expulsar o demônio, de ver coisas, etc. Não deixemos que o diabo nos escravize: nada dele pode ter vez na nossa vida. Vejamos o que a Palavra diz: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge." (I Jo 5:18). Além do medo, há outra arma que o diabo usa para deixar os filhos de Deus vulneráveis: a tristeza profunda, que pode ser ou resultar em depressão. Irmãos, Deus nos deu poder. Repreendamos esse mal, em Nome de Jesus, e o proibamos de continuar em nossa vida. Se você tem sentido essa tristeza, esse desânimo, podendo até mesmo passar pela sua cabeça a ideia de acabar com sua vida ou com a de alguém por algum motivo, ore agora, entre na presença de Deus neste momento, pois Ele quer te libertar. Não faz parte dos planos e dos sonhos de Deus você ser destruído ou destruir alguém. Uma vez expulso o demônio, enchamo-nos da presença do Espírito Santo para que ele não volte pior: ""Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra, e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa" (MT 12:43-45). Se o inimigo nos vir sem a presença de Deus, sem andarmos na Palavra e vazios do Espírito Santo, voltará e trará mais sete com ele. Tenhamos também amor, perdoemos, tiremos o ódio e o desejo mal, desejo de vingança, etc., do coração e sejamos equilibrados. Não sejamos aquelas pessoas extremistas, mas peçamos sempre a direção de Deus para fazermos todas as coisas e seremos bem sucedidos.

*****************************************************

"Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus," ( 2 TM 1:8)

Não podemos ter vergonha de falar de Jesus. Se o diabo está colocando essa timidez em nosso coração, peçamos perdão a Deus e repreendamos esse mal, em Nome de Jesus. A timidez é uma arma que o inimigo usa para que a Palavra não seja pregada, as pessoas não conheçam a verdade e não sejam salvas. Muitas pessoas têm uma imagem deturpada da Igreja e dos crentes, de uma maneira geral. É necessário que cristãos sérios, que tenham verdadeiramente um compromisso com o que está na Palavra de Deus (e não com coisas mentirosas ou inventadas), falem de Jesus e da Bíblia de forma que o véu seja tirado das pessoas, o entendimento da verdade venha e elas entreguem a vida para Jesus. A Bíblia diz que os tímidos não herdarão o Reino dos Céus (AP 21:8). Não deixemos que o diabo nos impeça de sermos usados para ganhar mais almas para Jesus e nem impeça nossa entrada no Paraíso. Fiquemos espertos e vigilantes (I Pe 5:8).

*****************************************************

"que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho." (2 TM 1:9-10)

A vocação para a qual fomos chamados e salvos é santa, ou seja: devemos viver em santidade. Irmãos, fujamos do pecado. Busquemos a presença do Alto e não tenhamos pressa de sair da presença de Deus (EC 8:3), mas tenhamos, sim, pressa de adentrar na presença do Pai, pois é ela que nos alimenta. Entretanto, não achemos que seremos salvos por merecimento: nossa salvação vem unicamente da graça de Deus justamente para que não nos gloriemos (EF 2:8-9). Deus já planejava trazer Jesus para nos salvar de toda obra diabólica e essa verdade foi revelada pela manifestação de Jesus. Irmãos, todas as intenções e propósitos que são realmente de Deus se cumprem. Digo por experiência própria: às vezes parece que não vai dar, que não tem jeito, que não tem como dar certo, etc., mas dá! Podemos achar que está demorando um pouco, mas dá certo. Além disso, se não estamos recebendo a bênção revelada, oremos a Deus, pois a Palavra Dele corre veloz (SL 147:15) e quando Ele revela algo para nós é por que tem pressa de que aquilo se cumpra (GN 41:32). Entremos em oração e perguntemos se estamos fazendo algo que impeça a bênção de chegar ou se estamos deixando de fazer o que deveríamos. Deixemos que Ele nos corrija e nos oriente. Deus pode todas as coisas e nenhum dos Seus propósitos pode ser impedido! (JO 42:2). Jesus tem as chaves do inferno e da morte e a morte não pode operar em nossa vida. Claro, todos nós teremos a morte do corpo um dia, mas a morte espiritual não tem poder e não pode operar na vida daquele que serve a Deus: a morte da fé, a morte da comunhão, a morte da obediência, a morte da família, a morte do casamento, a morte da felicidade, a morte da vontade de viver, a morte da saúde, etc. Nenhuma morte pode operar em nós por que estamos em Jesus e Ele trouxe à luz a vida! O diabo veio para roubar, MATAR e destruir e Jesus veio para que tenhamos VIDA abundante (JO 10:10). São propósitos completamente opostos e devemos viver o propósito do Senhor, que é a imortalidade de nossa comunhão com Deus, de nossa fé, de nossos sonhos, etc. Nada disso pode morrer na vida daquele que está firmado em Deus. Lembremo-nos de que nossa alma também é imortal e vale pensar: queremos passar a eternidade com Jesus ou com o diabo? Se, aqui na terra, andando com Jesus, veremos a imortalidade de nossos sonhos e projetos, o nosso maior plano, acima de todos os outros, deve ser desfrutar da imortalidade da alma ao lado de Jesus na glória eterna.

*****************************************************

"Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre." ( 2 Tm 1:11)

Irmãos, devemos pregar a Palavra de Deus! Há pessoas que não enxergam a importância de falar de Jesus, achando que isso não é tão importante, e não se dão conta de que estão desobedecendo o que nos foi mandado: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (MC 16:15). Esse não foi um pedido, mas foi um mandamento de Jesus, ou seja, algo que Ele nos mandou fazer e que devemos obedecer. Não fiquemos inventando coisas ou "suavizando" a Palavra para ganhar as pessoas: preguemos unicamente a verdade como ela é e deixemos que o Espírito Santo toque nos corações fazendo as mudanças necessárias. Não fiquemos querendo persuadir as pessoas com base em meias verdades ou em mentiras. Não deixemos de falar que o fornicário não agrada a Deus e que irá para o inferno, mas também falemos das maravilhas que Jesus faz àqueles que O servem, de como Ele pode mudar uma vida ou uma situação que parecia completamente destruída, sem saída, mas que foi reescrita pelo poder do Senhor. Testemunhemos as bênçãos que já vivemos e que já vimos. O testemunho é para glorificar o Nome de Jesus e também é uma poderosa arma de evangelização. Irmãos, peçamos a sabedoria de Deus para falarmos a coisa certa e na hora certa a fim de ganharmos almas para Jesus, pois isso é algo que Jesus espera que façamos. A Palavra diz que o coração sábio sabe a hora de agir e que há uma hora e uma maneira certa de agir para cada situação (EC 8:5-6). Busquemos sempre a direção e a sabedoria de Deus (Tg 1:5), pois Ele sabe os caminhos para ganhar o coração de cada um. Contudo,não nos calemos: se temos uma vida linda ao lado do Mestre, queiramos que as pessoas vivam essa bênção também.

*****************************************************

"Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." (2 TM 1:12)

Às vezes pode parecer difícil servir a Deus já que enfrentamos todo tipo de oposição do inimigo, que usa situações e até mesmo pessoas da nossa casa para nos desanimar e tentar nos fazer desistir. Contudo fiquemos firmes, não desanimemos e não neguemos Jesus, principalmente com nossas atitudes. Aquele que diz que serve a Jesus, mas age de forma completamente contrária está negando-O com suas atitudes. Isso vale para um momento difícil: não nos desesperemos, pois temos de dar o testemunho de um Deus poderoso e fiel que faz com que Seus filhos habitem em segurança (SL 4:8) e não temam mal algum (SL 23:4), por saberem que maior é o que está com eles que o que está no mundo (2 CR 32:7). Como queremos que alguém se converta a um Deus cujos filhos se apavoram em toda situação? Isso demonstra falta de segurança e certeza do poder do Deus a quem servimos. Fiquemos firmes: sabemos em quem está nossa fé e no poder e majestade do nosso Deus. Ele é poderoso para guardar nossa fé e confiança Nele até o último dia, cumprindo todas as Suas promessas e levando-nos à glória junto a Ele.

*****************************************************

"Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim." ( 2 TM 1:13)

Devemos reter em nosso coração o conhecimento da Palavra de Deus. Além disso, essa união à Palavra deve se dar com fé e amor. Em primeiro lugar, sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6) e como andaremos na presença do Senhor sem crer que Ele existe e é soberano? Já o amor consiste em obedecê-lO (2 Jo 1:6). Não há como alegar que amamos Jesus se não andarmos em Sua Palavra e não O obedecermos. Porém, devemos fazer isso com amor: obedecer a Deus simplesmente por obrigação ou visando receber uma bênção não O agrada. Devemos obedecê-lO por amá-lO e querermos estar próximo a Ele. Amemos também nosso próximo como a nós mesmos (MC 12:30-31), ajudando e intercedendo em oração, falando de Jesus para aquele que sofre e buscando de Deus condições e direção para amenizar a dor o máximo que pudermos. Aquele que ama não se preocupa apenas consigo mesmo, mas arruma oportunidades para ajudar.

*****************************************************

"Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós." ( 2 Tm 1:14)

Irmãos, guardemos nosso depósito de fé, de comunhão com Deus, que se dão por meio da presença do Espírito Santo em nós. Procuremos estar sempre cheios do Espírito Santo: Jesus o enviou como Consolador àqueles que creram (JO 16:7) e é o Espírito Santo que testifica em nós que somos filhos de Deus (RM 8:16). No momento de dificuldade, por exemplo, o Espírito Santo não nos deixa desistir, pois testifica em nosso coração que somos filhos do Deus Altíssimo, para quem todas as coisas são possíveis (Jó 42:2), pois os impossíveis dos homens são possíveis para Deus (LC 18:27). Além disso, o Espírito Santo também faz o seguinte: "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (JO 16:8-11). Oremos, vivamos uma vida consagrada a Deus, longe do pecado, meditemos na Palavra, peçamos a Deus que nosso coração seja cheio do Espírito Santo e guardemos nosso depósito, nossa fé, nossa confiança por meio Dele.

*****************************************************

"Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes." (2 TM 1:15)

Quantas pessoas abandonam a obra de Deus! Isso é algo muito triste e muito comum. Quantas pessoas que estavam firmes na presença do Senhor e até mesmo faziam a obra, tinham um ministério, mas o abandonaram. Muitos, além do ministério, abandonaram a presença do Senhor, voltando ao Egito, ou seja, ao pecado. Não cometamos esse erro. Se conhecemos Jesus, não nos afastemos do caminho Dele, não nos afastemos da presença Dele e não deixemos de exercer o ministério que Ele nos der, mesmo que esse ministério não seja dentro da Igreja, mas seja falar de Jesus para nossa família, para um amigo do trabalho, etc. Isso não deixa de ser a obra de Deus e não devemos deixar de realizar o que Deus nos ordenou fazer. Devemos pregar o Evangelho a toda criatura e por todo mundo (MC 16:15), mas precisamos estar na presença de Deus e em comunhão com Ele para isso. As consequências do afastamento de Deus são muito sérias e, ao final, aqueles que se desviaram se arrependerão. Muitos voltarão pelo sofrimento, outros nem terão tempo de voltar, perdendo-se para sempre. Que isso, em Nome de Jesus, não aconteça conosco, mas que estejamos sempre firmes com Deus. Se alguém se afastou, volte agora. Este é o momento, Deus está falando com você agora e a certeza disso vem da testificação do Espírito Santo em seu coração. Você sabe que é com você, então não seja omisso.

*****************************************************

"O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso; pelo contrário, quando chegou a Roma procurou-me diligentemente até me encontrar." (2 Tm 1:16-17)

Não devemos ter vergonha da obra do Senhor. Paulo não estava preso por algo errado que tivesse feito, mas por pregar Jesus. As perseguições na vida daqueles que servem a Deus são grandes e devemos sempre estarmos prontos a ajudar os nossos irmãos. Até mesmo com relação àqueles que estão pagando por algum erro que cometeram, sendo dentro de uma cadeia ou em qualquer outro lugar e de qualquer outra forma: não julguemos, mas procuremos ajudar no que pudermos. Ajudemos com nossas orações, falemos de Jesus a eles e procuremos suprir alguma necessidade que houver, tudo de acordo com a direção do Senhor. Lembremo-nos de que somos indesculpáveis quando julgamos (RM 2:1). Além disso, será que não cometemos erros? Em maior ou em menor grau, tudo de errado é pecado e ninguém pode se vangloriar de poder atirar a primeira pedra: não há quem possa atirar a primeira pedra (JO 8:1-11).

*****************************************************

"Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso." (2 Tm 1:18)

Aqueles que praticam o bem recebem as misericórdias de Deus. Entretanto, não basta fazer o bem: devemos andar de acordo com a palavra de Deus. Não fiquemos com essa filosofia de que basta fazer o bem ao próximo que está tudo bem, já que todos os caminhos levam a Deus. Isso é mentira. Se eu quero ir para Jundiaí, não é todo caminho que eu posso tomar, ou é? Da mesma forma ocorre com aquele que quer chegar a Deus. Só há um caminho: Jesus (JO 14:6), que é chamado de Palavra de Deus (AP 19:13). Não chegaremos a Deus através de Evangelho Segundo o Espiritismo, santos, entidades, etc., mas da PALAVRA DE DEUS. Não adianta sermos pessoas de caridade, fazermos doações, etc., mas fazermos tudo o que desagrada ao Senhor, como cultuarmos santos, buscarmos contato com os mortos e outras práticas que Deus, segundo a Bíblia, expressamente abomina. Irmãos, entendamos: o bem verdadeiro só é feito na presença do Altíssimo e em comunhão com Ele. Procuremos ajudar em tudo o que for possível, amando os outros como a nós mesmos, inclusive dentro de nossa casa. Lembremo-nos de que abençoando, seremos abençoados. Paremos de amaldiçoar a vida dos outros, de dizer que fulano não tem jeito, que tem de "se ferrar para aprender", etc. Mais uma vez: paremos de amaldiçoar e comecemos a abençoar, dizendo que, em Nome de Jesus, o fulano é uma bênção e que Jesus, pela fé, já mudou o coração dele. As Palavras têm grande poder (Tg 3:10) e, como imaginamos em nossa cabeça, assim é. A responsabilidade é muito grande.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 11/06/2013
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T4335962
Classificação de conteúdo: seguro