VIGÉSIMA PRIMEIRA AULA DE TEOLOGIA.

VIGÉSIMA PRIMEIRA AULA DE TEOLOGIA.

POR HONORATO RIBEIRO.

(Curso de teologia).

O livro dos Atos dos Apóstolos narra o que aconteceu nessa perseguição de Saulo aos cristãos sem se preocupar geograficamente. O relato desse episódio conta que Saulo durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. [teofania]. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegue?” Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: “Eu Sou Jesus a quem tu persegues. [presente do verbo ser]. ” É a voz de Deus: “Eu Sou”. [At 9, 1-9]. É bom que leia essa narração no capítulo citado. “Saulo levantou-se do chão. Abrindo os olhos, porém, não via nada.” Ele foi levado para ser batizado pelo discípulo Ananias que o batizou mudando o nome de Saulo para Paulo. Explicando exegeticamente a cegueira de Paulo não foi cegueira biológica, mas a espiritual, ao achar que a doutrina deixada e ensinada por Jesus seria falsa, embora ele fosse doutrinado e conhecedor da Lei Mosaica, mas estava cego na lei ensinada por Jesus: A Nova Aliança feita por Jesus e deixou para os discípulos e apóstolos que formaram: o cristianismo. A voz que ele escutou e a luz que lhe cegou, [teofania] foi um ato de consciência do próprio Paulo a si encontrar com o próprio Jesus transformando-o num grande apóstolo, depois que recebeu o batismo e se convertendo. Na realidade não houve esse drama todo nesse relato. Houve, sim, a descoberta da luta forte de Deus dentro da consciência de Paulo, dentro de si mesmo que acabou com a sua cegueira contra o cristianismo. [Aí está a nos mostrar como se dá a conversão: uma tomada de consciência.]. Quando descobriu a voz da consciência, percebeu quem ele estaria lutando constantemente dentro do seu eu quem seria esse Jesus, e, imediatamente caiu por terra deixando a cegueira [judaísmo] e viu o próprio Jesus [dentro de si], a luz da sabedoria, enchendo-o da luz do alto trazido pelo filho de Deus: a Boa Nova a nova realidade da salvação, a quem ele desconhecia por causa da cegueira espiritual alienado ao judaísmo; [a igreja de Saulo é a mesma de Esaú] achava ele que os ensinamentos de Jesus eram contrário a de Javé; ainda estava alienado à antiga lei mosaica; por isso se tornou um grande perseguidor e depois de sua conversão se transformou num grande arauto do evangelho. [Protótipo do evangelho]. Mas, ao se converter veio a luz da Nova Aliança, e se transformou num grande apóstolo. [O protótipo do cristianismo]. Graças a sua conversão é que nasceram os evangelhos. Ele começou a escrever as suas cartas [Epístolas] nos anos sessenta [No mundo pagão]. e por causa de sua pregação aos gentios e sua catequese aos judeus e não judeus é que Mateus, Marcos, Lucas e João, cada um distante um do outro, formaram comunidades [As primeiras igrejas uma afastada das outras: comunidade Católica] e começou cada um escrever a Boa Nova, o evangelho, graças ao empenho e evangelização do convertido Paulo. O primeiro a escrever o evangelho foi Marcos, nos anos 80, e depois Mateus e Lucas, nos anos 85, baseando-se em Marcos. O último foi João lá pelos anos 90, um pouco tardio. Por isso João escreve diferentemente dos evangelhos sinóticos. [Os 4 são canônicos]. Mas a eucaristia e a Paixão, morte e ressurreição os quatro evangelistas têm a mesma linguagem, inclusive Paulo. [A Igreja católica já nasceu no Paraíso antes de a Bíblia ser escrita]. Por que é católica? Porque Deus é o corpo da Igreja Universal, na pessoa de Deus visível, Jesus Cristo. Deus comunicava com os homens através de seus anjos. Mas ninguém jamais viu a Deus; por isso Deus enviou o seu Filho para se encarnar feito homem, nascido de uma mulher, para que todos pudessem ver Deus encarnado em Jesus Cristo.

A mulher que aparece pisar a cabeça da serpente [pecado] reaparece no livro do Apocalipse. Essa Mulher é a Igreja Universal. E se tornou até hoje universal: Não há mais judeu, grego e romano. Tudo é fundamentado na pedra angular: Jesus Cristo. Ele se entregou para a salvação de toda humanidade. Por isso é que Paulo saiu para os países estrangeiros [apóstolo dos gentios] e fundou em cada localidade a igreja. Novas igrejas, isto é, povo de Deus, comunidade cristã. Para os romanos, para os coríntios, aos gálatas, aos efésios, aos filipenses, aos colossenses, aos tessalonicenses, aos hebreus, [judeus]. Igreja não é instituições religiosas, mas povo de Deus, assembleia, comunidade. A Igreja é igreja santa porque a cabeça e a pedra angular é Jesus. A Igreja católica Apostólica é Santa e não de santos pecadores sujeitos a cair e a errar. Somos todos de barro e frágeis sujeitos a cair e se quebrar. Não confunda igreja clero, igreja comunidade dos fiéis com Igreja Santa governada e assistida pelo Espírito Santo. Com esses valores de salvação a Igreja é a única: Católica, isto é, para toda humanidade governada pela palavra, pelo Espírito de Deus e Jesus é a pedra fundamental, nisso ela é “santa” e infalível e nenhuma força satânica poderá distruí-la.

Esse relato que se ler que uma voz soou nos ouvidos de Saulo dizendo-lhe: “Saulo, Saulo, por que me persegue”? É uma verdadeira catequese a todos os cristãos afirmando-nos: quem persegue o próximo [a igreja católica, interna e externa], com maldade, calúnia e até a morte, está perseguindo o próprio Jesus. “Quem vos persegue a mim persegue”.

Mateus escreveu o seu evangelho com a sua comunidade, [igreja] embora relatasse outras coisas sem sair da realidade cristológica. É o evangelho mais longo. Mateus escreve uma teologia diferente dos dois, mas não deixa de ser verdadeiro o seu testemunho a sua narração cristológica. ”O relato de Mateus está claro o paralelismo que ele faz com elementos e pessoas do Antigo Testamento. O Evangelho dele nos mostra o novo Pentateuco, como se disse: Jesus será o novo Moisés; Lei antiga, igual nova Lei; povo antigo, igual novo povo de Deus, a igreja; terra antiga, igual reino definido. Por isso, nesse relato [Mt 17, 2-8] ele usa os mesmos elementos históricos das narrações do Êxodo, agora entendidos dentro de uma nova ótica: o Sinai é agora o Tabor; o Antigo Testamento, simbolizado por Moisés, igual a Lei e Elias, igual os profetas; dá agora testemunho da divindade e messianidade de Jesus. Mateus mostra que a Lei e os Profetas completam-se agora em Jesus”. Tudo agora é novo não há mais a cátedra de Moisés. Foi abolida pela Boa Nova. Mateus relata várias parábolas: “A do semeador: 13, 1-23; a do joio: 13, 24-30; a do grão de mostarda: 13, 31-32; a do fermento: 13, 33-35 e cita o salmo 77, 2; o tesouro, a pérola e a rede: 13, 44-52; a do servo cruel: 18, 23-33; a dos operários da vinha: 20, 1-16; a dos dois filhos: 21, 28-33; a dos lavradores homicidas: 21, 33-46 e cita o Salmo 117,22; a da festa das bodas: 22, 1-14; a das dez virgens: 25, 1-13; e a dos talentos: 25, 14-30. Depois que ele narra as doze alegorias, ele relata o juízo final: É bom que leia as doze alegorias que não deixam de ser uma verdadeira catequese para nós cristãos, colocando-nos no ponto crucial: O julgamento final. A escatologia.

Mateus narra a escatologia: “Logo após estes dias de tribulação, o sol escurecerá, a lua não terá claridade, cairão do céu as estrelas e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de glória e de majestade.” [Mt 24, 29-30]. A vinda de Jesus, a sua parusia. Aqui nessa perícope, Mateus baseia-se na visão apocaliptica de Daniel. [Os cientistas afirmam que irá acontecer realmente essa visão de Daniel].

A visão de Daniel Mateus e o Apocalipse de João faz os mesmos relatos apocalípticos. Agora, será que o homem moderno irá acreditar nesses relatos bíblicos de o sol não dá mais luz, as estrelas caírem e tudo acabar? Claro que não. Principalmente os acumuladores de bens terrestres, os capitalistas. Mas eu acredito. E creio eu que você sendo cristão e conhecendo da nova tecnologia das experiências nucleares, mais de duzentos meteoritos circulam sobre a terra, acreditará também. Primeiro: Os rios estão desaparecendo e os afluentes. Haverá e não irá demorar um litro de água ficará mais caro do que um litro de gasolina. Sem água ninguém poderá sobreviver. Depois, diremos: E se um louco desses soltar uma bomba nuclear, o que acontecerá no planeta terra? Tudo irá virar pó. As estatísticas já se registram a população aumentando velozmente e que já está aproximadamente em sete bilhões de pessoas. A terra irá suportar tanto peso? Ela poderá se deslocar de seu eixo. Há, na maioria dos físicos, que acredita no desaparecimento de tudo o que se diz no livro do profeta Daniel se confirmará. E que o “sol” é uma bola de fogo muito louca e que, de onze em onze anos, confirmam os cientistas físicos, ele se aproxima da terra. Aí será o fim.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 20/06/2013
Código do texto: T4350122
Classificação de conteúdo: seguro