ESTUDO I REIS 8: A ALEGRIA NA PRESENÇA DO SENHOR// COMUNHÃO VERDADEIRA COM DEUS// ABENÇOE E NÃO AMALDIÇOE// AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPREM MEDIANTE A FÉ E A OBEDIÊNCIA// DEUS QUER NOS ABENÇOAR// PLANO DE DEUS// ORAÇÃO// POR GRAÇA E NÃO POR OBRAS//PERDÃO

"Então o rei Salomão reuniu em Jerusalém as autoridades de Israel, todos os líderes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para levarem de Sião, a cidade de Davi, a arca da aliança do Senhor. E todos os homens de Israel uniram-se ao rei Salomão por ocasião da festa, no mês de etanim, que é o sétimo mês.' ( I RS 8:1-2)

A arca da aliança representava a presença de Deus e a presença de Deus deve ser sempre motivo de festa e de alegria. As pessoas estavam se reunindo para levar a arca para o templo e aquele era um momento de festa, pois a presença de Deus estava ali. Irmãos, a Palavra diz para não termos pressa de sair da presença do Senhor (EC 8:3). Fiquemos na presença do Senhor e nos alegremos Nele. Davi disse: "Alegrei-me quando me disseram:Vamos à casa do Senhor!" (SL 122:1). Entretanto, nossa alegria não deve ser somente dentro da Igreja, mas em todos os momentos da vida, pois temos o Todo-Poderoso ao nosso lado. Lembremo-nos de que a alegria do Senhor é a nossa força (NE 8:10) e que Deus responde na alegria do coração (EC 5:20).

*****************************************************

"Quando todas as autoridades de Israel chegaram, os sacerdotes pegaram a arca do Senhor e a levaram, com a Tenda do Encontro e com todos os seus utensílios sagrados. Foram os sacerdotes e os levitas que levaram tudo". (I RS 8:3-4)

Apesar das autoridades estarem ali presentes, apenas os sacerdotes e os levitas carregaram a arca. Irmãos, não importa a patente, o status social, a riqueza, etc.: somente aqueles que têm comunhão com o Pai vivem na presença Dele. Deus não olha patente, olha fé e obediência. Lembremo-nos de que somos sacerdotes em nossa casa e devemos carregar a presença do Senhor para dentro dela. Sejamos como um vaso transbordante da unção e não vazios.

*****************************************************

"O rei Salomão e toda a comunidade de Israel que se havia reunido a ele diante da arca, sacrificaram tantas ovelhas e bois que nem era possível contar." ( I RS 8:5)

Procuremos sempre fazer o máximo e o melhor que pudermos para Deus. Não por que Ele precise do nosso favor ou para ganharmos bênçãos, mas pelo nosso amor, gratidão, fé e vontade de servi-lO e de nos dedicarmos a Ele.

*****************************************************

"Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para o seu lugar no santuário interno do templo, no Lugar Santíssimo, e a colocaram debaixo das asas dos querubins." ( I RS 8:6)

Nós somos templo do Espírito Santo e Deus habita em nós. A presença Dele deve estar no nosso interior. Não adianta sermos pessoas "de Deus" da boca para fora, mas estarmos vazios de Sua presença e de Sua Palavra. Sejamos sinceros. Se sentimos que estamos nos esvaziando da Sua presença e da comunhão com Deus, não importa o motivo, busquemos ao Senhor, pois aquele que O busca, encontra-O: "Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão." (PV 8:1). Busque-O cedo, ou seja, não fique enrolando, não fique esperando a situação piorar ou o diabo lhe destruir. Busque a Deus neste momento. Mesmo que as coisas estejam bem, busque a Ele, pois Ele não é uma farmácia onde você só vai quando precisa curar alguma parte da sua vida.

*****************************************************

"Na arca havia só as duas tábuas de pedra que Moisés tinha colocado quando estava em Horebe, onde o Senhor fez uma aliança com os israelitas depois que saíram do Egito." ( I RS 8:9)

As tábuas era onde estavam os dez mandamentos. Irmãos, guardemos os mandamentos do Senhor dentro do nosso coração. Guardemos as direções que Ele nos dá e não apenas guardemos, mas pratiquemos. Vivamos a Palavra e a vontade de Deus para nós. Quando Deus nos retirou do Egito, ou seja, do mundo, do pecado, Ele fez uma aliança conosco e é fiel para cumpri-la. Mantenhamo-nos fieis também. Mantenhamos aceso o primeiro amor (AP 2:4) de quando nos convertemos, e guardemos no coração aquela sensação gostosa de quando nos convertemos. Que essa sensação seja sempre nova em nossa vida, pois isso significa que o Espírito Santo renova nossa conversão todos os dias; não por que nos afastamos de Deus todos os dias, mas por renovar nosso compromisso, nossa fé e nossa aliança com o Altíssimo.

****************************************************

"Quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o seu templo." (I RS 8:10-11)

Irmãos, quando buscamos a presença do Senhor a glória Dele enche nossa vida. Lembremo-nos de Moisés, que se aproximou tanto de Deus, criou uma relação tão profunda com o Senhor que teve seu rosto cheio da glória Dele e precisou usar um véu (EX 34:28-35). Se procurarmos ter uma relação verdadeira, íntima e constante com o Pai, o mesmo acontecerá conosco. Jesus mesmo disse que quem cresse veria a glória de Deus (JO 11:40). O Mestre não mente.

*****************************************************

"Depois o rei virou-se e abençoou toda a assembléia de Israel, que estava ali de pé." (I RS 8:14)

Aquele que abençoa, é abençoado. Aquele que vive amaldiçoando os outros e até mesmo as circunstâncias, através da murmuração, recebe maldição. Irmãos paremos de dizer que as pessoas não têm jeito, que é um caso perdido, que as pessoas precisam "se ferrar" para aprender e passemos a abençoa-las, a dizer que, em Nome de Jesus, elas são uma bênção e que, pela fé, Jesus já mudou o coração delas. Da nossa boca provém bênção e maldição (Tg 3:10). Escolhamos proferir sempre a bênção.

*****************************************************

"E disse: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que com a sua mão cumpriu o que prometeu com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe disse:" (I RS 8:15)

Através do agir de Deus, representado pelas Suas mãos, Ele cumpre as promessas que faz. Deus nunca deixa de cumprir uma promessa que faz justamente por que Ele não muda o que profere com seus lábios (SL 89:34). Contudo, somente aqueles que são obedientes e que creem Nele alcançam a promessa. Lembremo-nos do povo do deserto que por se recusar a servir a Deus, mesmo sendo advertido várias vezes, e por não crer, mas se abater frente às dificuldades, não entrou na terra prometida (NM 14). Somente Calebe e Josué, pois creram e se mantiveram fieis a Deus. Fiquemos fieis e creiamos, pois todas quantas promessas há de Deus são Nele "sim" e por Ele o "amém" para a glória de Deus por nós (2 Co 1:20). Deus é glorificado quando alcançamos a promessa e somos abençoados, pois muitas pessoas se convertem ao ver os nossos testemunhos. Além disso, quando Ele nos revela algo, tem pressa de que se cumpra (GN 41:32), pois Sua palavra corre veloz (SL 147:15).

*****************************************************

"‘Desde o dia em que tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi nenhuma cidade das tribos de Israel para nela construir um templo em honra do meu nome. Mas escolhi Davi para governar Israel, o meu povo’." ( I RS 8:16)

Irmãos, não somos um povo qualquer: somos um povo escolhido por Deus e Deus nunca erra, tendo um propósito para a vida de cada um. Não fazia parte do plano de Deus que alguém antes de Salomão construísse o templo. Quando algo não faz parte dos planos de Deus, não adianta insistirmos. Porém, se Ele deseja fazer aquilo e Se agrada de alguém, não há como dar errado. Agindo Ele por nós, quem impedirá? (IS 43:13). Irmãos, entendamos algo: se estamos na vontade de Deus e Ele é por nós, nada nem ninguém pode nos deter. Se Deus é por nós, quem será contra nós? (RM 8:31). Ninguém pode impedir o agir de Deus.

*****************************************************

"Meu pai Davi tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o Deus de Israel." ( I RS 8:17)

Apesar de não estar de acordo com os planos de Deus, Davi agradou ao Senhor com sua intenção de glorificá-lO. Mesmo que achemos que o que pretendemos fazer é bom, nada façamos sem a direção do Senhor. Se Davi simplesmente tivesse construído o templo, teria desagradado ao Senhor. Deixemos que Ele nos dirija e procuremos sempre glorificá-lO dentro do cumprimento de Sua Palavra.

*****************************************************

"Mas o Senhor lhe disse: ‘Você fez bem em ter no coração o plano de construir um templo em honra do meu nome; no entanto, não será você que o construirá, mas o seu filho, que procederá de você; ele construirá o templo em honra do meu nome’. " ( I RS 8:18-19)

Os planos de Deus são muito mais altos que os nossos. Mais uma vez: Davi gostaria de ter construído o templo e, apesar de não fazer parte do propósito de Deus, o Senhor ficou feliz ao ver a vontade de Davi de glorificá-lO e quer ver esse mesmo espírito em nós. Deus procura quem O adore em espírito e em verdade (JO 4:23). Busquemos sempre modos de glorificar ao Senhor. Entretanto, nada façamos sem a direção de Deus. Caso contrário, corremos o risco de sairmos do plano de Deus para nós.

*****************************************************

"E o Senhor cumpriu a sua promessa: Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o Senhor tinha prometido, e construí o templo em honra do nome do Senhor, o Deus de Israel." ( I RS 8:20)

Deus nunca deixa de cumprir Suas promessas, irmãos, basta que O obedeçamos e creiamos que Ele é fiel para cumprir o que promete. Irmãos, Deus faz todas as coisas perfeitas e não precisamos nos preocupar: da maneira que Ele disse, acontecerá.

*****************************************************

"Providenciei nele um lugar para a arca, na qual estão as tábuas da aliança do Senhor, aliança que fez com os nossos antepassados quando os tirou do Egito". ( I RS 8:21)

Nós somos templos do Senhor. Nossa vida e nosso coração devem ser um altar de adoração ao Altíssimo. Tenhamos gratidão ao Pai, que nos tirou da terra do Egito, que simboliza o pecado e todas as suas consequências, lembrando que o salário do pecado é a morte (RM 6:23). Da mesma forma que Deus agiu na vida dos nossos antepassados, Ele age na nossa vida. Deus é o mesmo, Ele é imutável. Se a aliança que Ele fez sob a lei foi cumprida, como Ele não cumpriria a aliança feita com o sangue de Jesus em um ministério muito mais excelente? (HB 8:6) Andemos em obediência, pois Ele é fiel para cumprir tudo o que diz.

*****************************************************

"Depois Salomão colocou-se diante do altar do Senhor, diante de toda a assembléia de Israel, levantou as mãos para o céu e orou: "Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade." ( RS 8:22-23)

Orar é algo muito importante. A Palavra de Deus diz que devemos orar sem parar (I Ts 5:17). Mantenhamo-nos sempre em oração, pois ela alimenta nossa alma e nos coloca em contato com Deus. Contudo, a oração não deve ser um monólogo, onde somente dizemos a Deus o que queremos e de que precisamos; deve ser um diálogo, onde ouvimos o que Deus quer nos dizer, através da Palavra e da unção do Espírito Santo. Levantar as mãos ao alto simboliza nossa dependência do Senhor e a vontade de sermos cheios Dele. Lembremo-nos de que Moisés ficava com as mãos para o alto e, quando ele abaixava as mãos, o povo era derrotado. Ele precisou da ajuda para ficar com as mãos levantadas (EX 17:11-12) e, dessa forma, percebamos que necessitamos orar uns pelos outros (Tg 5:16). Além disso, reconheçamos a grandeza de Deus, reconheçamos que não há Deus como o nosso e que aqueles que andam com Ele são grandemente abençoados. Estejamos em comunhão com Ele, pois vale a pena. Não pensemos nas bênçãos que alcançaremos aqui, mas tenhamos como alvo a salvação, onde passaremos a eternidade ao lado de Jesus.

*****************************************************

"Cumpriste a tua promessa a teu servo Davi, meu pai; com tua boca prometeste e com tua mão a cumpriste, conforme hoje se vê. "Agora, Senhor, Deus de Israel, cumpre a outra promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai, quando disseste: ‘Você nunca deixará de ter, diante de mim, um descendente que se assente no trono de Israel, se tão-somente os seus descendentes tiverem o cuidado de, em tudo, andarem segundo a minha vontade, como você tem feito’. Agora, ó Deus de Israel, que se confirme a palavra que falaste a teu servo Davi, meu pai." ( I RS 8:24-26)

Deus faz a obra completa (FP 1:6). Não importa quantas promessas Ele tenha feito, Ele é fiel para cumprir TODAS elas, por mais difíceis que pareçam, desde que andemos na presença Dele e em obediência à Sua Palavra: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (NM 23:19). Ele confirma o que diz, desde que nos mantenhamos firmes na fé e na obediência.

*****************************************************

"Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!" ( I RS 8:27)

A grandeza de Deus é infinita e nunca achemos que poderemos fazer algo grandioso para Ele. As maiores ofertas que podemos fazer a Deus são nosso amor, nossa fé, nossa obediência e nossa adoração. Contudo, nunca seremos merecedores de Sua graça e nem pensemos em querer ser, o que não significa que possamos andar de qualquer jeito. Não pensemos "Ah, como eu nunca vou merecer, vou andar de qualquer jeito". Andemos pela Palavra Dele, mas sabendo que nunca alcançaremos o merecimento de Deus. Isaías disse que nossos atos de justiça são como trapos imundos. Por que o ser humano não serve para nada? Não, nós temos um grande valor para Deus. Contudo, não devemos nos gloriar em nada e justamente por isso somos salvos apenas pela graça de Deus (EF 2:8-9).

*****************************************************

"Ainda assim, atende à oração do teu servo e ao seu pedido de misericórdia, ó Senhor, meu Deus. Ouve o clamor e a oração que o teu servo faz hoje na tua presença." ( I RS 8:28)

Mesmo sendo pecadores, Deus tem misericórdia de nós e perdoa as iniquidades de quem O busca realmente arrependido, sendo que o verdadeiro arrependimento não é mostrado pelo pedido de desculpas, mas pela mudança de atitude. Outra coisa importante: nossa oração será atendida por Deus se estivermos em Sua presença, ou seja, andando na luz de Sua Palavra. Se erramos, acertemo-nos com Deus e com quem for necessário e mudemos de atitude.

*****************************************************

"Estejam os teus olhos voltados dia e noite para este templo, lugar do qual disseste que nele porias o teu nome, para que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar. Ouve as súplicas do teu servo e de Israel, teu povo, quando orarem voltados para este lugar. Ouve desde os céus, lugar da tua habitação, e quando ouvires, dá-lhes o teu perdão." ( I RS 8:29-30)

Deus nos olha e cuida de Seus filhos o tempo todo.A Palavra diz que Ele nunca dorme, está sempre atento (SL 121:3-4) e nada que acontece conosco passa despercebido. Não falemos mais que Deus esqueceu de nós ou que Ele não está atentando para o nosso sofrimento, mas tenhamos certeza de que Ele está sempre ao nosso lado. Mais uma vez: se estivermos na presença do Senhor, Ele ouvirá nosso clamor e nos atenderá, se orarmos com base na Palavra, já que Deus nunca sai dela e não pode negar a Si mesmo (2 Tm 2:13). O nome também é algo muito importante. Nós somos o templo do Senhor e o Nome Dele deve estar sobre nós. Não somos mais qualquer povo: somos os filhos do Deus Altíssimo! A Palavra diz que Deus atende pelo amor do Seu Nome (SL 179:9), não por que Ele seja vaidoso, mas por que toda glória é Dele e Ele não pode negar Sua natureza: Ele é bom e sua benignidade dura para sempre (SL 106:1-2). Além disso, o nosso nome também é importante: ele deve estar escrito no livro da vida. Assim, no dia do juízo, Ele nos chamará pelo nosso nome e nos permitirá a entrada no Paraíso. Entretanto, se nosso nome não estiver escrito no livro da vida, seremos lançados no lago de fogo (AP 20:15).

*****************************************************

"Quando um homem pecar contra seu próximo e tiver que fazer um juramento, e vier jurar diante do teu altar neste templo, ouve dos céus e age. Julga os teus servos; condena o culpado, fazendo recair sobre a sua própria cabeça o resultado da sua conduta, e declara sem culpa o inocente, dando-lhe o que a sua inocência merece." ( I RS 8:31-32)

Irmãos, Deus não apenas ouve, mas age em favor daquele que é justo e anda com Ele. O culpado não será tomado por inocente, mas pode se arrepender e mudar, não sendo rejeitado por Deus, já que Deus não recusa um coração arrependido: "Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás" - SL 51:17). A nós cabe perdoar: se Deus nos perdoa todas as vezes, quem somos nós para negar o perdão ao próximo?

*****************************************************

""Quando Israel, o teu povo, for derrotado por um inimigo por ter pecado contra ti, e voltar-se para ti e invocar o teu nome, orando e suplicando a ti neste templo, ouve dos céus e perdoa o pecado de Israel, teu povo, e traze-o de volta à terra que deste aos seus antepassados." ( I RS 8:33-34)

Mais uma vez: sempre temos a chance de nos arrependermos e mudarmos. Deus, pela Sua natureza misericordiosa, nunca nos rejeita (SL 51:17). Entretanto, Deus não é bobo: não achemos que podemos pecar à vontade que não haverá consequência, já que Deus sempre nos perdoa. Procuremos andar na palavra Dele, esforçando-nos de coração para não pecar. Quando Deus decreta a destruição de uma nação e essa nação se arrepende e passa a servi-lO de todo coração, Ele tem misericórdia (JR 18: 7-8). Convertamo-nos hoje e alcancemos a misericórdia e o perdão do Senhor.

*****************************************************

""Quando fechar-se o céu, e não houver chuva por haver o teu povo pecado contra ti, e, se o teu povo, voltado para este lugar, invocar o teu nome e afastar-se do seu pecado por o haveres castigado, ouve dos céus e perdoa o pecado dos teus servos, do teu povo Israel. Ensina-lhes o caminho certo e envia chuva sobre a tua terra, que deste por herança ao teu povo." ( I RS 8:35-36)

Irmãos, Deus continua sendo um Deus de milagres e um Deus que ouve e atende a oração do Seu povo. Quando Elias orou, o céu Se fechou. Não por algum poder de Elias, pois ele era homem como nós, mas pelo poder de Deus, que honrou a palavra do Seu servo. Deus continua sendo um Deus que opera milagres na vida daqueles que andam com Ele, não permitindo que sejam envergonhados. Aquelas pessoas que estão sofrendo pela seca, por exemplo, se servirem ao Deus vivo com todo coração, convertendo-se dos seus maus caminhos, serão abençoadas e o Deus criador do céu e da terra, dono do sol e da chuva, abrirá o céu.

Ps: colocarei a concordância de capítulo e versículo onde mostra que Elias orou e o céu se fechou. Peço desculpas pela concordância não estar disponível agora.

*****************************************************

"Quando houver fome ou praga no país, ferrugem e mofo, gafanhotos peregrinos e gafanhotos devastadores, ou quando inimigos sitiarem suas cidades, quando, em meio a qualquer praga ou epidemia, uma oração ou súplica por misericórdia for feita por um israelita ou por todo o teu povo Israel, cada um sentindo as suas próprias aflições e dores, estendendo as mãos na direção deste templo, ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Perdoa e age; trata cada um de acordo com o que merece, visto que conheces o seu coração. Sim, só tu conheces o coração do homem." ( I RS 8:37-39)

Irmãos, mais uma vez: Deus ouve, perdoa e restaura. A oração do justo pode muito em seus efeitos (Tg 5:16). Não desprezemos o poder que a oração tem. Contudo, nossas transgressões fazem divisão entre nós e Deus (IS 59:2). Para sermos ouvidos e atendidos por Deus, necessitamos confessar nosso pecado a Ele e a quem prejudicamos, pedir perdão e mudar de vida, assumindo um verdadeiro compromisso de servi-lO e andar na Sua presença. Façamos isso neste momento. Ele quer nos abençoar. Se estamos doentes, devemos orar a Deus,repreendendo a enfermidade e tomando posse da nossa cura, já que Ele tomou sobre Si nossas dores e enfermidades e pelas Suas pisaduras fomos sarados (IS 53:4-5). Não temos de viver doentes e nem é esse o plano de deus para nós. Se não era a vontade de Deus sob a Lei, muito menos é agora que vivemos pela graça e fomos comprados e remidos pelo sangue precioso de Jesus, sumo sacerdote dessa nova aliança (HB 8:6). Outro ponto importante: Deus conhece o coração do homem. Ele sabe de todos os nossos sentimentos, sonhos, planos, medos, etc. Por isso, sejamos sempre sinceros com todos, principalmente com Deus. Se mentirmos, Ele sabe. Nada que se passa conosco pode ser escondido de Deus.

*****************************************************

"Assim eles te temerão durante todo o tempo em que viverem na terra que deste aos nossos antepassados." ( I RS 8:40)

Quando as pessoas veem as obras das mãos de Deus, ouvem testemunhos e assistem a obra poderosa que Deus faz na vida daqueles que O servem, passam a respeitar esse Deus e sentem vontade de buscá-lO para serem abençoados também. Em um primeiro momento elas podem buscá-lO visando uma bênção. Porém, a partir do mover do Espírito Santo, elas entregam a vida ao Senhor por amor e por reconhecer que somente Ele é Deus. Testemunhemos as maravilhas que Deus tem feito em nosso meio. Mesmo que vivamos lutas, sempre temos bênçãos para contar e nossos testemunhos, além de glorificar a Deus e fortalecer a fé dos irmãos, é uma poderosa arma de evangelização.

*****************************************************

""Quanto ao estrangeiro, que não pertence ao teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu nome — pois ouvirão acerca do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço forte — quando ele vier e orar voltado para este templo, ouve dos céus, lugar da tua habitação, e atende o pedido do estrangeiro, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam, como faz Israel, teu povo, e saibam que este templo que construí traz o teu nome." ( I RS 8:41-43)

Aqui vemos o que acabei de falar: quantos estrangeiros, ou seja, pessoas que não servem a Deus, convertem-se por ouvir a grandeza de Seu Nome e de Suas maravilhas! Ô, glória a Deus! Deus pode atender ao pedido de alguém que não O serve a fim de que, por essa graça tão grande, a pessoa se converta e reconheça que somente Ele poderia ter resolvido a situação. Além disso, quando essa pessoa de coração duro se converte, pode levar outras pessoas à conversão por aquelas frases do tipo: "Nossa, fulano se converteu? Que Deus é esse que pregara para ele? Quero conhecer também". A curiosidade traz a pessoa e o Espírito Santo muda o coração de pedra em um coração de carne (EZ 11:19) quebrantado na presença de Deus e contrito, arrependido, disposto a se entregar no altar do Altíssimo. Não questionemos o agir de Deus, mas testemunhemos e creiamos na Sua grandiosidade, já que Ele conhece o coração e os pensamentos de cada um (SL 139).

Outro ponto importante: as pessoas deveriam saber que o templo levava o Nome do Senhor. Temos querido a glória para nós ou o que fazemos é para o louvor do Senhor? Nossa vida deve servir para exaltar o Nome do Senhor e não para inflar nossa vaidade, já que nada temos de nós mesmos, nem nossa própria vida.

*****************************************************

"Quando o teu povo for à guerra contra os seus inimigos, por onde quer que tu o enviares, e orar ao Senhor voltado para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra do teu nome, então ouve dos céus a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa." (I RS 8:44-45)

Duas coisas importantes: o povo lutar contra o inimigo e estar onde Deus enviar. Se estamos lutando contra o inimigo, não estamos vivendo de acordo com Ele, mas com a Palavra de Deus, e isso é essencial. Outra coisa importante é estarmos onde Deus nos mandou estar. Irmãos, obedeçamos e tenhamos confiança no Altíssimo, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Façamos o que Ele nos mandar e estejamos onde Ele nos mandou estar. Dessa forma, só temos a ganhar, já que estaremos bem com Deus e seremos mais que vencedores em tudo por Aquele que nos amou (RM 8:37). Se orarmos voltados para a vontade e a Palavra de Deus, para o Seu templo, e engrandecemos o Seu Nome, Ele nos ouvirá e atenderá nossa causa. Obedeçamos e confiemos Nele.

*****************************************************

""Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima; se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes;e se lá eles se voltarem para ti de todo o coração e de toda a sua alma, na terra dos inimigos que os levaram como prisioneiros, e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra do teu nome, então, desde os céus, o lugar da tua habitação, ouve a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa." ( I RS 8:46-49)

Não há ninguém que nunca peque e Deus sabe disso e a prova é que Ele nos perdoa sempre. Porém, Ele quer nos ver buscando a obediência e a comunhão com Ele e não sendo pessoas acomodadas, que pecam à vontade contando com o perdão de Deus. Como é dito em Jeremias 18, Deus perdoa e restaura, mesmo que tudo pareça perdido, desde que estejamos dispostos a assumir um compromisso verdadeiro com Ele: "Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado" (JR 18:7-8).

*****************************************************

"Perdoa o teu povo, que pecou contra ti; perdoa todas as transgressões que cometeram contra ti, e faze com que os seus conquistadores tenham misericórdia deles; pois são o teu povo e a tua herança, que tiraste do Egito, da fornalha de fundição." ( I RS 8:50-51)

Deus nos tirou do Egito justamente por que queria nos ver em comunhão com Ele e desfrutando de Suas bênçãos. Irmãos, a vontade de Deus não é ver ninguém destruído, mas andando em Sua presença, sendo exemplo e dando testemunho de Sua grandeza. Esse é o plano do Senhor para nós. Não importa se parece que não há jeito: se buscarmos a Ele, Deus muda o coração de quem quer que seja para nos abençoar, desde que estejamos dispostos a servi-lO e adorá-lO com o coração inteiro, em espírito e em verdade (JO 4:23).

*****************************************************

"Que os teus olhos estejam abertos para a súplica do teu servo e para a súplica do teu povo Israel, e que os ouças sempre que clamarem a ti. Pois tu os escolheste dentre todos os povos da terra para serem a tua herança, assim como declaraste por meio do teu servo Moisés, quando tu, ó Soberano Senhor, tiraste os nossos antepassados do Egito". ( I RS 8:52-53)

Aquele que está verdadeiramente com Jesus sempre tem suas orações ouvidas e atendidas: "Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido." (JO 15:7). Se isso não está acontecendo conosco, peçamos que Deus os mostre onde estamos errando e mudemos, para que possamos entrar na verdadeira comunhão com o Pai. Mais uma vez: Deus não nos chamou para qualquer coisa, mas para irmos e darmos frutos que permaneçam (JO 15:16). Irmãos, Deus quer que o povo Dele seja um povo exemplar, que as pessoas queiram converter-se para fazer parte desse povo. Como já disse, no começo, a pessoa pode querer servir a Deus visando uma bênção. Contudo, no momento em que o Espírito Santo fizer a obra, a pessoa entregará a vida a Jesus por amor e fé, reconhecendo que só Ele é Deus. Ajamos dessa maneira, pois não é a vontade de Deus que Seus filhos vivam humilhados e oprimidos pelo inimigo.

*****************************************************

"Pôs-se de pé e abençoou em voz alta toda a assembléia de Israel, dizendo:" ( I RS 8:55)

Depois da oração, Salomão abençoou o povo em voz alta. A oração sempre nos levanta, pois nos põe em contato com Deus. Mais uma vez: que nossa oração não seja um monólogo, onde somente nós falamos o que queremos e de que precisamos, mas que seja um diálogo, onde falemos, mas ouçamos o que Deus quer nos dizer, mesmo que não seja o que queríamos ouvir. Deus nos diz o que precisamos, o que nem sempre é o que queremos, mas devemos ouvir e obedecer. Ouçamos com o coração aberto e obedeçamos para que sejamos levantados e vençamos.

*****************************************************

"Bendito seja o Senhor, que deu descanso a Israel, seu povo, como havia prometido. Não ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que ele fez por meio do seu servo Moisés" ( I RS 8:56)

Mais uma vez: Deus cumpre o que promete quando nós O obedecemos e cremos na Sua fidelidade para cumprir o que promete. Contudo, não podemos duvidar: devemos crer com nosso coração inteiro, pois sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Irmãos, a Palavra de Deus garante que aquele que serve a Deus é vitorioso, encontra descanso e proteção no Altíssimo. Ninguém diz que não teremos lutas, pelo contrário: muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (SL 34:19).

*****************************************************

"E faça com que de coração nos voltemos para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecermos aos seus mandamentos, decretos e ordenanças, que deu aos nossos antepassados. E que as palavras da minha súplica ao Senhor tenham acesso ao Senhor, ao nosso Deus, dia e noite, para que ele defenda a causa do seu servo e a causa de Israel, seu povo, de acordo com o que precisarem." ( I RS 8:58-59)

Irmãos, Deus quer que nos voltemos para Ele, convertendo-nos de nossos pecados e servindo-O. Entretanto, devemos obedecê-lO de todo coração. Não há como servir metade do tempo a Deus e metade do tempo ao diabo. Nosso coração deve ser inteiro dedicado a Deus e não como era o coração do rei Amazias: "Ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração" (2 Cr 25:2). Se estivermos andando com Deus de todo coração, Ele ouvirá a nossa súplica. Lembremo-nos de que nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus (IS 59:2). Arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem prejudicamos e sirvamos a Ele de todo coração para que nossas orações sejam ouvidas.

*****************************************************

"Assim, todos os povos da terra saberão que o Senhor é Deus e que não há nenhum outro." ( I RS 8:60)

Se andarmos na presença de Deus e O servirmos de todo coração, tendo um compromisso com Ele, todos verão a glória de Deus em nossa vida e saberão que não há outro Deus além do nosso, pois somente Ele faz grandes maravilhas. Deixemos que o Senhor seja engrandecido através da nossa vida.

*****************************************************

"Mas vocês, tenham coração íntegro para com o Senhor, o nosso Deus, para viverem por seus decretos e obedecerem aos seus mandamentos, como acontece hoje". (I RS 8:61)

Aquele que tem um coração íntegro é aquele que vive os mandamentos do Senhor em sua totalidade. Mais uma vez: Deus sabe que somos passíveis de erro, mas espera que busquemos andar sempre na presença Dele. Irmãos, vale a pena, pois se andarmos na presença de Deus, nada de mal nos acontecerá, uma vez que Deus cuida do caminho do íntegro (SL 37:18). Quer coisa melhor e mais segurança do que saber que Deus está cuidando do nosso caminho? Fiquemos em paz.

*****************************************************

"Naquele mesmo dia o rei consagrou a parte central do pátio, que ficava na frente do templo do Senhor, e ali ofereceu holocaustos, ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão, pois o altar de bronze diante do Senhor era pequeno demais para comportar os holocaustos, as ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão." ( I RS 8:64)

Irmãos, tudo o que fazemos deve ser sempre consagrado a Deus, assim como toda nossa vida. Isso significa que nossa vida deve ser para servir a Deus e glorificar Seu Nome. Além disso, os holocaustos oferecidos ao Senhor eram tantos que não havia nem espaço no altar. Irmãos, ofereçamos o máximo que pudermos de nossa adoração, de nossa fé, de nossa obediência e de nossas ofertas. Não pensemos se teremos condições de ajudar a casa e a obra de Deus ou se teremos fé suficiente para servi-lO como Ele espera: se O buscarmos, encontraremos (PV 8:17), e Ele nos dará todas as condições necessárias.

*****************************************************

"No oitavo dia Salomão mandou o povo para casa. Eles abençoaram o rei e foram embora, jubilosos e de coração alegre por todas as coisas boas que o Senhor havia feito por seu servo Davi e por seu povo Israel." (I RS 8:66)

Como é gostoso quando vamos à Igreja e voltamos para casa cheios da unção de Deus, de uma Palavra que nos levantou, que nos corrigiu e que sentimos que era o cuidado de Deus em nossa vida. Que sempre tenhamos essa alegria e busquemos fazer com que outras pessoas sintam essa alegria também. Davi disse que se alegrou quando o chamaram para ir à casa de Deus (SL 122:1). Temos tido alegria em ir à casa de Deus ou vamos de cara feia, por obrigação e reclamando que queríamos poder ficar em casa? Como queremos que as pessoas sintam vontade de ir à Igreja conosco desse jeito? Como queremos ser exemplos e testemunhas da grandeza de Deus se nem ir à casa Dele queremos? Além disso, devemos sempre estarmos alegres na presença de Deus, ou seja, em todos os momentos, já que a presença de Deus não pode estar conosco somente dentro da Igreja, mas em todos os segundos de nossa vida. Aquele que serve a Deus é alegre; chamemos outras pessoas para conhecer a alegria verdadeira e completa. Façamos o convite a outras pessoas para que elas vão à Igreja conosco e, mais do que isso, que vivam na presença do Senhor todos os dias, todas as horas.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 12/06/2013
Código do texto: T4337123
Classificação de conteúdo: seguro