ESTUDO I REIS 11:NÃO DESOBEDEÇA A DEUS/ SENTIMENTOS/ NÃO SE MISTURE COM O PECADO/ IMORALIDADE SEXUAL/ VELHO NA FÉ/ IDOLATRIA/ COMPROMISSOS/ SIGA COMPLETAMENTE O SENHOR/ REPUGNANTE/ ALTARES/ INGRATIDÃO/SALÁRIO DO PECADO/ AGIR/ ATITUDE CRISTÃ/ DEUS É FIEL

"O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas." (I RS 11:1-2)

Em primeiro lugar, Salomão não deveria amar "as mulheres", mas sim "a mulher". Naquela sociedade era permitido que os homens se casassem com mais de uma mulher. Contudo, não era esse o plano do Senhor, haja visto que Ele diz: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (GN 2:24). Além dessa conduta, Salomão ainda desobedeceu ao Senhor casando-se com mulheres estranhas.Não apenas com uma, mas com muitas. Irmãos, cuidado com nossos sentimentos. Salomão apegou-se amorosamente àquelas mulheres que Deus tinha proibido. A Palavra diz que o coração do homem é enganoso (Jr 17:9). Tomemos muito cuidado, orando sempre ao Senhor antes de tomarmos uma decisão a respeito de qualquer coisa, inclusive ao iniciarmos um relacionamento amoroso, pois se não for com a pessoa certa poderá ser uma grande pedra de tropeço para nós. A pessoa certa é aquela que nos levará para mais perto de Deus. Além disso, não nos coloquemos em jugo desigual com os descrentes (2 Co 6:14). A desobediência ao Senhor nunca resulta em bem, mas sim em situações penosas e delicadas. Porém, o pior resultado da nossa desobediência é o afastamento do Senhor. Salomão desobedeceu pois não deveria ter se misturado com essas mulheres. Irmãos, há momentos em que é necessário se separar, assim como Abraão e Ló se separaram (GN 13:8). Não falo nem de separar pessoas especificamente, mas nos separarmos do que nos levará ao pecado, a sair da presença de Deus. Lembremo-nos de que somos descendência santa e não podemos nos misturar com o pecado ("Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão" - Esdras 9:2).

*****************************************************

"Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se." ( I RS 11:3)

As mulheres de Salomão o haviam feito desviar-se e o Senhor, sendo Onisciente, já sabia que isso aconteceria e mandou que Salomão não se envolvesse com elas. Irmãos, mantenhamo-nos longe do que o Senhor disser que não é para nós, pois somente teremos a ganhar. Mantenhamo-nos longe da prostituição, do adultério (que consiste em até mesmo desejar quem não é nosso), da imoralidade sexual, da fornicação (relação sexual fora do casamento) pois aqueles que praticam essas coisas não têm herança no Reino do Céu. Além disso, cuidado com nossas companhias. A Palavra diz que as más conversações corrompem os bons costumes (1 Co 15:33). Cuidado com quem temos andado para que não nos deixemos ser influenciados como Salomão.

*****************************************************

"À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi" ( I RS 11:4)

Salomão foi envelhecendo e foi sendo induzido pelas suas mulheres. Temos estado velhos na fé? Irmãos, velho na fé é aquela pessoa que acha que já tem tempo bastante de Igreja, que já conhece muita coisa e não precisa aprender mais nada. Que não sejamos assim, pois pessoas que agem dessa forma não aceitam mais ser exortadas, corrigidas e ensinadas e estão sujeitas a serem enganadas e influenciadas pelo diabo e pelas pessoas e situações das quais ele se utiliza.

*****************************************************

"Ele seguiu os postes sagrados, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas." ( I RS 11:5)

Todos os deuses estranhos devem ser repugnantes aos filhos de Deus. Contudo, os deuses nem sempre são imagens de escultura, mas podem ser pessoas, lugares, situações, dinheiro, trabalho, profissão, etc. Tudo o que se coloca acima de Deus em nosso coração torna-se um ídolo. Se temos estado ocupados demais para a Palavra, sempre colocando outros compromissos e outras coisas à frente da nossa comunhão com Deus, tomemos cuidado, pois podemos estar nos tornando idólatras e nem percebemos.

*****************************************************

"Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi." (I RS 11:6)

Devemos seguir ao Senhor completamente. Não podemos escolher as partes da Palavra que vamos obedecer, mas devemos obedecer a Palavra por completo, pois ela é a expressão da vontade do Senhor para nós. Nosso coração e nossa vida devem ser dedicadas ao Senhor por completo.

*****************************************************

"No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles." ( I RS 11:7-8)

Temos construído altares a deuses estranhos em nosso coração? Como falei agora pouco, quando deixamos que algo se torne maior que Deus em nosso coração estamos criando um altar. Faça um autoexame, com base na Palavra, entre em oração agora e destrua todo altar que possa ter em seu coração: altar à vaidade, ao orgulho, à mentira, à imoralidade sexual, etc. Mais uma vez: nosso coração deve ser do Senhor por completo.

*****************************************************

"O Senhor irou-se contra Salomão por ter-se desviado do Senhor, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes." ( I RS 11:9)

Deus havia aparecido a Salomão duas vezes e, mesmo assim, ele tinha se virado para a idolatria. Irmãos, quantas vezes Deus já apareceu em nossa vida? Quantos livramentos operou? Quantas bênçãos liberou? Quantas vezes achávamos que estávamos sozinhos, mas Deus Se mostrou presente? Quantas vezes achávamos que não tinha jeito, mas Deus mostrou que com Ele havia, sim, uma saída? E o que fizemos depois de todas as maravilhas que Deus operou em nossas vidas: mantivemo-nos fieis a Ele ou viramos as costas? Que não sejamos como aquelas pessoas que, mesmo tendo grandes experiências com o Senhor, deixaram-se ser influenciadas pelo diabo e nem perceberam, afastando-se do Senhor e não O servindo mais completamente como deveriam e como serviam.

*****************************************************

"Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não obedeceu à ordem do Senhor." ( I RS 11:10)

A Palavra diz que o salário do pecado é a morte (RM 6:23). Muitas pessoas não entendem o motivo pelo qual estão passando por determinadas situações. Será que não é por que, em algum momento, desobedeceram ao Senhor? Irmãos, precisamos viver em obediência ao Senhor em todos os aspectos e sempre. Se estamos vivendo em desobediência, arrependamo-nos, peçamos perdão ao Senhor e mudemos de atitude neste momento, se não perderemos muito, principalmente a comunhão com o Senhor. Volte para Ele e obedeça-O, pois Ele está pronto a aceitá-lO e levantá-lO, em Nome de Jesus, desde que você ande com Ele por completo.

*****************************************************

"Então o Senhor disse a Salomão: "Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu à minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o reino e o darei a um dos seus servos. No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você viver. Eu o tirarei da mão do seu filho. Mas, não tirarei dele o reino inteiro, eu lhe darei uma tribo por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi". ( I RS 11:11-13)

Irmãos, aqui vemos os frutos da desobediência de Salomão ao Senhor. Contudo, Deus é fiel no que diz e, por amor a Davi, Ele não deixaria Salomão completamente desamparado. Lembremo-nos disso quando orarmos por alguém: muitas vezes Deus poderá ter misericórdia daquela pessoa pela nossa oração. Claro, isso não significa que devemos ficar dependendo da oração dos outros. Não, devemos ter uma vida pessoal de comunhão com o Senhor. Entretanto, Deus ouve a oração do justo, que é poderosa em seus efeitos (Tg 5:16). Outro episódio de uma intercessão por alguém é visto quando Ló foi salvo da destruição de Sodoma e Gomorra, tendo Abraão intercedido junto ao Senhor (GN 18)

*****************************************************

"Então o Senhor levantou contra Salomão um adversário, o edomita Hadade, da linhagem real de Edom." ( I RS 11:14)

Tudo está nas mãos de Deus e nada acontece sem Sua permissão. Pensemos se essa luta pela qual estamos passando não está sendo usada pelo Senhor para nos mostrar alguma coisa ou para nos corrigir depois de já ter nos exortado e não termos obedecido. A Palavra diz que o que o homem plantar isso também ceifará (GL 6:7). Cuidado, pois Deus pode simplesmente estar trazendo para nós aquilo que plantamos. Entremos em oração e acertemos nossa vida com o Senhor, se isso for necessário.

*****************************************************

"Anteriormente, quando Davi estava lutando contra Edom, Joabe, o comandante do exército, que tinha ido para lá enterrar os mortos, exterminara todos os homens de Edom. Joabe e todo o exército israelita permaneceram lá seis meses, até matarem todos os edomitas." ( I RS 11:15-16)

Devemos matar em nosso coração tudo o que nos afasta de Deus. Irmãos, não fiquemos namorando com o diabo e com o pecado, mas sejamos radicais: matemos em nós tudo o que percebemos que nos induz ao pecado, sempre pedindo a direção do Senhor, pois, às vezes, podemos estar equivocados em algum ponto.

*****************************************************

"Mas Hadade, sendo ainda um menino, fugiu para o Egito com alguns dos oficiais edomitas que tinham servido a seu pai" (I RS 11:17)

Esse menino se levantaria, usado pelo Senhor, contra Salomão. Apesar de ser necessário matar todos os homens, esse menino fugiu. Irmãos, nada escapa do controle de Deus. As coisas que parecem, aos nossos olhos, mais estranhas, podem ser o agir de Deus para cumprir um propósito. Fiquemos na direção que Deus nos der e não olhemos para os lados. Se a fuga desse menino foi uma coisa aparentemente ruim, uma obra do inimigo, Deus iria se utilizar disso para cumprir um propósito. A Palavra diz que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (RM 8:28). Não quer dizer que Deus vá usar o pecado, não queiramos nos iludir: devemos levar uma vida consagrada ao Senhor. Entretanto, Ele pode usar um ataque do inimigo para nos ensinar algo e nos abençoar, levando-nos a ser muito melhores do que éramos antes, em todos os aspectos. Ajamos sempre com a direção Dele e confiemos no que Ele nos disser.

*****************************************************

"O faraó acolheu bem a Hadade, a ponto de dar-lhe em casamento uma irmã de sua própria mulher, a rainha Tafnes." (I RS 11:19)

Não devemos buscar a companhia daqueles que não servem ao Senhor, a não ser para evangelizá-los. Contudo, temos aqui um exemplo interessante: O faraó acolheu bem a Hadade. Irmãos, infelizmente, há pessoas que não servem a Deus, mas que tratam os outros com mais educação e interesse que os filhos de Deus. Apesar das palavras dessas pessoas não se aproveitarem, pois a boca fala do que está cheio o coração (MT 12:34) e elas não têm a Palavra de Deus, sua intenção de ajudar é muito maior e mais verdadeira do que daqueles que servem a Deus. Não deve ser assim: o filho de Deus deve buscar ajudar em todas as situações, tanto com a Palavra quanto em ajuda material, se puder. Além disso, o filho de Deus deve ser educado, paciente e amável. Lembremo-nos de que "cristão" significa "parecido com Cristo". Que imagem queremos passar do nosso Senhor? Como queremos que pessoas se convertam a um Deus cujos filhos são mal educados, frios e até mesmo egoístas?

*****************************************************

"Enquanto estava no Egito, Hadade soube que Davi tinha descansado com seus antepassados e que Joabe, o comandante do exército, também estava morto. Então Hadade disse ao faraó: "Deixa-me voltar para a minha terra". ( I RS 11:21)

Irmãos, o inimigo nunca descansa, mas está sempre buscando uma brecha. Hadade estava bem no Egito, mas quando soube que Davi havia morrido, logo quis voltar. E o que Davi tinha a ver com isso? Simples: "Anteriormente, quando Davi estava lutando contra Edom, Joabe, o comandante do exército, que tinha ido para lá enterrar os mortos, exterminara todos os homens de Edom. Joabe e todo o exército israelita permaneceram lá seis meses, até matarem todos os edomitas" ( I RS 11:15-16). Não brinquemos com o inimigo e nem achemos que as coisas do passado ficarão escondidas. Em primeiro lugar, Jesus disse que nada há oculto que não seja revelado (LC 12:2). Se quisermos deixar um pecado encoberto, esquecido, não estaremos servindo ao Senhor com o coração inteiro e nossa comunhão não será completa. Além disso, o inimigo usará essa brecha para entrar em nossa vida e trazer essa situação à tona novamente de uma forma muito pior e pintando um cenário muito mais sombrio. Acreditemos: nossa situação será muito pior. Coloquemos nosso passado, mesmo antes de aceitarmos Jesus e sermos batizados, à limpo. Não pensemos que por que somos novas criaturas os pecados da velha criatura ficaram esquecidos. Não. Peçamos perdão ao Senhor e conversemos com as pessoas a quem mentimos ou prejudicamos de alguma forma. Expliquemos que agimos de determinada forma, estamos arrependidos e esperemos o perdão. Se a pessoa não nos perdoar, acertar-se-á com o Senhor, pois nossa parte nós fizemos. Depois disso, não pequemos novamente, já que ser nova criatura significa não viver mais como vivíamos antes de conhecer e aceitar Jesus. Façamos de tudo para ter uma consciência limpa, pois vale a pena.

*****************************************************

"Rezom foi adversário de Israel enquanto Salomão viveu, e trouxe-lhe muitos problemas, além dos causados por Hadade. Assim Rezom governou a Síria e foi hostil para com Israel." ( I RS 11:25)

Mais um adversário para Salomão. Irmãos, quando vivemos longe do Senhor os problemas vão se acumulando. É aquela história de dizer que os problemas não têm fim e que quando parece que vai melhorar, piora; quando resolvemos um problema, vem outro. E isso é a mais pura verdade, já que a Palavra diz que um abismo chama outro abismo (SL 42:7). A única solução é acertar a vida com Deus e andar em Seus caminhos. Dessa forma, Ele nos restaurará e será nossa defesa contra todo ataque maligno.

*****************************************************

"Também Jeroboão, filho de Nebate, rebelou-se contra o rei. Ele era um dos oficiais de Salomão, um efraimita de Zeredá, e a sua mãe era uma viúva chamada Zerua" ( I RS 11:26)

Como se não bastasse os ataques de fora que Salomão tinha de enfrentar, um oficial do seu próprio exército se levantou contra ele. É o caso das pessoas que encontram perseguições dentro da família, dos amigos, até mesmo o cônjuge passa a não ser igual. É quando dizem: "Poxa, mas você está do meu lado ou contra mim? Você é meu amigo ou inimigo?". Irmãos, a única solução para você que está vivendo essa situação é firmar um compromisso sério com Deus. Se você não O servia, entregue a vida a Ele hoje. Procure uma Igreja. Recomendo a Igreja Internacional da Graça de Deus, na qual congrego, mas pode ser outra. Contudo, não deixe de ir, pois estar na casa de Deus é tão importante que Davi disse que se alegrou quando o chamaram para ir até lá (SL 122:1). Vá e converse com um pastor. Se você já serviu a Deus, mas se desviou, arrependa-se e volte para Ele hoje.

*****************************************************

"Então disse a Jeroboão: "Apanhe dez pedaços para você, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Saiba que vou tirar o reino das mãos de Salomão e dar a você dez tribos. Mas, por amor ao meu servo Davi e à cidade de Jerusalém, a qual escolhi dentre todas as tribos de Israel, ele terá uma tribo" ( I RS 11:31-32)

Deus sempre nos dá avisos, corrige-nos e nos exorta. Contudo,temos ouvido? Irmãos, a Palavra diz que quando Deus decreta a destruição de um reino ou de uma nação, caso as pessoas arrependam-se e O sirvam de todo coração, Ele tem misericórdia (Jr 18:7-8). Porém, é necessário dar ouvidos ao Senhor e ao que Ele tem a nos dizer. Se não ficaremos culpando-O injustamente como tantos fazem.

*****************************************************

"Farei isso porque eles me abandonaram e adoraram os postes sagrados, deusa dos sidônios, Camos, deus dos moabitas, e Moloque, deus dos amonitas, e não andaram nos meus caminhos, nem fizeram o que eu aprovo, nem obedeceram aos meus decretos e as minhas ordenanças, como fez Davi, pai de Salomão." ( I RS 11:33)

Vemos aqui a causa da destruição e sofrimento de tantas pessoas: terem fechado os ouvidos à voz de Deus. Irmãos, isso é algo muito sério e não podemos agir dessa maneira. Os que agem dessa forma estão trazendo maldição para si e para os seus. Deus é fiel para cumprir tudo o que nos diz. Sejamos fieis em nossa comunhão com Ele, em Nome de Jesus, e deixemos de fazer o que Ele desaprova.

*****************************************************

"‘Mas não tirarei o reino todo das mãos de Salomão; eu o fiz governante todos os dias de sua vida por amor ao meu servo Davi, a quem escolhi e que obedeceu aos meus mandamentos e aos meus decretos." ( I RS 11:34)

Quando Deus faz uma promessa Ele a cumpre. Contudo, devemos ser fieis a Ele. Davi foi fiel e, por isso, o Senhor cumpriu Sua promessa. Se temos uma promessa de Deus que ainda não se tornou realidade em nossa vida entremos em oração para que o Senhor nos mostre o que temos feito de errado e, se já sabemos, não percamos mais tempo e coloquemos nossa vida em ordem, em Nome de Jesus. Quando não tivermos mais nada de errado em nós atrapalhando e tivermos posto nossa vida em ordem, veremos o agir do Senhor a nosso favor para cumprir cada uma das Suas palavras.

*****************************************************

"Tirarei o reino das mãos do seu filho e darei dez tribos a você" ( I RS 11:35)

Irmãos, fiquemos espertos. Salomão foi levantado rei. Se nós não realizarmos a contento a obra para a qual o Senhor nos recrutou Ele colocará outra pessoa em nosso lugar e devemos sempre nos lembrar de que servir a Deus não é uma obrigação, mas sim um privilégio.

*****************************************************

"Darei uma tribo ao seu filho a fim de que o meu servo Davi sempre tenha diante de mim um descendente no trono em Jerusalém, a cidade onde eu quis pôr o meu nome" (I RS 11:36)

O nome é algo muito importante e é pelo nosso nome que somos conhecidos. Deus mudou o nome de Abrão para Abrãão (GN 17:5-6). Abrão significava "pai de alturas" e Abrãão significava "pai de multidões". Deus também mudou o nome de Sarai para Sara (GN 17:15-16). Além disso, no dia do juízo, somente entraremos no céu se nosso nome estiver escrito no Livro da Vida ("E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" - AP 20:15). Ter o Nome do Senhor sobre nós é algo muito poderoso que faz com que qualquer inimigo trema na base pela certeza de ser derrotado. Deus queria colocar Seu Nome na cidade de Jerusalém, da mesma forma que Ele quer pôr Seu Nome em nós. Contudo, somente receberemos o Nome do Senhor se O servirmos e aquele que O serve verdadeiramente vive em obediência. Podemos até dizer que servimos a Deus, mas se não andarmos em Sua Palavra não O servimos e não O amamos (JO 15:10; 2 Jo 1:6). No Capítulo 28 de Deuteronômio é dito: "Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês" (DT 28:10). Essa bênção vem em decorrência da obediência: "E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra" (DT 28:1). Muitos querem ter o Nome do Senhor consigo, mas não querem obedecê-lO. Que não sejamos essas pessoas, mas sim pessoas que têm prazer em servir ao Senhor e andar completamente em Seus caminhos.

*****************************************************

"Se você fizer tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi, estarei com você. Edificarei para você uma dinastia tão permanente quanto a que edifiquei para Davi, e darei Israel a você" ( I RS 11:38)

Vemos aqui a confirmação do que já disse antes: se andarmos ao lado do Senhor Ele será tão fiel em nossa vida como foi na vida de Davi, já que Ele não faz acepção de pessoas (RM 2:11).

*****************************************************

"Humilharei os descendentes de Davi por causa disso, mas não para sempre’ ". ( I RS 11:39)

Àqueles que andam na presença do Senhor podem até passarem por dificuldades, já que muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (SL 39:14). Jesus mesmo disse que teríamos aflições no mundo, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (JO 16:33). Contudo, sempre busquemos entender se o que estamos passando não é colheita de algo que plantamos. Se for, arrependamo-nos, oremos ao Senhor, peçamos perdão a Ele e a alguém que tenhamos prejudicado e mudemos de vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (SL 30:5). Deus está pronto para restaurar aquele que deseja assumir um compromisso sério com Ele, já que não rejeita um coração arrependido (SL 51:17). Além disso, Deus estava dizendo isso a Jeroboão, a quem estava prometendo o reino de Salomão. Irmãos, há pessoas que não gostam de ver Deus restaurando alguém que as prejudicou. Deus estava deixando bem claro que os descendentes de Davi não seriam humilhados para sempre e isso deveria ser motivo de alegria para Jeroboão, assim como para todos nós: quando virmos alguém prosperando, mesmo que pareça que irá nos prejudicar ou nos "abafar" de alguma forma, peçamos perdão ao Senhor e repreendamos essa mágoa e esse egoísmo, em Nome de Jesus. O filho de Deus deve sempre se alegrar quando vir alguém sendo abençoado pelo Pai e fiquemos tranquilos: Deus sabe o que faz e aquele que O serve de coração inteiro de nada tem falta.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/06/2013
Reeditado em 23/06/2013
Código do texto: T4354699
Classificação de conteúdo: seguro