ESTUDO 2 TIMÓTEO 4: JESUS JULGARÁ NO TEMPO OPORTUNO/ PREGUE A PALAVRA SOLENEMENTE/ OS QUE NÃO SUPORTAM A SÃ DOUTRINA/ MITOS/ OBRA DE UM EVANGELISTA/ COMBATA O BOM COMBATE/ COROA/ NÃO AME O MUNDO/ SOLIDÃO/ CUIDADO/ NÃO DESEJE O MAL/ DEUS É FIEL/ ETERNIDADE

"Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina." (2 Tm 4:1-2)

Irmãos, vejamos aqui alguns pontos. O primeiro ponto: o único que tem poder para julgar é Jesus e Ele o fará no dia do Juízo. Sendo assim, abstenhamo-nos de fazer julgamentos, pois não devemos ter a menor intenção de ocupar o lugar de Jesus. Além disso, há pessoas que parecem se esquecer de que responderão pelos seus atos no dia do Juízo. Que não sejamos nós essas pessoas, pois o preço será alto demais: a eternidade longe de Jesus, no lago de fogo, com o diabo.

Outro ponto que devemos observar é que Paulo exortou solenemente, o que devemos fazer aos outros também. Exortar significa "convencer por meio da persuasão, do conselho; incitar à prática do que é bom e conveniente; admoestar, advertir". Solenemente significa "enfático, com todos os requisitos para ser legal". Entendemos que Paulo os ensinou o que era bom de forma enérgica, que não dava espaço para dúvida e embasado na autoridade, sendo essa autoridade a Palavra de Deus. Não podemos ficar quietos, irmãos. A Palavra de Deus diz que aquele que tem parte com o cúmplice ouve maldições e não denuncia (PV 29:24). Se estamos vendo alguém cometer um pecado, entremos em oração e denunciemos essa situação ao Senhor, repreendendo esse mal. Se for o caso, se o Senhor direcionar, falemos também à pessoa, denunciando (anunciando) as Boas Novas e falando da Palavra para que a pessoa arrependa e se converta. Deus nunca nos deixa saber de uma situação por acaso. Devemos estar sempre prontos, irmãos. Falemos de Jesus, exortemos, repreendamos, mas com amor e paciência, sem querermos nos achar os donos da verdade. Embora estejamos, sim, de posse da verdade, não ajamos com arrogância, pois pode afastar essa pessoa do Senhor.

PS: O significado das palavras foi retirado do Dicionário Priberam:

http://www.priberam.pt/dlpo/

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=solenemente

*****************************************************

"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos." (2 Tm 4:3)

Irmãos, se virmos pessoas que não suportarão ouvir a Palavra de Deus, não nos espantemos, pois a Palavra já nos adverte. Sendo assim, tenhamos certeza de que encontraremos pessoas que têm extremo ódio da Palavra de Deus, da obra e de quem a faz. Essas pessoas procuram líderes que satisfaçam suas vontades e preguem o que elas querem ouvir, autorizando todo tipo de erro, tudo o que não é aprovado pelo Senhor na Palavra. Estejamos preparados e nos mantenhamos longe dessas pessoas, firmando-nos na Palavra do Senhor.

*****************************************************

"Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos." (2 Tm 4:4)

Vemos a Palavra de Deus confirmando o que nós vemos. Irmãos, há pessoas que criam todo tipo de mito, de seita, de absurdo e se recusam terminantemente a dar ouvidos à verdade. Quando virmos pessoas assim, não nos revoltemos contra elas, mas oremos, pois há demônios agindo na vida delas, fechando seu coração para a Palavra e fazendo com que elas se inclinem a tudo que desagrada ao Senhor.

*****************************************************

"Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério." (2 Tm 4:5)

Não importa o meio em que estamos inseridos: não devemos nos deixar corromper e nem desviar a atenção do nosso foco, que deve ser a Palavra e a obra de Deus. Não importam as ofertas que o diabo nos faça ou as coisas que vejamos: não nos desviemos nem para a esquerda e nem para a direita (PV 4:27). O diabo pode querer nos seduzir mostrando como as pessoas que seguem a mentira são felizes e prósperos, como o salmista mesmo disse que aconteceu com ele (SALMO 73). Contudo, o fim daquele que não serve ao Senhor é triste e não queiramos esse fim para nós. Preguemos a Palavra do Senhor com fé, cumprindo o ministério que o Senhor nos deu, já que fomos feitos reis e sacerdotes (AP 5:10) para ministrarmos a Palavra do Senhor a todos.

*****************************************************

"Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2 Tm 4:6-7)

Paulo entregou sua vida inteira ao Senhor, ofertando-se por completo a Ele e sabia que sua partida estava próxima. Que, quando estivermos no fim da vida, possamos dizer que combatemos o bom combate, terminamos a corrida e guardamos a fé. Vivamos a Palavra do Senhor, combatendo contra toda a obra do diabo, pois esse é o bom combate, terminemos a corrida, ou seja, a nossa vida, guardando a fé durante todo o tempo.

*****************************************************

"Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda." (2 Tm 4:8)

Aqueles que se mantiverem fieis receberão a coroa da justiça, o que é garantido pela Palavra do Senhor: "Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida" (AP 2:10). O Senhor é justo e não falha em Sua justiça: ninguém que se mantiver fiel a Deus e à Palavra deixará de receber sua coroa. Fiquemos em paz e tranquilos, vivendo em justiça e sendo fieis até a morte, até terminarmos a corrida, e receberemos a coroa na eternidade.

*****************************************************

"Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia." (2 Tm 4:9-10)

Não sejamos pessoas inconstantes e nem viremos as costas para o Senhor, mas estejamos sempre ao Seu lado. A intenção do diabo é fazer com que nos apaixonemos pelo mundo e pelo que ele pode nos oferecer. Irmãos, não nos enganemos: o mundo jaz no Maligno (I Jo 5:19) e não pode nos oferecer nada além de uma falsa e passageira felicidade. Aquele que ama o mundo se faz inimigo de Deus, pois a amizade com o mundo é inimizade contra Deus (Tg 4:4) e não há meio termo: não há possibilidade de servirmos a Deus e ao mundo e, dessa maneira, perderemos nossa coroa. Eu vi no Facebook uma frase muito verdadeira: não dá para ser a noiva de Cristo tendo um caso com o diabo. Lembremo-nos sempre disso.

*****************************************************

"Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério." (2 Tm 4:11)

Marcos havia sido a causa de uma discussão e separação entre Paulo e Barnabé (AT 15:36-41). Segundo a nota de rodapé da Bíblia da Mulher de João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada, Paulo não achava justo levar Marcos (chamado João Marcos) por que ele os havia abandonado em uma viagem anterior. Dessa forma, Paulo e Barnabé se separaram e Marcos acompanhou esse último. No entanto, Paulo teve de admitir que Marcos era útil para o ministério. Muitas vezes fazemos um julgamento errado de uma pessoa ou de uma situação e devemos ter humildade o suficiente para reconhecermos quando erramos. Não sejamos aquelas pessoas cheias de orgulho e vaidade, que não admite que erraram. Reconheçamos nosso erro, peçamos perdão ao Senhor e a quem prejudicamos ou magoamos e mudemos de atitude. Além disso, somente Lucas estava com Paulo. Mesmo que estejamos sozinhos na presença de Deus, mesmo que ninguém em nossa casa, nenhum de nossos amigos ou colegas de trabalho sirvam a Deus, não nos abalemos, mas fiquemos firmes. Mesmo que Deus nos dê uma tarefa que achemos que teremos de realizar sozinhos, não desistamos, mas oremos ao Senhor e nos enchamos da força do Senhor.

*****************************************************

"Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez. Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras" (2 Tm 4:14-15)

A Palavra diz que cada um receberá de acordo com suas obras. Aquele que prejudica a obra de Deus, um filho de Deus ou qualquer outra pessoa deve se arrepender, acertar-se com Deus e com a pessoa e mudar de atitude. Caso contrário, pagará pela sua atitude. Deus é misericordioso, mas não haverá misericórdia no julgamento. Arrependamo-nos e mudemos enquanto há tempo. O Senhor mesmo diz para procurarmos e O invocarmos enquanto podemos achá-lO: "Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto" ( Is 55:6). Paulo orienta Timóteo a se prevenir contra esse ferreiro.Talvez ela tenha feito ou tentado fazer algo contra os que pregavam a Palavra de Deus e faziam a obra ou então Paulo poderia estar orientando Timóteo a não se misturar com ele, já que não aceitava o Senhor. Não vemos mais tantas pessoas agredindo outras por servirem a Jesus, mas as agressões verbais e morais continuam. Previnamo-nos. Estejamos sempre em comunhão com Deus e fiquemos prevenidos falando sempre de acordo com a Palavra, pois estaremos repetindo as palavras de Deus. Também busquemos não nos misturar com aqueles que não servem ao Senhor, pois não devemos nos meter em jugo desigual (2 Co 6:14). Não quer dizer tratar essas pessoas como seres inferiores, com preconceito ou nem falar com elas, mas sim que nos cheguemos a elas para pregarmos a Palavra, com sabedoria. Irmãos, se temos parentes, amigos, etc., que não servem a Deus, não significa que não devemos mais ter contato com eles, mas sim que não podemos nos misturar com suas práticas e usar o tempo com eles para falar do Senhor. Não nos misturemos às práticas ou á conversações erradas. Irmãos, mesmo que antigamente fizéssemos isso e as pessoas comentem como estamos diferentes, falemos do Senhor em todo momento oportuno, com sabedoria. Não devemos dar lugar ao diabo (EF 4:27), pois ele pode nos contaminar através da menor brecha.

*****************************************************

"Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes cobrado" (2 Tm 4:16)

Paulo mostrou um coração amoroso. Apesar de ter sido deixado sozinho em um momento difícil, desejava que isso não fosse cobrado. Irmãos, paremos com essa história de querermos justiça com as próprias mãos, paremos com essa história de desejarmos que as pessoas "se ferrem" e paguem pelo que fizeram. Por mais que nosso lado humano e natural tente se manifestar, busquemos nos manter em Espírito, perdoando e buscando sempre o melhor, que é deixar que a justiça de Deus aja, pois Ele é Soberano. Prestemos atenção ao que a Palavra diz: "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam" (LC 6:27-28). Por mais difícil que possa parecer, podermos agir dessa maneira se nos espelharmos em Jesus, que diz: "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (MT 11:29).

*****************************************************

"Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão." (2 Tm 4:17)

Mesmo em meio aos momentos difíceis, quando parece que todos nos abandonaram e não há ninguém ao nosso lado, o Senhor permanece conosco o tempo todo. Não deixemos que o inimigo nos diga que estamos sozinhos, pois Jesus não mente e Ele disse que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (MT 28:20). Devemos usar a força que o Senhor nos dá não apenas em nosso próprio benefício, mas para proclamar a Palavra de maneira plena, em toda a Sua verdade, sem nenhum tipo de manipulação e ao máximo de pessoas possível. Percebamos que Paulo falou que a mensagem proclamada por ele deveria ser ouvida pelos gentios. Claro, devemos falar de Jesus mesmo àqueles que já conhecem a Palavra, pois essas pessoas podem estar esfriando na fé e com seu coração longe do Senhor. Entretanto, é extremamente importante que preguemos a Palavra àqueles que não servem, que não creem em Jesus e na Palavra. É muito confortável falarmos de Jesus somente àqueles que creem, mas precisamos estar dispostos a dar a cara a tapa ao pregarmos para os incrédulos. Deixemos que o Senhor nos use da maneira necessária e não recuemos no ministério e na obra que o Senhor nos confiar.

*****************************************************

"O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém." (2 Tm 4:18)

Paulo tinha essa certeza por que sabia que estava vivendo a vontade de Deus para sua vida. Podemos ter essa certeza ou nosso futuro na eternidade ainda é motivo de dúvida? Se estivermos firmados com Deus, Ele nos livrará de toda obra maligna e estaremos seguros onde quer que estejamos. Além de estarmos seguros aqui, ainda seremos conduzidos ao Reino dos Céus junto ao Pai. Também lembremos sempre de render a Ele toda glória, por que só Ele é digno de toda honra, glória e louvor.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 21/06/2013
Código do texto: T4352687
Classificação de conteúdo: seguro