ESTUDO NÚMEROS 29: AROMA AGRADÁVEL AO SENHOR// EXPIAÇÃO PELO PECADO// ESCAPE// BUSCANDO JESUS AO PASSAR POR TENTAÇÕES// CONFESSE SEUS PECADOS// QUANDO DEUS JÁ DISSE// PERFEIÇÃO DE DEUS// COMUNIQUE TUDO O QUE DEUS MANDAR

"Como aroma agradável ao Senhor, ofereçam um holocausto de um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito." (NM 29:2)

Irmãos, o que é um aroma agradável? É algo gostoso, bom, que nos traz uma sensação boa. A memória olfativa é algo muito importante e há pessoas que lembram de outras pessoas, lugares e momentos apenas por sentir um cheiro de perfume, de comida, etc. Lembranças de infância podem ser recuperadas através do contato com um cheiro. Irmãos, nossas ofertas devem ser um aroma agradável ao Senhor, ou seja, devem ser ofertas de comunhão, de todo nosso coração e ofertas de amor. Além disso, oferta com aroma agradável ao Senhor é aquela feita por pessoas que realmente O amam, respeitam e querem ter um compromisso sério com Ele. Mesmo que estejam afastadas por algum motivo, que essas pessoas assumam seu erro, arrependam-se, acertem-se com o Pai e com quem for necessário e queiram uma aliança novamente. A Palavra de Deus diz, no Novo Testamento, quando já vivíamos pela graça e não fazíamos mais sacrifícios de animais, que: "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (EF 5:2). Jesus fez um sacrifício de amor, de dedicação, de entrega, dando a própria vida por pessoas que nem criam Nele. Vejamos também: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" (2 Co 2:14-16). Em primeiro lugar, aquele que anda com Cristo triunfa sempre e deve dar graças a Deus por isso, pois a glória e mérito são todos Dele. Além disso, o conhecimento tem uma boa fragrância e deve ser espalhado em todo lugar. E que tipo de conhecimento? Fala-se aqui do conhecimento da Palavra de Deus. Aquele que conhece a Palavra de Deus não é aquele que lê a Palavra, mas aquele que a vive, aquele a quem Deus lhe revela a verdade através da Palavra e esse exala o bom perfume e ajuda a salvar almas espalhando esse conhecimento. Devemos ser o bom perfume de Cristo, andando como Ele andou e exalando o que Ele exalava, com os que creem e com os que não creem: exalemos paciência, perdão, fé e, principalmente, obediência e comunhão com o Pai. Dessa forma, nós e nossas ofertas, sejam ofertas materiais ou nossa vida e nosso corpo como um sacrifício vivo (RM 12:2), terão aroma suave para o Senhor.

*****************************************************

"Ofereçam também um bode como sacrifício pelo pecado, para fazer propiciação por vocês, além dos holocaustos mensais e diários com as ofertas de cereal e com as ofertas derramadas, conforme prescritas. São ofertas preparadas no fogo, de aroma agradável ao Senhor." (NM 29:5-6)

Já vimos em outro estudo que Jesus foi quem fez a propiciação pelos nossos pecados. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Note: Ele TIRA, ou seja, quando recebemos o perdão do Pai nosso pecado passa a não existir mais. Porém, não devemos nem ter por que pedir perdão, já que Jesus levou nossos pecados sobre Ele e não temos mais por que viver em pecado uma vez que Ele o TIROU de nós. Da mesma forma que não devemos mais aceitar a doença, não devemos aceitar o pecado em nossa vida, sob a pena de fazer cruz de Jesus vã. Se continuamos doentes e continuamos vivendo no pecado, então Jesus não nos libertou e Sua morte foi à toa. Percebem o absurdo que seria isso? Pois é assim que muitas pessoas vivem: sem tomar posse do que lhes pertence. O sacrifício de Jesus não foi apenas para nos livrar da doença, mas do pecado também. Há pessoas que assumem a cura com fé, mas não assumem a libertação do pecado, recitando que a carne é fraca, que é difícil, etc. A carne é mesmo fraca e Jesus mesmo o disse ("Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" - MC 14:38), mas há um detalhe: Ele não mandou que nos conformássemos com a fraqueza da carne, mas que vigiássemos e orássemos, ou seja, tomássemos CUIDADO e nos mantivéssemos na presença do Pai. Além disso, há três fatos: não nos veio tentação senão humana e que pode ser suportada e ao lado de cada tentação Deus dá um escape para que possamos suportar (1 Co 10:13). O outro fato: Jesus é um sumo sacerdote que Se compadece de nós e que em tudo foi tentado, porém sem pecado, justamente para que pudesse nos ajudar em nossas provações (HB 4:15). Em vez de sucumbirmos ao pecado até mesmo por comodismo em algumas vezes, achando que depois é só pedir perdão por que Deus entende que a carne é fraca, busquemos Jesus sempre que estivermos passando por uma tentação, pois Ele nos fortalecerá. Não nos é dito para nos conformarmos e sucumbirmos à tentação, pelo contrário: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." (HB 4:16). Busquemos Jesus: abramos o coração a Ele e peçamos Sua ajuda para suportar e não pecar. Ele não nos abandonará, tenhamos certeza e fiquemos tranquilos.

*****************************************************

"Com cada um dos treze novilhos preparem uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com óleo; com cada um dos carneiros, dois jarros; e com cada um dos sete cordeiros, um jarro." (NM 29:14-15)

Os cordeiros eram o que necessitavam de menos acompanhamentos: um jarro de farinha cada. Irmãos, Jesus foi chamado de Cordeiro quando poderia ter sido chamado de qualquer outro animal que era sacrificado. Aquele que tem o Cordeiro ao seu lado não precisa de mais nada, não precisa e não deve viver preocupado e apavorado com nada, pois tem o mais importante: a salvação. Lembremo-nos de que devemos buscar primeiramente as coisas do alto e o resto nos é acrescentado (MT 6:33). Deus conhece todas as nossas necessidades e as supre, mas devemos ter como prioridade o Cordeiro. É Ele quem faz a expiação pelos nossos pecados e não as coisas deste mundo que, ao contrário, colaboram para nos levar à perdição.

*****************************************************

"Ofereçam também um bode como sacrifício pelo pecado, além do holocausto diário com a oferta de cereal e com a oferta derramada." (NM 29:16)

O sacrifício de Jesus já foi feito e não necessita ser feito novamente. Contudo, devemos pedir perdão a Deus todos os dias pelos pecados que cometemos. O ideal é que tenhamos o mínimo de pecado possível para confessar, mas confessemos todos. Todo pecado é cometido contra Deus primeiramente e precisamos confessar a Ele e pedirmos perdão. Porém, se prejudicamos alguém, devemos confessar a pessoa também e pedirmos o perdão dela. Não queiramos nos esconder atrás de Deus: confessemos a quem prejudicamos. Se essa pessoa não quiser nos perdoar e guardar mágoa, ela responderá por isso, pois devemos perdoar a todos sempre (o que não serve de álibi para nos sentirmos confortáveis e sairmos pecando à vontade. Lembremo-nos de que Deus conhece o coração e a intenção de cada um). Não deixemos para o dia seguinte pois, se Jesus vier antes de confessarmos e recebermos o perdão, morreremos em pecado e nos perderemos eternamente.

*****************************************************

"Com os novilhos, carneiros e cordeiros, preparem ofertas de cereal e ofertas derramadas, de acordo com o número especificado." (NM 29:18)

Deus disse várias vezes qual era a quantidade de farinha exata para cada animal, até que chegou uma hora que parou de repetir. Irmãos, se já sabemos o que Deus quer que façamos, Ele não vai ficar repetindo. Se Ele já nos mandou fazer algo ou parar de fazê-lo e nós não obedecemos, Ele não vai ficar infinitamente repetindo. E tenhamos certeza: é infinitamente melhor a repreensão do Senhor do que o Seu silêncio. Façamos o que Ele nos mandar, sem demora e sem murmuração, mas crendo que Ele sabe de todas as coisas.

*****************************************************

"No sétimo dia preparem sete novilhos, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano de idade, todos sem defeito." (NM 29:32)

O número sete é o número da perfeição. De acordo com a Bíblia da Mulher de João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada, o número sete indica a perfeição, a terra coroada com o céu: "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;" (AP 1:4). Aqui no capítulo 29 de Números, vemos que no sétimo dia eles deveriam preparar sete novilhos. No capítulo anterior, vemos: "Façam assim diariamente, durante sete dias: apresentem a comida para a oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor; isso será feito além do holocausto diário e da sua oferta derramada" (NM 28:24). Não misturemos as coisas: ninguém aqui está se remetendo à superstição ou à numerologia, mas à inteireza e perfeição do Senhor. Irmãos, Deus é perfeito e nos chama para a perfeição. A vereda do justo vai brilhando até ser dia perfeito (PV 4:18). Procuremos evoluir cada vez mais na comunhão com Deus e na obediência, para que possamos termos revelada cada vez mais a Palavra de Deus ao nosso entendimento. Busquemos a perfeição em nossa relação com Deus, o que refletirá em nossa vida como um todo. Aos que dizem que é impossível, vejamos o que o Senhor mesmo diz: "Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus" (DT 18:13); "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" (MT 5:48). Contudo, não deixemos que nosso ego se infle: Ele nos chama à perfeição AO SEU LADO E VIVENDO SUA PALAVRA. Não ignoremos o chamado Dele, mas tenhamos consciência de que só podemos ser perfeitos com a Sua perfeição: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (JO 15:5). Sem Ele não somos nada, não podemos nada, não temos nada e não fazemos nada. Nunca nos esqueçamos disso.

*****************************************************

"E Moisés comunicou aos israelitas tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado." (NM 29:40)

Irmãos, devemos obedecer a Deus em tudo, inclusive comunicando tudo o que Ele nos manda. Se a Palavra Dele diz que a prática homossexual é errada, comuniquemos isso, com sabedoria e com respeito, sem ofensa ou agressão, mas comuniquemos. A mesma coisa devemos fazer com a mentira, com a prostituição, com a agressividade, etc. Além disso, se Deus diz que devemos amar nosso inimigo, perdoar, levar a Palavra Dele a toda criatura e em todo lugar, etc., comuniquemos. Da mesma forma, se o Espírito Santo colocar em nosso coração de falar algo para alguém, com a devida direção de Deus, falemos. Irmãos, aquele que prega o Evangelho e que fala de Jesus deve falar exatamente o que Ele manda comunicar. Se não, que tipo de anunciantes das Boas Novas seremos? Como Deus poderá contar conosco se não repetimos o que Ele nos manda? Sejamos um instrumento nas mãos de Deus, um alto falante do Evangelho, da Palavra de Deus, que é a verdade absoluta e inquestionável. Se há erros é na forma como as pessoas vivem e pregam a Palavra e não nela em si ou em Deus, pois Ele e tudo que vem Dele são perfeitos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/06/2013
Código do texto: T4339354
Classificação de conteúdo: seguro