ESTUDO ATOS 22: DEFESA/ LEI E GRAÇA/ RECONHEÇA SEU ERRO/ TESTEMUNHO DE CONVERSÃO/ RELAÇÃO PESSOAL/ PUBLICANOS E PROSTITUTAS/ LUZ/ DIREÇÃO DE DEUS/ CONTE A VERDADE/ TESTEMUNHAS E MINISTROS/ BATISMO/ NÃO PERCA TEMPO/ QUANDO MUDAMOS/ DIREITOS/

""Irmãos e pais, ouçam agora a minha defesa". (AT 22:1)

Nossa defesa, para ser eficaz, precisa sempre estar pautada na Palavra de Deus. Jesus, ao ser tentado no deserto, nunca revidou ao diabo com algo que estivesse fora da Palavra. Se sairmos da Palavra nossa defesa não nos defenderá de nada. Sendo assim, busquemos cada vez mais conhecimento do que a Palavra diz e estejamos sempre em comunhão com Deus para que o Espírito Santo nos faça as revelações de que precisamos.

*****************************************************

""Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje." (AT 22:3)

Paulo era instruído rigorosamente na Lei e perseguia aqueles que viviam pela graça de Jesus. Irmãos, precisamos aceitar viver sob a graça de Deus pois, se continuarmos querendo nos justificar pela Lei, além de não conseguirmos (RM 8:3) estaremos negando aquilo que Jesus conquistou por nós e fazendo a cruz vã. Há pessoas que são capazes de começar a querer sacrificar carneiros, de tanto que procuram guardar a Lei. Não se trata de virar as costas para a Lei, mas sim entender que Jesus a cumpriu por completo por nós.

*****************************************************

"Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão, como o podem testemunhar o sumo sacerdote e todo o Conselho, de quem cheguei a obter cartas para seus irmãos em Damasco e fui até lá, a fim de trazer essas pessoas a Jerusalém como prisioneiras, para serem punidas." (AT 22:4-5)

Não podemos deixar de reconhecer nossos erros. Paulo reconhecia todos os erros que havia cometido e ficava até mesmo como um alerta e testemunho para aqueles que estavam agindo como ele estava agia. Irmãos, não esqueçamos de nossos erros a fim de não repeti-los. Além disso, exortemos as pessoas a fim de que elas também não cometam os mesmos erros.

*****************************************************

""Por volta do meio-dia, eu me aproximava de Damasco, quando de repente uma forte luz vinda do céu brilhou ao meu redor. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo! por que você está me perseguindo?' Então perguntei: Quem és tu, Senhor? E ele respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem você persegue’." (AT 22:6-8)

O testemunho do nosso encontro com Jesus e consequente conversão também é algo muito importante, irmãos. Não escondamos esse testemunho, pois há muitas pessoas sendo como nós éramos e que não sabem que têm a possibilidade de se converter. Há pessoas que têm preconceito com relação à Palavra e à obra de Deus e, ao verem a mudança de vida naquele que se entrega ao Senhor, passam a querer vivenciar isso também. Há pessoas que acham que não têm mais jeito, que foram longe demais e ao verem pessoas que cometeram os mesmos erros e até piores se converterem entendem que eles também podem e que Jesus não os rejeitará.

*****************************************************

"Os que me acompanhavam viram a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo" (AT 22:9)

Paulo estava acompanhado, mas somente a ele Jesus Se dirigiu. Irmãos, por mais que estejamos acompanhados em nossa caminhada de fé ou mesmo social, há momentos em que o Senhor Se dirigirá apenas a nós ou apenas a outra pessoa. Pode ser para fazer uma revelação, para dar uma tarefa, uma exortação, etc. Não se trata de Jesus fazer acepção de pessoas, já que Jesus é a própria Palavra de Deus e ela diz que não há acepção (RM 2:11), mas trata-se do fato de Jesus ter uma relação muito pessoal com cada um de nós e não devemos questionar o por que de Deus ter nos mandado fazer algo que não mando os outros fazerem. Obedeçamos, pois Ele tem um propósito para todas as coisas.

*****************************************************

""Assim perguntei: Que devo fazer, Senhor? Disse o Senhor: ‘Levante-se, entre em Damasco, onde lhe será dito o que você deve fazer’." (AT 22:10)

Mesmo aqueles que andaram uma vida inteira longe de Deus podem passar a ser dirigidos por Ele se se arrependerem de seus pecados e desejarem realmente segui-lo. É o caso da parábola que Jesus contou certa vez: ""O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. "E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de ideia e foi. "O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. "Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele" (MT 21:28-32). Não importa se foram prostitutas ou publicanos, como era Zaqueu. A questão é se arrepender e estar disposto a seguir Jesus, coisa que, infelizmente, muitos que estão na Igreja há anos não estão. Se você foi longe demais no seu pecado, mas se arrependeu e está disposto a seguir Jesus, procure-O, pois Ele não recusa um coração arrependido e entregue na Sua presença Ele não despreza justamente por ser o sacrifício que O agrada (SL 51:17).

*****************************************************

"Os que estavam comigo me levaram pela mão até Damasco, porque o resplendor da luz me deixara cego." (AT 22:11)

O resplendor da luz do Senhor cega a visão, irmãos. Contudo, Jesus é a luz do mundo e Ele é a própria Palavra de Deus (AP 19:13). Aquele que anda na presença do Senhor torna-se cego para o pecado, para as dificuldades, para o medo, para a angústia, enfim, para tudo que o diabo mostra. Olhemos o que Jesus disse: "Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (JO 8:12). Quem anda com Jesus, na Palavra de Deus, não vive nas trevas do mal.

*****************************************************

"Um homem chamado Ananias, piedoso segundo a lei e muito respeitado por todos os judeus que ali viviam,veio ver-me e, pondo-se junto a mim, disse: ‘Irmão Saulo, recupere a visão’. Naquele mesmo instante pude vê-lo" (AT 22:12-12)

Ananias, apesar de saber de todas as coisas que Paulo havia feito, ajudou Paulo. Claro, ele ficou com medo no começo, mas quando o Senhor o mandou ajudá-lo, ele ajudou com amor e ainda chamou Paulo de "irmão" (AT 9:13-17). Em primeiro lugar, Ananias conhecia a Lei e era piedoso segundo ela, mas isso não o impedia de aceitar a graça de Jesus e viver por ela, aceitando a salvação de Jesus. Outra coisa: Ananias não teve raiva de Paulo, mas o ajudou e ainda chamou de irmão. Como temos tratado as pessoas que nos prejudicam, prejudicam alguém de quem gostamos ou até mesmo prejudicam outras pessoas? Quando Jesus nos manda perdoar e ajudar determinada pessoa, obedecemos ou deixamos que o medo e todos os nossos sentimentos se sobreponham à direção do Senhor como se Ele não soubesse o que está fazendo? Irmãos, façamos como Ananias: quem nem o medo e nem o que nós achamos certo fique acima da Palavra e da direção do Senhor. Vejamos também que Paulo relatou exatamente como aconteceu. Não queiramos modificar os fatos a fim de "puxar a sardinha para o nosso lado". Sejamos sinceros e reconheçamos a ajuda de outras pessoas em nossa vida.

*****************************************************

"Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca. Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu." (AT 22:14-15)

Nós somos escolhidos por Jesus para dar fruto que permaneça (JO 15:16). Irmãos, devemos ser testemunhas das obras que o Senhor nos mostra: curas, libertações, restaurações, etc. Devemos, além de ser testemunhas, sermos ministros da Palavra de Deus e não podemos fingir que não é conosco. Jesus não nos chamou para ficarmos confortavelmente sendo abençoados, mas para abençoar. Claro, há pessoas que têm chamado para servir na Igreja e outras não, mas mesmo em nosso trabalho, estudo, família, etc: sejamos testemunhas das obras do Senhor e ministros de Sua Palavra.

*****************************************************

"E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’." (AT 22:16)

Não podemos ficar perdendo tempo: se Deus fala algo em nosso coração façamos na hora ou na primeira oportunidade que tivermos, mas não fiquemos enrolando. Se ficarmos perdendo tempo podemos perder uma bênção que Deus liberaria naquele momento ou a unção para abençoar e curar a vida de outra pessoa. Pode ser que aquela mesma unção não seja derramada depois e teremos perdido a oportunidade. Além disso, se ainda não somos batizados nas águas, o que estamos esperando? Façamos isso o mais rápido possível, senão não seremos salvos ("Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" - Mc 16:16). Se ainda não somos batizados pelo Espírito Santo, oremos para que Ele libere essa bênção, em Nome de Jesus, mas nunca percamos tempo. Em vez disso, tenhamos sempre sede de mais do Senhor.

*****************************************************

""Eu respondi: Senhor, estes homens sabem que eu ia de uma sinagoga a outra, a fim de prender e açoitar os que creem em ti. E quando foi derramado o sangue de tua testemunha Estêvão, eu estava lá, dando minha aprovação e cuidando das roupas dos que o matavam. "Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ ". (AT 22:19-21)

Paulo estava dando o testemunho de sua conversão e já falei aqui como isso é importante a fim de estimular outras pessoas a se converter. Quando mostramos que até mesmo o assassino, o estuprador, o blasfemo, etc., pode se converter e ser aceito pelo Senhor, desde que se arrependa verdadeiramente e esteja disposto a mudar de vida, o Espírito Santo trabalha no coração de outras pessoas para que elas digam: "Poxa, se ele teve jeito e Deus o aceitou eu também tenho jeito e Ele me aceitará". Há pessoas que não se convertem por acharem que pecaram demais e Deus não as aceitará. O mesmo vale para aquelas que se desviaram dos caminhos do Senhor e estão com medo de voltar: Ele não rejeitará você. Volte para Ele hoje, pois Ele está te esperando neste momento. Vá orar e diga que O quer a sua vida. Se já O conhecia, diga que quer voltar para Ele.

*****************************************************

"A multidão ouvia Paulo até que ele disse isso. Então todos levantaram a voz e gritaram: "Tira esse homem da face da terra! Ele não merece viver! "Estando eles gritando, tirando suas capas e lançando poeira para o ar, o comandante ordenou que Paulo fosse levado à fortaleza e fosse açoitado e interrogado, para saber por que o povo gritava daquela forma contra ele." (AT 22:22-24)

Enquanto Paulo estava prendendo cristãos, tudo bem. No momento em que ele se converteu, não merecia mais viver. Quantos de nós já passamos por hostilidades quando nos convertemos e ouvimos palavras duras daquelas pessoas que saiam conosco, que conviviam conosco, etc. É como se, para elas, tivéssemos perdido todo valor. Mal sabem elas que, ao lado de Jesus, conhecemos o verdadeiro valor da vida e o verdadeiro valor que temos. Não tenhamos raiva dessas pessoas, mas oremos por elas e falemos do Senhor a elas com sabedoria. Se elas não quiserem ouvir, evangelizemos através do nosso testemunho e da obra do Senhor em nossa vida. Vendo o que o Senhor faz na vida daqueles que O servem elas quererão servir também. Contudo, separemo-nos das práticas e das conversações anteriores.

*****************************************************

"Enquanto o amarravam a fim de açoitá-lo, Paulo disse ao centurião que ali estava: "Vocês têm o direito de açoitar um cidadão romano sem que ele tenha sido condenado? " (AT 22:25)

Paulo sabia que tinha seus direitos e essa declaração abalaria os que o estavam prendendo. Irmãos, somente conhecemos nossos direitos se estivermos na Palavra de Deus. Ela mostra toda a vontade de Deus para nós e tudo o que é de direito àquele que serve ao Senhor, bem como seus deveres também. Se conhecermos a Palavra do Senhor,tudo o que Jesus comprou para nós, o poder que o Nome de Jesus tem sobre a obra do mal e estivermos consagrados ao Senhor, nada nos deterá.

*****************************************************

"Ao ouvir isso, o centurião foi prevenir o comandante: "Que vais fazer? Este homem é cidadão romano". (AT 22:26)

Como vemos aqui, saber nossos direitos abala o inimigo. O diabo fica feliz quando ataca alguém que não sabe seus direitos em Cristo ou então que não sabe como utilizá-los ou ainda que não está na presença do Senhor. Não deixemos o inimigo feliz, mas tenhamos conhecimento do que nos pertence pela Palavra e estejamos na presença de Deus, consagrados, aptos para vencermos toda obra do inimigo através do Nome de Jesus.

*****************************************************

"Então o comandante disse: "Eu precisei pagar um elevado preço por minha cidadania". Respondeu Paulo: "Eu a tenho por direito de nascimento". (AT 22:28)

Irmãos, aquilo que determinadas pessoas lutam para conseguir nós temos por direito. Há pessoas que fazem sacrifícios, oferendas, etc., buscando coisas que nunca receberão. Até mesmo dentro da Igreja há pessoas que tentam convencer o Senhor a abençoá-las quando essa é a vontade de Deus e é nosso direito. A única coisa que precisamos fazer é crer a Palavra do Senho e obedecê-la. Simples assim. Não é necessário agar o preço, pois Jesus já o pagou por nós. Basta que aceitemos Sua graça e vivamos de acordo com o que Ele nos manda. A partir do momento em que aceitamos Jesus e o seguimos, todas as bênçãos da Palavra são nossas por direito, já que nascemos de novo.

*****************************************************

"Os que iam interrogá-lo retiraram-se imediatamente. O próprio comandante ficou alarmado, ao saber que havia prendido um cidadão romano" (AT 22:29)

Irmão, quando o inimigo percebe que está diante de um filho de Deus, que vive em comunhão com o Senhor e que conhece seus direitos pela Palavra, fica alarmado e se retira, pois sabe que perderá e será envergonhado. Vemos um exemplo da humilhação do inimigo aqui: "Sejam humilhados e desprezados os que procuram matar-me; retrocedam envergonhados aqueles que tramam a minha ruína" (SL 35:4). Além disso, a Palavra diz que: "O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão" (DT 28:7). Basta crermos no que o Senhor diz que é nosso/que podemos fazer e estarmos na presença do Senhor. Quando estamos ligados com Deus, sem nos desesperar ou nos enraivecer, somos usados até mesmo para ajudar a mudar a vida daqueles que estão nos prejudicando (lembrando que há uma obra demoníaca usando-as como instrumento para nos atingir), pois Deus faz com que eles percebem que estão fazendo algo errado, que o que estão fazendo não surti efeito. Aliás, pode ser que a pessoa que estiver sendo usada para nos prejudicar, ao ver que somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37), queiram servir a esse Deus também. Importante: nada é mérito nosso, mas nossa vitória vem exclusivamente de Deus. Façamos a diferença: além de envergonharmos o inimigo, ajudaremos a ganhar almas para Cristo. Vale a pena estarmos com Jesus e conhecermos nossos direitos. Aquele que vive dessa forma é mais feliz e abençoa a vida de outras pessoas.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/06/2013
Reeditado em 23/06/2013
Código do texto: T4355380
Classificação de conteúdo: seguro