ESTUDO ATOS 21: ENTREGUE SUA CARGA/ CONFIE E OBEDEÇA À DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO/ NÃO TEMA/ DISPOSTO A SERVIR E SOFRER/ NA PRESENÇA DE DEUS/ ALEGRIA/ TESTEMUNHOS/ LEI E GRAÇA/ DISTORÇÕES/ MUDANÇA/ NÃO JULGUE E NEM SE PRECIPITE/ CONFUSÃO DO INIMIGO

"Depois de avistarmos Chipre e seguirmos rumo sul, navegamos para a Síria. Desembarcamos em Tiro, onde o nosso navio deveria deixar sua carga." (AT 21:3)

Irmãos, muitas vezes devemos entregar nossa carga e a pessoa indicada para fazermos isso é Jesus, já que Ele mesmo diz: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso" (MT 11:28). Não descontemos nosso nervoso ou nossa tristeza em ninguém, mas oremos ao Senhor e entreguemos tudo nas mãos Dele, pois Ele nos dará descanso, já que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve (MT 11:30). Lembremo-nos de que a própria Palavra de Deus nos convida a depositarmos nossas esperanças e ansiedades no Senhor, quando diz: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:" (SL 37:5) e "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês" (I Pe 5:7).

*****************************************************

"Encontrando os discípulos dali, ficamos com eles sete dias. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém." (MT 21:4)

O Espírito Santo nos dirige e devemos sempre ouvir o que Ele nos diz. A própria Palavra diz que não devemos apagar o Espírito (I Ts 5:19), ou seja, não devemos fechar os ouvidos à voz do Espírito Santo. Seja para abençoarmos a vida de outras pessoas, seja para tomarmos uma decisão: não fechemos os ouvidos à voz do Espírito Santo.

*****************************************************

"Mas quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, nos acompanharam até fora da cidade, e ali na praia nos ajoelhamos e oramos." (AT 21:5)

A oração é importante sempre, irmãos. Quando estamos passando por uma luta, preparando-nos para uma luta ou para tomar uma decisão, a oração é essencial, pois nos coloca em contato com Deus. Entretanto, não basta orarmos a Deus dizendo o que queremos ou de que necessitamos: devemos ouvir o que Ele tem a nos dizer e seguirmos a direção que Ele nos der.

*****************************************************

"Demos prosseguimento à nossa viagem partindo de Tiro, e aportamos em Ptolemaida, onde saudamos os irmãos e passamos um dia com eles. Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam." (AT 21:8-9)

Saudemos as pessoas. Irmãos, há pessoas que não dão nem bom dia às outras e isso não é atitude de um cristão. Sejamos educados e sempre busquemos falar do Senhor às pessoas. Além disso, é muto bom vermos uma família servindo ao Senhor, como as quatro filhas virgens que profetizavam. A partir do momento que aceitamos Jesus, somos novas criaturas; as coisas velhas são passadas e eis que tudo se fez novo (2 Co 5:107). Que sejamos sempre virgens do pecado, da maldade e de tudo o que nos afasta do Senhor. Se a pessoa for virgem no sentido literal, em Nome de Jesus, permaneça assim: lembremo-nos de que os fornicários, ou seja, aquele que pratica relação sexual fora do casamento, desagrada a Deus e que os fornicários não entrarão no Reino dos Céus. Não vivamos na imoralidade, seja fornicação, seja adultério ou qualquer outra coisa. Importante lembrar que Jesus disse que aquele que deseja alguém que não lhe pertence já adulterou em seu coração (MT 5:28). Tomemos cuidado com nossos pensamentos e olhos, já que se o nosso olho for bom todo corpo terá luz (MT 6:22).

*****************************************************

"Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: "Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ ". (AT 21:11)

Mais uma vez vemos uma direção e advertência do Espírito Santo. Que estejamos sempre prontos a ouvi-lO e atendê-lO, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. Então Paulo respondeu: "Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". (AT 21:12-13)

Percebamos que o Espírito Santo não disse que não era para Paulo ir à Jerusalém, mas o advertiu de que ele sofreria. As pessoas que estavam com Paulo, pelo carinho que tinham por ele, não queriam que ele fosse, mas Paulo sabia do chamado que tinha e estava disposto a sofrer pela pregação do Evangelho e para honrar o Nome de Jesus. Lembremo-nos do que Jesus mesmo disse: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês" (MT 5:10-11). Irmãos, fugir da luta nem sempre é a solução. Às vezes somos advertidos de que passaremos por dificuldades, mas é necessário para que o Senhor cumpra em nós algum propósito. Nada que acontece em nossa vida é por acaso e devemos confiar no Senhor, consultando-O sempre e seguindo Sua direção. Nossa vida só tem sentido quando estamos no centro da vontade de Deus, servindo-O. Se buscarmos salvar nossa vida fazendo tudo o que queremos, da maneira que achamos melhor, estaremos nos perdendo. Contudo, aquele que busca a presença do Senhor, encontra a vida abundante que Ele veio trazer (JO 10:10): "Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará." (MT 16:24-25).

*****************************************************

"Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: "Seja feita a vontade do Senhor". (AT 21:14)

As pessoas não estavam tentando convencer Paulo a não ir á Jerusalém por mal, mas por cuidado. Contudo, aqueles que sabem do chamado que o Senhor lhes fez não devem e não podem recuar, devendo ficar firmes em cumprir a vontade do Senhor, pois as outras pessoas, ao ver nosso exemplo, render-se-ão e farão a vontade do Senhor. Mesmo que determinadas pessoas queiram nos dissuadir, fiquemos firmes, pois sabemos o Deus a quem servimos e quanto vale a pena andar ao Seu lado.

*****************************************************

"Depois disso, preparamo-nos e subimos para Jerusalém" (AT 21:15)

Quando passamos por uma dificuldade, precisamos nos preparar. E como nos preparamos? Na presença do Senhor. Na verdade, estamos em uma batalha todos os dias, tanto é que Paulo nos diz, em Efésios, para nos armarmos com a armadura de Deus: "Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (EF 6:13-17). Além disso, busquemos sempre estar em Jerusalém, que representa a presença do Senhor. Para estarmos nessa presença precisamos nos preparar. Afastemo-nos de tudo o que nos afasta do Senhor, busquemos viver uma vida consagrada. Em alguns momentos, pode ser necessário fazer um jejum, já que Jesus disse que deveriam fazer jejum aqueles que não estão com o Noivo (MT 9:14-17). E como sabemos se estamos com o Noivo? Aquele que está em Jesus O obedece (JO 15:10), dá fruto (JO 15:5) e tem suas orações atendidas (JO 15:7). Se essas coisas não estão acontecendo, entremos em oração e peçamos ao Senhor uma direção. Em todo caso, mesmo que haja dificuldades e opressões, como os perseguidores de Paulo, busquemos chegar na presença de Deus e permaneçamos nela, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Quando chegamos em Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria" (AT 21:17)

Vemos aqui algumas coisa a prestar atenção. Em primeiro lugar, eles foram recebidos com alegria. Irmãos, ninguém gosta de ser recebido com carranca e nós mesmos não gostamos. Basta repararmos como ficamos desconfortáveis quando alguém não expressa satisfação em nos ver. Os filhos de Deus devem ser alegres, já que a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8:10). Recebamos e tratemos as pessoas com o mesmo carinho e a mesma alegria que esperamos receber. Além disso, eles deveriam mesmo estar alegres, pois estavam em Jerusalém, que representa a presença do Senhor. Irmãos, na presença do Senhor há abundância de alegria (SL 16:11) e, se não estamos vivendo alegres, entremos em oração, pois não estamos na presença do Senhor como deveríamos. A alegria é para nós e Deus não criou nenhum de Seus filhos e em entregou Seu Filho Primogênito para sermos tristes. A vida abundante que Jesus veio trazer (JO 10:10) inclui alegria.

*****************************************************

"No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes. Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério." (AT 21:18-19)

Com o devido cuidado para que o orgulho não nos suba ao coração, é necessário contarmos o que Deus tem feito pelas nossas mãos, pois isso é um testemunho e edifica a fé dos irmãos, ajudando até mesmo a converter aquele que ainda não serve ao Senhor. Falemos ao máximo de pessoas que pudermos das maravilhas do Senhor e do quanto é bom servirmos a esse Deus.

*****************************************************

"Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: "Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram, e todos eles são zelosos da lei" (AT 21:20)

Irmãos, até mesmo aquele mais religioso, mais apegado aos rituais, pode se converter ao Senhor. Irmãos, a Lei é boa e Jesus não veio destruir a Lei, mas cumpri-la. Justamente por isso nós vivemos sob a Nova Aliança: porque a Antiga já foi totalmente cumprida em Jesus. Precisamos entender que não seremos justificados pelas nossas obras, mas pela nossa fé. Claro, devemos SIM viver na presença do Senhor, obedecendo-O em tudo, mas por causa do nosso amor por Jesus e não para nos tornarmos merecedores de nada. Somos salvos pela graça, que é "favor imerecido", justamente para que não nos gloriemos de nada ("Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" - EF 2:8-9). Aquele que insiste em querer se justificar pelas suas obras, vivendo de acordo com a Lei, está desprezando a obra que Jesus fez por nós, já que a graça faz o que a Lei não podia ("Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne," - RM 8:3). A Lei serviu de aio para que fossemos levados até o tempo da graça, que é por Jesus ("De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." - GL 3:24-25).

*****************************************************

"Eles foram informados de que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a se afastarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem seus filhos nem vivam de acordo com os nossos costumes. Que faremos? Certamente eles saberão que você chegou;portanto, faça o que lhe dizemos. Estão conosco quatro homens que fizeram um voto. Participe com esses homens dos rituais de purificação e pague as despesas deles, para que rapem a cabeça. Então todos saberão que não é verdade o que falam de você, mas que você continua vivendo em obediência à lei." (AT 21:21-24)

Irmãos, apesar de os judeus terem crido, a questão é que haviam dado informações erradas a respeito de Paulo e do que ele pregava. Ele não disse para ninguém se afastar de Moisés ou agir como se a Lei não existisse, mas sim que eles deveriam viver pela graça. Há muitas pessoas que disseminam informações que não existem e isso é algo muito prejudicial, pois faz com que as pessoas andem por caminhos que não são os da salvação. Sempre que ouvirmos algo, examinemos a Palavra a fim de vermos se aquilo procede ou não. Se não estiver de acordo com a Palavra, descartemos.

*****************************************************

"Quanto aos gentios convertidos, já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual". (AT 21:25)

Temos de abandonar os hábitos pecaminosos quando nos convertemos e permanecermos em santidade depois de convertidos. Não cabe mais àquele que serve ao Senhor viver na imoralidade sexual, na desonestidade, na mentira, etc.

*****************************************************

"Quando já estavam para terminar os sete dias, alguns judeus da Província da Ásia, vendo Paulo no templo, agitaram toda a multidão e o agarraram, gritando: "Israelitas, ajudem-nos! Este é o homem que ensina a todos em toda parte contra o nosso povo, contra a nossa lei e contra este lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo e profanou este santo lugar". (AT 21:27-28)

Mais uma vez vemos aqui a obra do inimigo e, como sempre, criando tumulto a fim de impedir a obra de Deus de ser feita e de desmoralizar os filhos de Deus. Não deixemos que o inimigo nos impeça e estejamos sempre prontos a fazer a obra do Senhor. Lembremo-nos do que a Palavra diz: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4:7). Se o diabo vir que contra nós ele não pode por que estamos firmados no Senhor, fugirá de nós. O inimigo tem de nos conhecer como pessoas de Deus, assim como aconteceu com os sete rapazes que queriam expulsar demônios, mas que não estavam em Espírito: "Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?" (AT 19:15). Assim como o inimigo conhecia Paulo e Jesus, ele tem de nos conhecer como pessoas que não abaixam a cabeça e não aceitam suas sugestões

*****************************************************

"Anteriormente eles haviam visto o efésio Trófimo na cidade com Paulo e julgaram que Paulo o tinha introduzido no templo." (AT 21:29)

Percebam que as pessoas "julgaram" que Paulo tinha conduzido o efésio ao templo. Paremos de julgar as pessoas e as situações, pois muitas vezes achamos que estamos vendo algo que não estamos. Irmãos, paremos de tirar conclusões precipitadas, pois isso pode criar muitas confusões e prejudicar outras pessoas. Além disso, a própria Palavra diz: "Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo." (RM 12:1).

*****************************************************

"Tentando eles matá-lo, chegaram notícias ao comandante das tropas romanas de que toda a cidade de Jerusalém estava em tumulto." (AT 21:31)

Irmãos, o inimigo tenta de todas as formas causar tumulto, contenda, briga, etc. Contudo, não podemos deixar que a obra do diabo chegue a nossa Jerusalém, ou seja, a nossa comunhão com Deus. Oremos, procuremos sempre estar na presença do Senhor e vigiemos para que o tumulto do diabo não nos afaste do Senhor.

****************************************************

"Ele reuniu imediatamente alguns oficiais e soldados, e com eles correu para o meio da multidão. Quando viram o comandante e os seus soldados, pararam de espancar Paulo." (AT 21:32)

As pessoas que estavam espancando Paulo pararam com a violência quando viram o comandante e seus soldados, ou seja, a autoridade. Os filhos de Deus devem respeitar a autoridade, já que toda autoridade foi constituída por Deus (RM 13:1-2). Irmãos, devemos respeitar não somente a autoridade espiritual, mas também a autoridade dos homens, desde que não ultrapasse a Palavra de Deus. Pensemos em Daniel: ele respeitava a autoridade do rei, mas não acatou ao decreto idolatra que ele fez (DN 3). Respeitemos as autoridades, mas lembremo-nos de que a maior autoridade é o Senhor, é a Palavra de Deus e não devemos fazer nada que ela reprove.

*****************************************************

"O comandante chegou, prendeu-o e ordenou que ele fosse amarrado com duas correntes. Então perguntou quem era ele e o que tinha feito" (AT 21:33)

Apesar de Paulo estar, naquele momento, preso, ele mesmo disse em outra ocasião que a Palavra de Deus não estava presa (2 Tm 2:9). Não importa o que façam conosco, mas não podemos deixar de pregar a Palavra do Senhor e Ele mesmo Se encarrega de criar as condições necessárias, justamente pela Palavra Dele não estar presa.

*****************************************************

"Alguns da multidão gritavam uma coisa, outros gritavam outra; não conseguindo saber ao certo o que havia acontecido, por causa do tumulto, o comandante ordenou que Paulo fosse levado para a fortaleza." (AT 21:34)

A intenção do inimigo é justamente confundir, criar confusão para que a Palavra do Senhor não seja pregada. Uns gritaram uma coisa, outros gritaram outra e isso é a prova de que não era algo proveniente do Senhor, pois Ele não é Deus de confusão (I Co 14:33). Irmãos, aquele que confia em Deus não é confundido (RM 10:11). Estejamos sempre na presença do Senhor. Assim, nada que o inimigo fizer nos tirará do caminho e não nos confundirá.

*****************************************************

"Quando chegou às escadas, a violência do povo era tão grande que ele precisou ser carregado pelos soldados. A multidão que o seguia continuava gritando: "Acaba com ele!" (AT 21:35-36)

O inimigo não quer nada além da nossa destruição e usa pessoas (que não estão ligadas com Deus) e situações para que isso aconteça. O inimigo usou aquelas pessoas para gritar que deveriam acabar com Paulo, a fim de que a Palavra do Senhor não fosse mais pregada. Irmãos, não devemos nos revoltar contra essas pessoas, mas sim contra o demônio que está agindo através delas. Oremos por elas, denunciemos essa situação AO SENHOR e não às outras pessoas. Além disso, denunciemos não para destruição das pessoas, mas para destruição do demônio e libertação dos que estão sendo usados, a fim de que elas possam servir ao Senhor junto a nós. Se entrarmos em oração por essas pessoas de maneira séria, com fé e sob a revelação da Palavra podemos ser usados pelo Senhor para mudar a vida de uma pessoa, já que a oração do justo pode muito em seus efeitos (Tg 5:16).

*****************************************************

"Paulo respondeu: "Sou judeu, cidadão de Tarso, cidade importante da Cilícia. Permite-me falar ao povo". Tendo recebido permissão do comandante, Paulo levantou-se na escadaria e fez sinal à multidão. Quando todos fizeram silêncio, dirigiu-se a eles em aramaico:" (AT 21:39-40)

Paulo não tinha nada a esconder e nós também não devemos ter. Da mesma forma que Paulo não se intimidou com a opressão do inimigo expressa pela multidão e pela prisão, não devemos nos intimidar também. Quando Deus está ao nosso lado, não há multidão, não há opressão, não há obra alguma do inimigo que possa nos parar. Estejamos sempre na presença do Senhor pois, agindo Ele, quem impedirá? (IS 43:13). Se Ele nos mandou fazer algo, façamos sem medo, pois é Ele mesmo quem diz: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Js 1:9). SeEle nos mandou fazer algo, Ele nos capacita para tal. Confiemos Nele e obedeçamos tudo o que Ele nos disser em Sua Palavra, que é fonte de vida e de bênçãos para nós.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 20/06/2013
Código do texto: T4351011
Classificação de conteúdo: seguro