ESTUDO I REIS 9: CONTINUE COM DEUS// NÃO COMPARTILHE NADA COM O DIABO// DEUS ESTÁ SEMPRE ALERTA// OBEDEÇA A DEUS// DESTRUIÇÃO DO INIMIGO// CONSEQUÊNCIA DA DISTÂNCIA DE DEUS// NÃO SEJA INGRATO// DESERTO// SOMOS LIVRES

"Quando Salomão acabou de construir o templo do Senhor, o palácio real e tudo mais que desejara construir, o Senhor lhe apareceu pela segunda vez, como lhe havia aparecido em Gibeom." ( I RS 9:1-2)

Irmãos, Salomão construiu tudo o que desejava. Mesmo assim, o Senhor apareceu a ele pela segunda vez. Deus nunca nos abandona e não quer estar ao nosso lado apenas quando tudo está mal, mas quer desfrutar de nossas alegrias conosco. Infelizmente, muitas pessoas, quando tudo está bem e seu problema já foi resolvido, esquecem-se de Deus e vão compartilhar sua alegria com o diabo, justamente quem quer apenas sua desgraça. Não sejamos assim, mas sejamos sensatos e fiquemos com Deus em todos os momentos de nossa vida.

*****************************************************

"O Senhor lhe disse: "Ouvi a oração e a súplica que você fez diante de mim; consagrei este templo que você construiu, para que nele habite o meu nome para sempre. Os meus olhos e o meu coração nele sempre estarão." ( I RS 9:3)

Deus está sempre ao nosso lado, cuidado de nós e nos protegendo de todo mal, bem como vendo os erros que cometemos. Nosso Deus está sempre alerta e nunca dorme (SL 121:4). Não há a possibilidade de o inimigo utilizar-se de uma brecha de Deus para prejudicar Seus filhos, pois Deus nunca deixa nenhuma brecha; Ele é perfeito e tudo o que Ele faz é cheio de perfeição. Irmãos, não nos afastemos desse Deus, mas procuremos Sua presença o tempo todo. O Nome do Senhor deve ser sempre louvado e engrandecido em nossa vida através do nosso louvor e das maravilhas que Ele realizará se estivermos em comunhão com Ele. O Senhor é vivo, fiel e ouve nossa oração e nossa súplica, desde que estejamos com Ele, já que nossos pecados impedem que nossas orações sejam ouvidas (IS 59:2). Acertemo-nos com Ele e com quem for preciso, abandonemos o pecado e andemos em comunhão com o Altíssimo.

*****************************************************

"E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças, firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel." ( I RS 9:4-5)

Deus disse a Davi que não mudaria Sua promessa (SL 89:34) e, como Ele não faz acepção de pessoas (RM 2:11), também não muda o que diz a nós. A questão é que há uma condição para vermos a promessa de Deus se cumprir: andarmos ao Seu lado e obedecermos o que Ele nos manda. Muitas pessoas reclamam que não veem a promessa de Deus cumprindo-se em suas vidas, mas é necessário fazer uma análise: estamos servindo verdadeiramente a Deus? Se estivermos, repreendamos toda espécie de dúvida e fiquemos firmes, pois o Senhor não falha. Se não estamos, coloquemos nossa vida em ordem, pois estamos correndo sérios riscos nas mãos do inimigo.

*****************************************************

"Mas, se vocês ou seus filhos se afastarem de mim e não obedecerem aos mandamentos e aos decretos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então motivo de zombaria entre todos os povos." (I RS 9:6-7)

Irmãos, a Palavra de Deus não é contraditória e Deus não é Deus de confusão (I Co 14:33). Se ela diz que Ele não muda o que diz, Ele realmente não muda. Contudo, se não O obedecemos e não andamos na Sua presença, como Ele vai cumprir Sua palavra? Em Jeremias é dito: "No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." (JR 18:7-8). Isso não acontece pelo fato de Deus não ter palavra: justamente por Deus ter palavra é que Ele nos dá outra oportunidade. A natureza de Deus é misericordiosa e Ele não pode negar a Si mesmo (2 Tm 2:13). Contudo, somente desfrutaremos das promessas de Deus se andarmos com Ele: "No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria." (JR 18: 9-10). Esse "arrepender" não significa uma contradição ou Deus ter errado, mas sim que Ele não cumprirá o que prometeu. Apesar querer cumprir com Sua Palavra, nossa desobediência impede. Voltemos para Ele hoje.

*****************************************************

"E, embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo?" (I RS 9:8)

Muitas pessoas passam por isso: têm uma vida linda, próspera, uma boa família, acham-se importantes, etc. Contudo, quando o inimigo as destrói, ficam arrasadas, perdidas, sem nada e as outras pessoas ficam se perguntando o que deve ter acontecido a elas. Irmãos, o inimigo não brinca em serviço e sua intenção é roubar, matar e destruir (JO 10:10). Há pessoas que chegam a Jesus completamente destruídas, mortas em seus sonhos e, após receberem a misericórdia de Jesus, somem. O resultado é que elas são destruídas de uma maneira muito pior: "Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro." (LC 11:26).

*****************************************************

"E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o seu Deus, que tirou os seus antepassados do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso o Senhor trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ". (I RS 9:9)

Esse é o resultado na vida daqueles que abandonam o Senhor: a destruição. Irmãos, mais uma vez: não achemos que poderemos fazer um acordo com o diabo. A pior parte é o que acontecerá com eles ao partirem: cairão na perdição eterna.

*****************************************************

"Mas, quando este veio de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe dera, não gostou." ( I RS 9:12)

O rei de Tiro forneceu material para a construção do templo e Salomão, em troca, deu-lhe vinte cidades da Galileia. Entretanto, Hirão não gostou do que tinha ganhado. A ingratidão é algo terrível e que chateia muito. Irmãos, imaginem quando Jesus nos vê virando as costas para Ele, que deu Sua vida por nós. Um coração ingrato é algo que desagrada a Deus. Vejamos o que Ele mesmo disse: "Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza." (MT 11:21). Mesmo tendo sido abençoadas, essas cidades não estavam na presença de Deus. Irmãos, recebemos tantas bênçãos do Senhor e não demonstramos gratidão com um louvor, uma oração, prestado culto a Ele, etc. Não sejamos assim, mas expressemos sempre nossa gratidão ao Pai. Não apenas dizendo "obrigado", mas servindo-O de todo coração e fazendo a obra Dele, levando a Verdade ao máximo de pessoas e lugares que pudermos.

*****************************************************

"O faraó, rei do Egito, havia atacado e conquistado Gezer. Incendiou a cidade e matou os seus habitantes, que eram cananeus, e a deu como presente de casamento à sua filha, mulher de Salomão." ( I RS 9:16)

Olhem só que presente o faraó deu e como ele conseguiu esse presente. Irmãos, há pessoas que para se satisfazerem ou satisfazerem aos outros passam por cima de quem for preciso. Não sejamos assim. Consideremos a dor e o sofrimento que podemos causar aos outros e procuremos sempre viver sem machucar e sem prejudicar ninguém.

*****************************************************

"E Salomão reconstruiu Gezer. Ele construiu Bete-Horom Baixa, Baalate, e Tadmor, no deserto dessa região, bem como todas as cidades-armazéns e as cidades onde ficavam os seus carros de guerra e os seus cavalos. Construiu tudo o que desejou em Jerusalém, no Líbano e em todo o território que governou." ( I RS 9:17-19)

Às vezes é necessário um deserto para reconstruir nossa vida. Irmãos, não questionemos o agir de Deus. Se Deus nos colocar em um deserto, não questionemos, mas desenvolvamos nossa fé e entremos em mais comunhão com Ele, pois os desertos ensinam muito a quem passa por eles. Digo isso por experiência própria.

Além disso, Salomão construiu tudo o que desejava. Com certeza o que Salomão desejava coincidia com a vontade de Deus. Irmãos, se nossa vontade e a de Deus não forem a mesma, fiquemos com a de Deus, pois seus pensamentos e caminhos são mais altos que os nossos (IS 55:9). Além disso, somente aquele que anda com verdadeira comunhão com Deus consegue dizer que realizou tudo o que queria na vida.

*****************************************************

"Mas Salomão não obrigou nenhum israelita a trabalhos forçados; eles eram seus homens de guerra, os seus capitães, e os comandantes dos seus carros de guerra e os condutores de carros" ( I RS 9:22)

Ninguém nasceu para ser escravo do diabo. Contudo, há pessoas que escolhem essa opressão ao escolher sair dos caminhos do Senhor e ficar vulneráveis ao ataque do inimigo. Porém os filhos de Deus não devem deixar que o diabo domine suas vidas. O diabo só tem poder na vida do filho de Deus se o próprio filho permitir. Irmãos, aquele que é nascido de Deus o maligno não toca (I Jo 5:18) e é mais que vencedor sobre todas as coisas por Aquele que nos amou (RM 8:37). Assumamos essa vitória, em Nome de Jesus, e não deixemos o inimigo tomar conta de nossa vida.

*****************************************************

"Três vezes por ano Salomão oferecia holocaustos e sacrifícios de comunhão no altar que havia construído para o Senhor, e ao mesmo tempo queimava incenso diante do Senhor. Assim, ele concluiu o templo." ( I RS 9:25)

Salomão manteve sua comunhão com Deus. Irmãos, não nos afastemos do Senhor. Há pessoas que se afastam depois de serem abençoadas e pessoas que se afastam justamente por achar que se Deus estivesse com elas, não teriam problema, ou então que a bênção está demorando para chegar. Não sejamos assim, mas sejamos um sacrifício vivo (RM 12:1), sacrificando as vontades da nossa carne de se submeter ao pecado e ao que desagrada a Deus. Vivamos na presença Dele oferecendo nossas ofertas de amor e de gratidão. Servindo ao Senhor, teremos a alegria plena, completa (JO 15:11) e realizaremos todos os nossos projetos que tiverem a autorização de Deus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 15/06/2013
Código do texto: T4342142
Classificação de conteúdo: seguro