ESTUDO I REIS 10: POSTOS À PROVA/ QUESTIONADOS SOBRE DEUS/ QUANDO TENTAM NOS INTIMIDAR/ SABEDORIA DADA POR DEUS/ IMPRESSIONADOS/ DEUS NOS EXALTA/ FELIZES OS QUE CONVIVEM COM OS SÁBIOS/ QUANDO DEUS SE AGRADA/ PROSPERIDADE/ POR CABEÇA/ GASTOS/ PROTEGIDOS

"A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis." ( I RS 10:1)

Somente nos tornamos conhecidos de uma maneira positiva através da presença de Deus em nossa vida. Contudo, somos provados e não somente através dos ataques do inimigo, mas também por pessoas que querem colocar à prova nossa fé e a Palavra de Deus. É o caso de pessoas que dizem: "Cadê seu Deus agora?", "Por que você está triste? Seu Deus não vai te ajudar, não?" ou "Se seu Deus existe e é bom por que isso está acontecendo com você?". Irmãos, não deixemos a raiva, a tristeza, a ira, a mágoa, a revolta, a fofoca, as palavras duras e nada que seja mal entrar em nossa vida. Fiquemos firmes e que sempre possamos dar um bom exemplo, já que temos uma tão grande nuvem de testemunha ao nosso redor (HB 11:1) e não podemos envergonhar nem o Nome e nem a obra do Senhor, mas sim fazer como Salomão: sermos reconhecidos como servos abençoados do Senhor.

*****************************************************

"Quando chegou, acompanhada de uma enorme caravana, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, foi até Salomão e lhe fez todas as perguntas que tinha em mente." ( I RS 10:2)

Irmãos, há pessoas que procurarão nos intimidar com suas riquezas, seu poder, sua posição social, etc. Podemos pensar no ímpio, que não serve a Deus e fala ao filho do Senhor: "Eu levo uma vida melhor do que você, que serve a Deus e é fiel". Irmãos, não nos deixemos intimidar, mas mantenhamo-nos um exemplo, um bom testemunho, pois o poder de Deus agirá em nossa vida e essas pessoas que nos questionarem terão de reconhecer o poder e a grandeza do Senhor (LC 9:43).

*****************************************************

"Salomão respondeu a todas; nenhuma lhe foi tão difícil que não pudesse responder." (SL 10:3)

Aquele que anda com o Senhor e deixa-se encher pelo Espírito Santo nunca fica sem resposta frente a uma situação. Mesmo que o problema pareça difícil e que a pessoa não saiba ao certo o que fazer, ao pedir direção de Deus e receber a palavra, tudo torna-se fácil, uma vez que já sabe que decisão ou atitude tomar. A Palavra diz que aquele que confia no Senhor não é confundido (RM 10:11). Busquemos cada vez mais conhecimento da Palavra de Deus, pois o povo de Deus foi destruído por falta de conhecimento (OS 4:6). Se estivermos sempre em contato com a Palavra de Deus, cheios do Espírito Santo e da revelação do Senhor, o inimigo nunca nos pegará de surpresa e, se não soubermos o que fazer em determinado momento, assim que pedirmos a direção do Senhor teremos a resposta certa e acalmaremos nosso coração. Lembremo-nos de que o clamor é importante para recebermos nossa resposta, pois o Senhor disse: "‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’." (JR 33:3). Deus nos dá a resposta, mas precisamos clamar: "Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta" (MT 7:8).

*****************************************************

"Vendo toda a sabedoria de Salomão, bem como o palácio que ele havia construído, o que era servido em sua mesa, o lugar de seus oficiais, os criados e copeiros, todos uniformizados, e os holocaustos que ele fazia no templo do Senhor, ela ficou impressionada." ( I RS 10:4-5)

Irmãos, aquele que está na presença do Senhor, servindo-O de maneira séria e comprometida, impressiona as outras pessoas pelo seu jeito de ser, pela sua fé e calma mesmo em meio às piores tempestades e também pelas bênçãos que recebe, bênçãos e soluções para problemas aparentemente insolúveis. Contudo, isso nada mais é do que o maravilhoso cumprimento da Palavra e da promessa do Senhor, que diz:

"Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem." (ML 3:18). Irmãos, Deus é fiel e vale a pena amá-lO e servi-lO: "Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor" ( I Co 1:9). Deus não nos chamou para qualquer coisa. Deus não nos chamou para o pecado, para a doeça, para a miséria, para a depressão ou para toda obra do diabo, mas para termos comunhão com Jesus, com Sua Palavra e desfrutar de Sua fidelidade para cumprir todas as Suas promessas e de Seu amor, que dura para sempre (SL 118:2).

*****************************************************

"Disse ela então ao rei: "Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria era verdade. Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza." (I RS 10:6-7)

Irmãos, deixemos que a obra do Senhor em nossa vida fale por nós. Não queiramos nos exaltar ou ficar caçando elogios das pessoas. Deixemos que a unção do Senhor em nós e em nossos caminhos testifiquem da obra do Pai em nossa vida e de que somos pessoas de Deus. Aqueles que se humilharem serão exaltados (LC 14:11). Sejamos humildes e deixemos que o Senhor nos exalte. As pessoas falavam muito bem de Salomão, mas a rainha disse que ele era muito mais do que falaram. A obra do Senhor testifica de nós, se estivermos verdadeiramente vivendo na presença do Senhor.

*****************************************************

"Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria!" ( I RS 10:8)

Aqueles que convivem com pessoas de Deus, mesmo que não sejam convertidas, são pessoas felizes. É o caso das pessoas que dizem a nós: "Poxa, é tão bom falar com você, você sempre tem uma palavra boa, de ânimo, passa uma coisa boa", etc. Não é para nos vangloriarmos, mas sim para mostrar a unção do Senhor através de nós. Lembremo-nos de que Salomão era rei e a própria Palavra diz: "Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme" (PV 29:2). Oremos pelos nossos chefes, governantes e, se estamos nessa posição, oremos a Deus para que o orgulho, a vaidade e o egoísmo não entrem em nosso coração, mas que sejamos sempre cheios do Espírito Santo e sejamos direcionamos pelo Senhor, pautando todas as nossas ações na Palavra, já que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor (PV 9:10).

*****************************************************

"Bendito seja o Senhor, o teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor para com Israel, ele te fez rei, para manter a justiça e a retidão". (I RS 10:9)

Quando Deus Se agrada de nós somos abençoados e ganhamos muito, principalmente pela nossa comunhão com o Pai e por nos tornarmos vencedores sobre todas as coisas (RM 8:37). O Senhor Se agrada daquele que O ama, crê Nele e o obedece. Lembremo-nos de que Jesus disse que se O obedecêssemos permaneceríamos no Seu amor e o amor é a obediência (2 Jo 1:6). Deus nos ama e quer nos exaltar. A vontade de Deus não é ver nenhum de Seus filhos humilhados, mas sim plenos, já que Jesus veio para que tenhamos vida abundante (JO 10:10). Contudo, para desfrutarmos da vida abundante que o Senhor quer nos dar por conta do Seu eterno amor devemos viver em justiça e retidão, obedecendo a Palavra. Deus nos fez reis e sacerdotes (AP 5:10) para reinarmos de acordo com a Palavra Dele, para sermos usados por Ele e não podemos nos esquecer disso. É impossível reinar para Deus estando longe Dele. Em Provérbios vemos coisas uma receita para mantermos nosso reinado: "Amor e fidelidade preservam o rei, e com benignidade sustém ele o seu trono" (PV 28:20). Termos um reinado significa sermos ministro das bênçãos de Deus e não podemos achar que, por conta dessa Palavra do Senhor, podemos viver com bem acharmos, pois nossos problemas estarão bem resolvidos para sempre. Não podemos ser relaxados e nem deixarmos de nos consagrar ao Senhor. Precisamos nos manter em amor, que significa guardar os mandamentos. Além disso, é necessário a fidelidade. Aquele que é ministro das bênçãos do Senhor deve ser fiel ao que lhe compete fazer, realizando a obra que o Senhor colocou em suas mãos. Não importa se Deus mandou falarmos a determinada pessoa, fazermos um ato de fé ou entrarmos em batalha de oração: aquele que quer manter seu reinado deve ser fiel. Por fim, sustenta seu trono aquele que tem benignidade, ou seja, que é bom. Irmãos, a benignidade consiste em sermos bons com aquele que não mereceria. Temos agido dessa forma ou vivido apenas para nós? Lembremo-nos de que se não formos fieis e dedicados o Senhor levantará outro em nosso lugar.

*****************************************************

"E ela deu ao rei quatro toneladas e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias e pedras preciosas. E nunca mais foram trazidas tantas especiarias quanto as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão." ( I RS 10:10)

Deus provê e enriquece aqueles que Lhe agradam, irmãos. Se andamos na Palavra Dele e em comunhão seremos prósperos em tudo que fizermos. Porém, reforço: não devemos seguir a Deus pensando em bênçãos, mas sim por entregarmos a vida a Ele, amá-lO e servi-lO; as bênçãos devem ser consequência, não motivação. Se obedecermos e servirmos ao Senhor com amor, Ele Se deleitará em nós: "O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir" (DT 28:12-13). Essas bênçãos, detre outras, chegarão até nós se cumprido o que Deus diz no versículo 1: "E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra" (DT 28:1). Para finalizar: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra" (IS 1:19).

*****************************************************

"( Os navios de Hirão, que carregavam ouro de Ofir, também trouxeram de lá grande quantidade de madeira de junípero e pedras preciosas. O rei utilizou a madeira para fazer a escadaria do templo do Senhor e a do palácio real, além de harpas e liras para os músicos. Nunca mais foi importada nem se viu tanta madeira de junípero. ) I RS 10:11-12

Irmãos, essa grande quantidade de materiais foi usada nas coisas do templo do Senhor e nunca se viu tão grande quantidade de materiais. Quando nos dedicamos às coisas do Senhor e queremos fazer o melhor para Ele, recebemos o melhor Dele também. Contudo, vale a pena reforçar: não façamos nada buscando bênçãos, mas sim por amá-lO.

*****************************************************

"O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou e pediu, além do que já lhe tinha dado por sua generosidade real. Então ela e os seus servos voltaram para o seu país." ( I RS 10:13)

Irmãos, a bênção na vida daqueles que servem a Deus é tão grande que acaba transbordando na vida daqueles que estão ao Seu lado. Salomão tinha muitas riquezas e condições de conceder o que a rainha desejava, além de ser generoso. A Palavra diz que, se obedecermos ao Senhor, Ele nos porá por cabeça e não por cauda, sempre estaremos por cima e não por baixo (DT 28:13) e, além de tudo, a muitos emprestaremos, mas não tomaremos emprestado (DT 28:12). Sejamos fieis ao Senhor e desfrutaremos de Sua prosperidade. Além disso, pela sabedoria que o Senhor lhe havia dado, Salomão respondeu todas as perguntas da rainha e ela foi embora prestigiando-o. Se estivermos na presença do Senhor nada nem ninguém nos abalará e seremos sempre prestigiados.

*****************************************************

"O peso do ouro que Salomão recebia anualmente era de vinte e três toneladas e trezentos quilos,fora os impostos pagos por mercadores e comerciantes e por todos os reis da Arábia e pelos governadores do país.O rei Salomão fez duzentos escudos grandes de ouro batido, utilizando três quilos e seiscentos gramas de ouro em cada um. Também fez trezentos escudos pequenos de ouro batido, com um quilo e oitocentos gramas de ouro em cada um. O rei os colocou no Palácio da Floresta do Líbano" ( I RS 10:14-17)

Irmãos, Salomão, como rei, tinha uma renda anual, sendo essa renda muito alta. Essa renda precisava ser investida. A Palavra fala de 23 toneladas de ouro e mais 300 quilos, o que dá 23.300 quilos de ouro por ano, fora os outros ganhos. Para fazer os escudos Salomão gastou mais de 1400 quilos de ouro. Irmãos, o fato é: tomemos cuidado com nossos investimentos. Há pessoas que gastam mais do que devem e com coisas absolutamente supérfluas e depois não sabem por que não têm dinheiro nunca. Além disso, há pessoas que não são fieis a Deus e, dessa forma, o devorador não será repreendido pelo Senhor, o único que pode repreendê-lo (ML 3:11). Tomemos cuidado com nossos investimentos, pois a prosperidade é dom do Senhor e essa prosperidade deve servir também para abençoar a casa e a obra do Senhor.

*****************************************************

"O rei mandou fazer ainda um grande trono de marfim revestido de ouro puro." ( I RS 10:18)

Irmãos, os filhos de Deus podem e devem ter o melhor, desde que não se utilizem de métodos ilícitos para isso, estejam dentro da direção de Deus para suas vidas e sejam fieis a Ele. Precisamos ser fieis no dízimo e na oferta, pois aquele que não é está roubando a Deus (ML 3:8) e sofrerá as consequências, pois o Senhor não repreenderá o demônio devorador na vida dessas pessoas (ML 3:11) e Ele é o único que pode repreendê-lo. A prosperidade é dom de Deus e vontade do Senhor para a vida daqueles que são fieis a Ele: "E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus" (EC 5:19).

*****************************************************

"O trono tinha seis degraus, e o seu encosto tinha a parte alta arredondada. Nos dois lados do assento havia braços, com um leão junto a cada braço. Doze leões ficavam nos seis degraus, um de cada lado. Nada igual havia sido feito em nenhum outro reino." ( I RS 10:19-20)

Irmãos, em cada braço do assento tinha um leão. Além disso, a cada lado dos doze degraus havia um leão. A Palavra de Deus diz que o Senhor é o Leão da tribo de Judá: "E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos" (AP 5:5). Não precisamos chorar ou temer: o Senhor está ao nosso lado e é a nossa segurança, sendo capaz de todas as coisas. O Senhor nos protege de todas as maneiras e por todos os lados, desde que estejamos em Sua presença, o que significa andar na Sua Palavra. Inspirado pelo Senhor, o Balaão disse: "Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado! Eis que o povo se levantará como leoa, e se erguerá como leão; não se deitará até que coma a presa, e beba o sangue dos mortos" (NM 23:23-24). Na força do Senhor somos fortes como leões que não se amedrontam com o inimigo, mas vão para cima dele e não desistem até que o tenham destruído por completo. Contudo, a nossa força vem Dele e somente somos vencedores sobre o diabo com o Nome de Jesus.

*****************************************************

"O rei Salomão era o mais rico e o mais sábio de todos os reis da terra." ( I RS 10:23)

Aquele que anda com o Senhor é bem sucedido em todas as áreas, até mesmo por que a Palavra diz: "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (EF 4:15). Contudo, devemos crescer em Cristo e na Palavra, seguindo o amor, que é a obediência. Não cresceremos se não estivermos seguindo o amor, ou seja, se não estivermos em comunhão com Jesus.

*****************************************************

"Gente de todo o mundo pedia audiência a Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha dado." ( I RS 10:24)

A vontade de Deus é que Seus filhos sejam bem sucedidos e deem um bom testemunho sempre, reconhecendo a graça de Deus em suas vidas e dando glórias ao Senhor. Não queiramos a glória para nós, pois Deus não divide a glória Dele com ninguém (IS 42:8). Pelo contrário: prosperemos e cresçamos sempre com a direção do Senhor e forneçamos sempre um bom testemunho do que Deus faz na vida dos Seus filhos, mostrando a diferença entre o que serve e o que não serve (ML 3:18). Quando formos procurados para um conselho, falemos sempre segundo a Palavra de Deus e, quando formos elogiados por algo, engrandeçamos sempre o Nome do Senhor, reconhecendo que tudo o que temos e somos vêm Dele, pois sem Ele nada podemos fazer (JO 15:5).

*****************************************************

"Salomão juntou carros e cavalos; possuía mil e quatrocentos carros e doze mil cavalos, dos quais mantinha uma parte nas guarnições de algumas cidades e a outra perto dele, em Jerusalém." ( I RS 10:26)

Irmãos, quando lemos esse versículo pensamos em algo chamado prudência. Salomão deixou uma parte das guarnições nas cidades e uma parte perto dele. Assim como, no mundo financeiro, dizem que devemos diversificar os investimentos, devemos diversificar nossa vida na fé também: devemos servir a Deus em todas as áreas. Não podemos ser o tipo de pessoa que cuida e dá de tudo à sua família, mas não é fiel no dízimo, da mesma forma que não podemos ser dizimistas fieis, mas sermos mentirosos. Devemos servir a Deus de todo coração e nossa vida inteira deve servir para glorificá-lO. Nossa servidão a Deus deve ser diversificada, ou seja, total. Dessa maneira, agiremos prudentemente, como Salomão: não haverá brechas para que o inimigo entre em nossa vida. Lembremo-nos de ser fieis até mesmo naquilo que consideramos de menor importância, pois são as pequenas raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas em flor (CT 2:15). Muitas pessoas prestam atenção apenas às "raposonas", mas as raposinhas chamam menos atenção e agem mais livremente. Fiquemos sempre alertas e vigilantes, pois o inimigo não tem escrúpulos e nem limites para nos destruir.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 19/06/2013
Reeditado em 19/06/2013
Código do texto: T4349664
Classificação de conteúdo: seguro