ESTUDO 2 TIMÓTEO 3: TEMPOS HORRÍVEIS// RETRATO DO HOMEM // AFASTE-SE DELES// NÃO SE DEIXE LEVAR// OS QUE NUNCA CHEGAM À VERDADE// REPROVADOS NA FÉ// PERSEGUIÇÕES// DE MAL A PIOR// DE QUEM VOCÊ APRENDEU// SABEDORIA, FÉ E SALVAÇÃO // APTOS PARA BOA OBRA

"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis" (2 Tm 3:1)

Irmãos, estejamos preparados. Já estamos vivendo tempos terríveis; contudo, não nos aventuremos a dizer que estamos vivendo o fim dos tempos, pois ninguém sabe nem o dia e nem a hora ("Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir" - MT 25:13). Entretanto, estejamos preparados, pois os tempos serão difíceis, inclusive no que diz respeito às tentações e às investidas do diabo, e não poderemos alegar desconhecimento.

*****************************************************

"Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem," (2 Tm 3:2-3)

O Espírito Santo nos preveniu de que as pessoas pensariam apenas em si mesmas, achariam-se melhores que as outras, blasfemariam, não obedeceriam aos seus pais, não obedeceriam a Palavra de Deus, não perdoariam, mentiriam, falariam mal das pessoas, não dominariam seus desejos carnais, não se preocupariam em fazer o mal às outras pessoas e seriam inimigas do bem, ou seja, seriam amigas do mal, das coisas que vêm do diabo, mas seriam contra as coisas que vêm de Deus. Vale a pena lembrar do que Tiago diz: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (TG 4:4).

*****************************************************

"traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes." ( 2 Tm 3:4-5)

Além de tudo o que já foi dito, as pessoas não seriam de confiança, seriam pessoas cheias de orgulho e vaidade, preferindo os prazeres da carne às coisas de Deus, escolhendo o diabo. Muitas dessas pessoas são aparentemente de Deus e algumas delas podem até mesmo já ter servido ao Senhor, mas se desviaram, sucumbindo ao inimigo e negando o poder que conheceram em Cristo. Além de negar o poder que conheceram em Cristo, muitos negam também seus pecados, mantendo a aparência mentirosa de servos de Deus. Afastemo-nos dessas pessoas, aproximando-nos delas apenas para evangelizá-las, e oremos por elas para que aquelas que não conhecem Jesus se convertam e aceitem ao Senhor e aqueles que se desviaram voltem a ter a chama do primeiro amor acesa dentro de si (AP 2:4) e voltem a servir a Deus com amor, fé e dedicação, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos." (2 Tm 3:6)

Irmãos, tomemos cuidado, pois muitas pessoas que têm aparência de servos de Deus infiltram-se em nossa vida com a intenção de fazer o mal. Estejamos sempre atentos e ligados ao Espírito Santo para sermos direcionados. Além disso, não sejamos como essas "mulherzinhas", que se deixam levar por seus desejos e são sobrecarregadas de pecados. Não podemos nos deixar levar pelas nossas fraquezas. Irmãos, Jesus pagou um alto preço por nós, pela nossa liberdade, para que o diabo não tivesse poder sobre nós. Não joguemos isso pela janela! Vejamos o que é dito na Palavra sobre isso: "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens" (I Co 7:23) e "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (I Co 6:20). Irmãos, não nos façamos servos do pecado ou dos homens, mas usemos nossos corpos e nossa vida apenas para glorificar o Nome do Senhor, pois foi para isso que Ele nos criou. Estejamos firmes na liberdade com a qual Cristo nos libertou (GL 5:1).

*****************************************************

"Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade." ( 2 Tm 3:7)

Há pessoas que buscam sempre aprender coisas, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade, que é a Palava. Podemos entender de duas maneiras. A primeira refere-se às pessoas que buscam aprender sempre, mas as coisas do mundo, ou seja, pessoas que buscam se encher do conhecimento errado. Claro, o conhecimento do mundo, os estudos, etc., são importantes, mas de que adianta o conhecimento científico sem o conhecimento da Palavra de Deus? A própria Palavra diz que o conhecimento se multiplicará (DN 12:4), que não há limite para a produção de livros e que o muito estudar é enfado da carne (EC 12:12). Há pessoas que abandonam tudo para se dedicar aos estudos, ao trabalho, e abandonam outras partes importantes da vida, inclusive sua comunhão com Deus. Contudo, não será o conhecimento acadêmico ou cultural que salvará essas pessoas no dia do Juízo e não podemos inverter as prioridades. A segunda possibilidade de entendimento refere-se às pessoas que até buscam o conhecimento da Palavra, estão sempre aprendendo algo novo, mas não põe em prática, não têm comunhão com o Senhor e, dessa forma, conhecem apenas o que está escrito, mas não têm a revelação do Espírito Santo para poder viver da fé e exercer o poder que têm em Cristo, até por que essas pessoas nem entendem de verdade esse poder. Não sejamos esse tipo de pessoa. Não busquemos conhecer apenas o que está escrito, mas aprendamos do Espírito.

*****************************************************

"Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé." ( 2 Tm 3:8)

Há pessoas que simplesmente parecem cegas e realmente estão cegas espiritualmente. Não nos espantemos de ver pessoas opondo-se ferrenhamente ao Evangelho, mesmo vendo as obras do Senhor. Oremos por essas pessoas, pois é uma situação muito difícil. A pessoa está servindo ao diabo, sendo oprimida, mas não enxerga e, quando confrontada por alguém de Jesus, não aceita a Palavra. Há uma série de motivos pelos quais uma pessoa pode se recusar a aceitar Jesus, dentre eles o comodismo por estar em uma religião há muitos anos, comodismo que faz com que essa pessoa não queira abandonar a prática do pecado, etc. A Palavra diz que essas pessoas têm a mente depravada, que significa estragada, corrupta, pervertida, ou seja, essas pessoas têm a mente voltada para tudo o que desagrada ao Senhor e são reprovadas na fé. Basta vermos como as pessoas veem determinadas coisas abomináveis aos olhos do Senhor como naturais. Inclusive, a incoerência é tanta que há doutrinas, como o Espiritismo, por exemplo, que diz se basear na Palavra de Deus, que reprova EXPRESSAMENTE a consulta aos mortos. Aliás, a Palavra é claríssima quando diz que AO HOMEM SÓ É DADO MORRER UMA VEZ e depois disso enfrentar o juízo (HB 9:27), o que faz cair por terra o princípio da reencarnação. Como uma doutrina pode ser baseado em algo que a condena? Não tenho nada contra as pessoas espíritas, até por que eu era antes, mas precisamos abrir os olhos e as mentes ou também seremos reprovados na fé e sofreremos o suplício eterno.

*****************************************************

"Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos." ( 2 Tm 3:9)

A Palavra diz que as pessoas que são reprovadas na fé não vão longe e isso não é difícil de perceber, basta atentarmos para a vida de alguém que serve verdadeiramente a Deus e compararmos à vida de alguém que não serve. Podemos até mesmo ver pessoas que não servem a Deus prosperarem; contudo, a prosperidade na terra é o mais longe que elas podem chegar. Nós, porém, que servimos ao Deus vivo, vamos muito mais longe: além de termos o Deus de Israel ao nosso lado, que nos protege e nos faz triunfar em tudo (2 Co 2:14), ainda teremos paz e alegria pela eternidade. Além disso, a insensatez daqueles que não servem a Deus torna-se evidente a todos. As pessoas que não temem a Deus vivem fazendo o que acham melhor e mais proveitoso. Entretanto, enganoso e perverso é o coração (JR 17:9); o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo, a prudência (PV 9:10) e há um caminho que parece direito, mas o seu fim são os caminhos de morte (PV 14:12). Sendo assim, aqueles que não temem ao Senhor são tolos, pois estão se colocando na mira do inimigo por vontade própria, escolhendo caminhos que trarão sua própria destruição e depois ainda ficam dizendo que se Deus existisse não permitiria que determinadas coisas acontecessem, mas não se perguntam a causa dessa situação. É muito fácil colocar a culpa em Deus e até questionar Sua existência quando fazemos tudo errado, sem nos perguntarmos o motivo pelo qual Deus permitiu que determinada coisa acontecesse, já que nada acontece sem Sua permissão e o exemplo claro disso vemos no livro de Jó: o diabo não pode tocar nele sem a permissão do Senhor e o Pai ainda estabeleceu limites, já que o diabo não poderia tirar-lhe a vida (Jó 2:6).

*****************************************************

"Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!" (2 Tm 2:10-11)

Devemos seguir o bom exemplo e o nosso exemplo é Jesus, o bom Pastor, a quem devemos seguir como Suas ovelhas (JO 10:4). Sigamos o amor, a paz, o perdão, ou seja, tudo o que nos foi ensinado pelo Mestre. Não nos afastemos dos ensinos do Senhor. Assim como Jesus, Paulo e tantos outros sofreram pelo Evangelho, devemos nos sentir felizes de sermos atacados pela fé que professamos, pois isso significa que estamos em Jesus e não no mundo, já que o diabo não ataca aqueles que são dele, mas apenas os direciona. Se estamos sendo atacados é por que estamos na presença do Senhor e fazendo o que O agrada. Além de tudo, fiquemos em paz, pois o Senhor guarda e livra aqueles que são Dele e que são perseguidos pelo Seu Nome e esses receberão um grande galardão no céu (MT 5:10-12). Entretanto, não devemos seguir Jesus visando lucro ou bênçãos, mas por fé e amor, por aceitá-lO como único e suficiente Salvador.

*****************************************************

"De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (2 Tm 3:12)

Não há meio termo: aquele que escolhe servir a Jesus será perseguido pelo inimigo. Não adianta querer mentir para ganhar almas: na verdade, estaremos perdendo essas almas, pois como pregar a Verdade através de mentira? Contudo, aquele que escolhe servir a Jesus e assume as perseguições pode ter certeza absoluta de que terá ao seu lado o Deus chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9:6), para quem TODAS as coisas são possíveis (MC 10:27). Teremos ao nosso lado o Deus que cura o corpo e a alma (Is 53:4-5), o Deus que liberta de toda opressão do diabo (JO 8:32), o Deus que nos prospera (I Cr 22:13; DT 28:12-13). Irmãos, vale a pena servir a Jesus, pois seremos felizes na terra e na eternidade ao lado do Senhor. Podemos ter muitas aflições, mas o Senhor nos livra de todas (SL 34:19) e temos a certeza do que o próprio Jesus nos disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (JO 16:33). Podemos ficar em paz e ter bom ânimo no Senhor, pois a vitória é mais do que certa, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." (2 Tm 3:13)

Há uma falsa ideia de que os ímpios, ou seja, aqueles que não temem e não obedecem ao Senhor, prosperam em todas as áreas. Há pessoas que até mesmo dizem: "Fulano não serve a Deus e está melhor que o crente". Há um salmo na Bíblia que fala sobre essa revolta contra a prosperidade do impio (Salmo 73). Contudo, Deus fala que faz descer chuva e bilhar o sol sobre justos e injustos (MT 5:45). Porém, cada um será recompensado conforme suas obras. É interessante vermos que essa ideia falsa de que podemos viver bem longe do Senhor cai por terra quando vemos as pessoas que chegam à Igreja: muitas viciadas, muitas com o casamento destruído, muitas na miséria, muitas doentes, muitas com depressão tendo até mesmo tentado o suicídio, etc. Os justos também passam por aflições, lutas e desertos que podem até durar um tempo, mas sempre saem vitoriosos no Senhor, o que não acontece com os ímpios. Aliás, se parecer acontecer, parecer que a pessoa deu "a volta por cima", tenhamos certeza de que o problema voltará e, apesar de ela achar que está feliz, há um vazio que somente Jesus pode preencher. É o caso da pessoa que tem tudo, mas falta algo que ela não sabe dizer o que é. Pois bem: é Jesus. Além disso, essa pessoa está perdendo o mais importante: a salvação. Também vemos muitas pessoas que não servem a Deus enganando umas as outras, o que não vemos entre pessoas que estão VERDADEIRAMENTE firmadas em Cristo, pois elas sabem que devem amar ao próximo como a si mesmo (MT 22:36-38) e que não devem fazer aos outros o que não gostariam que fizessem a elas (MT 7:12).

*****************************************************

"Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu" (2 Tm 3:14)

Da mesma maneira que Timóteo deveria se manter firme no que havia aprendido de Paulo, que era um homem de Deus, nós também devemos nos manter firmes no que aprendemos, seja pela pregação, seja pela revelação do Espírito Santo de acordo com a Palavra, devemos ficar firmes, pois sabemos que aprendemos de Deus e devemos ter convicção no que o Pai nos ensina, pois é a Verdade.

*****************************************************

"Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus." (2 Tm 3:15)

Irmãos, trata-se de um processo. O conhecimento da Palavra de Deus opera a sabedoria, pois aquele que é sábio respeita e vive a Palavra de Deus (PV 9:10). Aquele que conhece e vive a Palavra é cheio de fé, já que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17) e é mediante a fé que somos salvos. Sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6) e sermos salvos, pois como andaremos verdadeiramente com Deus se o justo vive da fé (RM 1:17) e anda por fé e não por vista (2 Co 5:7)? Além disso, como poderemos, sem fé, crer na obra que Jesus realizou na cruz, crer e aceitar Sua graça e sermos salvos? Resumimos assim: a sabedoria, que é o conhecimento e o temor do Senhor e da Palavra, produz a fé e a fé na graça de Jesus produz a salvação. Outra coisa importante: desde criança Timóteo estava em contato com a Palavra e devemos ensinar as crianças nos caminhos do Senhor. A Palavra diz para ensinarmos os pequenos no caminho em que devem andar e quando forem grandes não se desviarão (PV 22:6). Não adianta dizermos que as crianças, quando se tornam adolescentes, desviam-se por causa das influências: devemos sempre estar "em cima", monitorando o tipo de influência que elas recebem e não importa se são adolescentes ou jovens, já que são nossa família e devemos zelar por eles sempre, principalmente buscando em oração, pois a oração do justo é muito poderosa (TG 5:16).

*****************************************************

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (3 Tm 3:16-17)

Tudo o que está na Palavra de Deus foi inspirado pelo Pai e é útil para a repreensão, a exortação, o consolo, etc., e tudo isso visa tornar o homem apto para toda boa obra. Irmãos, não convém desprezar nenhuma parte do Evangelho. Em primeiro lugar, por que devemos obedecer a Deus em tudo o que está na Palavra Dele. Não podemos servir a Deus "em partes", obedecendo e vivendo o que é fácil ou bom para nós e deixando o resto de lado. Além disso, se não conhecermos a Palava de Deus não estaremos preparados e aptos para a boa obra, seja ela realizada em nossa própria vida ou na vida de outras pessoas. Irmãos, se não conhecemos a Palavra de Deus como expulsaremos um demônio da nossa vida ou seremos usados pelo Pai para libertarmos outras pessoas? Se não conhecermos a Palavra de Deus como seremos usados para dar uma palavra de exortação e de correção, por exemplo, àquele que necessita? Tudo o que está na Palavra de Deus é útil e não deve ser desprezado. Se, aparentemente, não utilizaremos determinada revelação agora, seguremos a palavra que nos for dada, pois precisaremos dela em algum momento. Se desprezarmos a Palavra de Deus não estaremos aptos para a boa obra e desagradaremos ao Senhor, que não poderá nos usar em Seus propósitos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 18/06/2013
Reeditado em 18/06/2013
Código do texto: T4347608
Classificação de conteúdo: seguro