DÉCIMA NONA AULA DE TEOLOGIA.

DÉCIMA NONA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

Outra vez um dos discípulos lhe disse: “Senhor, deixai-me ir primeiro enterrar meu pai”. Jesus, porém, lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem os mortos”. [Mt 8, 21-22]. Há muitas figuras que precisamos entender a simbologia, a metáfora, que são narradas na Bíblia, por exemplo: Noite, sepultura, morte, porta larga, e outras são antagônicas à vida eterna ao Reino dos céus. Aqui há nesse relato de Mateus, que lendo ao pé da letra, diremos que Jesus não dá valor a quem morre, não deva ninguém ir ao enterro ou enterrar seu próprio pai. Parece-nos, também, que Jesus está violando o quarto mandamento que diz honrar pai e mãe. Mas fazendo uma boa exegese compreende-se que o mais importante é acompanhar Jesus ser discípulo dele e aprender com ele a sabedoria do Reino de Deus. Morte significa que a pessoa está sem Deus, sem a luz da sabedoria da Boa Nova. Está fora do Reino dos Céus. É isso que Marcos relata no seu evangelho: Os de dentro são os do Reino dos céus. Os de fora são os do reino das trevas. Não quer aceitar o projeto de Deus trazido e ensinado por Jesus. Vou citar outra narração narrado por Lucas nos Atos dos Apóstolos.

“Certo homem por nome de Ananias de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu um campo [as terras] e, combinado com ela, reteve uma parte da quantia da venda”. [Atos 5, 1-11]. [Leia a história para melhor compreender a narração. Teologicamente aqui, nesse relato]. Quem lê ao pé da letra esse relato, nos Atos dos Apóstolos, dirá: Quem mentir para Deus é castigado e morrerá, pois ao ler essa história de Ananias e Safira, realmente, entende-se que ambos foram castigados com a morte porque mentiram, pois, o texto diz que tanto a sua mulher Safira como Ananias morreram e foram sepultados. Mas não houve nenhum castigo de morte e sepultamento, mas o isolamento dos dois excluídos de não pertencerem à comunidade cristã por não deixarem de ser amante do dinheiro. Mercenário não poderá ser cristão e nem os que amam as trevas. Sê cristão não poderá ser mentiroso, caloteiro ou amante do dinheiro. Ou é cristão ou não é. O cristão não pode ser morno; pois o morno Jesus vomita. É exatamente isso que a leitura está mostrando em forma de catequese. Para a vida cristã é preciso abster-se dos bens desse mundo. Porque todo o Projeto do Pai trazido por Jesus veio do céu. Não é daqui dos homens da terra. É do alto. Por isso fica difícil de entender os relatos bíblicos, pois somos daqui e só queremos e entendemos o que é daqui, deste mundo. Daqui debaixo, só entendemos o que a gente ver, possa tocar e usar. Quem está caminhando no caminho e entrando na porta larga, isto é, o mundo materialista, não pertence ao reino dos céus e sim, ao reino terrestre o reino das trevas. Para Deus esses estão mortos, isto é, a morte espiritual e não biológica. Muita gente tem ideia que Deus é uma pessoa que sempre castiga quem não lhe obedecer. Como, então, entender que Deus nos deu o livre arbítrio? Se somos livres de optar e escolher o nosso caminho pelo livre arbítrio, como poderá ser Deus um ser castigador, quando não lhe obedecemos? São ideias erroneas, pois, Deus sempre foi e O é misericordioso. [Parábola do filho pródigo].

Os ensinamentos dos evangelhos são uma catequese autêntica ilustrando-nos como possuir o Reino dos céus, que é o próprio Jesus com sua vida em obediência ao Pai. Assim devemos viver essa experiência de Jesus para possuirmos o Reino dos céus a começar aqui, nesse mundo.

Ao ler os Atos dos Apóstolos observamos que a Igreja começou a se organizar numa sociedade única. [Fora de hierarquia]. Quem era rico e quem tinha terras vendia e entregava o dinheiro aos apóstolos, para que não houvesse entre eles indigentes e sim, todos iguais. Ananias e safira amavam a riqueza [parábola do jovem rico] e não quis dá tudo aos apóstolos. Tinham o espírito alienado aos bens terrestre. Eles eram mercenários. Pedro lhe interrogou se era verdade a quantia do dinheiro e ele afirmou que era aquele dinheiro mesmo a valia das terras vendidas por ele. A sua esposa confirmou a mentira e Pedro disse-lhes: Por causa dessa mentira de você e sua mulher, morrerão. E no mesmo instante os dois morreram e foram enterrados. Quem ler ao pé da letra vai entender a morte biológica, pois foram enterrados os dois. Mas, sepultura, morte, significa que não pertence ao Reino de Deus. Noite, escuridão e trevas são os que vivem sem Deus. Na verdade não houve morte nenhuma biologicamente, mas sim, espiritualmente. Há muitos que vão à igreja e até comungam, mas têm as atitudes de Ananias e Safira. Aqui o relato lucano é uma verdadeira pastoral. A igreja mostra a unidade, a perseverança e a dedicação de todos com uma só alma, isto é, o amor entre os irmãos. Aqui é um relato da verdadeira fraternidade e unidade fraternal.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 18/06/2013
Código do texto: T4347010
Classificação de conteúdo: seguro