PROMESSAS E EXIGÊNCIAS !

Eu acho interessante que todos gostam e amam promessas, principalmente se forem em seu favor, mas poucos gostam das exigências que lhes são requeridas. Olhando as páginas das Escrituras, vejo que Deus tem inúmeras promessas para nós, mas que praticamente todas elas são oferecidas em tempo de desafios e consequentemente o Senhor nos faz exigências para as alcançarmos. No livro de Josué, capítulo 1 nos versos de 1 a 9, vemos um momento crítico na vida de Israel , quando próximos da conquista e tomada da terra prometida, Deus tira o seu líder principal, Moisés, que os havia libertado, atravessado o mar Vermelho, trazido a eles as Leis do Senhor e os organizado como povo, simplesmente por uma desobediência dele quando o Senhor o manda falar à Rocha para dar água e ele a toca com a vara, pois aquela Rocha era Cristo e não podia ser ferida mais de uma vez, pois Cristo num só sacrifício satisfaria as exigências de Deus quanto a salvação dos homens. É nessa hora crítica do povo de Israel que Deus faz três grandes promessas e duas enormes exigências de Josué, o novo líder constituído pelo Senhor.

A) PRIMEIRA PROMESSA - VITÓRIA : No texto referido, no verso 3 o Senhor diz: "todo lugar onde pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como Eu disse a Moisés". Isso é uma grande promessa de vitória e Josué precisava dela para a certeza de sua tomada da terra prometida, a fim de, distribuí-la ao povo de Israel. Observemos aqui que o fato era para a glória do Senhor e realização de seus planos, e ´e bom lembrar de que as promessas a nós anunciadas também são para a Sua glória. A honra da realização de uma promessa tem de ser sempre do Senhor, embora o homem seja o beneficiário dela. O Senhor nos fêz grandes promessas como estar conosco todos os dias, não nos abandonar, responder nossas petições e basta andar pelas páginas das Escrituras, para vermos as inúmeras bençãos prometidas, se andarmos pelos seus caminhos !

B) SEGUNDA PROMESSA - DERROTA : No mesmo texto no verso 5 o Senhor diz: "Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias de tua vida". Acho interessante que para alguém ganhar, alguém tem de perder. Não é assim num jogo ? Não é assim numa luta ou disputa ? Deus promete vitórias de conquistas a Josué, mas anuncia a derrota de seus inimigos. É assim em toda Bíblia, pois ela diz que os inimigos do Senhor serão destruídos e quando somos do Senhor os nossos inimigos também o são dEle. Salmos 1:6 diz que o caminho dos ímpios perecerá. No mesmo Salmo verso 5 diz que os ímpios não subsistirão no dia do juízo. Salmo 101:8 diz que pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor os que praticam a iniquidade. Isto nos impulsiona nas lutas da vida, principalmente saber que aqueles que se opõem à obra do Senhor não serão vitoriosos !

C) TERCEIRA PROMESSA - PRESENÇA :Esta é a mais bela e a que dá sentido as outras duas, pois é a promessa da companhia. No verso 5 do texto o Senhor diz: "Como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei nem te desampararei". No verso 9 diz: "O Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares". Se não fosse a presença inabalável do Senhor em nossas vidas , não teríamos condições de lutar na maioria de nossas lutas e por isso fez de nosso corpo um lugar santo para sua morada. I Cor,3:16 e 6:19 Paulo nos lembra de que nosso corpo é santo morada do Espirito Santo vindo de Deus para nós, portanto morada do Senhor. Daniel não viu, mas Ele foi com ele na cova dos leões. Sadraque, Mesaque e Abedenego não viram mas Nabucodonosor viu alguém a mais com eles na fornalha e disse que era semelhante ao filho dos deuses. Se você colocar sua vida nas mãos do Senhor terá essa promessa em sua vida, a presença inabalável e inconfundível do Senhor nos seus dias !

D) PRIMEIRA EXIGÊNCIA - ÂNIMO : Nos versos 6,7 e 9 do texto o Senhor exige de Josué ânimo e coragem. "Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes nem te espantes". Para as vitórias e conquistas que o Senhor reservou para nós , não podemos ser e nem há lugar pára desanimados. Precisamos daquele lema: "Desistir nunca, Recuar jamais, Avançar sempre". Gosto do espanhol que diz nestes versos: "Esfuerza-te e sê valiente". Não é a valentia de brigar com os outros, mas a valentia de não temer adversários e inimigos. No meu ministério com indígenas, numa aldeia que não vou mencionar, um dia tive de ser corajoso e desafiar o valente índio e o Senhor estava comigo e me deu a vitória, Aleluia ! No ministério com presidiários também se exige coragem destemida e certeza de que o Senhor esta conosco, pois sinto isto no meu ministério, mas as vitórias e conquistas são grandes !

E) SEGUNDA EXIGÊNCIA - BÚSSOLA : No verso 8 do texto citado o Senhor diz: "Não se aparte de tua boca o livro desta Lei, antes medita nele todos os dias de tua vida, para que faças tudo conforme nele está escrito e então farás prosperar o teu caminho e prudentemente te conduzirás". Um índio me perguntou como o avião voa lá em cima sem estradas e sinalização. Ai mostrei a ele a importância do uso da bússola. A Bíblia é a bússola de nosso caminhar para saber se estamos no caminho certo. Salmos 119:105 diz que a Bíblia é para mim lâmpada para meus pés e luz para meu caminho. Além de ela iluminar nosso caminho, ela é a certeza de onde havemos de chegar. O Senhor também disse que assim faria prosperar o seu caminho. Queres ter certeza de vitórias, bençãos e prosperidade ? Então faça da Bíblia a bússola que vai orientar o teu caminho !

Como eu disse promessas, principalmente em seu favor todo mundo quer e deseja e as Igrejas estão cheias de pessoas em busca delas, mas não podemos nos esquecer de que todas elas estão escondidas atrás de exigências do Senhor para nossas vidas e que Ele não abre mão delas e sem as quais nada nos será concedido !

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 19/06/2013
Código do texto: T4349227
Classificação de conteúdo: seguro