ESTUDO 2 TIMÓTEO 2: FORTES NA GRAÇA DE JESUS// ENSINE AOS OUTROS// BOM SOLDADO DE CRISTO// AGRADE QUEM O ALISTOU// DE ACORDO COM AS REGRAS// ENTENDIMENTO EM TUDO// A PALAVRA NÃO PODE SER PRESA// BUSCANDO PELOS OUTROS// SEM BRIGAS// CORRIJA MANSAMENTE

"Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus." (2 Tm 2:1)

Nossa força deve estar em Jesus e na graça que Ele nos concede. Aquele que anda com Jesus, de acordo com a Palavra de Deus, torna-se forte. Lembremo-nos de que a graça de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12:9) e de que quando somos fracos, somos fortes (2 Co 12:10). Isso não significa nos entregarmos aos pecados e à fraqueza "para sermos fortes e a graça de Deus se aperfeiçoar em nós", mas significa que não devemos nos dar por vencidos, dizendo que não conseguimos mais, que o pecado ou as circunstâncias são mais fortes que nós. Em vez disso, assumamos nossa força em Cristo: "Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte." (Joel 3:10). Estejamos armados da Palavra de Deus para que sejamos fortes na força de Jesus. Assim como Paulo, a única coisa de que precisamos para sermos vitoriosos é a graça: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" (2 Co 12:9)

*****************************************************

"E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros." (2 Tm 2:2)

Paulo não guardou a Palavra para ele, mas disse em meio a muitas testemunhas, o mesmo que devemos fazer. Aquilo que aprendemos da Palavra de Deus deve ser passado adiante. Falemos àqueles que ainda não servem a Deus a fim de que suas almas sejam ganhas para Jesus, mas falemos também a pessoas que sabemos que pregarão a outras pessoas. A Palavra de Deus necessita ser pregada e isso não é nenhum favor, mas o cumprimento de uma ordem de Jesus: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (MC 16:15).

*****************************************************

"Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus." ( 2 Tm 2:3)

Aqueles que servem a Jesus não estão livres de passar por problemas, pelo contrário: muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (SL 34:19). Jesus disse que seríamos perseguidos e sofreríamos por servi-lO, mas que aqueles que passassem por isso seriam bem aventurados: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (MT 5: 10-12). O mundo é contra nós, pois jaz no Maligno (I Jo 5:19), porém, aquele que nasceu de Deus o Maligno não toca (I Jo 518). Sejamos como bons soldados de Cristo, que não reclamam ou murmuram, mas que creem e servem por amor.

*****************************************************

"Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou." (2 Tm 2:4)

Não nos envolvamos com a sujeira do mundo. Fomos alistados nesse exército por Jesus e devemos procurar agradá-lO e não agradar a nós mesmos ou ao diabo. Fomos escolhidos para dar frutos (JO 15:16). Fiquemos na presença do Pai e sejamos como árvores frutíferas, em Nome de Jesus. Dessa forma, agradaremos Aquele que nos alistou, o que deve ser nosso objetivo.

*****************************************************

"Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras." (2 Tm 2:5)

Não seremos coroados se não seguirmos a Palavra de Deus. Irmãos, apenas receberemos a coroa da vida se nos mantivermos fieis à Palavra, a Deus, sem temermos as ameaças do inferno e nem nos associarmos ao diabo e às coisas dele (AP 2:10). Não há outro meio e nem "jeitinho". Assim como o rei ameaçou Sadraque, Mesaque e Abednego com uma fornalha sete vezes maior caso eles não se prostrassem à imagem de escultura (DN 3:19), o diabo também nos ameaça, tentando nos mostrar que não tem jeito e que está tudo perdido. No caso de pessoas que serviam do inimigo, ele pode até mesmo ameaçar tirar a vida da pessoa caso ela resolva servir ao Altíssimo. Nada deve nos intimidar: assim como Deus foi com Sadraque, Mesaque e Abednego será conosco, se formos tão fieis como eles foram, mesmo em meio à ameaça de morte, e crermos como eles crerão, sem deixarem a dúvida lhes abalar: "Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei." (DN 3:17).

*****************************************************

"O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita." (2 Tm 2:6)

Irmãos, não fiquemos preocupados em abençoar os outros e não sermos abençoados. Aquele que vive na presença de Deus e que é usado para abençoar a vida dos outros é abençoado pelo Pai ("E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" - GN 12:3). Deus não deixa que nada falte a Seus filhos e abençoando somos abençoados. Isso serve para aqueles que criticam o fato de pastores e servos que vivem da obra de Deus: não se trata de ser desonesto, pois os dízimos e ofertas são para manter a obra de Deus. Contudo, aquelas pessoas que se dedicam exclusivamente à obra não têm direito de viver dela? Não se trata de transformar a casa de Deus em um mercado e a obra de Deus em uma empresa, mas de sermos justos.

*****************************************************

"Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo." (2 Tm 2:7)

Aquele que busca comunhão com Deus recebe entendimento da Palavra. Não se trata apenas de conhecer o que está escrito, mas de ter a revelação do Espírito Santo, que torna todas as coisas claras como o dia. Irmãos, não nos esqueçamos: "Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (MT 7:8). Aquele que busca entrar na comunhão com Deus, busca ser perdoado e receber entendimento não é rejeitado (SL 51:17), mas é enchido pelo Espírito Santo e recebe entendimento em tudo, o que é garantido pela Palavra.

*****************************************************

"Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa." (2 Tm 8:9)

Irmãos, nós podemos sofrer perseguições por sermos de Jesus e pregarmos a Palavra, mas nada pode impedir a verdade de ser levada adiante. Mesmo que Paulo estivesse preso, a Palavra não estaria por que nada pode deter o agir do Senhor, que é Soberano. Confiemos, pois Deus está ao lado daqueles que andam com Ele e buscam agradá-lO.

*****************************************************

"Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna." (2 Tm 2:10)

Devemos sempre lembrar de não pensarmos apenas em nós, mas em todos aqueles que serão salvos através da nossa pregação. Irmãos, somos ministros do Evangelho, cooperadores de Deus (I Co 3:9), fomos ordenados a levar o Evangelho a todo mundo e à toda criatura (MC 16:15) e não podemos nos omitir.

*****************************************************

"Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;" ( 2 Tm 2:11-12)

Irmãos, Jesus nunca rejeita aquele que O procura arrependido (SL 51:17) e querendo servi-lO. Contudo, que nós não O abandonemos a fim de servirmos o mundo. Os discípulos de Jesus, na igreja primitiva, corriam risco de vida de modo literal e morrer por Jesus era algo digno de honra (AT 21:13) Hoje em dia não somos impedidos de professar nossa fé, mas também devemos "morrer": devemos morrer com Jesus no sentido de abandonarmos as coisas do mundo. Somente reinaremos com Ele se nos mantivermos fieis à Palavra, já que Jesus é chamado A Palavra de Deus (AP 19:13). Façamos morrer a velha criatura para que as coisas velhas sejam passadas e tudo se faça novo, tornando-nos novas criaturas (2 Co 5:17) pela vida que há em Jesus.

*****************************************************

"se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo." (2 Tm 2:13)

Isso não quer dizer que podemos viver da maneira que acharmos melhor, sem nos preocuparmos com nada, já que Deus continua fiel. Devemos buscar sempre a obediência em tudo. Contudo, Deus sabe que somos passíveis de erro, já que não há um homem sobre a terra que faça o bem e nunca peque (EC 7:20) e Ele não baseia Sua fidelidade em nós, que somos falhos, mas Nele, que é perfeito.

*****************************************************

"Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes." (2 Tm 2:14)

Mesmo que as coisas pareçam difíceis ou que o inimigo queira nos desanimar, fiquemos sempre firmes em lembrar da palavra de Deus a todos. Contudo, peçamos sempre a direção e a sabedoria de Deus para que não sejamos inoportunos. Há o momento certo de falarmos de Jesus e, se isso não for respeitado, afastaremos as pessoas em vez de aproximá-las. Por exemplo: o expediente não é hora de pregar. Façamos isso no momento de intervalo e pedindo sempre a sabedoria do Senhor (Tg 1:5). Instruamos as pessoas, inclusive as que já conhecem Jesus, a não ficarem dando atenção a coisas que não condizem com o que está na Palavra, pois isso serve apenas para perverter e desviar os filhos de Deus do Caminho, que é Jesus, a Palavra de Deus (JO 14:6).

*****************************************************

"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade." (2 Tm 2:15)

Irmãos, devemos servir a Deus com a consciência limpa, certos de que estamos fazendo o que Deus aprova e sem termos do que nos envergonhar ou com o que nos preocupar. O obreiro que não tem do que se envergonhar é aquele que sabe manejar a Palavra de Deus corretamente, sem se desviar e com o entendimento do Espírito Santo, podendo ser usado por Deus para expulsar demônios, libertar, abençoar, exortar e que, sabendo manejar a Palavra, vive-a da maneira que convém aos santos. Manejar a Palavra de Deus corretamente consiste também em conhecer os nossos direitos como filhos de Deus e tomar posse deles, ajudando outras pessoas a conhecerem a Palavra: "Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados" (MC 16:17-18).

*****************************************************

"Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé." (2 Tm 2:16-18)

Aqueles que se dão ao trabalho de pararem para ouvir coisas sujas, erradas e que não estão de acordo com a Palavra de Deus caminha para a impiedade. O ímpio é aquele que conhece a Palavra de Deus, mas não a obedece. Irmãos, a própria Palavra diz que as más conversações corrompem os bons costumes (I Co 15:33). Sendo assim, entendemos que a pessoa tinha um bom costume, andava pela Palavra, mas o inimigo usou determinadas conversas e companhias para desviá-lo. Vigiemos para que o mesmo não ocorra conosco, pois a Palavra diz que os ensinos errados dessas pessoas corrompidas se alastram como câncer rapidamente e destruindo toda fé e comunhão com Deus. No caso desses homens, eles pregavam que a ressurreição já havia acontecido, ou seja, algo que não era a verdade de Deus, e estavam pervertendo a fé, coisa que tem graves consequências: ""Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!" (MT 18:7). Tomemos cuidado e nos mantenhamos longe dessas pessoas para que não sejamos contaminados mesmo sem percebermos. Além disso, tomemos cuidado com nossas atitudes e palavras para que não façamos ninguém tropeçar, pois não seremos tomados por inocentes.

*****************************************************

"Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor". (2 Tm 2:19)

A fé que temos em Jesus e a comunhão com Ele e com a Palavra deve ser inabalável, pois Deus conhece aqueles que são Dele, sendo que aqueles que são Dele devem afastar-se de todo tipo de iniquidade e pecado. Irmãos, não nos enganemos: Deus conhece Seus filhos profundamente, a ponto de termos os fios de nossa cabeça contados (MT 10:30).

*****************************************************

"Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra." (2 Tm 2:20-21)

Os vasos de honra são aqueles honrados pelo Senhor, que servem para a obra e que são úteis para o Pai. Irmãos, desejemos sempre sermos vasos de honra, vasos que o Pai saiba que pode usar para exortar ou abençoar a vida de alguém, encontrando-nos sempre preparados para a obra, consagrados a Deus.

*****************************************************

"Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Tm 2:22)

Todas as pessoas estão sujeitas a desejos malignos, mas os jovens, com o ímpeto da mocidade e da novidade, com aquela sensação de que sabem tudo e de que têm a vida inteira pela frente, correm um sério risco de se perderem. Busquemos sempre a justiça, a Palavra de Deus, a fé mesmo em meio às circunstâncias, o amor verdadeiro, que é expresso por Deus, que é em Si mesmo o amor (I Jo 4:7-21) e a paz que excede todo entendimento (Fp 4:7), vinda de Deus. Junto a todas essas coisas, tenhamos o coração puro e estejamos sempre em companhia de pessoas que invocam o Senhor com o coração puro também, pois há muitos que invocam o Senhor apenas de lábios, mas não de alma.

*****************************************************

"Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente." (2 Tm 2:23-24)

Há pessoas que insistem em conversas e situações que sabem que darão em contendas e brigas. Fujamos dessas coisas. Mesmo que se tenha de tratar assuntos delicados, façamos isso sempre de maneira a conservar a paz, já que a própria Palavra diz que, se possível, tenhamos paz com todos (RM 12:18). Mesmo que falemos a pessoas que não servem a Deus, que zombam ou que criticam, não vale a pena brigar e, dependendo da maneira que agirmos ou do que falarmos, podemos até mesmo denegrir a imagem da obra e dos que a fazem. Argumentemos com a Palavra de Deus e SEMPRE com a direção do Senhor, nunca fazendo o que achamos melhor. Sejamos sempre pacientes, amorosos e aptos a ensinar a Palavra de Deus a todos e não só através de palavras, mas de exemplo. Sejamos irrepreensíveis (I Tm 5:17).

*****************************************************

"Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade." (2 Tm 2:25-26)

Irmãos, não devemos sair por aí brigando e falando mais do que devemos àqueles que não servem a Deus e que se opõe à obra. Falemos a eles com mansidão, mas com firmeza, com conhecimento da Palavra e sem sair dela, como Jesus fazia. Todos nós fomos criados para a perfeição. Aqueles que estão desviados estão fora do plano de Deus para eles e devemos, alem de falar da Palavra, orarmos por essas pessoas para que elas sejam libertas da armadilha do diabo e voltem a viver da maneira para a qual Deus as criou. Não as abandonemos, mas intercedamos por elas em oração, pois teremos um grande galardão.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/06/2013
Reeditado em 13/06/2013
Código do texto: T4340476
Classificação de conteúdo: seguro