ESTUDO ATOS 19: CONHECENDO A PALAVRA// CREIA E SERÁ BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO// COM BASE NA PALAVRA// DEUS QUER NOS USAR// SOMENTE NA PRESENÇA DE DEUS// O DIABO DEVE NOS CONHECER COMO FILHOS DE DEUS// TUMULTO// PECADO E LUCRO// DEUS PROTEGE

"Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: "Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? " Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo" (AT 19:1-2)

Irmãos, Paulo atravessou regiões altas. Em primeiro lugar, nem sempre o terreno para aquele que anda com Deus é plano: há dificuldades pelo caminho, mas nossa diferença é termos a plena certeza de que sairemos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37), já que muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (SL 34:19). Além disso, esses discípulos nem conheciam o Espírito Santo. É triste ver como há pessoas, na Igreja mesmo, com um conhecimento tão limitado da Palavra de Deus. Irmãos, Oséias disse que o povo foi destruído por que faltou conhecimento (OS 4:6). Busquemos sempre conhecer mais da Palavra e da revelação que o Espírito faz àqueles que estão em comunhão com o Pai.

*****************************************************

""Então, que batismo vocês receberam? ", perguntou Paulo. "O batismo de João", responderam eles. Disse Paulo: "O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus". Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus." (AT 19:3-5)

Irmãos, precisamos sempre buscar conhecer mais. Eles "pararam" no conhecimento do batismo para a remissão dos pecados, mas havia alguém e algo que viria após isso: Jesus, com o batismo no Espírito Santo. Temos sempre de conhecer o que tem a ver com a Palavra de Deus. O batismo no Espírito Santo é uma bênção que aqueles que não têm ainda devem buscar incessantemente. Agora, se não conhecemos que temos direito a essa bênção, como a receberemos? Além disso, eles ouviram e foram batizados. Para terem sido batizados, eles creram. Tudo o que a Palavra diz que é para nós chegará à nossa vida, se crermos e tivermos fé para receber.

*****************************************************

"Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram ao todo uns doze homens." (AT 19:6-7)

Não há limites para o agir do Espírito. Aqueles que acreditaram, foram batizados. Aliás, todos os doze foram. Que bom seria se toda a Igreja de Cristo tivesse fé para receber as bênção do Senhor e também para andar em obediência à Palavra! O poder de Deus não é limitado, já que para Ele todas as coisas são possíveis (MC 10:27) e nenhum de Seus propósitos pode ser impedido (Jó 42:2): Ele quer abençoar a todos e, se crermos e andarmos em conformidade com a Palavra, seremos abençoados.

*****************************************************

"Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus." (AT 19:8)

Argumentamos convincentemente quando usamos a Palavra de Deus e estamos cheios da unção do Espírito. Irmãos, somente ganharemos almas para Jesus se falarmos com base na Palavra de Deus. Não queiramos ficar inventando coisas, deturpando a Palavra ou dando umas "mudadinhas' para dizer o que as pessoas querem ouvir ou o que é confortável para elas. Falemos a verdade que está na Palavra, mas com a sabedoria e a direção de Deus. Falemos que o pecador vai para o inferno, mas falemos de todas as maravilhas que Deus faz aos Seus filhos que andam com Ele. Irmãos, o fato é: peçamos sempre a sabedoria de Deus (Tg 1:5) para falarmos a palavra certa na hora certa. Dessa forma, a semente plantada será regada pela unção de Deus, o Espírito Santo mudará o coração de pedra em um coração de carne (EZ 11:19) e essa pessoa entregará a vida a Jesus. Não queiramos fazer nada de nós mesmos, pois de nós mesmos nada temos a oferecer.

****************************************************

"Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano." (AT 19:9)

Não fiquemos brigando com aqueles que simplesmente não querem saber da Palavra de Deus. Oremos por eles ao Pai e peçamos que Ele nos mostre o momento certo de falar. Irmãos, há pessoas que não creem e não querem crer e não adianta ficar insistindo, falando o tempo todo. Não se trata de abandoná-los, mas sim de orar ao Pai para que o coração deles seja mudado e que Ele nos mostre o momento certo de falarmos. Agora, há aqueles que escarnecem, que falam mal, etc. Afastemo-nos dessas pessoas, pois não devemos nos sentar na roda dos escarnecedores ("Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" -SL 1:1). Oremos por essas pessoas e peçamos que o Pai tenha misericórdia delas.

*****************************************************

"Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles." (AT 19:11-12)

Claro, a bênção não vinha de Paulo ou dos panos que ele usava, mas da unção de Deus que estava nele e naqueles objetos. Não sejamos religiosos e nem nos tornemos idólatras, achando que nossa cura está em objetos ou pessoas: está no poder de Deus. Contudo, Deus honra atos de fé e quer usar pessoas para a obra Dele. Contudo, somente aqueles que estão na presença Dele podem ser usados e dar frutos:"Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma" (JO 15:4-5).

*****************************************************

"Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: "Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?" Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos. Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido." (AT 19:15-17)

Sete homens judeus começaram a tentar expulsar o demônio em Nome de Jesus. Irmãos, se não estivermos na presença de Deus nossa oração não terá resultado e, se quisermos expulsar um demônio, não conseguiremos. Não precisa nem ser alguém endemoninhado, mas um demônio que esteja agindo em uma área da vida, às vezes até mesmo na nossa: se não estivermos cheios da presença de Deus, andando na Palavra, não terá resultado. Façamos um autoexame e prestemos atenção se não é essa a causa de nossas determinações ou de nossas orações não estarem dando resultado. Não culpemos ou cobremos de Deus, mas examinemos a nós mesmos.

Além disso, o demônio deve mesmo nos conhecer como homens de Deus. O demônio conhecia Jesus e Paulo; será que ele nos reconhece como homens de Deus? Se não, ele simplesmente não obedecerá a nossa repreensão, mesmo estando usando o Nome de Jesus. O diabo sabe quando não estamos andando na Palavra e se aproveita disso, inclusive jogando em nossa cara. Fiquemos sóbrios e vigilantes: "Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo." (MC 13:33). Da mesma forma que não sabemos quando Jesus voltará, também não sabemos quando será necessário expulsar um demônio. Além disso, mesmo que não seja necessário, devemos estar na presença de Deus, vigiando e orando, em todo momento. Ao verem que aconteceu àqueles que tentaram usar o Nome de Jesus sem estar na presença Dele,as pessoas viram que aquela obra não era brincadeira, não era um "show"; dessa forma, respeitaram e engrandeceram o Nome de Jesus. Deixemos que Jesus nos use e que através de nós o Nome Dele seja engrandecido e muitos creiam.

*****************************************************

"Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras. Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Calculado o valor total, este chegou a cinqüenta mil dracmas." (AT 19:18-19)

Quando servimos a Jesus, é automático abandonar os hábitos, as atitudes, as palavras, as vontades, etc., da velha criatura, como a própria Palavra diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" - 2 Co 5:17). Quando nos arrependemos, pedimos perdão a Deus e quem prejudicamos, devemos mudar de atitude. O arrependimento é confirmado não apenas na confissão ou no pedido de desculpas, mas através da mudança e do abandono do erro. Irmãos, mesmo que tenhamos, aparentemente, algum tipo de prejuízo: abandonemos o caminho do erro e sirvamos de todo coração a Jesus. Que nossa vida esteja toda entregue no altar Dele. Veremos como vale a pena.

*****************************************************

'Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: "Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma". Então enviou à Macedônia dois dos seus auxiliares, Timóteo e Erasto, e permaneceu mais um pouco na província da Ásia." (AT 19:21-22)

É necessário levar a Palavra de Deus ao máximo de lugares e de pessoas possíveis e, para isso, quanto mais gente fazendo a obra, melhor. Paulo foi à Roma, mas enviou à Macedônia dois de seus auxiliares. Irmãos, não tenhamos ciúmes e nem vaidade, pois todos são importantes na obra de Deus e devem ajudar.

*****************************************************

"Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho." (AT 19:23)

Hoje em dia também há grande tumulto por conta doe Jesus. O próprio Mestre disse que não trazia a paz, mas a espada (MT 10:34). Irmãos, Jesus não é de confusão (I Co 14:33), mas as pessoas que não creem levantam-se esmo contra a obra e Jesus sabia que isso aconteceria, assim como acontece hoje, e espera que nós preguemos a Palavra mesmo em meio a esse tumulto.

*****************************************************

"Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices, reuniu-os juntamente com os trabalhadores dessa profissão e disse: "Senhores, vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses. Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa Ártemis cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina". (AT 19:24-27)

É triste, mas vemos muitas pessoas que conseguem lucro e promoção pessoa às custas da perdição das pessoas. Oremos por essa gente e peçamos a Deus que tenha misericórdia delas, pois o preço por cada alma que elas ajudarem a se perder será alto. Além disso, não sejamos assim: que possamos preferir sempre nosso próprio prejuízo à perdição de alguém por nossa causa. Não sejamos motivo de escândalo, ou seja, coisas que fazem as pessoas tropeçarem: ""Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!" (MT 18:7).

*****************************************************

"A assembléia estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali." (AT 19:32)

Quantas pessoas são assim: o diabo vai trabalhando, vai minando, vai seduzindo e, quando se não conta, estão contra a Palavra de Deus e nem sabem como é que isso aconteceu. Mais uma vez: oremos e vigiemos. Fiquemos alertas, pois o diabo é astuto e pode se utilizar de muitas coisas que parecem ser de luz, parecem ser boas, mas não são (2 Co 11-14), para que possa nos seduzir e tragar, como um leão (I Pe 5:8). Ele está ao nosso redor, esperando apenas uma brecha. Fiquemos sempre na presença de Jesus.

*****************************************************

"Mas quando ficaram sabendo que ele era judeu, todos gritaram a uma só voz durante cerca de duas horas: "Grande é a Ártemis dos efésios!" (AT 19:34)

As pessoas ficaram gritando idolatramente durante duas horas! Vemos o mesmo hoje: as pessoas passam horas e horas em shows, por exemplo, mas reclamam de passar 40 minutos de pé na Igreja para louvar, ou não passam nem 10 minutos em oração ou 1 hora na presença de Deus. A própria Palavra diz que os filhos das trevas são mais coerentes que os filhos da luz*. Como podemos passar horas fora da presença de Deus e não querer passar um tempo com Ele ou passar esse tempo reclamando? Lembremo-nos de não ter pressa para sair da presença de Deus (EC 8:3).

*Tive dificuldades e falta do tempo necessário para achar essa concordância, mas ela será colocada. Peço o perdão dos irmãos.

*****************************************************

'Vocês trouxeram estes homens aqui, embora eles não tenham roubado templos nem blasfemado contra a nossa deusa. Se Demétrio e seus companheiros de profissão têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos, e há procônsules. Eles que apresentem suas queixas ali. Se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembléia, conforme a lei" (AT 19:37-39)

Irmãos, Deus tem os Seus métodos de proteger e ajudar os Seus filhos, mesmo que não os entendamos. Com toda certeza, Ele nunca permite que nada de mal aconteça àqueles que andam com Ele e O servem. A situação estava complicada, mas Deus colocou uma pessoa para acalmar os ânimos das pessoas e até defender os discípulos, pois o escrivão da cidade disse que eles não haviam roubado nada e nem blasfemado. Fiquemos em paz. Deus sabe a hora certa de agir e está ao nosso lado. Lembremo-nos do que é dito no Salmo 91: "Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio." (SL 91:1-2). Se estamos na presença de Deus, fiquemos em paz, pois estamos protegidos contra todo mal. Confiemos Nele, pois Ele cuida de tudo o que for preciso para que estejamos seguros: "Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra." (SL 91:11-12).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 12/06/2013
Código do texto: T4338490
Classificação de conteúdo: seguro