ESTUDO ATOS 20: FIRMES// CONSPIRAÇÕES DO INIMIGO// TEMPO// NÃO DEMORE E APROVEITE AS OPORTUNIDADES// LUZ// JANELA// RENÚNCIA PESSOAL// SEJA UM EXEMPLOS// PARTILHE O PÃO//SÓ COISAS PROVEITOSAS//DEIXE O ESPÍRITO SANTO TE USAR// INOCENTES// CUIDE// VIGIE

"Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e, depois de encorajá-los, despediu-se e partiu para a Macedônia." (AT 20:1-2)

Após a confusão que havia acontecido por conta da pregação do Evangelho, Paulo não se abateu como muitas pessoas se abatem em uma provação, mas encorajou outras pessoas e partiu a fim de continuar a obra. Não sejamos pessoas que se acovardam e se abatem, mas sim pessoas que são levantadas pelo Senhor e têm na alegria que vem Dele sua força (Ne 8:10). Não nos abatemos e fiquemos firmes em Deus, não nos abalemos com as más notícias ou com os problemas, pois estamos com nosso coração firme no Senhor (SL 112:7).

*****************************************************

"Viajou por aquela região, encorajando os irmãos com muitas palavras e, por fim, chegou à Grécia, onde ficou três meses. Quando estava a ponto de embarcar para a Síria, os judeus fizeram uma conspiração contra ele; por isso decidiu voltar pela Macedônia, sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Beréia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia." (AT 20:2-4)

Mesmo Paulo se mantendo firme em sua confiança no Senhor, encorajando outros irmãos e buscando fazer a obra que o Pai lhe tinha confiado, o inimigo levantou-se com uma conspiração. Irmãos, não importa a força e a fé que demonstremos: o inimigo sempre se levantará contra nós, pois é seu objetivo nos afastar do Senhor e nos fazer derrotados. Contudo, ele não conhece nosso coração, mas se baseia em nossas atitudes e palavras. Mostremos a força que vem daquele que se alegra e confia no Senhor, pois somos mais do que vencedores em todas as coisas por Aquele que nos amou (RM 8:37) e, estando Deus conosco, agindo em nosso favor, quem poderá nos deter? (RM 8:31).

****************************************************

"Esses homens foram adiante e nos esperaram em Trôade." (AT 20:5)

Em Eclesiastes capítulo 3 é dito que há tempo para todas as coisas, para todo propósito debaixo do céu (EC 3:1). Há momentos em que devemos tomar a dianteira em alguns assuntos e há momentos em que devemos esperar. Peçamos sempre a orientação do Senhor e, se Ele nos mandar sermos ativos e fazermos determinada coisa, fiquemos confiantes e façamos, pois a vitória é certa. Não sejamos pessoas paradas, acomodadas, que ficam perdendo tempo. Entretanto, somente ajamos com a direção Dele, pois peca quem é precipitado (PV 19:2).

*****************************************************

"No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite." (AT 20:7)

Paulo não ficou demorando: logo no primeiro dia da semana partiu o pão e falou ao povo. Seja a partilha do pão material, representando a ajuda àqueles que necessitam, seja a partilha do pão espiritual, que é a Palavra de Deus levada às pessoas, não fiquemos enrolando: façamos o que devemos fazer, sempre com a direção do Senhor. Se Ele colocou em nosso coração ajudar alguém, façamos logo. Se Ele colocou em nosso coração pregar uma palavra a alguém, façamos logo. Não fiquemos demorando, dando desculpas e nos justificando, pois podemos estar segurando a bênção que uma pessoa tanto espera e que Deus está querendo nos usar para liberar. Se não colaborarmos, Ele usará outra pessoa, mas responderemos por não termos estado disponíveis para sermos usados pelo Senhor. Além disso, Paulo aproveitou ao máximo a oportunidade, falando até meia-noite, pois partiria no dia seguinte. Aproveitemos todas as oportunidades que o Senhor coloca em nossa vida, seja em nossa vida pessoal, seja em nossa vida espiritual ou ministerial, como a própria Palavra diz: "Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades" (CL 4:5). Toda oportunidade de Deus é uma bênção e não deve ser desprezada.

*****************************************************

"Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos." (AT 20:8)

A Palavra diz que onde dois ou mais estiverem reunidos, em Nome de Jesus, Ele estará ali (MT 18:20). Jesus é a luz do mundo e quem O segue não anda em trevas (JO 8:12). Irmãos, procuremos estar sempre na presença e na unção do Senhor, pois aquele que anda à noite, ou seja, nas trevas, tropeça, justamente pela falta de luz (JO 11:19). Há muita gente vivendo no pecado, tendo a vida destruída, machucando-se de todas as formas e passando por todo tipo de situação por que estão andando nas trevas. Não façamos o mesmo, já que temos conhecimento da Verdade. Não deixemos o inimigo nos enganar.

*****************************************************

"Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto." (AT 20:9)

A janela representa uma abertura para o exterior, para o mundo. Sendo assim, aquele rapaz não estava completamente entregue à presença e à Palavra de Deus, prestando a devida atenção, e as consequências foram sérias. Não nos arrisquemos; saiamos da janela e fiquemos entregues à Palavra de Deus, pois há muitas pessoas que estão assistindo a morte de seus sonhos, planos, projetos, família, e até mesmo a morte física. Jesus não veio para a morte, mas para a vida em todos os sentidos e vida abundante, plena: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (JO 10:10). Além disso, Paulo era conhecido por seus discursos longos, o que fez com que o rapaz adormecesse. Não estou dizendo que a pregação de Paulo era ruim; está amarrado, em Nome de Jesus. Contudo, oremos a Deus para que a unção do Espírito Santo esteja sobre nós e nos mostre as palavras certeiras e a atitude certa para lidarmos com cada pessoa e tocarmos seu coração, já que já pessoas que não têm paciência para ouvir e, se ficarmos falando interminavelmente, não tocaremos seu coração. Da mesma forma, há pessoas que gostam de aprender e querer saber de tudo o que puderem para poderem crer. Deixemos o Espírito nos usar e direcionar, pois conhece o coração de cada um.

*****************************************************

"Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: "Não fiquem alarmados! Ele está vivo!"Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora." (AT 20:10-11)

Irmãos, naquele dia Paulo estava com a unção para ressuscitar e Deus o usou para isso. Contudo, e se não fosse assim? E se Paulo não estivesse lá naquele momento ou não estivesse em comunhão para ser usado por Deus? O fato do rapaz ter estado "olhando para o mundo" já mostrou que ele não estava ligado com Deus e com a Palavra e as consequências foram sérias, podendo ter sido até mesmo irreversíveis. Não brinquemos com o diabo: as consequências são sérias e doloridas. Será que se Paulo não estivesse lá haveria outra pessoa com fé para orar e o rapaz ressuscitar? Não queiramos depender da oração dos outros para que nossa vida seja restaurada. Oremos nós, peçamos perdão a Deus e a quem prejudicamos e digamos ao Pai que queremos uma comunhão séria com Ele novamente. Não há problema algum em pedir oração ao pastor ou a um irmão de fé, mas nossa comunhão com Deus não pode depender deles. Além disso, não sejamos acomodados e não façamos coisas erradas tendo em nossa cabeça que "depois pedimos perdão". O salário do pecado é a morte (RM 6:23) e Deus conhece nossas intenções. Paulo foi usado, o rapaz ressuscitou e Paulo voltou aos seus afazeres: paremos de ficar "massacrando" problemas: entreguemos nas mãos de Deus e deixemos que Ele aja. Depois de abençoados, que o problema seja usado apenas para testemunho, mas não para ficarmos remoendo ou nos fazermos de coitados.

*****************************************************

"Quanto a nós, fomos até o navio e embarcamos para Assôs, onde iríamos receber Paulo a bordo. Assim ele tinha determinado, tendo preferido ir a pé." (AT 20:13)

Muitas vezes é necessário esforço para andar em comunhão com Deus e para fazer a obra do Senhor. Paulo sabia disso e preferiu ir a pé. Irmãos, é necessário renúncia pessoal para viver para Cristo. Podemos ver como exemplo quando Jesus disse para Simão e para André irem com Ele, pois os faria pescadores de homens e não de peixes; eles deixaram a rede, ou seja, seu trabalho, e O seguiram (MT 4:18-20). Não estou falando para largarmos nosso trabalho ou estudo, pois isso é um chamado muito pessoal que Deus faz a alguns (e se Ele fizer, não digamos "não"; em vez disso, confiemos no Senhor e estejamos sempre prontos a dizer "eis-me aqui", como Samuel disse em I Sm 3:4), mas precisamos aprender a renunciar ao que queremos e ao que ACHAMOS bom para servir a Jesus, pois Ele tem coisas muito maiores e melhores do que podemos imaginar. Precisamos nos consagrar, orar, jejuar (ver Mateus 9:14-17), ir à Igreja, dizer "não" às ofertas do diabo, etc. É necessário esforço e não comodismo.

*****************************************************

"Paulo tinha decidido não aportar em Éfeso, para não se demorar na província da Ásia, pois estava com pressa de chegar a Jerusalém, se possível antes do dia de Pentecoste" (AT 20:16)

Deixemos o Espírito Santo nos guiar em todos os momentos e decisões que tomarmos. Além disso, Paulo queria chegara Jerusalém antes do dia de Pentecostes. Irmãos, que nossos momentos de oração, de meditação na Palavra, de irmos à Igreja, etc., sejam compromissos inadiáveis e que cuidemos para que nenhuma armadilha do diabo faça com que deixemos de cumprir nossos compromissos com Deus. Não vejamos isso como obrigação, mas oremos ao Senhor para que Ele coloque Seu Espírito em nós e que cada momento de comunhão com Ele seja um momento de alegria pelo qual esperemos ansiosamente. Se enxergamos o compromisso com Deus como obrigação ou se O servimos apenas visando uma bênção, oremos para que Deus mude nosso coração, pois devemos servir a Deus por amor e com prazer, sendo motivo de alegria estarmos em Sua presença e viver Sua Palavra, como era para Davi: "[cântico dos degraus, de Davi] Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR" (SL 122:1).

*****************************************************

"Quando chegaram, ele lhes disse: "Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia. Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus" (AT 20:18-19)

As pessoas devem ser testemunhas do modo santo como vivemos, sem nos metermos em confusões ou em coisas erradas. Lembremo-nos de que há ao nosso redor uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1) prestando atenção ao que fazemos e temos de ser exemplos andando como Jesus andou, uma vez que "cristão" significa "parecido com Cristo" e a Palavra diz: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (I Jo 2:6). Não podemos ser aquele tipo de pessoa (inclusive cristãos) que envergonha Deus e a obra do Senhor pelas suas atitudes e palavras. É aquele tipo de gente de quem as pessoas falam:"Nossa, fulano é crente?" ou então "Eu? Ser crente para ser como fulano? Deus me livre!" ou os ateus dizem "Tô fora!". Além disso, sirvamos ao Senhor com humildade, sem querermos ser melhores que os outros. Não pode haver espaço para vaidade e orgulho na vida daquele que serve a Deus. Muitas vezes a obra do Senhor é difícil de ser feita, a provação vem e as investidas do diabo podem até mesmo trazer lágrimas, mas fiquemos em paz: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (SL 30:5). Falo de fazer a obra, mas não me refiro apenas aos pastores, obreiros, etc: todo aquele que serve a Deus, que fala do Senhor onde pode e que procura ganhar almas para Jesus faz parte da obra Dele e será atacado pelo diabo, bem como todos os que servem ao Senhor. Irmãos, se o diabo teve a cara de pau de tentar Jesus (MT 4), o que não fará conosco? Contudo, fiquemos firmes na Palavra como o Mestre ficou, pois a vitória é garantida, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa." (AT 20:20)

Preguemos tudo o que for proveitoso, ou seja, tudo o que está na Palavra de Deus. Fechemos a boca se formos falar de coisas que não edificam. Lembremo-nos de que as más conversações corrompem os bons costumes (I Co 15:33) e da mesma forma que devemos nos guardar para não sermos corrompidos, cuidemos do que falamos e fazemos para que não corrompamos ou abalemos a fé de ninguém. Irmãos, não sejamos nós a trazer os escândalos. Não façamos tropeçar a ninguém com nossas palavras ou atitudes, não colaboremos para afastar ninguém dos caminhos do Senhor, pois isso é pecar contra Cristo (I Co 8:12-13), mas edifiquemos sempre. Falemos das coisas do Senhor publicamente, a todos que pudermos, sem nos abstermos e sem sermos omissos.

*****************************************************

"Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus." (AT 20:21)

Não importa se as pessoas são ateus, satanistas, espíritas, etc: não importa, preguemos a Palavra do Senhor. Não se trata de sermos agressivos e sairmos agindo desembestadamente, mas peçamos a direção e a sabedoria do Senhor para falarmos, pois não devemos e não podemos ficar quietos. Mesmo que pareça que a pessoa não aceitará, se falarmos cheios da unção do Senhor, a semente será plantada e o Senhor dará o crescimento, mas precisamos nos deixar ser usados. Além disso, mesmo que sejam pessoas que são da Igreja, falemos de Jesus a elas também, pois há muitas pessoas dentro da Igreja, que entoam louvores, mas que ainda não são salvos e estão afastados do Senhor em seu coração. Todos devemos nos arrepender e aceitar Jesus como único e Suficiente Salvador e não apenas com palavras ou atitudes bonitas, mas com o coração inteiro entregue no altar do Senhor.

*****************************************************

""Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali, senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam." (AT 20:22-23)

Mais uma vez: deixemos o Espírito Santo nos guiar. Estejamos sempre em Jerusalém, que representa a presença do Senhor. O Espírito Santo sempre nos conduzirá para Jerusalém e devemos nos submeter à direção do Espírito Santo e não apagá-lO (I Ts 5:19). Muitas vezes o Espírito Santo pode nos mandar ir para determinados lugares e falar com determinadas pessoas mesmo que saibamos que será difícil, que podemos ouvir coisas que nos desagradarão ou que poderão nem nos ouvir. Mesmo assim: obedeçamos. Aquele que sofre pelo Evangelho tem um grande galardão no céu, pois sofreu pelo Nome de Jesus e para que mais pessoas cressem Nele: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (MT 5:10-12). Confiemos. Mesmo que não saibamos o por que o Espírito Santo está nos dizendo algo ou nos orientando a fazer determinada coisa ou que pareça difícil, confiemos.

*****************************************************

"Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." (AT 20:24)

"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á" (MT 10:39). Irmãos, nossa vida não tem valor algum se não for para servir a Jesus, glorificando-O e pregando Sua Palavra, fazendo Sua obra. Sem Jesus nada podemos fazer (JO 15:5), mas com Ele todas as coisas são feitas ("Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" - JO 1:3). Aqueles que procuram "curtir" sua vida ao máximo e satisfazer somente às suas vontades são pobres coitados, pois estão nas mãos de Satanás, que não tem pena de ninguém e cobra caro e com juros. Em Nome de Jesus, oremos para que essas pessoas acordem a tempo de se arrependerem e, aceitando Jesus, mudarem, pois muitos acordarão tarde demais, infelizmente.

*****************************************************

"Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos. Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus." (AT 20:26-27)

É responsabilidade daqueles que servem a Jesus falar da Palavra às pessoas. Muitas não atribuem à evangelização a importância devida, achando que isso é responsabilidade só dos pastores, obreiros, etc., mas estão completamente errados, pois falar de Jesus é uma ordem dada a TODOS os que Nele creem, já que todos que Nele creem são Seus discípulos: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (MC 16:15). Contudo, não temos responsabilidade pelas pessoas que ouvem a Palavra, mas não a aceitam ou dizem que a aceitam, mas não a vivem. Preguemos em todo tempo e lugar que pudermos, falemos tantas vezes quanto pudermos até mesmo à mesma pessoa. Porém, se ela partir sem ter aceito Jesus não teremos responsabilidade alguma e ninguém poderá dizer que não pregamos. Falemos de Jesus sempre que pudermos, assim não seremos acusados e não dirão que não tiveram a oportunidade de ouvir a Palavra, mas o Pai saberá que fizemos nossa parte com fé, amor, dedicação e persistência.

*****************************************************

"Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue." (AT 20:28)

A Igreja de Deus não foi comprada por menos que o sangue precioso de Jesus. Irmãos, todos nós somos a Igreja de Jesus e somos preciosos aos olhos do Pai! Cuidemos de nós, de nossa vida espiritual, de nossa comunhão com o Pai e Ele nos dará tudo de que necessitamos e sonhamos, mas cuidemos daqueles que Deus colocou ao nosso lado. Oremos pela nossa família, falemos de Jesus para eles, pois aquele que não cuida dos que estão ao seu lado, PRINCIPALMENTE sua família, é pior que o infiel e negou a fé (I Tm 5:8). Falemos de Jesus e cuidemos de nossos amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc. Até mesmo de nossos irmãos de Igreja, pois pode ser que o Espírito Santo nos use em uma conversa aparentemente boba para dar uma palavra da qual a pessoa necessitava ou até mesmo libere uma bênção através de nós. Lembremo-nos de que o cativeiro de Jó foi virado quando ele orava pelos seus amigos (Jó 42:10). Não digamos que nossos problemas são grandes e que não conseguimos buscar nem por nós, que dirá pelos outros: Jó havia perdido filhos, riqueza, estava muito doente e mesmo assim encontrou forças para orar por seus amigos que, diga-se de passagem, eram "amigos entre aspas", pois falaram coisas muito duras a Jó e ainda desagradaram ao Senhor: "Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó" (Jó 42:7).Mesmo assim, ele não guardou raiva e nem rancor, mas clamou por eles a Deus, o que deve ficar como exemplo para nós. Pode haver pessoas ao nosso lado que nos machucaram ou continuam machucando, mas não deixemos de orar por eles, pois quando fazem isso estão se deixando usar pelo inimigo. Oremos por eles para que apenas o Senhor tenha poder sobre a vida deles em todos os momentos. Deus colocou as pessoas ao nosso lado não por acaso e quer nos usar para conduzir muitas delas a Cristo. Não achemos que por que determinada pessoa conhece a Palavra e vai à Igreja não precisa ser cuidada, pois pode ser que, apesar de não vermos, ela esteja se desviando do Senhor em seu coração.

*****************************************************

"Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho" (AT 20:29)

Irmãos, se nossa família ou pessoas que estão ao nosso lado não servem a Jesus ou estão afastadas, não devemos nos omitir, caso contrário, o inimigo entrará e destruirá tudo. Oremos pelas pessoas, busquemos por elas, intercedamos junto ao Senhor, peçamos revelação do Senhor sobre como fazer e falar para ganhar essas pessoas para Jesus e, além disso, estejamos em comunhão com Pai para que Ele nos use para abençoar essas pessoas. Além disso, não nos afastemos de Jesus também, pois como levar pessoas a Jesus se nem nós estivermos com Ele? Fiquemos sempre ligados com Ele, se não o inimigo nos destruirá também.

*****************************************************

"E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos." (AT 20:30)

Vemos hoje em dia pessoas que distorcem a Palavra de Deus a fim de satisfazer seus desejos e corroborar suas opiniões. Pessoas que dizem que "Deus é amor", então Ele perdoa tudo e todos podemos fazer o que quisermos, que os gays entrarão no céu, etc. Irmãos, por favor, não distorçamos: Deus é amor e ama todas as pessoas, mas não todas as práticas. Mesmo amando todas as pessoas, somente quem amá-lO entrará no céu e amá-lO significa obedecer aos mandamentos: "E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele" (2 Jo 1:6). Além disso, esse negócio de "todos os caminhos levam a Deus" é a coisa mais mentirosa do mundo: por acaso, se queremos ir para Itaquera, são todos os caminhos que podemos pegar? Claro, que não. Se todos os caminhos levassem a Deus, não existiria a Palavra e ela não diria expressamente para cumprir TODOS os mandamentos e TODOS os juízos Dele (LV 19:37). Nós mesmos, se não soubermos de determinada coisa, não falemos, pois corremos o risco de falar besteira. Somente falemos daquilo que sabemos e aquilo que o Espírito Santo nos revelar.

*****************************************************

"Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas." (AT 20:31)

Vigiemos, irmãos! Nós temos a Palavra do Senhor, que nos mostra claramente o que devemos e não devemos fazer e as consequências do pecado. Somos advertidos sempre pelo Espírito Santo e pelas pessoas que são usadas para pregar. Mesmo em meio às dificuldades, Deus levanta pessoas para falar a Verdade e não sejamos como tantos, que fecham o coração e os ouvidos e desprezam a direção do Senhor, pois não poderemos alegar ignorância. Além disso, não queiramos ser como aquelas pessoas que não procuram conhecer a Palavra e ter intimidade com Deus para que não sejamos castigados com muitos açoites ("Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá" - LC 12:48), pois Deus conhece a intenção do nosso coração. Aquele que conhece a Palavra é cobrado pelo Senhor, mas o conhecimento impede a destruição: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (OS 4:6). Mesmo que tenhamos de derramar algumas lágrimas em determinado momento, escolhamos sempre o Senhor e Sua Palavra.

*****************************************************

"Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados." (AT 20:32)

Somente a Palavra e a graça de Deus reconstroi o que foi destruído, muda qualquer situação, mesmo que pareça impossível, e salva aqueles que creem. Que estejamos todos os dias entregues à graça e à Palavra de Deus e levemos cada vez mais pessoas ao Senhor. Além disso, somente receberão herança aqueles que são santificados. Irmãos, ser santo significa ser separado do pecado. A santificação é um processo onde renunciamos a cada dia as ofertas de Satanás: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" ( I Pe 1:15-16). Somente os santos têm herança no reino dos céus e o Senhor não abrirá exceção para ninguém. Cuidemos para que não fiquemos de fora quando Jesus disser: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (MT 25:34).

*****************************************************

"Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém. Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros." (AT 20:33-34)

Não cobicemos as coisas dos outros, como é dito: "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" (EX 20:17). Busquemos prosperar com a graça de Deus, trabalhando de maneira honesta e comendo do fruto do nosso trabalho dado pelo Senhor, pois isso é dom de Deus (EC 5:19). Creiamos: é muito melhor viver com o nosso trabalho, dado pelo Senhor, e com todas as bênçãos que Ele nos der, não querendo tomar nada dos outros. Não puxemos o tapete alheio, como não queremos que puxem o nosso, já que não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco: "Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas" (MT 7:12).

*****************************************************

"Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’" (AT 20:352)

Não sejamos aquele tipo de pessoa que somente gosta de receber e de ser servido, mas sejamos pessoas que, mediante trabalho árduo, servem, ajudam as pessoas, levando a Palavra do Senhor e também com ajuda material se for o caso. Pode ser que vejamos uma pessoa passando por necessidades: alimentemos essa pessoa espiritualmente, com a Palavra de Deus, e procuremos ajudar no suprimento de suas necessidades. Irmãos, se há alguém com frio, por exemplo, devemos dar a Palavra, mas devemos dar um cobertor também, como diz o pastor Otávio Pio, da sede regional da Igreja Internacional da Graça de Deus de SBC. Essa é a fé viva e a fé sem obras é morta (Tg 2:26). Jesus alimentou o povo espiritualmente, com a Palavra, e fisicamente, com os pães e peixes (MT 14:14-20). Jesus mesmo disse que não era bom deixá-los ir sem comer (MT 14:16). Ele quer alimentar a todos de todas as formas e que deixemos que Ele nos use para fazer o mesmo, de acordo com nossas possibilidades materiais, já que possibilidades espirituais todos que andam com Jesus têm.

*****************************************************

"Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou" (AT 20:36)

Sejamos sempre o tipo de pessoa que leva as outras para mais perto de Deus. Oremos pelos outros, mas levemos outras pessoas a orar junto conosco. Os filhos de Deus devem aprender a ter uma vida pessoal com o Pai e a oração do justo pode muito em seus efeitos (Tg 5:16), além de nos aproximar do Pai.

*****************************************************

"Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam. O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio." (AT 20:37-38)

Sejamos carinhosos com as pessoas, com nossa família, com nossos amigos. Irmãos, quando alguém morre, apesar da saudade, não devemos viver deprimidos, tristes, pois essa pessoa foi viver na glória de Jesus! Porém, se essa pessoa morreu sem Jesus, também não adianta ficarmos chorando, pois não haverá volta. Agora, não percamos as pessoas em vida: sejamos carinhosos, cuidemos e falemos de Jesus às nossas famílias, etc, pois quando o diabo nos tirar alguém, o prejuízo será grande. É o caso do marido que maltrata sua esposa até vê-la sair de casa e depois fica sofrendo, lutando para tê-la de volta. Esse é só um exemplo, mas serve para todas as áreas. Cuidemos do nosso trabalho, estudo, família, etc, antes que os percamos. Principalmente, cuidemos da nossa vida espiritual, da nossa comunhão com Deus e sejamos amorosos e carinhosos com o Pai, pois se formos para a perdição eterna não adiantará chorar como o rico ao ver o mendigo Lázaro ser consolado no céu por Abraão. Ele queria que Lázaro molhasse a ponta do dedo para refrescá-lo e depois queria voltar para avisar seus familiares e Abraão disse que não tinha mais jeito, aqueles que estavam vivos deveriam crer no que foi dito por Moisés e pelos profetas, ou seja, crer na Palavra de Deus, em Jesus (LC 16:19-31). Façamos o que temos de fazer em vida, sem ficarmos perdendo tempo. Não esperemos a destruição do inimigo para nos darmos conta dos nossos erros. Aceitemos a correção amorosa do Senhor e mudemos, pois Ele está nos dando uma chance hoje, neste momento.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 17/06/2013
Reeditado em 17/06/2013
Código do texto: T4345012
Classificação de conteúdo: seguro