ESTUDOS NÚMEROS 32: NÃO SEJA ACOMODADO/ BUSQUE A PROMESSA DE DEUS/ NÃO NEGUE AJUDA A QUEM PRECISA/ NÃO DESENCORAJE OS OUTROS/ NÃO TEMA OS MAUS RUMORES/ MAUS EXEMPLOS/ CORAÇÃO ÍNTEGRO E FÉ/ NÃO PIORE AS COISAS/ DESOBEDIÊNCIA/ CUMPRA/NOME/ OBEDEÇA

"E acrescentaram: "Se podemos contar com o favor de vocês, deixem que essa terra seja dada a estes seus servos como nossa herança. Não nos façam atravessar o Jordão". (NM 32:5)

As tribos de Rubem e de Gade estavam interessadas nessas terras por conta de serem boas para gado e não queriam passar o Jordão, como deveriam fazer. Irmãos, quantas pessoas acham que as coisas já estão boas, desistem da promessa do Senhor e se contentam em viver com muito menor do que o Senhor tem para elas. Em Isaías é dito que se quisermos e ouvirmos comeremos o melhor da terra (Is 1:19). Se quisermos obedecer e servir ao Senhor teremos o melhor de tudo. Contudo, é preciso querer. Não podemos servir por obrigação ou para ganhar uma bênção, mas sim por amor. Lembremo-nos de que temos de buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça e o resto nos será acrescentado (MT 6:33). Se andarmos na presença do Senhor com fé e sem desistir, sem prestar atenção no que parece ser melhor aos nossos olhos, chegaremos ao melhor do Senhor para nós. Acreditemos: por mais que algo pareça bom, nunca é melhor do que aquilo que o Senhor tem preparado para nós. Se Ele prometeu algo a você, não desanime no meio do caminho e nem queira coisas mais fáceis. Mesmo que seja difícil, que demande trabalho, busquemos o melhor do Senhor, pois será duradouro.

*****************************************************

"Moisés respondeu aos homens de Gade e de Rúben: "E os seus compatriotas irão à guerra enquanto vocês ficam aqui?" (NM 32:6)

Moisés estava questionando-os a respeito da possibilidade de eles não ajudarem os outros no que fosse necessário. Irmãos, não podemos ser pessoas acomodadas, egoístas, que não ajudam e nem se preocupam com o que acontece às outras pessoas. Mesmo que determinadas situações pareçam confortáveis para nós, será que são igualmente confortáveis ao nosso irmão? Será que aquilo que achamos tão engraçado não o constrange? Não o magoa? Será que enquanto estamos descansando confortavelmente e digo isso até no campo espiritual, após termos recebido nossa bênção ou a vitória pela qual tanto batalhamos, não há algum irmão passando por uma luta e precisando de uma palavra de força e de ânimo? Será que enquanto estamos curtindo a bênção pela qual tanto choramos, oramos e esperamos em Deus, não há alguém iniciando sua própria batalha e precisando da mesma ajuda da qual nós necessitamos anteriormente? Não sejamos egoístas, mas lembremo-nos de que o amor não busca seus próprios interesses (I Co 13:4-7). Basta ver Jesus, que não buscou Seu bem-estar, mas deu Sua vida por nós. Cuidemos das pessoas e busquemos ajudar no que pudermos com toda atenção, dedicação e amor, pois o amor nunca falha (I Co 13:8).

*****************************************************

"Por que vocês desencorajam os israelitas de entrar na terra que o Senhor lhes deu?" (NM 32:7)

Há pessoas que são mestres em desencorajar os outros e o fazem até mesmo sem perceber, usadas pelo inimigo. Podem ser até mesmo pessoas que servem a Deus, mas não vigiam em suas palavras e acabam deixando que o diabo use sua boca para dizer algo que pode abalar profundamente a fé de alguém, especialmente se essa pessoa está passando por uma luta e não está firmada em Deus. Quando estamos esperando em oração a resposta ou a solução para uma situação que não depende de nós e alguém chega dando uma notícia ruim ou fazendo um comentário desnecessário é extremamente prejudicial. Afastemo-nos das coisas que o inimigo usa para abalar nossa fé. Não me refiro aqui exatamente a não ver determinadas coisas ou pessoas, mas não deixar que essas coisas entrem em nosso coração. Que nossos olhos físicos vejam e nossos ouvidos físicos ouçam, mas que nossos olhos e ouvidos espirituais estejam voltados apenas para o que o Senhor diz. Irmãos, se nos fortalecemos na fé e na presença do Senhor, mas damos ouvido ao que o inimigo diz perderemos nossa bênção. A Palavra diz que a fé vem pelo ouvir, mas não qualquer coisa: ouvir a Palavra de Deis (RM 10:17). Não devemos dar ouvidos às coisas ruins que chegarem até nós. Essas coisas devem entrar por um ouvido e sair pelo outro sem ficarmos examinando-as. Há pessoas que ficam examinando o que foi dito, ruminando, etc. Não façamos isso, pois o inimigo usa esse tempo para pintar um quadro bastante sombrio, muitas vezes pior do que e na realidade, a fim de nos desesperar ou nos faze duvidar e sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Repreendamos qualquer coisa coisa contrária à Palavra e que chegue até nós. Se Deus diz que a bênção é nossa, ela é, mesmo que demore um pouco, e não importa o que o inimigo diz. Lembremo-nos do que o salmista diz: "Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR" (SL 112:7). Busquemos estar na presença de Deus para nunca sermos abalados e nem temermos os maus rumores.

*****************************************************

"Foi isso que os pais de vocês fizeram quando os enviei de Cades-Barnéia para verem a terra. Depois de subirem ao vale de Escol e examinarem a terra, desencorajaram os israelitas de entrar na terra que o Senhor lhes tinha dado' (NM 32:8-9)

Há pessoas que insistem em imitar maus exemplos. Ao ver aquelas tribos não querendo passar o Jordão, o resto do povo poderia se desencorajar também, assim como havia acontecido no passado. Irmãos, não imitemos os maus exemplos, mas sigamos os passos de Jesus e lembremo-nos dos homens que agradaram ao Senhor, vivendo pela fé e em obediência à Palavra. Apeguemo-nos à Palavra e não aos pecados, mitos e crenças que não condizem com as Escrituras Sagradas. Vejamos o que é dito por Paulo: "Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; professando-o, alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês" (1 Tm 6:20-21); "Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós" (2 Tm 1:13-14). Devemos rejeitar os maus exemplos e rejeitar tudo o que se opõe à Palavra. Por outro lado, devemos cultivar e fortalecer nosso amor pela verdade. Dessa forma, viveremos felizes com Deus.

*****************************************************

"A ira do Senhor se acendeu naquele dia, e ele fez este juramento: ‘Como não me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de vinte anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, com exceção de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, seguiram ao Senhor com integridade de coração’." (NM 32:10-12)

Irmãos, somente alcançaremos as bênçãos do Senhor se O servirmos de todo coração. Não adianta reclamarmos a bênção, mas não servirmos a Ele ou servirmos pela metade. Devemos servir ao Senhor com o coração completo e crer naquilo que Ele diz que fará. Para sermos abençoados pelo Senhor devemos obedecer (por amor, e não por interesse) e fé que Ele é fiel para cumprir o que diz.

*****************************************************

""E aí estão vocês, raça de pecadores, pondo-se no lugar dos seus antepassados e acendendo ainda mais a ira do Senhor contra Israel" (NM 32:14)

Há pessoas que veem o erro de outras e seguem o mesmo caminho. Além disso, há pessoas que erram e, em vez de se arrependerem verdadeiramente e mudar, continuam, erram mais ainda e fazem com que o Senhor Se desagrade ainda mais delas. Irmãos, isso não é nada sensato e devemos buscar sempre que o Senhor tenha prazer em nos abençoar e não em nos destruir.

*****************************************************

"Se deixarem de segui-lo, de novo ele os abandonará no deserto, e vocês serão o motivo da destruição de todo este povo". (NM 32:15)

Deus sempre nos dá uma outra oportunidade por conta de Sua misericórdia. Ele nos perdoa e nos levanta, se estivermos, realmente, dispostos a servi-lO com o coração inteiro. Porém, se virarmos as costas a Ele seremos destruídos e, além de nós, outros podem ser destruídos conosco. Se pensarmos em Jonas, por exemplo, não era apenas ele que estava no navio que estava naufragando, mas todos os outros tripulantes. Sempre que nos desviamos do Senhor fazemos com que outras pessoas caiam junto a nós.

*****************************************************

"Disse-lhes Moisés: "Se fizerem isso, se perante o Senhor vocês se armarem para a guerra, e se, armados, todos vocês atravessarem o Jordão perante o Senhor até que ele tenha expulsado os seus inimigos da frente dele, então, quando a terra estiver subjugada perante o Senhor, vocês poderão voltar e estarão livres da sua obrigação para com o Senhor e para com Israel. E esta terra será propriedade de vocês perante o Senhor. Mas, se vocês não fizerem isso, estarão pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram." (NM 32:20-23)

Aquelas duas tribos garantiram que, mesmo tendo as terras que queriam, ajudariam o resto do povo, ou seja, não o abandonaria. Irmãos, devemos ter em nossa mente que nunca podemos virar as costas às outras pessoas, especialmente à nossa família. Não importam as circunstâncias ou os problemas que estejamos enfrentando: não viremos as costas. Jó, apesar de tudo pelo que estava passando, teve seu cativeiro virado quando orou pelos seus amigos (Jó 42:10). Não se trata de ajudar os outros a fim de sermos abençoados. Mais uma vez: nada que fizermos comprará a bênção do Senhor. Contudo, trata-se de andar segundo a Palavra de Deus. Outra coisa: procuremos cumprir o que dissermos a Deus. Quando votamos algo ou assumimos um compromisso com Deus, devemos cumpri-lo, pois é melhor não voltar do que votar e não cumprir (EC 5:5). Deus não Se agrada de tolos, que votam e não cumprem (EC 5:4), e aqueles que agem dessa maneira pecam contra o Senhor.

*****************************************************

"Então os homens de Gade e de Rúben disseram a Moisés: "Nós, seus servos, faremos como o meu senhor ordena" (NM 32:25)

Isso é importante: fazer como o Senhor ordena. Moisés era um líder e eles estavam dispostos a obedecer. Há pessoas que se dispõe a obedecer autoridades humanas, mas não se sujeitam à autoridade divina. Com certeza, devemos obedecer autoridades, pois todas elas são constituídas por Deus e estão trazendo condenação para si mesmo (RM 13:1-2). Contudo, a autoridade que devemos obedecer em primeiro lugar é o Senhor.

*****************************************************

"E a tribo de Rúben reconstruiu Hesbom, Eleale e Quiriataim,bem como Nebo e Baal-Meom ( esses nomes foram mudados ) e Sibma. E deu outros nomes a essas cidades." (NM 32:37-38)

Percebamos algo de extrema importância e sobre o que eu já falei aqui: nome. O nome é algo muito importante e a Bíblia traz casos em que as pessoas tinham nomes mudados, como Abrão, que passou a ser Abraão, que significa "pai de multidões" (GN 17:5), e Sarai, que passou a ser Sara (GN 17:15-16). Além disso, aquele que não tiver o nome escrito no Livro da Vida será lançado no lago de fogo (AP 20:15). Irmãos, como queremos ser chamados? Queremos que Deus continue nos chamando daquele filho amado, mas que não O ama de volta, lembrando que "amá-lO" significa "obedecê-lO" (2 Jo 1:6)? Queremos que as pessoas continuem nos chamando de "aquele que vive bêbado", "aquela que briga com o marido", "aquela que trai o marido", "aquele que não para em um emprego"?. Queremos continuar a ser chamados de "crente de fachada", ou de "pessoa do mundo"? É o caso daquele que vive enfiado na Igreja, mas que as pessoas não sabem e nem desconfiam, por que as atitudes são de "pessoas do mundo". Irmãos, queiramos que o Senhor mude nosso nome, que nosso nome esteja inscrito no Livro da Vida e que as pessoas nos conheçam de um modo novo e abençoado: como pessoas verdadeiramente de Deus.

*****************************************************

"Os descendentes de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade, tomaram posse dela e expulsaram os amorreus que lá estavam. Então Moisés deu Gileade aos maquiritas, descendentes de Manassés, e eles passaram a habitar ali" (NM 32:39-40)

Irmãos, os amorreus foram expulsos. Devemos expulsar todos os inimigos, ou seja, todos os demônios e todas as suas obras que ajam em nossa vida. Não devemos aceitar nem um tipo de pecado, enfermidade, opressão, etc. Nada que venha do diabo pode permanecer em nossa vida. Há pessoas que deixam que a enfermidade, que um pecado ou que uma opressão fique em sua vida, sem dar a devida importância e sem combater esse mal. Essas pessoas estão tendo parte com o ladrão, já que estão abrigando o diabo em suas vidas, e aborrecem sua própria alma, trazendo o mal sobre si (PV 29:24). Aqueles que combateram receberam a terra. Irmãos, não há vitória sem luta. Não há como recebermos algo sem enfrentarmos a opressão do diabo. Entretanto, se nos mantivermos firmes, a vitória é certa e receberemos nossa terra prometida, que é a bênção que o Senhor nos prometeu. Não desistamos, pois aquele que desiste de uma bênção que Deus já disse que é para ela também está tendo parte com o diabo, pois está abandonando um plano do Senhor para ela. Além disso, nossa bênção nunca é só para nós, mas serve como testemunho para edificar a fé de muitos e ajuda na conversão de incrédulos. Nunca sabemos os frutos que nossa bênção trará, então não podemos desistir. Se Ana, estéril. zombada pela outra mulher de seu marido, tivesse desistido de ser mãe, não teria dado à luz a Samuel, que foi um grande servo de Deus (I SAMUEL 1). Não desistamos, pois além de deixarmos de viver uma grande alegria que Deus preparou com todo amor para nós, ainda atrapalharemos Seus planos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/06/2013
Código do texto: T4358682
Classificação de conteúdo: seguro