DÉCIMA TERCEIRA AULA DE TEOLOGIA.

DÉCIMA TERCEIRA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

[Décima terceira aula]

Mateus começa a narrar a genealogia a partir de Abraão e termina com José, esposo de Maria. Nessa genealogia ele apresenta a presença de mulheres, mas nenhuma delas pertence ao povo hebreu. São elas: Raab, a famosa prostituta em Jericó; [Js 2, 1]; Rute, a moabita, [Rt. 4, 10]; A mulher de Urias, Betsabé [2Sm 11, 3] e talvez Tamar, filha de cananeus [Gn 38, 2-6]. [É bom que leia as citações dos capítulos e versículos dos livros para melhor entender a narração da história]. Mateus quer mostrar ao povo judeu que Jesus é o Salvador da humanidade: Do Velho Testamento e do Novo. No Novo Testamento ele faz um paralelismo citando passagem do AT com uma nova visão teológica a si afirmar que Jesus é o novo Moisés. “Mateus descreve com o gênero literário dos “sonhos”. “O sonho era de fato considerado no Antigo Oriente como o veículo da comunicação divina. Por exemplo: Deus falou a José por sonho; por sonho Deus falará aos magos; e mais uma vez ainda a José. [Mt 2, 13-19]. No Antigo Testamento, Deus se comunica com Abraão durante o sonho. [Gn 15, 12]. Fala a José por sonho; Os sonhos de José do Egito, filho de Jacó, fala aos magos por sonho. Ele narra a virgindade de Maria fazendo um midraxe do texto de Isaias. [Is 7, 17]. “Esse texto não se refere a Jesus e a Maria, e sim à jovem mãe do rei Ezequias e ao próprio Ezequias. “O futuro rei Ezequias seria o sinal de salvação que Deus enviaria ao seu povo.” Aqui, Mateus faz um midraxe do Antigo Testamente e coloca na vida de Jesus, pois ele quer mostrar que Jesus é o novo Moisés. Ele usa um texto midráxico ao relatar: A visita dos magos, a fuga para o Egito, a morte das crianças inocentes assassinadas pelo rei Herodes e a volta de Jesus a Nazaré. Nada disso aconteceu, mas um relato do Antigo Testamento ele coloca na vida de Jesus. Veja o relato no livro de Oseias: “Eu chamei do Egito meu filho”. [Os 11, 1]. Jamais José, Maria e Jesus fugiram para o Egito. Sobre as mortes dos inocentes, Mateus faz um midraxe da narração de Jeremias: “De Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem!” [Jer 31, 15]. Os filhos, isto é, o povo hebreu foi exilado para Babilônia; eis a morte psicológica de seus filhos. Mateus faz um paralelismo da vida de Raquel e coloca na vida de José, Maria e Jesus fugindo para país estrangeiro: Egito. Mas não aconteceu nem a fuga, nem a morte dos inocentes e nem chamando José, Maria e Jesus para Nazaré. Aqui, esse relato é que Raquel foi sepultada em Belém e Mateus faz um midraxe relatando o que aconteceu com o povo hebreu, sendo considerada mãe daquele povo, Raquel. A volta de Jesus a Nazaré, Mateus relata o que aconteceu com Moisés: “Javé disse a Moisés em Madiã: “Vai, e volta para o Egito, pois morreram todos os que procuravam matar-te”. [Ex 4, 19]. Mateus narra: “Volta para a terra de Israel, porque morreram os que haviam tramado contra a vida do menino”. [Mt 2. 20]. Narração idêntica. Toda a história do povo hebreu, milagres, prodígios, Jesus era quem estava presente em Espírito agindo na história do povo. [Foi Ele que falou pelos profetas: Credo constantinopolitano]. Quanto a visita dos magos Mateus “usa esse trecho e o interpreta como profecia sobre Jesus e põe essa profecia nos lábios dos magos; faz deles o veículo da relação do oráculo profético: a estrela que Balaão previra é Jesus. [Nm 22, 1-41]. [É bom que leia esse livro]. Os magos vieram para ver Jesus através de uma estrela; a mesma que Balaão vira. [Há aqui um paralelismo de Mateus]. Poderíamos ainda acrescentar que Mateus dá aqui novo sentido ao simbolismo da estrela. “A estrela, como se sabe, é o símbolo da nação judaica”. Leia citações: [Nm 24, 17]; [Gn 49, 1-10]. “Para Mateus a estrela agora é Jesus”. Poderemos dizer que historicamente possa ser ou admitir que alguns sábios visitassem Jesus. “Mas Mateus relata essa tradição através da leitura de texto bíblico do Antigo Testamento e faz um midraxe colocando na vida de Jesus”. Para melhor entender as páginas difíceis da Bíblia é preciso ler os livros do Antigo Testamento, pois, os evangelhos, Atos dos Apóstolos, as epístolas e Apocalipse relatam sempre textos desses livros fazendo-se um paralelismo: O Velho e o Novo, tudo agora é novo com a vinda de Jesus Cristo.Peço-lhe que imprima.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 12/06/2013
Código do texto: T4337482
Classificação de conteúdo: seguro